Nota: Blog publicado no Portal Adnews e replicado ao site WSI World por Caio Cunha.
O marketing digital está ganhando mais espaço graças à mudança de comportamento dos consumidores. Os recursos de voz, por exemplo, são cada vez mais usados no universo on-line. Para se ter ideia, no Brasil, 81% dos usuários do WhatsApp usam áudios para se comunicar, segundo uma pesquisa da Opinion Box. Outro levantamento, feito pela PwC, mostrou que 65% das pessoas com idade entre 25 e 49 anos falam pelo menos uma vez por dia por meio dos seus dispositivos móveis.
A voz é um instrumento bastante conveniente para os usuários e, como resultado, estamos percebendo um avanço tecnológico considerável nos últimos anos. As ferramentas estão cada vez mais inteligentes. O Google Voice Search, por exemplo, foi lançado em 2010 e de lá para cá muita coisa mudou: hoje, o reconhecimento de voz está muito mais complexo e preciso. Não é à toa que até os bancos e as grandes marcas, como a Amazon, estão investindo nessas tecnologias.
Mas, na prática, o que isso significa para as empresas? Significa que chegou a hora de otimizar as interações, plataformas e sites levando em conta que a busca por voz deve continuar em crescimento acelerado nos próximos anos. As empresas que se atentarem a isso devem sair na frente.
O aumento da busca por voz também significa que os dispositivos móveis tendem a dominar o mercado, já que os usuários estão sempre em movimento. A pesquisa por voz e o celular andam de mãos dadas porque, de fato, facilitam a vida cotidiana dos consumidores. O recurso permite, por exemplo, que uma pergunta seja feita enquanto o usuário dirige ou cozinha, sem prejudicar a atividade.
Voice Search é uma tendência cada vez mais forte. Para as empresas, prestar atenção em como os consumidores falam antes de definir as palavras-chave, em uma busca online, por exemplo, é uma estratégia interessante. Isso porque as pessoas escrevem e falam de forma diferente, já que escrever é mais trabalhoso e demanda mais tempo, enquanto falar é mais natural e informal. A tecnologia avança à medida que o comportamento do consumidor muda e estar atento a isso pode fazer muita diferença no fortalecimento das marcas e também nas técnicas de geração de oportunidades online e de contatos com o público consumidor.