Customer Experience

Alcançando todo o Mundo: Acessibilidade na Web em 2025

| 6 Minutos Para Ler
Resumo: Descubra por que a acessibilidade na web é crucial para as empresas e aprenda as melhores práticas para tornar seu site acessível a todos os usuários.

Suas estratégias de marketing digital são baseadas em diversos fatores, incluindo seu negócio, seu público-alvo, palavras-chave e os KPIs que você considera relevantes para o crescimento e a prosperidade da sua empresa.

Um fator que muitas empresas ignoram é a acessibilidade na web. De acordo com o Bureau of Internet Accessibility, 96,8% das 1 milhão de principais homepages revisadas em 2022 tinham erros de acessibilidade detectáveis ​​se houvesse alguma otimização de acessibilidade. Desde então, houve alguma melhoria — mas muito trabalho ainda precisa ser feito.

O Accessibility Checker analisou 63.000 sites em 2024 e descobriu que 88% não estavam em conformidade com os padrões de acessibilidade da web mais recentes. Qual é a perspectiva para a acessibilidade da web em 2025 — e por que você, como proprietário de uma empresa e profissional de marketing, deveria fazer disso uma prioridade?

 

Compreendendo a Acessibilidade na Web

Vamos começar esclarecendo o que queremos dizer com acessibilidade na web. A acessibilidade na web é um conjunto de práticas voltadas para tornar os sites utilizáveis e acessíveis para um grupo mais amplo de pessoas. O objetivo dela é garantir que todas as pessoas, incluindo as com deficiências visuais, auditivas, físicas, de fala, cognitivas ou neurológicas possam acessar um site com a mesma facilidade que pessoas sem deficiências ou necessidades específicas de navegação.

Ao focar na acessibilidade na web, as empresas podem garantir que não estão, inadvertidamente, excluindo um público significativo de seus esforços. No entanto, sites acessíveis também beneficiam o restante da população, pois são geralmente mais fáceis de usar, carregam mais rapidamente e oferecem uma experiência de usuário mais satisfatória e menos exigente.

A acessibilidade da Web é alcançada de várias maneiras:

  • Bom uso de imagens, juntamente com descrições de texto detalhadas para acompanhá-las
  • Usando linguagem clara e simples
  • Oferecendo transcrições para material de áudio
  • Facilitando a navegação entre páginas
  • Usando Accessible Rich Internet Applications (ARIA)

O Caso de Negócios para Acessibilidade na Web

A acessibilidade na web é essencial do ponto de vista humanitário, mas também é indispensável do ponto de vista empresarial. Tornar seu site acessível para pessoas com deficiências não é apenas um benefício adicional ou uma responsabilidade legal. Pelo contrário, é uma estratégia inteligente que expandirá seu mercado e ajudará sua empresa a crescer.

As medidas de acessibilidade podem ajudar a atrair mais clientes para o seu site, melhorar a reputação da sua marca e impulsionar a inovação.

Ao deixar de tornar seu site acessível, você pode excluir um segmento de mercado considerável. De acordo com a Purple, uma organização dedicada à questão da acessibilidade na web, as empresas perdem cerca de US$ 2,5 bilhões por mês ao ignorar as necessidades de pessoas com deficiência. As descobertas da organização indicam que cerca de 73% dos clientes com deficiência enfrentam dificuldades em mais de um quarto dos sites que visitam. A Purple também estima que cerca de 4,3 milhões de compradores clicam para sair de sites inacessíveis — uma perda de US$ 14,8 bilhões para os varejistas online.

Se esses números forem precisos, milhares de empresas perdem desnecessariamente uma quantidade considerável de clientes e de receita apenas por manterem sites inacessíveis. Se você soubesse que poderia aumentar substancialmente sua receita aplicando medidas de acessibilidade em seu site, você não faria isso? De acordo com o W3.org, outro líder em acessibilidade na web, pelo menos um bilhão de pessoas—15% da população global—tem uma deficiência reconhecida. À medida que a população envelhece, essa porcentagem cresce. Isso se traduz em um mercado ampliado de 2,3 bilhões de pessoas com uma renda anual disponível de US$ 6,9 trilhões.

 

Melhores Práticas de Acessibilidade na Web

Agora que você sabe que a acessibilidade na web é uma responsabilidade moral e legal, além de ser benéfica para os negócios, como torná-la uma realidade? Aqui estão nove melhores práticas para tornar seu site mais acolhedor para pessoas com deficiência e outros grupos que precisam de acessibilidade digital.

