Nota da editora: este blog foi publicado originalmente em abril de 2019 e foi atualizado com conteúdo adicional em julho de 2021
Nos últimos anos, a busca por voz tem dominado o panorama das buscas online. Isso se tornou conveniente para muitos, permitindo que as pessoas se comuniquem pelos seus dispositivos por voz, ao invés de digitar palavras-chave, quando em uma busca para encontrar respostas. De acordo com a PwC, 65% das pessoas de 25 a 49 anos falam, através dos seus dispositivos de voz, pelo menos uma vez por dia. O reconhecimento de voz em nossos dispositivos também se tornou extremamente complexo e preciso. Embora a busca por voz já exista há algum tempo, e não é um conceito totalmente novo, temos visto um avanço tecnológico bastante acirrado nos últimos anos, com a introdução de assistentes de voz como Alexa, da Amazon, Google Assistant e Siri.
Usuários mobile são muito mais ágeis na adoção da busca por voz – é até três vezes mais provável a sua adoção. Atualmente, cerca de 31% dos usuários em mobile ao redor do mundo usam a busca por voz mais de uma vez por semana. A maioria dos usuários de busca por voz - pouco mais da metade - tem menos de 18 anos.
Estimam que cerca de metade de todas as buscas feitas no Google são feitas por Voz. A crescente adoção dessa opção de buscas se deve, em parte, ao fato de que as buscas por voz estão cada vez mais acuradas; de acordo com o Google, suas pesquisas por voz são 95% precisas.
As vendas de alto-falantes da Global Smark atingiram um recorde histórico de 150 milhões de unidades vendidas em 2020. E 27% da população global on-line está usando a busca por voz com mobile. Ambas as métricas estão em uma tendência ascendente. Em 2020, o número de residências que possuíam um aparelho de voz inteligente tinha atingido 50%, das residências com banda larga, nos EUA.
Como resultado, a maioria dos dispositivos agora estão otimizados para buscas por voz. O que isso significa para marcas e empresas? Preveem que a busca por voz se torne, até 2021, um canal de US $ 40 bilhões. Chegou a hora das empresas otimizarem as interações, plataformas e sites para acompanhar o cenário crescente de buscas por voz.
Se você estiver usando seu telefone celular para fazer uma busca por voz, o processo é bem fácil. Depois de ativar a busca, você pode usá-lo para realizar ações como obter direções, criar lembretes e também fazer buscas no Google.
Se você tiver um celular ou tablet Android, abra o Google app e toque em Mais ...> Configurações> Voz. Em “Hey Google”, toque em ``Voice Match ``. Isso ativará o “Hey Google”.
Assim que o “Hey Google” estiver ativado, toda vez que você quiser fazer uma busca por voz, basta abrir o Google App e dizer “Hey Google” ou tocar no microfone.
Você também pode ajustar as configurações do Hey Google para fazer a busca por voz funcionar melhor com suas preferências. Você pode configurar o dispositivo para que responda a uma mensagem “Hey Google” quando você estiver dirigindo - se desejar acessar o Google Maps. Você também pode configurá-lo para que responda quando o dispositivo estiver carregando ou se a tela for uma. Se quiser, você pode definir como “Sempre ligado”, o que significa que você pode dizer “Hey Google”, estando a tela ligada ou desligada. Você pode até desbloquear opções como permitir que o telefone mostre resultados pessoais de suas buscas, mesmo que o dispositivo esteja bloqueado.
As gravações de suas buscas do “Hey Google” são salvas na sua Conta do Google e você pode facilmente acessá-las e excluí-las em minha atividade no Google (myactivity.google.com).
O Google Voice Search foi lançado em 2010, após ser desenvolvido no Google Labs. Sua função na época era um pouco mais complicada do que a de hoje: você configura o serviço ligando para um número de telefone da sua lista de contatos e, em seguida, é solicitado que diga suas palavras-chave. Os resultados da busca apareceriam em uma página da web em branco. Agora a opção de busca por voz tornou-se muito mais simples. Hoje, é compatível com a maioria dos aplicativos e produtos e é cada vez mais sensível às nuances de som, pronúncia e sotaque. Agora é uma parte principal da experiência do Google e está crescendo rapidamente em popularidade.
