Você está utilizando o conteúdo de Perguntas Frequentes (FAQ) em sua estratégia de blog? Porque, se você não estiver, precisa entender que esse é um recurso essencial, tanto para os profissionais de marketing como também para os usuários.
Pense no seu comportamento ao buscar algo online: depois de inserir sua pesquisa e de ter várias respostas em uma página como resultado da busca (SERP), o que você faz? Começa a clicar aleatoriamente nos links disponíveis nessa página ou seus olhos imediatamente procuram pelo recurso do Google SERP, "As pessoas também perguntam"?
Quando está em um site, você procura logo pela seção de Perguntas Frequentes (FAQ) do site para encontrar as respostas que busca? Afinal, você não quer ter que percorrer páginas e mais páginas de conteúdo para obter a resposta à sua pergunta, certo?.
Se isso soa familiar, saiba que não está sozinho. Os visitantes do seu site estão fazendo a mesma coisa. Então vamos entender a importância do conteúdo de FAQs em mais detalhes.
O que são Perguntas Frequentes (ou, em Inglês, FAQ)
Simplificando, as Perguntas Frequentes ( ou, em Inglês, Frequently Asked Questions, conhecido também pelas iniciais FAQ) melhoram a experiência dos clientes ao responderem diretamente (ou indiretamente) perguntas sobre um tema, marca, produto ou serviço em algumas poucas frases.
Não é surpresa que elas sejam usadas nas páginas de FAQ de sites e em plataformas de mídias sociais, como parte de um post de blog de FAQ e em posts pilares, para ajudar a esclarecer informações fundamentais sobre o tema desse post.
Como todos os bons profissionais de marketing digital sabem, o público está procurando se conectar com uma empresa que o entende e oferece conteúdo de valor, abordando suas necessidades específicas. As FAQs são sobre fornecer aos clientes o que eles precisam no momento em que precisam, tudo isso para educar, informar e, em última análise, criar confiança.
Como os FAQs se enquadram em uma Estratégia de Blog?
Uma página de FAQ em seu site ou post de blog oferece uma visão ampla e holística sobre um tema, ao responder as perguntas mais comuns e frequentes do público. O formato de FAQ tende a ser mais visível e valioso com conteúdo direcionado ao público no topo do funil de marketing, atraindo os clientes para uma jornada completa.
As FAQs também são uma ótima fonte de ideias para conteúdo de blog. Ferramentas como Answer The Public ou até mesmo o Google Trends podem ajudá-lo a identificar o que seu público deseja aprender mais, e você pode usar esses dados como base para uma estratégia de conteúdo em cluster, com tópicos que ofereçam aos leitores várias opções de destinos e recursos que esclareçam suas dúvidas.
No final das contas, um conteúdo de FAQ de qualidade cria satisfação em relação à sua marca, se posiciona como uma autoridade em seu segmento e incentiva os leitores a se envolverem com seus produtos e serviços.
Porque deve usar FAQs?
O bom marketing de conteúdo é uma combinação de tipos de conteúdo, como blogs, estudos de caso, vídeos, webinars, FAQs (e muito mais!), com o objetivo de atrair e reter o cliente ideal. Seu público terá maneiras únicas para absorver esse conteúdo - um bom profissional de marketing de conteúdo reconhece isso e garante que seu conteúdo abrange um espectro o mais amplo possível.
Então, o que as FAQs fazem é oferecer outra maneira de se conectar com seu público. As FAQs permitem esclarecer perguntas específicas que os clientes têm e que, quando respondidas, podem acarretar em uma venda.
As perguntas frequentes podem aumentar o número de visitas para seu site por meio dos mecanismos de busca, otimizando a experiência do usuário e aumentando as conversões. No final das contas, as FAQs ajudam você a entender melhor os desafios, necessidades e desejos do seu cliente, atendendo-o de forma mais eficaz.
Como escrever um bom Blog de Perguntas Frequentes?
O segredo para escrever um bom blog de Perguntas Frequentes (FAQ) é começar cada resposta com uma resposta esclarecedora e clara para a respectiva pergunta. Quanto melhor for seu conteúdo, maiores são as chances de ele aparecer como um trecho em destaque na SERP do Google e assim é bem provável que seu leitor ficará feliz.
DICA: para aumentar suas chances de aparecer como conteúdo de valor em uma busca e assim aumentar as taxas de cliques da sua página, o Google exige que você inclua os textos completos da pergunta e resposta.
Você pode acrescentar mais detalhes às respostas, se relevantes e necessárias forem. Se o seu blog de FAQ for extenso o suficiente, avalia adicionar uma tabela de conteúdo que relacione as perguntas, oferecendo aos leitores uma visão rápida do conteúdo do blog e incentivando-os a ler mais.
Para oferecer recursos adicionais ou links relacionados às perguntas que você está respondendo, vincule cada seção de pergunta a um blog ou conteúdo de valor. Quanto mais análises aprofundadas você compartilhar nas suas respostas, mais vai fortalecer a sua marca como uma autoridade no assunto.
Quando FAQs não são a melhor opção de Conteúdo
Perguntas Frequentes são uma fonte confiável de informações para os usuários e uma ferramenta de marketing eficaz para as empresas. Agora, existem motivos para não usar esse formato?
Resposta rápida: depende.
O Google quer que você forneça conteúdo original e útil para seus contatos e não quer que você use uma página de FAQ para fazer propaganda, pois isso pode prejudicar seu ranking. Portanto, a pergunta que deve fazer é: será que o conteúdo que está criando na forma de FAQs vai tornar o conteúdo da sua página irrelevante em vez de valorizá-lo?
E, por último, a velocidade do site é vital para uma experiência do usuário positiva. Portanto, se uma opção de FAQ for tornar o carregamento do seu site mais lento, deve reavaliar o formato de suas Perguntas Frequentes.
Conclusão
No final das contas, a responsabilidade de qualquer profissional de marketing de conteúdo é criar conteúdo bom e de qualidade com o qual seu público queira interagir. E as páginas de FAQ, quando usadas adequadamente, podem responder às perguntas do seu público de forma rápida e eficiente.
Queremos ajudá-lo a identificar as possibilidades digitais ainda não exploradas para o seu negócio. Deseja adicionar FAQs ao seu marketing de conteúdo e precisa de ajuda com sua estratégia de blog?
Entre em contato com a WSI hoje mesmo: teremos prazer em ajudá-lo.
Tradução do blog original em Inglês: https://www.wsiworld.com/blog/the-art-of-the-faq-content-format-in-your-blog-strategy