  • Funções ARIA (Accessible Rich Internet Applications): As funções ARIA tornam o conteúdo da web mais acessível. Essa especificação técnica foi projetada para tornar o conteúdo e as aplicações da web mais acessíveis para pessoas com deficiências. Ela fornece um conjunto de funções e atributos que programadores e desenvolvedores podem aplicar a elementos HTML para melhorar a acessibilidade.
    Uma função ARIA ajuda a instruir tecnologias assistivas a entender exatamente para que serve um elemento, em vez de interpretá-lo apenas como um componente nativo de HTML. Por exemplo, um elemento que geralmente aparece como um link simples pode ser marcado como um botão para facilitar seu uso e identificação.

  • HTML Semântico: O HTML semântico é semelhante às funções ARIA, pois utiliza elementos HTML de acordo com sua função original, em vez de apenas para fins de apresentação. Essa prática permite estruturar seu site com elementos que descrevem ou mostram claramente sua função.
    O HTML semântico e as funções ARIA ajudam tecnologias assistivas, como leitores de tela ou geradores de legendas, a interpretar e navegar pelo conteúdo. Além disso, o HTML semântico contribui para o SEO, tornando os sites mais estruturados e precisos, o que os torna mais amigáveis aos mecanismos de busca.

  • Contraste Visual: O contraste é a diferença entre o texto de um site e seu plano de fundo. Para uma leitura fácil, especialmente para pessoas com visão reduzida ou daltonismo, as cores e o brilho devem ser cuidadosamente planejados e selecionados. Um alto contraste entre o texto e o plano de fundo facilita a leitura do conteúdo escrito.

  • Funcionalidade Acessível pelo Teclado: Alguns usuários não conseguem usar um mouse devido a limitações físicas, por isso é essencial que todas as funcionalidades do seu site possam ser acessadas pelo teclado. Botões, links, formulários e menus devem ser navegáveis e acionáveis por meio do teclado.
    A funcionalidade habilitada para o teclado torna seu site acessível para todos, facilitando e agilizando a navegação para todos os usuários. Além disso, essa prática geralmente é um requisito para conformidade com as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo na Web (do inglês Website Accessibility Guidelines, WCAG) as normas da Lei dos Americanos com Deficiências (Americans with Disabilities Act, ADA).

  • Texto Alternativo (Alt Text): O texto alternativo é uma descrição literal e concisa do que está representado em uma imagem. Cada imagem do seu site deve incluir um texto alternativo para que usuários com deficiência visual possam usar leitores de tela para compreender o que está sendo ilustrado.

  • Navegação Previsível: Seu site deve ter um padrão de navegação consistente e previsível para que usuários com dificuldades cognitivas possam navegar com facilidade e entender como acessar as informações de forma intuitiva.

  • Formulários Acessíveis: Formulários de contato e inscrição são indispensáveis para as estratégias digitais de muitas empresas. Se sua organização depende desses elementos, é essencial torná-los acessíveis. Desenvolvedores web devem rotular cada elemento do formulário de maneira que leitores de tela possam compreender o que é necessário em cada campo.

  • Legendas e Transcrições de Áudio: Se o conteúdo do seu site inclui elementos de áudio e vídeo, é necessário fornecer legendas e transcrições para que usuários com deficiência auditiva possam acessar todas as informações disponíveis.

  • Aproveitando Widgets: Tecnologias acessíveis, como a oferecida pela EqualWeb reúne inteligência artificial de ponta com remediação manual feita por especialistas certificados pela IAAP, oferecendo assim acessibilidade real e completa aos seus usuários. De acordo com o plano escolhido, é possível ter acesso a mais de 40 funcionalidades disponíveis no menu, oferecendo assim que todos os usuários tenham acesso a ajustes personalizados de acordo com suas necessidades, além de conformidade com diretrizes e legislações nacionais e internacionais. Com a expertise da WSI e a tecnologia avançada da EqualWeb, as empresas podem gerenciar de forma eficaz os desafios da acessibilidade na web, promovendo o crescimento e fomentando um ambiente digital mais inclusivo.

WSI: Seu Parceiro para Acessibilidade na Web

Investir em acessibilidade na web representa um compromisso em atender toda a sua base de clientes. Ao tornar os sites acessíveis para todos, você abre as portas para que todos os clientes possam aproveitar uma interação digital completa com o seu negócio.

Além de tornar sua empresa mais consciente e socialmente responsável, você também expande para novos mercados. Entre em contato com a WSI se estiver pronto para priorizar a acessibilidade na web em 2025.



Tradução e adaptação do Original em Inglês: wsiworld.com.br

As melhores idéias e conselhos de marketing digital

O Blog de Marketing Digital da WSI é o seu local ideal para obter dicas, truques e práticas recomendadas em todos os aspectos relacionados ao marketing digital. Confira nossos posts mais recentes.