Quando o Google apresentou a atualização Hummingbird, uma parte representativa da forma como buscamos na Internet mudou - incluindo a busca por voz. A atualização Hummingbird tornou mais fácil para o mecanismo de busca captar nuances semânticas nas buscas do Google. Os algoritmos do Google sempre tiveram dificuldade em interpretar os significados implícitos ou a intenção do usuário, mas o Hummingbird tornou isso muito mais possível. O Google agora pode detectar a intenção em buscas genéricas e fornecer melhores resultados para essas buscas - isso também se aplica às buscas por voz.
O Google ativou pela primeira vez a busca por voz para o Google Maps, no Blackberry Pearl - mesmo antes da busca por voz ser lançada na própria plataforma de buscas. Agora está totalmente integrada com o aplicativo, tornando muito mais fácil pesquisar direções enquanto está dirigindo.
O Google Mobile foi atualizado pela primeira vez para a busca por voz em 2008 no iPhone. Cerca de um ano depois, modelos móveis como o MyTouch 3G da T-Mobile começaram a apresentar busca por voz com um toque, que agora se tornou um recurso comum e onipresente em muitos modelos de aparelhos diferentes.
Veja como a busca por voz está mudando o cenário do marketing digital e o que você pode fazer para se preparar para isso:
Crie conteúdo que responda a perguntas específicas
Organize seu conteúdo em um formato de pergunta e resposta
Crie conteúdo de valor
Olhando mais para frente, os snippets em destaque serão mais valorizados e assim haverá mais competição se posicionar no topo dos motores de busca.
Cada uma das empresas de tecnologia criou suas próprias plataformas e dispositivos de buscas por voz. Vamos dar uma olhada em cada um desses recursos e como eles funcionam.
Siri é o assistente de voz da Apple, disponível em todos os dispositivos da empresa. É uma ferramenta extremamente útil – mas que muitos usuários não conseguem usar em todo o seu potencial. Por meio de comandos ativados por voz, ele pode pesquisar todos os tipos de informações, enviar mensagens, definir lembretes e compromissos e muito mais. O Siri foi projetado para solicitar que você reformule e restrinja suas buscas, quando não consegue compreender a sua pesquisa.
Google Home é a contribuição para o mercado de equipamentos inteligentes de voz feita pelo gigante do mercado de buscas online. Ele funciona com o auxiliar ativado por voz (voice-activated helper) do Google. Ele funciona através de palavras de ativação “Hey Google” ou “OK Google” com as quais você já deve estar familiarizado com seus dispositivos mobile.
Alexa é da Amazon, equivalente ao Siri e ao Google Home. É o assistente que funciona por voz que você encontra no alto-falante inteligente da Amazon, o Echo. O Amazon Echo tem uma ampla gama de recursos e capacidades, que vão desde tocar estações de rádio locais até fazer chamadas para pessoas em sua lista de contatos. Ele permite que você controle seu sistema de TV / AV com sua voz e muito mais.
A Microsoft entrou no mercado de Voice Search / Voice Assistant relativamente tarde, apresentando Cortana em 2014. Cortana tem um algoritmo sofisticado que permite aprender seus hábitos e preferências conforme vai usando-o. Além de oferecer buscas na web, ele também pode organizar suas atividades diárias. Ele está disponível em todos os telefones Microsoft.
Quando os usuários pesquisam por voz, geralmente usam um tom mais coloquial. Embora os usuários possam digitar "clima no Brooklyn" ao fazer uma busca de texto, ao realizar uma pesquisa por voz, em vez disso, eles podem perguntar "Qual é o clima no Brooklyn?". Na maioria das vezes, os usuários são mais propensos a formular as consultas como uma pergunta. Uma vez que as buscas por voz são mais coloquiais e naturais, ela priorizará a semântica das consultas de buscas. Como resultado, isso vai afetar o cenário do marketing digital e os profissionais de marketing precisarão reavaliar as palavras-chave usadas em seu conteúdo e estratégia de marketing em geral.
Em vez de usar palavras-chave curtas em sua estratégia de SEO, use palavras-chave de cauda longa e respostas diretas às perguntas mais comuns dos usuários. É hora de começar a prestar atenção em como seus consumidores falam. Marcas e empresas precisarão levar em consideração o tom, a escolha de palavras e a expressão usada na busca por voz nesta revolução das buscas por voz. Reavaliar as palavras-chave do seu conteúdo para se adaptar à busca por voz ajudará a posicionar melhor o seu site nos mecanismos de busca ou obter trechos em destaque.
Com os usuários sempre se movimentando, a busca por voz continuará dominando o ambiente mobile.
