A maioria dos líderes empresariais compreende a importância das ações de geração de leads e o impacto positivo que as vendas resultantes geram no crescimento e sucesso da sua empresa. No entanto, muitas vezes nós subestimamos a força da nossa marca e a importância que ela tem na formação dessa conscientização do nosso mercado-alvo.
A pandemia recente nos ensinou algumas lições muito valiosas sobre a importância de uma marca orientada por propósito. Com o crescimento explosivo do comércio eletrônico e das vendas online, os consumidores têm mais opções do que nunca e, de acordo com um relatório de pesquisa da Razorfish, os consumidores da geração Z, em particular, priorizam o propósito ao tomarem decisões de compra, onde 76% afirmam que as marcas das quais compram representam uma missão/um propósito maior. Mas vamos evitar focar apenas nessa tendência da geração Z - a mesma pesquisa descobriu que 62% dos consumidores de todas as idades entrevistados afirmam que, quando se trata de tomar decisões de compra, os valores de uma marca são importantes ou muito importantes para eles, onde 40% pesquisam ativamente os valores e práticas de uma marca. O propósito da marca (41%) também supera outros benefícios, como inovação (32%) e descontos (26%), ao escolherem uma marca.
Então, o que exatamente tudo isso significa? Bem, no cenário empresarial atual, que permanece em constante evolução e onde a inteligência artificial está remodelando a forma como as pessoas se influenciam com conteúdo e informações, dar a máxima importância à sua marca e à mensagem da sua marca tornou-se algo imperativo, tanto para empreendedores quanto para empresas.
Sua marca serve como um chamariz que o diferencia dos seus concorrentes, atrai clientes para escolherem seus produtos ou serviços e, em última análise, determina o destino em termos de sucesso da sua empresa.
Uma marca bem elaborada, apresentar seu negócio ao seu público-alvo, não apenas cativa a atenção deles, mas também reforça a confiança em você e mantém o interesse deles. Não entender a importância de uma marca forte para os resultados da sua empresa, na verdade, é prejudicial para o seu negócio.
Então, vamos explorar as várias facetas de uma marca orientada por um propósito e como e por que ela é importante.
Uma marca é muito mais do que um logotipo ou um slogan. É um ativo precioso da empresa que ajuda a contar sua história, transmite a paixão pelos seus produtos e serviços e, em última instância, cria uma conexão com os seus funcionários, que por sua vez se orgulham de trabalhar para a marca.
Uma marca também vai além de um slogan ou um nome cativante para um produto específico (pense em marcas como Fenty Beauty, Nike, Amazon Essentials, etc.). Quando falamos do termo "marca", o nome, design, símbolo e outros elementos identificáveis de uma empresa são o que a definem.
A marca de uma empresa engloba seus recursos de design, lema, valores fundamentais, reputação e imagem. Então, por que tudo isso importa no mundo atual?
Vivemos em uma era em que os consumidores são bombardeados com centenas de opções, uma tonelada de informações confusas e várias empresas que vendem produtos e serviços semelhantes.
Quando uma empresa tem uma marca forte, ela pode ajudar a guiar o cliente a escolher seus produtos em detrimento da concorrência, construir confiança e ajudar a empresa a estabelecer uma base de clientes leais e recorrentes.
Muitas empresas estão aderindo à tendência de serem "propósito-driven" para atender a essa expectativa dos clientes em potencial. No entanto, as marcas que realmente agem de acordo com seus propósitos, e não apenas falam sobre eles, constroem uma conexão muito melhor com seus clientes. Um ótimo exemplo disso é a Patagonia. Eles vendem roupas para atividades ao ar livre, mas sua missão principal é preservar e restaurar o meio ambiente natural. Eles fazem a diferença de verdade, comprometendo 1% de seus lucros para grupos ambientalistas e já doaram mais de US$ 85 milhões desde 1985. Para reforçar esse objetivo, o banner em seu site é sobre o meio ambiente e não sobre sua linha de roupas.
Uma boa marca ajuda a estabelecer uma conexão mais profunda com o cliente do que apenas algo superficial. À medida que os consumidores continuam a ser bombardeados com opções, eles são mais propensos a escolher uma marca com a qual se conectem, confiem e sintam que é a melhor opção para eles. E no final do dia, é por isso que ter uma identidade por trás da marca (brand identity) é tão importante.
Seja construindo uma marca do zero ou revitalizando sua marca atual, defini-la, seu propósito e mensagem claramente é vital. Uma identidade de marca forte aumentará a conscientização dos consumidores sobre sua empresa e pode decidir se eles compram seus produtos e serviços ou, pelo menos, compartilham informações sobre sua empresa com outros. Também ajudará você a construir confiança e fidelidade do cliente. Quando os clientes podem confiar em sua marca, eles continuarão a impulsionar seus negócios por meio de compras recorrentes e compartilharão suas experiências com outros consumidores.
