Lead Generation

5 dicas de Link Patrocinado para te ajudar a gerar leads

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Resumo: Este post detalha as várias táticas de Link Patrocinado que uma empresa pode usar para gerar leads para o seu negócio com mais eficiência.

Nota da editora: Este post foi publicado em março de 2017 e foi atualizado com conteúdo novo em dezembro de 2021.

Você é responsável por uma empresa que visa obter leads qualificados para seu negócio? Não se preocupe, você não está sozinho! Essa é uma das principais perguntas que ouvimos com frequência. E a dúvida é sempre a mesma: você tem um milhão de coisas para fazer no seu negócio e seria ótimo resolver esse problema que tanto incomoda, que é encontrar pessoas interessadas que desejam comprar seu produto ou serviço. Este blog apresentará as várias táticas de Link Patrocinado que uma empresa pode adotar para gerar leads de qualidade para o seu negócio.

1. Uma boa busca paga começa com uma ótima pesquisa de palavras-chave

Embora existam várias maneiras pelas quais uma empresa pode gerar leads online para o seu negócio, o Link Patrocinado, onde você paga por clique, continua sendo uma das maneiras mais simples e rápidas de gerar leads de qualidade para quase todos os ramos de negócios.

Uma campanha tradicional de link patrocinado (ou Pay Per Click, em Inglês) normalmente é feita de forma bastante segmentada, analisando a demografia dos clientes que você gostaria de atrair. Você deve começar com uma excelente busca de palavras-chave para ver como as pessoas estão realmente pesquisando online seu produto ou serviço – e nada de tentar adivinhar. Se você já está veiculando anúncios há algum tempo, é recomendável fazer uma auditoria periódica dos termos de busca usados, pois a forma como seus possíveis clientes procuram seus produtos e serviços pode mudar ao longo do tempo. Embora algumas empresas optem por executar essas campanhas por conta própria, uma empresa mais experiente que executou milhares de campanhas e possui conhecimento especializado em seu setor pode ajudar bastante na identificação de oportunidades que você pode não conhecer. Isso ajuda a garantir que seus investimentos em links patrocinados não sejam desperdiçados e que os anúncios sejam otimizados adequadamente ao longo do tempo. Assegurando assim melhores resultados.

 

2. Use o link patrocinado para oferecer boas ofertas no momento certo
 

Normalmente, no início, seus anúncios de link patrocinado são formatados como anúncios de texto, pois são os mais fáceis de gerar (especialmente se você estiver fazendo isso por conta própria). A partir desses primeiros anúncios, vários outros podem ser criados e você pode analisar quais estão gerando os melhores resultados. Os anúncios de link patrocinado são mais eficazes quando o anúncio veiculado é relevante para aquilo que o cliente procura no Google ou outro mecanismo de busca. Como o link patrocinado permite que você se comunique com o comprador no exato momento em que ele está procurando seu produto, você tem uma oportunidade de ouro para oferecer a esse potencial cliente exatamente o que ele precisa e quando precisa (ou seja, são 18h, estou com fome e quero pedir uma pizza, quais são as ofertas disponíveis?). Neste exemplo, uma pizzaria que procura atrair mais tráfego de pessoas ou aumentar seus pedidos online usaria a oferta de um cupom ou código promocional em seu anúncio de link patrocinado que não é só relevante e oferecido na sua região, mas também é programado para aparecer na hora do jantar. O lançamento de uma campanha publicitária preparada para alcançar um cliente interessado no momento certo no seu 'ciclo de compra' aumenta bastante a probabilidade de você vender alguma coisa para ele.

Quando houver um volume grande de buscas para um determinado produto ou serviço, o link patrocinado dá mais resultado na geração de leads. Você não apenas quer assegurar que sua empresa vai captar bastante desse volume de tráfego, mas você sabe  que o link patrocinado tem capacidade de segmentação de tal forma que você pode administrar bem seus investimentos, e assim usá-los como uma forma eficiente para geração de leads. Isso é muito importante se sua estratégia de marketing digital inclui também táticas de mais longo prazo, como otimização de buscas, que pode levar alguns meses para começar a gerar resultados.


