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Como aproveitar as Reações do Facebook nos seus esforços de Marketing

| 9 Minutos Para Ler
Resumo: Já que emoções são o principal impulsionador por trás da maioria das decisões de compra, as "Reações do Facebook" representam uma métrica única de engajamento para as empresas.. Confira nosso post atualizada sobre as "Reações do Facebook" para ficar atualizado com as novidades.

Nota da Editora: Esse post foi publicado originalmente em Fevereiro de 2016 e foi atualizado com novo conteúdo e detalhes em novembro de 2023.

Você se lembra de quando interagia no Facebook antes mesmo dos emojis serem incluídos para complementar o icônico botão "curtir"?  Os símbolos - amor, haha, uau, triste, bravo e, mais recentemente, cuidado - ficam ao lado da imagem do polegar para oferecer aos usuários mais maneiras de expressar seus sentimentos sobre posts, fotos e vídeos.

Oficialmente denominadas de "Reações", o Facebook inicialmente testou os emojis na Espanha e na Irlanda durante um período de teste de quatro meses. Aparentemente, o pobrezinho do ícone "yay" se mostrou muito confuso para os usuários, então foi descartado, e permaneceram apenas cinco com os quais nos acostumamos.

 

O que são “Reações” do Facebook?

Hoje os emojis estão em toda parte. Usamos emojis frequentemente para nos expressar e traduzir nossas emoções para um formato digital. As Reações são a maneira do Facebook de ajudar a facilitar essa conversa emocional online. Elas servem como um meio de expressar nossos sentimentos e emoções no Facebook, e é essencial entender a reação dos mesmos.

Reações do Facebook são uma série de emojis que as pessoas podem usar para responder a um post. As opções incluem: Curtir, Amar, Haha, Uau, Bravo e Triste. As Reações são mais do que simples ícones; elas ajudam a diferenciar o Facebook de outras plataformas sociais.

 

O que essas Reações representam para os usuários do Facebook?

Quando você para e pensa na história do Facebook e do botão "curtir", parece inacreditável que tenha sobrevivido tanto tempo com um único emoticon expressivo. Tem uma excelente post do Bloomberg Business que aprofunda na decisão do Facebook de transformar o botão "curtir". É tão importante a história por trás de como as Reações surgiram quanto o porquê e como da mudança, e é uma leitura detalhada e excelente.

A decisão inicial, há vários anos, de atualizar o conjunto de ferramentas disponíveis para os usuários do Facebook interagirem rapidamente com as postagens surgiu da limitação de ter apenas um botão de "curtir". Havia muitas situações em que curtir um post era inadequado, enquanto ao mesmo tempo escrever um comentário era muito demorado. O que você fazia quando seu amigo postava uma “foto do seu cachorro doente no dia em que precisava levá-lo ao veterinário para dizer adeus?” Você poderia ter escrito uma palavra ou duas, mas é mais provável que tenha clicado no botão "curtir", mesmo que o que você realmente queria dizer - e o que seu amigo entenderia - seria: "Sinto muito que você esteja passando por isso hoje, e estou pensando em você e no seu cachorro."

E para eventos catastróficos, como a explosão mortal em Beirute há alguns anos? O que dizer para as pessoas que moram em Beirute, estão viajando por lá ou, pior ainda, perderam alguém em Beirute? Se houver alguma semelhança com positividade, esperança ou união, talvez um "Eu te apoio" faça sentido. Acho que você começa a ver o problema.

O botão "curtir" não era apenas insuficiente para postagens negativas. Digamos que seu amigo ganhe a Stanley Cup e poste uma foto levantando-a para o alto; essa é uma imagem que faz você pensar: "Sim, eu curto isso"? Ele provavelmente sabe que você quer dizer: "Caramba, este é o melhor dia da sua vida!" mas simplesmente um “curtir” não parece bastante. Felizmente, agora você pode usar a Reação "Uau" para expressar sua admiração.

É realmente incrível, mas esses exemplos são exatamente como usamos o Facebook. Agora, com essas opções que mudaram a forma como usamos o Facebook, as Reações representam uma coisa para todos nós: progresso.

 

O Emoji Facebook “Care”

O Facebook adicionou uma nova Reação denominado “Care”, representando "Amor” ou “Carinho" como uma forma das pessoas expressarem seu apoio umas às outras durante este período sem precedentes. Você pode usá-la para reagir a posts online, imagens, vídeos, comentários ou outros conteúdos em seu aplicativo e no Messenger. A nova reação "Care" - um coração pulsante ou um emoji de rosto sorridente abraçando um coração - aparece ao lado do "joinha" para "curtir", do coração básico e dos emojis de risada, surpresa, tristeza e raiva. Você pode ver o novo coração criando uma nova reação em um chat ou pressionando uma reação existente para alterá-la.

