A inteligência artificial (IA) está mais em alta do que nunca. Ela foi discutida na reunião de janeiro de 2023 do Fórum Econômico Mundial, ou World Economic Forum (WEF), onde os participantes utilizaram o ChatGPT, uma ferramenta de processamento de linguagem natural movida pela tecnologia de IA, enquanto destacavam preocupações éticas e regulatórias sobre o impacto da IA. Originalmente lançado em 30 de novembro de 2022, o ChatGPT 4 ficou disponível por apenas três meses e meio, resultando em uma carta aberta de especialistas em tecnologia pedindo aos desenvolvedores que interrompam temporariamente seus experimentos com IA, por pelo menos seis meses. A carta foi assinada, entre outros, por Elon Musk e o co-fundador da Apple, Steve Wozniak.
A boa notícia é que, como empresa, estamos de olho na IA. Escrevemos um blog sobre o impacto da IA nas decisões de marketing em 2017 e, como um dos primeiros a adotar o ChatGPT, publicamos um eBook intitulado Desvendando o Potencial do ChatGPT: Um Guia para Abraçar a IA em seus Negócios e sua Vida, ainda este ano.
A realidade é que o marketing digital existe em grande parte graças à IA. A inteligência artificial (IA) está trabalhando nos bastidores em todos os aplicativos de mídias sociais, seja no Facebook ou no Twitter, para personalizar os feeds dos usuários. Chatbots são usados em muitos sites de empresas, e os mecanismos de busca, como o Google, continuam a funcionar devido à eficácia de suas tecnologias de IA, que se adaptam continuamente para entender as necessidades dos usuários.
IBM, em um artigo sobre inteligência artificial publicado em seu site, utiliza a definição de John McCarthy, de 2004, como referência para responder à pergunta: o que é inteligência artificial?
"É a ciência e engenharia de criar máquinas inteligentes, especialmente programas de computador inteligentes. Está relacionado à tarefa semelhante de usar computadores para entender a inteligência humana, mas a IA não precisa se limitar a métodos que sejam biologicamente observáveis."
Pensar sobre o impacto da IA não é algo recente. Na verdade, a história da IA volta a 1950, quando Alan Turing publicou um artigo intitulado "Máquinas Computacionais e Inteligência". Mas a realidade é que o desenvolvimento da IA está avançando tão rapidamente que sua história está sendo escrita diariamente, e sua definição continua evoluindo.
Os clientes esperam que as marcas captem suas preferências e necessidades pessoais, tornando a personalização um requisito comercial recorrente. Para oferecer essas experiências personalizadas em grande escala, e prever comportamentos futuros, é necessário uma ampla coleta e análise de dados, só possível graças à inteligência artificial (IA) e tecnologias de aprendizado de máquina (machine learning).
A Netflix e a Amazon são duas empresas que estão conquistando o desafio do marketing pessoal. A Netflix divulga livremente em seu site, que usa vários algoritmos de machine learning e recomendação em grande escala para direcionar experiências de busca personalizadas. É tão personalizado que a maneira como os vídeos são organizados em páginas e linhas, e até mesmo as artes exibidas, são únicas para cada cliente. Como a Amazon usa a IA? Eles oferecem recomendações de produtos personalizadas com base em compras anteriores, histórico de navegação e análise de imagens enviadas pelo cliente.
Algoritmos de IA e machine learning também são usados para automatizar atividades de marketing, revolucionando a maneira como os profissionais de marketing promovem suas campanhas. Eles analisam uma grande quantidade de dados para obter insights sobre o comportamento e preferências do cliente, permitindo personalização, economia de custos e aumento da eficiência. A IA também aumenta o retorno sobre o investimento (ROI) ajudando os profissionais de marketing a melhorar o engajamento dos clientes, otimizando os investimentos em anúncios e identificando novas oportunidades de crescimento.
Para aproveitar totalmente a automação de marketing, é necessário ter ferramentas e plataformas de automação mais adequadas às necessidades da sua organização. Para a WSI, essa ferramenta é o HubSpot. Ele possui uma plataforma completa de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM) que inclui vendas, inbound marketing e serviços. E seguindo a revolução da inteligência artificial, o Hubspot recentemente lançou duas ferramentas com IA - AI-powered tools - o assistente de conteúdo e o ChatSpot.ai.
De acordo com o Google, o big data ajuda a impulsionar a tomada de decisão. Como captar insights para melhores estratégias de marketing do big data? Aproveitando as ferramentas certas, como a ferramenta de análise da web Google Analytics 4 (GA4). O GA4 é fundamentalmente diferente das versões anteriores do Google Analytics e oferece, entre outras funcionalidades, o que o Google chama de Analytics Intelligence. Essa funcionalidade usa técnicas avançadas de modelagem para ajudar os usuários a entender e agir melhor com os dados disponíveis.
O Analytics Intelligence analisa seus dados automaticamente e fornece insights sobre as principais mudanças nesses dados. Você pode criar seu próprio conjunto de regras para gerar insights ou pode analisar seus dados e prever as ações futuras que os usuários finais podem tomar. Já que as previsões são conclusões obtidas a partir de dados transformados em uma resposta ou ação, será interessante ver como nossas estratégias de marketing podem ser melhoradas.
O mundo da IA está se movendo rapidamente - mais rapido do que 99% das empresas conseguem acompanhar. É por isso que é tão importante se aproximar de uma agência de marketing digital que conhece bem esse mundo de inteligência artificial.
WSI é a maior e mais experiente rede de agências de marketing digital do mundo. Você quer saber como ampliar sua estratégia de marketing para incorporar novas soluções amparadas em inteligência artificial? Entre em contato com um profissional da WSI hoje mesmo!
Original em Inglês publicado: Artificial Intelligence is the Core of Modern Marketing