3. Fortaleça o alcance da sua marca com Propaganda em Display

Propaganda em Display são campanhas de propaganda online colocadas em sites que são altamente relevantes para o que você está vendendo. Eles podem ser anúncios de texto, interativos, em vídeo ou gráficos exibidos para pessoas que têm mais probabilidade de se interessarem pelo seu produto ou serviço. O formato de anúncio que você vai utilizar dependerá dos objetivos da sua campanha. Um anúncio em forma de imagem é excelente para ampliar o reconhecimento da sua marca e pode incluir o logotipo de sua empresa ou uma imagem de algum produto específico que você fornece. Por outro lado, um anúncio em vídeo é muito eficaz quando você precisa explicar um produto ou serviço mais complexo. Esses tipos de anúncios dão resultado quando o volume de buscas de uma palavra-chave específica não for muito alto, mas você tem noção de quais são os tipos de sites ou as plataformas online que seu público-alvo frequenta. Os anúncios gráficos são essenciais para marcas estabelecidas que precisam se manter na vanguarda. Você pode obter milhões de impressões em um curto período de tempo e direcionar o tráfego para seu site ou landing page, onde os clientes podem encontrar informações mais detalhadas sobre seus serviços ou entrar em contato com você rapidamente.

 

4. Atraia potenciais clientes de volta ao seu site com o remarketing

Usar anúncios gráficos para atrair visitantes de volta ao site é uma tática conhecida como remarketing ou retargeting. Todos nós já visitamos sites nos quais navegamos mas não necessariamente compramos alguma coisa. Você já esteve em um determinado site que visitou e depois passou a ver anúncios daquele site enquanto navegava em outros sites online? Isso é o que chamamos de remarketing. Usando cookies, esse método de exposição altamente eficaz coloca seu anúncio na frente de seus possíveis clientes várias vezes, aumentando a probabilidade de lembrarem que estavam em seu site e os levar a revisitá-lo e finalizar a compra. Mesmo que eles não comprem imediatamente quando visitam seu site pela primeira vez, a psicologia por trás dessa forma de propaganda persistente provou uma taxa de sucesso de mais de 50%, fazendo com que os clientes comprem de você em uma visita subsequente. O remarketing é uma ótima maneira de gerar negócio online de forma mais barata e, com certeza, é algo que toda empresa deve adotar.

5. Use as mídias sociais para comunicar com seu público-alvo de forma mais eficaz

Os anúncios em mídias sociais estão se tornando cada vez mais comuns à medida que pessoas e empresas continuam migrando para plataformas de mídias sociais em velocidade recorde. Verdadeiras comunidades surgiram, em forma de grupos de interesses, tornando-se um meio ideal para encontrar pessoas afins. Para as empresas, isso representa uma excelente oportunidade para usar do poder dos consumidores para fazerem recomendações a seu respeito. Muitos consumidores hoje querem que um amigo ou membro da família recomende um produto ou serviço antes que eles estejam prontos para comprar. E as redes sociais se tornaram o melhor lugar para essas conversas.

Da mesma forma, ser 'social' tem tudo a ver com obter insights sobre características do seu público-alvo. Por exemplo, a plataforma do Facebook fez um trabalho incrível ao definir quem são os públicos que lá navegam, fazendo com que os indivíduos compartilhem suas informações demográficas online. Assim tornaram o FB o lugar perfeito para anunciar quando for uma marca de empresa direcionada ao consumidor final. Através do Facebook, você pode até mesmo inserir seus e-mails de clientes existentes e gerar uma lista de contatos 'semelhantes' - em outras palavras, você pode encontrar mais possíveis clientes que sejam parecidos com os seus atuais clientes que estão cadastrados no seu CRM. Devido à natureza pessoal desses sites de mídias sociais, você tem uma excelente oportunidade de formar relacionamentos com seu público, se comunicar com eles rapidamente e desenvolver uma fidelidade excelente desse cliente frente a sua marca, que, em troca, pode criar referências fascinantes.