Mas é importante notar que sua mensagem de marca pode evoluir. E, em alguns casos, revisitar a missão da sua marca, slogan e até os elementos que tornam sua empresa única em relação aos concorrentes é necessário para evitar que sua marca se torne obsoleta.
Na verdade, na WSI, passamos pelo processo de ajustar nossa mensagem da nossa marca para torná-la mais representativa e indicativa das necessidades de nossos clientes hoje e no futuro. Vimos como pode ser transformador quando discutimos nosso "porquê" (ampliando o mundo de possibilidades para aqueles que servimos) e o nosso propósito frente aos nossos clientes em potencial e como isso fortaleceu toda a rede da WSI.
Seja qual for a identidade da sua marca, abraçar um propósito claro e criar uma mensagem convincente não apenas fortalece sua conexão com seu público-alvo, mas também enriquece sua cultura interna. Essa poderosa combinação permite que você construa campanhas de marketing que realmente interagem com seu público, superando o impacto de abordagens genéricas e promovendo um relacionamento autêntico e duradouro com seus clientes.
Toda marca - especialmente marcas semelhantes que competem na mesma indústria - precisa representar algo singularmente significativo para se destacar. Aqui está como ajudamos as marcas a criar suas identidades e como você pode começar por conta própria.
O primeiro passo para definir a mensagem da sua marca é entender seu público-alvo. Mesmo que você conheça seu público-alvo, pesquisar e compreendê-lo ajudará a desenvolver seus objetivos comerciais, valores e campanhas de marketing com base nos interesses do seu consumidor. As pessoas que se identificam com uma marca têm mais probabilidade de comprá-la.
É aqui que entra o desenvolvimento de personas, algo que discutimos em nosso blog anteriormente. Se você precisa relembrar o que são personas e como criá-las para sua empresa, eu recomendo muito o nosso recurso do Ebook e Modelo de Persona.
O propósito da sua marca (ou às vezes chamado de declaração de sua missão) é a razão fundamental que impulsiona cada uma de suas ações e direciona toda a sua organização. É o porquê enraizado que está por trás de tudo o que você faz, indo além de simplesmente produtos ou serviços. Ter um propósito bem definido permite que você se diferencie em um mercado concorrido. Ele ajuda você a se destacar quando comunica uma história única e se conecta em um nível mais profundo com seu público-alvo.
A realidade é que o núcleo mais profundo ou até mesmo a alma de uma grande marca está em suas pessoas e vive em seu propósito, e usando nossa própria marca WSI como exemplo, a essência de nossa marca está presente em cada estratégia que desenvolvemos, em cada serviço que entregamos e em cada cliente que ajudamos a crescer.
Nosso propósito/declaração de missão é: Oferecer um mundo de possibilidades para aqueles que servimos. Você notará que não menciona os serviços que oferecemos (marketing digital). Nossos serviços (SEO, websites, mídias sociais, conteúdo, analytics, etc.) são "o que" fazemos e o que usamos para nos ajudar a realizar nossa missão como empresa, mas no cerne, a WSI trata de ajudar os outros, e acreditamos que cada empresa e indivíduo têm um potencial inexplorado esperando para ser liberado, e é nosso trabalho ajudá-los a encontrá-lo.
A linguagem e o tom de voz de uma marca dizem respeito à personalidade, estilo e forma únicos como uma empresa se comunica com o seu público. Abrange a linguagem, vocabulário e expressão utilizados na comunicação escrita e verbal através de vários canais e pontos de contato de marketing.
O tom e a voz da sua marca podem ser o que você desejar. Você pode optar por um estilo mais profissional, amigável, informal ou qualquer combinação entre eles. Dependendo da sua marca, um tom ou voz pode ser mais adequado do que outros. Independentemente do tom e da voz escolhidos, é importante mantê-los consistentes em todas as suas iniciativas de marketing e promoção.
Por exemplo, o tom de voz da WSI é uma combinação de profissionalismo e personalização. Utiliza um estilo conversacional que se dirige diretamente ao leitor e procura mostrar empatia e ser amigável para criar uma conexão sincera e acessível com o nosso público. Nosso tom de voz visa estabelecer uma relação de confiança e identificação com nossos possíveis clientes e clientes efetivos.
Ter mensagens de marca bem elaboradas é fundamental para estabelecer uma identidade de marca forte. Isso pode incluir seu slogan, declaração de missão/visão, proposta de valor única (ou o que alguns no mundo do EOS chamam de singularidades da marca), valores fundamentais, declarações de responsabilidade sociais e muito mais.
A chave é usar uma linguagem clara e de fácil compreensão para seus clientes. Com muita frequência, marcas são ignoradas porque não estão se comunicando de forma clara ou estão usando uma linguagem confusa que não faz sentido. A regra é simples: "se você confunde, perde".