 

Como analisar as Reações no Facebook

O Facebook Insights oferece uma abordagem bem limitada para análises àqueles interessados nas Reações. A ferramenta examina métricas simples, como quantas reações cada post recebe e o número de cliques, comentários e compartilhamentos. Ferramentas de marketing em redes sociais como o Sprout Social podem oferecer interpretações mais detalhadas dos dados de engajamento do Facebook. Com insights mais profundos sobre seu público-alvo, você pode entender melhor o que os clientes sentem ao ver determinados posts e quais emoções facilitam as maiores conversões. Quanto mais você souber sobre o impacto das suas ações nas emoções do seu público-alvo, mais eficaz se tornam suas estratégias de marketing.

 

O que as Reações representam para os profissionais de Marketing?

Assim como o botão "curtir" é destaque no algoritmo do Facebook, as reações também são essenciais para campanhas em mídias sociais. O Facebook considera todas as reações iguais ao avaliar cada post. O que isso representa para os profissionais de marketing é que as Reações são apenas mais uma maneira de se comunicar com os clientes. Esses ícones são um centro de informações úteis. As Reações são muito mais descritivas do que um simples "curtir" e permitem que os profissionais de marketing vejam como os clientes "sentem" em relação aos seus posts. O Facebook permite às empresas terem acesso a uma visão mais clara do que seus clientes gostam e amam. Reações adversas também ajudam as marcas a superar problemas dos consumidores e proteger sua reputação. Com as reações, as marcas podem adaptar e aprimorar suas mensagens para evocar as emoções desejadas que mais desejam ver.

Inicialmente, Reações foram um transtorno para os profissionais de marketing. Não me entenda mal; a longo prazo, Reações são algo bom e serão ótimas para os profissionais de marketing. Mas, inicialmente, havia um oceano inteiro de novos dados, e ninguém tinha certeza se a) eram válidos e b) como usá-los se fossem válidos.

Por exemplo, dependendo da sua idade, das pessoas com quem você é amigo e das marcas que você segue, a linha do tempo do seu Facebook será composta por postagens de alguns temas comuns. Se você tem cerca de 30 anos, será muitas fotos de casamento, bebês e anúncios de marcas e produtos pelos quais você mostrou interesse. Um dia, depois de ver um número excessivo de retratos de casamento (desculpe, noivos e noivas) ou anúncios de TVs (porque você esteve pesquisando TVs), você pode decidir clicar no ícone de raiva e desligar e se afastar do computador.

Você clicou no ícone de raiva como uma brincadeira, mas isso resultaria em noivos e profissionais de marketing confusos. Ele não gosta dessa TV? Temos algum dado sobre qual TV ele gostaria mais? Há algo errado com o meu vestido? Tenho uma mancha na minha gravata? Pessoal, foi apenas uma reação!

Eventualmente, ficou claro a proporção de pessoas que adotaram as Reações e as usaram corretamente, apesar de algumas brincadeiras no lançamento inicial.

 

Como usar as Reações do Facebook nas suas Campanhas de Marketing Digital

As "Reações do Facebook" representam uma métrica única de engajamento para empresas, já que as emoções são o principal impulsionador por trás da maioria das decisões de compra. Para campanhas de marketing digital e mídias sociais, as Reações do Facebook podem:

 

1. Descubra quais emoções geram mais conversões

Quando se trata de engajamento online, entender o significado por trás das reações no Facebook é crucial. Essas reações representam várias emoções que impulsionam as interações dos clientes, tanto positivas quanto negativas. A raiva, por exemplo, pode ser um motivador poderoso, especialmente em setores específicos e organizações sem fins lucrativos. Ao aprofundar no mundo das reações do Facebook, você pode obter insights sobre as emoções que mais geram conversões.

 

2. Estimule potenciais influenciadores

Além de simplesmente compreender as emoções, as reações no Facebook oferecem uma oportunidade única de identificar potenciais promotores da sua marca. Indivíduos que reagem consistentemente com a reação de "amor" podem ser os candidatos ideais para campanhas de evangelização e influenciadores. Explorar quais são as reações no Facebook e suas implicações pode ajudá-lo a identificar aqueles que são mais propensos a apoiar sua causa e espalhar as notícias sobre o seu negócio.

