Nota da Editora: Esse blog post foi escrito originalmente em Junho de 2027 e atualizado com novo conteúdo e novos dados estatísticos em Junho de 2023
A maioria dos profissionais de marketing digital envia um email periódico com um resumo ou uma newsletter para manter os clientes atuais e potenciais clientes informados. E é uma boa estratégia: de acordo com o HubSpot: existem 4 bilhões de usuários que usam e-mail diariamente. E os profissionais de marketing também veem os e-mails como úteis: 33% deles enviam e-mails semanais e 26% enviam e-mails várias vezes por mês.
Já que as newsletters enviadas por e-mail são tão amplamente utilizadas por profissionais de marketing e geralmente bem recebidas pelos consumidores, isso deveria resultar em um final feliz, certo? Bem, nem sempre. Porque às vezes, o envio de suas newsletters não têm um bom desempenho, e você pode não entender porque.
Imagine que você enviou uma newsletter para uma lista com seus contatos, que você elaborou cuidadosamente. Você não está preocupado, pois já fez isso muitas vezes antes. Mas depois de mandar, ao verificar as taxas de abertura, entrega e cliques, acontece: você ouve uma tosse e um espirro figurativos. Você sente a vontade de pegar uma toalha quente, um cobertor e algumas aspirinas, porque sua newsletter está doente e com baixo desempenho.
É uma newsletter pouco atraente.
Agora, não é necessário fazer um pedido para uma estrela no céu resolver esse problema, nem tão pouco gastar uma fortuna em remédios ou confiar em um conto de fadas para encontrar a solução. Você precisa apenas de uma estratégia digital certa para resolver esse problema com a newsletter.
Às vezes, os profissionais de marketing estão tão empolgados para enviar e-mails que acabam se esquecendo de quem é o público-alvo. A estratégia de e-mail única para todos simplesmente não funciona mais. Então, o que um profissional de marketing deve fazer?
A boa notícia é que você não precisa trabalhar com mais força, só precisa trabalhar de forma mais inteligente. E a criação de personas dos seus clientes é, na verdade, um método útil para melhorar o desempenho da sua Newsletter. Muitos profissionais de marketing já têm personas definidas. E é uma ótima maneira de atrair seu público para vender estrategicamente. Pense nisso: Caroline, a atendente de suporte ao cliente, e Michael, o gerente de marketing, têm necessidades e perspectivas diferentes. Portanto, sua comunicação com cada um deve ser diferente.
Essa estratégia também se aplica às newsletters. Se você sabe quem é o seu público, então saberá o que dizer a eles e como dizer. Usando a funcionalidade de personas, disponível em muitas plataformas de automação de marketing, é fácil classificar e segmentar seus contatos em perfis definidos para cada persona. Dessa forma, será muito mais simples entender seu público de e-mail e você estará a caminho de maior atração do seu público ideal.
A chave de qualquer campanha de e-mail é o conteúdo. Você precisa criar peças de conteúdo que tenham a ver e atraiam seu público de modo que os incentivem a agir. Por exemplo, um boletim informativo semanal pode compartilhar notícias e dicas do setor e promover seu produto ou serviço mais recente. Por outro lado, boletins informativos mensais podem aprofundar em tópicos específicos e oferecer insights ou ofertas exclusivas. Explorar exemplos de boletins informativos por e-mail pode fornecer alguma inspiração e percepção sobre o que funciona melhor para sua indústria e seu público.
Agora que você sabe com quem está falando, é hora de criar a mensagem adequada. Muitas vezes, os boletins informativos eletrônicos não têm um bom desempenho porque o conteúdo é irrelevante para os destinatários. De acordo com um estudo, e-mails promocionais personalizados tiveram uma taxa de abertura 29% maior e uma taxa de cliques 41% maior. Mas criar e-mails personalizados para centenas de destinatários pode ser uma tarefa difícil. Quem tem tempo para isso?
Bem, você tem tempo. Na verdade, você tem tempo para criar mensagens significativas e hiper personalizadas para cada pessoa na sua relação de e-mails. Como? Com o e-mail dinâmico.
A maioria das plataformas de automação de marketing inclui o e-mail dinâmico. Ele permite que você envie mensagens personalizadas e relevantes para seus leads através de um único e-mail - e você pode fazer tudo isso sem a ajuda de um desenvolvedor. Basta trocar frases inteiras, imagens e ofertas com base no que você sabe sobre seus contatos. Suas taxas de abertura e cliques terão voltado para os níveis desejados.
Além do conteúdo, o apelo visual das suas campanhas de marketing por e-mail desempenha um papel fundamental no envolvimento do seu público-alvo. Um design limpo e visualmente atraente pode ajudar a guiar seu público através do conteúdo e direcioná-lo para a ação desejada. Elementos de design, como imagens, esquemas de cores, fontes e layout, devem ser cuidadosamente considerados. Certifique-se de que o design complemente seu conteúdo em vez de distrair dele.
Uma vez que criado conteúdo relevante para o seu Email, é hora do último passo para completar um boletim informativo atraente. Para obter os melhores resultados, você vai querer fazer testes A/B nos seus e-mails. Ao dividir a sua lista de e-mails, você pode testar e comparar o desempenho de dois e-mails lado a lado. Um dos e-mails obteve uma taxa de abertura maior com seu título escolhido? Você teve mais cancelamentos de inscrição de um e-mail em relação ao outro?
O teste A/B lhe dará as informações necessárias para tornar o seu Newsletter o mais bem-sucedido possível. Você pode testar e comparar muitas variáveis, como títulos, gráficos e imagens, modelos de e-mails, texto do corpo do e-mail e calls-to-action. Mantenha suas Newsletters atualizadas e com boa performance dedicando tempo para os testes A/B.
Existem vários tipos de e-mails que você pode usar em suas campanhas de marketing, e cada um tem um propósito único. Desde e-mails promocionais até boletins informativos da empresa, o formato que você escolher deve estar alinhado com seus objetivos para a campanha. Compreender seus assinantes de e-mail e suas necessidades pode te ajudar a personalizar suas campanhas de e-mail de acordo com os interesses deles. Isso certamente pode aumentar o engajamento e as taxas de conversão.
Por fim, otimizar o conteúdo do seu e-mail, utilizar e-mails dinâmicos, empregar um design de e-mail impactante, entender seu público-alvo e realizar testes A/B consistentes são essenciais na criação de uma ferramenta poderosa na forma de Newsletters online de alta performance. Ao ter essas ideias de boletins informativos, você pode assegurar que sua solução de Email marketing cumpra efetivamente seu propósito.
Parabéns, você conseguiu! Sua Newsletter está pronta,
atraente e com bom desempenho. Certifique-se de que conhece
seu público-alvo, criar mensagens relevantes e testar, testar,
testar! A automação de marketing ajuda você a fazer tudo isso e
muito mais para que você possa manter seus e-mails com
resultados ideais. Feliz envio de e-mails!
Tradução do texto original em Inglês: Leia mais no nosso blog!