Marcas e empresas precisam garantir que seus sites e conteúdo sejam otimizados para dispositivos mobile. É hora de dar atenção e assim priorizar os dispositivos móveis. Prepare sua empresa para o sucesso e fique na frente dos concorrentes. Cerca de 70% dos consumidores são mais propensos a comprar de uma empresa com um site otimizado para celular. Do ponto de vista do profissional de marketing, é sua responsabilidade garantir que as interfaces, sites e plataformas de sua empresa sejam otimizadas para esses dispositivos móveis.
Principais considerações para se tornar mais compatível com dispositivos mobile:
É hora de pensar em ter uma mente mais voltada para o mobile se você quer se preparar para o sucesso neste cenário em constante mudança. Trabalhe com suas equipes para desenvolver interfaces amigáveis para dispositivos móveis e assim se manter à frente da concorrência.
Segmentar a busca por voz, bem como a busca padrão no seu SEO local, é uma ótima maneira de garantir que os clientes mais próximos a você tenham acesso às suas informações e possam encontrá-las por meio de uma busca rápida, seja em seus celulares ou nos aparelhos inteligentes para buscas de voz.
É muito importante que, ao criar e otimizar o conteúdo da busca por voz, você tenha em mente a intenção do usuário. Uma boa maneira de abordar isso é tentar se antecipar às perguntas mais frequentes e, em seguida, dar as respostas. Assim como é com o conteúdo escrito, você ainda precisa deixar suas informações essenciais claras e fáceis de serem analisadas pelos spiders do Google. Pense em itens de busca comuns, como o endereço da sua empresa, políticas de entrega ou detalhes do produto - em seguida, crie conteúdo que uma busca por voz possa facilmente encontrar e repetir.
Do jeito que as coisas estão atualmente, com o Google dominando o mercado de buscas, há pouca utilidade em otimizar seu conteúdo para outros mecanismos de busca específicos. As nuances entre Google, DuckDuckGo e outros acabarão tendo pouco efeito em seus esforços de otimização, já que o Google define os padrões para o funcionamento dos mecanismos de busca de qualquer maneira. Em vez disso, crie um conteúdo excelente e, em seguida, use métricas de SEO pesquisadas com atenção para que seja encontrado em todo tipo de buscas - tanto buscas convencionais quanto buscas por voz.
Schema é uma ferramenta útil para tornar seu conteúdo ainda mais fácil para o Google compreender e classificar. Ele permite que você crie metadados sobre seu conteúdo que “descrevem” seu site e os respectivos usos. É uma ferramenta de SEO extremamente poderosa que vem sendo subutilizada no momento, mas que o colocará à frente dos demais.
Palavras-chave de cauda longa são tão eficazes na busca por voz quanto nas buscas convencionais. Esses são termos de busca que são mais longos do que a pesquisa típica e geralmente são muito mais específicos. A vantagem adicional de usá-lo para buscas por voz é que eles estão mais alinhados com a maneira como as pessoas falam e, portanto, têm maior probabilidade de corresponder a uma consulta de busca por voz do que uma palavra-chave de cauda curta comum.
Você deve manter sua lista do Google Meu Negócio atualizada sempre, mas isso certamente te dará uma vantagem quando falamos de buscas por voz. Informações comerciais mais completas tornam seu site mais relevante para os usuários e, com isso, serão classificados mais perto do topo dos resultados de busca, onde a busca por voz tem mais chance de encontrá-lo.
Usar as extensões de localização do Google Ads permite que você divulgue as suas informações comerciais e de contato mais relevantes junto com seus anúncios. Isso é crucial se você deseja ter uma boa divulgação nas buscas "perto de mim". Certifique-se que todas as informações corretas estão apresentadas nas extensões e isso vai ajudar seu posicionamento em buscas locais
Os anúncios de busca local no Google Maps são uma forma muito eficaz e discreta de atrair a atenção de seus clientes locais para sua empresa. Seus anúncios serão exibidos nas buscas orgânicas de todas as plataformas e são uma grande ajuda para fazer com que mais pessoas visitem ou liguem para sua empresa
Lembre das principais considerações para o atual cenário digital que já está bastante avançado. Otimizar seu conteúdo para buscas por voz é definitivamente uma das ideias de marketing de conteúdo a serem experimentadas em 2021. Procure serviços e soluções de otimização de busca por voz e trabalhe para construir uma estratégia de busca por voz eficaz que ajudará a fortalecer a sua marca a longo prazo.