Ao aproveitar a força das reações no Facebook e entender o que são as reações no Facebook, você pode identificar insights valiosos para aprimorar suas estratégias de marketing online e se conectar com seu público-alvo em um nível mais profundo.

 

3. Otimização precisa ser estimulada

Mensurar as reações negativas ou de "raiva" permite criar uma lista de tópicos e conteúdos a serem evitados. Compreender "O que significam os emojis do Facebook?" torna-se crucial nesse contexto, pois as Reações do Facebook podem ser algo poderoso na sua estratégia de gestão de reputação.

Ao ajustar uma métrica comum de engajamento, o "curtir", para algo mais sutil, o Facebook facilita a análise de como seus clientes se sentem em relação à sua marca. Com as Reações do Facebook e as ferramentas adequadas de mídias sociais, as empresas podem aprofundar nas conquistas e derrotas de cada campanha, obtendo insights valiosos sobre as reações aos posts no Facebook.

À medida que as Reações continuam a evoluir, a verdadeira pergunta para os profissionais de marketing será como aproveitar melhor os novos fluxos de dados e até mesmo se deve separá-los. Todas as Reações são simplesmente curtidas que foram classificadas? Ou algumas Reações devem valer mais do que outras (como "amei" versus "curti")? Pessoalmente, acredito que uma das oportunidades mais intrigantes que as Reações apresentam aos profissionais de marketing é segmentar emojis específicos com seus posts e analisar se essas tentativas são bem-sucedidas.

 

Fortaleça a Marca com Reações do Facebook

As Reações são uma extensão do Botão Curtir para oferecer às pessoas maneiras rápidas e fáceis de compartilhar suas reações a um post. A coleção de Reações inclui: Curtir, Amar, Cuidado, Haha, Uau, Bravo e Triste. Para garantir um uso consistente e preciso, nunca altere, gire, enfeite ou tente recriar as Reações. 

Nunca altere a forma e proporção das Reações (e da interface do usuário circundante) por qualquer motivo. As Reações não são emojis ou ícones individuais, e não podem ser usadas dessa maneira. É importante mostrar essas reações da mesma forma como são destinadas a serem usadas no Facebook - como uma maneira rápida e fácil de expressar como você se sente. Use as Reações apenas conforme aparecem e exatamente como funcionam no contexto da interface do usuário do Facebook. As Reações não podem ser usadas para fins criativos. Use as Reações apenas como uma coleção - não as use como ícones individuais ou como o destaque mais proeminente de sua estratégia de marketing.

Lista de Emoji do Facebook

Os emojis do Facebook aparecem para usuários do site do Facebook, do Messenger na web e do Messenger para Android. Os aplicativos do Facebook para Android e iOS utilizam emojis nativos de suas respectivas plataformas em vez das imagens de emojis do Facebook. A partir de março de 2019, o Facebook também promove o emoji da bandeira de orgulho transgender (Transgender Pride Flag emoji).

Reações

O Facebook fornece reações animadas em forma de "emojis" para postagens. As reações não correspondem a emojis específicos no padrão Unicode, mas se aproximam dos seguintes caracteres:

👍 Curtir = Polegar para cima

❤️ Amar = Coração batendo
😂 Haha = Rosto rindo
😯 Uau = Rosto surpreso
😢 Triste = Rosto chorando, mostrando uma lágrima
😡 Bravo = Rosto vermelho/bravo/menino birrento

O Facebook introduziu cinco novas reações, proporcionando uma camada adicional de engajamento para seus posts. Essas reações permitem que os usuários expressem uma gama mais ampla de emoções, aprimorando, em última instância, as interações na plataforma.

Novas Reações para COVID-19

Em março de 2020, o Facebook adicionou uma nova reação de emoji "Care", representando “Amor” ou “Carinho”, como uma opção adicional em resposta à COVID-19. Ele é exibido de maneira semelhante a um rosto abraçando um coração vermelho. Este emoji "Care" não está disponível como um emoji Unicode padronizado e só pode ser usado como reação a postagens no Facebook.

Emoticons e Adesivos

O Facebook tem uma implementação de emoticons que usa códigos específicos do Facebook para exibir um emoticon colorido, além de uma coleção de adesivos extensível.

Nos acostumamos tanto com os emojis como Reações no Facebook que é difícil lembrar como sobrevivíamos sem eles. Como usuário e/ou profissional de marketing, quais são suas experiências com as Reações do Facebook? Deixe-nos saber comentando no  Facebook, Twitter, ou LinkedIn!

Tradução do Original em Inglês: wsiworld.com.br

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