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As três habilidades de marketing digital mais procuradas

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As Três habilidades de marketing digital mais procuradas
Resumo: Com o avanço na procura por marketing digital, o LinkedIn identificou um aumento similar na demanda por profissionais com experiência em marketing digital. Neste blog, analisamos o relatório recente do LinkedIn e apontamos as habilidades de marketing digital mais procuradas.

O Marketing do LinkedIn reportou em um relatório recente como foi o avanço na demanda por profissionais de marketing em funções relacionadas com o digital. A análise dos dados compilados demonstrou que os trabalhos de marketing digital e mídias sociais estão com muita procura. Cinquenta por cento dos dez principais empregos publicados no LinkedIn estão relacionados com o ambiente digital e de mídias.

Empresas em todo o mundo estão bastante conscientes da importância do marketing digital. Isso fica claro quando vemos o novo curso da Harvard Business School, de Educação para Executivos, chamado 'Marketing na Era Digital', oferecido de forma virtual. O mundo dos negócios sabe que mais clientes estão acessíveis online do que nunca. E para se conectar com esses clientes, eles precisam de profissionais com habilidades em marketing digital.

Essa procura por profissionais especializados em marketing digital não ocorre apenas nas vagas publicadas pelo LinkedIn. Cinquenta por cento dos dez principais cursos do LinkedIn Learning, realizados nos últimos doze meses, são relacionados com marketing digital. E o nosso próprio centro de conteúdo online, Client Learning Center, teve um aumento representativo no volume de visitas, com mais e mais pessoas querendo aprender sobre marketing digital.

A Pandemia Acelerou a Tendência para o Virtual

A importância do marketing digital ainda não era totalmente compreendida até que encaramos a pandemia do Coronavirus e tudo mudou rapidamente para o virtual. Todos lembram do crescimento absurdo da plataforma de videoconferência Zoom. Com a pandemia, o número de usuários da Zoom aumentou de 10 milhões para 300 milhões, em menos de um ano.

Avós começaram a usar a tecnologia digital para conversar com seus netos. Crianças frequentavam a escola usando das Salas de aula do Google ou outras plataformas digitais mais convenientes. Colaboradores passaram a trabalhar de casa online e a se comunicaram por meio do Slack. E consumidores que não podiam mais comprar em lojas físicas recorreram ao comércio eletrônico para comprar o que queriam.

A pandemia obrigou as empresas a acelerar o desenvolvimento de suas plataformas digitais e avançarem no comércio eletrônico, pois se quisessem fazer negócios, tinha que ser online.

Essa mudança virtual criou uma nova demanda por pessoas com experiência em marketing digital e mais compreensão das mídias sociais. E profissionais mais experientes aproveitaram a oportunidade para se aprimorar mais ainda em vários aspectos do marketing digital, estando prontos para aproveitar essa nova onda de demanda profissional.

Gerente de SEO, Coordenador de mídias sociais e Coordenador de mídia

O Marketing do LinkedIn analisou as vagas para posições de marketing na região representada pelo Canadá, Estados Unidos e México. Pelos resultados do crescimento ano a ano, apontado na pesquisa, as posições de marketing que mais cresceram foram as seguintes:

  • Coordenador de Mídia

  • Gerenciador de Buscas (Search Engine  Marketing Manager)

  • Coordenador de Mídias Sociais

Essas posições profissionais também estão em alta demanda. E de acordo com o relatório de Marketing do LinkedIn, essas são as funções que apresentaram maior crescimento nos últimos seis meses.

 


O relatório também destaca a demanda por habilidades específicas que tem a ver com essas posições que tiveram maior aumento em número de oportunidades profissionais. Essas habilidades aparecem claramente como as mais procuradas no semestre anterior. Das cinco principais qualificações profissionais procuradas nos últimos seis meses, as três que mais aumentaram são:

  • Marketing de mídias sociais

  • Estratégia de busca paga

  • Mídias sociais

 

Especialista em Marketing Digital, Executivo de Conta Digital, Gerente de Mídias Sociais 

Em uma análise mais detalhada das oportunidades de empregos de marketing disponíveis no Canadá, Estados Unidos e México, o relatório de Marketing do LinkedIn também destaca os empregos mais procurados. Mas desta vez, é pelo volume de vagas de emprego em vez do crescimento ano a ano.

Em termos de número de vagas, os três principais empregos mais procurados são:

  • Especialista em Marketing Digital

  • Executivo de contas digitais

  • Gerente de mídias sociais

O relatório de Marketing do LinkedIn mostra que a posição de "Especialista em Marketing Digital" é muito procurada, mas destaca que parece haver uma disparidade entre as habilidades profissionais dos candidatos a “Especialista em Marketing Digital” e as habilidades profissionais que o mercado busca para essa posição.

Índice Relativo de Oferta e Demanda

Como mencionado acima, o relatório encontrou uma diferença nas habilidades exigidas pelos empregadores e aquelas oferecidas pelos potenciais candidatos. No respectivo índice relativo de oferta e demanda, as três principais discrepâncias estão em:

  • Marketing digital

  • Propaganda

  • Mídias sociais


A equipe de marketing do LinkedIn afirma que chegou a essa conclusão analisando as oportunidades de trabalho em tempo integral. A oferta foi o número de profissionais com uma habilidade específica e a demanda foi medida pelo número de contratações com essa habilidade, durante o período de março 2020 a março 2021.

As habilidades procuradas que não estão igualmente disponíveis no mercado de trabalho de marketing digital, são as seguintes:

  • Estratégia digital

  • Omniture

  • Link building

  • Publicidade online

  • SEO off-page

Omniture SiteCatalyst, agora conhecido como Adobe Analytics, é focado na análise multicanal - Faz parte da Adobe Experience Cloud. Seus plug-ins permitem que os profissionais de marketing analisem os resultados de suas campanhas em vídeos e aplicativos móveis, além dos canais online de marketing.

Recursos internos x recursos de uma agência

Quando as necessidades de marketing digital superam o conhecimento de sua equipe interna de profissionais, as empresas devem pensar em buscar recursos de agências externas mais qualificadas. O importante é definir as metas de marketing da sua empresa e medi-las em proporção aos pontos fortes e fracos dos seus profissionais. Este é um exercício importante para poder definir se suas ações de marketing devem continuar sendo feitas apenas internamente ou se deve buscar ajuda de especialistas de mercado.

Nosso blog post comenta um pouco os prós e contras de seguir uma solução interna ou terceirizada com uma agência. Se você quiser saber se é melhor contratar uma empresa com profissionais especializados em mídias sociais ou contratar um gerente de mídias sociais próprio ou até quais conhecimentos considerar ao comparar uma agência de marketing própria com uma terceirizada, este post vai te ajudar.

A WSI é uma agência de marketing digital que dedica tempo para conhecer a sua

empresa e seus clientes. Você precisa melhorar sua reputação online nas mídias sociais, 

usando o Instagram ou Facebook? Quer saber mais sobre o marketing do LinkedIn? 

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