Ao contrário da publicidade tradicional, a maior vantagem do link patrocinado, independentemente de qual tática for usada, é que você pode medir facilmente o retorno do seu investimento em marketing! A geração de leads nunca teve tantas opções, com tanta capacidade de segmentar bem seus clientes ideais. Com muita pesquisa e conhecimento do tipo de cliente que você gostaria de ter, é possível fazer uma campanha online de geração de leads em poucos dias. Para empresas que precisam de uma fonte imediata de leads, link patrocinado, anúncios gráficos e anúncios pagos nas mídias sociais são algumas das soluções online de geração de leads mais eficazes para você aproveitar.

Como Mídia Paga pode contribuir para o seu Negócio em 2022 e depois?

Embora o Google não publique esses dados sobre volume de buscas, estima-se que os usuários façam mais de 5,6 bilhões de buscas online todos os dias! É por isso que mais e mais empresas estão investindo em link patrocinado para aumentar suas chances de aparecer em buscas relevantes. Então, como link patrocinado pode ajudar sua empresa:

  1. Permite atingir suas metas de negócios para aumentar a conscientização da sua marca ou vender produtos e serviços pesquisando palavras-chave relevantes e fazendo lances para essas palavras-chave.

  2. Diferente do SEO, o link patrocinado pode ajudá-lo a desenvolver uma estratégia de negócios, pois você pode gerar e analisar resultados de forma muito mais rápida. Também é muito mais fácil de configurar sem a necessidade de alguma criação ou design.

  3. Com as buscas pagas, você tem a liberdade de otimizar cada componente, incluindo conteúdo, palavras-chave, landing pages, extensões de anúncio e muito mais. Essa flexibilidade permite identificar o que funciona e o que não funciona para o seu público-alvo.

  4. Outro grande benefício que você pode aproveitar com as buscas pagas é que é mais econômico, sem a necessidade de um valor mínimo de investimento. Dessa forma, você será cobrado apenas com base nos cliques, reduzindo a necessidade de investir desnecessariamente em impressões de usuários, principalmente aqueles que não estão interessados ​​em engajar.

Evite a Armadilha nº 1: não controlar o retorno do seu investimento

Acompanhar o retorno do investimento (ROI) de uma campanha de marketing é fundamental. A análise do ROI fornece uma compreensão de quais estratégias funcionam em relação ao seu público, orçamento e outros fatores. Esse processo também auxilia na melhor gestão do orçamento, alinhando suas estratégias com o investimento que você faz. No geral, acompanhar o retorno do investimento pode ajudar com o seguinte:

  1. Identificar quais as estratégias mais eficazes para o seu negócio.

  2. Entender quais estratégias têm o impacto mais significativo em seus clientes e potenciais consumidores.

  3. Tomar decisões de investimento mais eficazes em seu orçamento de marketing.

  4. Alcançar seus objetivos de negócios rastreando o que funciona e o que não funciona.

 

Evite a armadilha nº 2: Usar apenas palavras-chave de correspondência ampla (Default)
 

Quando você usa o tipo de correspondência padrão (default), ou seja, a correspondência ampla, os seus anúncios serão exibidos não somente para um usuário que pesquisar aquela palavra-chave específica, mas suas variações e pesquisas relacionadas a ela. Por exemplo, se sua palavra-chave de correspondência ampla for "chapéu feminino", seu anúncio também será exibido para pessoas que pesquisarem chapéus, acessórios femininos ou bonés femininos. Portanto, não é recomendável usar apenas palavras-chave de correspondência ampla.