Essas mensagens comunicam como você deseja que sua marca seja percebida e moldam a maneira como as pessoas se relacionam e pensam sobre ela. Considere a personalidade e o tom de voz da sua marca, garantindo que as mensagens estejam alinhadas com a identidade da sua marca. Mensagens de marca sólidas e convincentes são a base para uma comunicação eficaz, destacando sua marca e estabelecendo conexões significativas com seu público.
Depois de definir suas mensagens de marca, reúna todas elas em um único documento para ajudar seus funcionários e equipes de vendas a entender o propósito por trás dessas mensagens de marca e como eles devem usá-las nas interações diárias com os clientes. A Starbucks chama isso de "Livro do Avental Verde" (“Green Apron Book”). Na WSI, chamamos isso de nosso "Livro de Crenças de Marca", que você pode ver na imagem abaixo.
Depois de definir a identidade, propósito e mensagem da sua marca, é importante garantir a integração das suas principais mensagens de marca em todos os canais de comunicação. Isso significa assegurar a consistência das suas mensagens em diversos pontos de contato, incluindo o conteúdo do seu site, plataformas de mídias sociais, campanhas publicitárias e interações com os clientes. Manter uma voz e mensagem de marca unificadas cria uma experiência de marca contínua e coerente para o seu público.
Uma vez definida a sua marca, gerenciá-la é o próximo passo. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a manter uma marca clara e obter sucesso:
Às vezes, podem ocorrer armadilhas ao passar por uma revisão de marca. Algumas são pequenas, enquanto outras podem prejudicar o sucesso da sua empresa. Conhecer as armadilhas comuns pode ajudar você a evitá-las e fazer uma revisão de marca mais bem-sucedida. É comum as empresas enfrentarem as seguintes armadilhas:
Atualizar sua estratégia de marca é empolgante, mas pode ser um processo complexo com margem para erros. Para garantir o sucesso ao atualizar sua estratégia de marca, aqui estão algumas dicas essenciais:
Quer saber mais sobre branding? Aqui estão algumas perguntas frequentes para ajudar você a entender melhor o que uma marca engloba.
Não há um período exato de quando uma empresa precisa revisar e atualizar sua marca. Quando isso deve acontecer depende de várias circunstâncias, incluindo: se você está passando por um crescimento ou expansão empresarial, se você mudou seu público-alvo, se passou por uma fusão ou aquisição, se as tendências de mercado e preferências do consumidor mudaram, ou se você está enfrentando desafios negativos de reputação. Se você encontrar algum desses cenários, pode ser necessário redefinir a mensagem de sua marca.
Uma declaração de missão é uma declaração concisa e clara que define o propósito e a missão geral de uma empresa ou organização. Ela serve como uma declaração orientadora que comunica o motivo da existência da empresa além dos objetivos financeiros. Uma declaração de missão bem elaborada destaca o impacto positivo que a empresa busca fazer no mundo. Aqui estão alguns exemplos:
Um slogan é uma frase curta e memorável que encapsula a essência de uma marca e sua proposta de valor. Ele frequentemente aparece ao lado do logotipo da marca e é usado consistentemente em diversos materiais de marketing, campanhas publicitárias e comunicações da marca.
Alguns dos slogans mais famosos são: "Just Do It," da Nike, "Think Different," da Apple, "I'm Lovin' It," do McDonalds, e "The Happiest Place on Earth,. da Disneyland.
O que é um valor fundamental (Core Value)?
Um valor fundamental representa uma crença ou princípio fundamental que guia e molda a cultura, tomada de decisão e comportamento de uma marca ou organização. Valores fundamentais impulsionam como uma marca interage com seus funcionários, clientes e todas as partes interessadas. Alguns consideram os valores fundamentais como uma bússola interna da empresa, pois orientam as ações da marca e moldam sua reputação.
O mercado global apresenta oportunidades e desafios sem precedentes para as empresas, tornando a importância de uma marca bem definida ainda mais crucial.
Na WSI, acreditamos firmemente que ser uma marca orientada por um propósito é a chave para contribuir valor imenso para seus clientes e para a sociedade como um todo. Ao abraçar um propósito e incorporá-lo em todos os aspectos da sua marca, você cria conexões significativas e se impulsiona a ultrapassar limites e redefinir o que é possível dentro da sua indústria. Nossa missão, "promover um mundo de possibilidades para aqueles que servimos", reflete nosso compromisso com essa abordagem transformadora. Portanto, ao navegar pelo cenário digital, lembre-se de que uma marca orientada por propósito pode moldar o futuro, inspirar inovação e criar um impacto duradouro.
Se você deseja entender mais sobre a importância de ter uma marca forte na era da IA e da transformação digital ou precisa de ajuda para melhorar suas campanhas de marketing de marca, entre em contato conosco hoje mesmo - adoraríamos trabalhar com você!
Texto original no blog em Inglês: https://www.wsiworld.com/blog/the-power-of-purpose-why-branding-matters-in-the-digital-age