A vantagem de usar link patrocinado com palavras-chave pesquisadas é que você pode segmentar seu cliente com mais precisão e assim atender às suas verdadeiras necessidades. No entanto, se você usar apenas palavras-chave com correspondência ampla, poderá correr o risco de atrair vários tipos de usuários, mesmo aqueles sem interesse nos seus produtos ou serviços.

Evite a armadilha nº 3: Se concentrar nas atividades, e não nos resultados

Sua campanha de marketing deve estar focada nos resultados, e não nas atividades que levam a esse resultado. As atividades, também conhecidas como outputs, são os caminhos e as ações que você toma para atrair seus clientes. Os resultados, por outro lado, são os resultados que as atividades geram. As empresas que medem o tempo e o esforço investido nas atividades obtêm apenas metade da vantagem, pois isso não garante necessariamente a eficácia ou o progresso das ações de marketing adotadas.

No entanto, medir os resultados pode determinar a eficácia de suas atividades de marketing, o que é um fator decisório mais tangível do sucesso de suas campanhas.

Evite a armadilha nº 4: não calcular a taxa de conversão correta

Simplificando, sua taxa de conversão vai definir a eficácia da sua campanha de marketing. Mostra se você está 'convertendo' usuários, ou seja, fazendo com que eles façam o que você quer. Os tipos mais comuns de conversão são comprar seu produto, preencher um formulário, entrar em contato com sua empresa, se inscrever, assinar e muito mais.

Calcular a taxa de conversão ajuda a entender que componentes de suas campanhas tem sucesso na atração de clientes. Por outro lado, se sua taxa de conversão for baixa, você poderá fazer as alterações necessárias para que os clientes estejam mais inclinados a interagir com sua empresa.

Evite a armadilha nº 5: não estimar seus resultados prováveis antes de começar

Na WSI, acreditamos que a estimativa prevista ou a previsão deve estar no centro de cada campanha de marketing para poder prever os resultados e metas que o seu negócio pode alcançar. Em poucas palavras, as razões pelas quais a previsão é fundamental para o sucesso do negócio são as seguintes:

  1. Você pode fazer melhores investimentos nas ações de marketing.

  2. Você pode prever a demanda e planejar com mais eficiência ao longo do ano.
  3. Você pode identificar problemas e mitigá-los com facilidade

Glossário de abreviações CPC

CPC ou custo por clique é uma métrica que calcula o custo de um clique no anúncio. Por exemplo, se você pagou R$ 50 por um anúncio e recebeu 50 cliques, pode concluir que cada clique custou R$ 1.

 

CPM

CPM significa custo por mil impressões e é usado em campanhas de marketing vistas por milhares de pessoas. Essa métrica de marketing tradicional e a opção de publicidade paga são quando uma empresa paga um custo toda vez que seu anúncio recebe 1.000 impressões ou visualizações.

PLA

PLA ou anúncios da lista de produtos (Product Listing Ads) têm uma imagem do produto e um link que leva a uma landing page do referido produto. Isso é visto com mais frequência na página de resultados do Google Search Engine (SERPs) quando um usuário digita uma palavra-chave.

LINK PATROCINADO

PPC ou Link Patrocinado é quando um anunciante paga a um editor toda vez que um usuário clica em seu anúncio. É um excelente método para aumentar seus leads no topo do funil.

SEM

O Search Engine Marketing ou SEM utiliza estratégias de publicidade paga para aumentar a visibilidade nas páginas de resultados dos mecanismos de busca.

 

Google Ads

Criado pelo Google, o Google Ads é um espaço dinâmico para os anunciantes criarem anúncios publicados na plataforma que quiserem com um investimento que podem pagar. Esses anúncios visam alcançar o número máximo de público interessado nos produtos e serviços de uma determinada empresa

Conclusão

Que outras técnicas de geração de leads você pode adotar para aumentar suas vendas? Marque uma conversa com um consultor de marketing digital da WSI, hoje mesmo!

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