Nota da editora: Este post foi publicado originalmente em fevereiro de 2018 e foi atualizado com conteúdo adicional em janeiro de 2022.
Com toda inovação e com tanta distração que há no mundo digital, chamar a atenção do seu público-alvo é uma tarefa cada vez mais difícil. O marketing de conteúdo, vídeos e mídias sociais são soluções digitais importantes, mas todas tem uma coisa em comum: levam um tempo para agregar valor ao seu público-alvo e, por isso, não geram resultados rápidos.
No entanto, campanhas de publicidade online, bem administradas, são uma maneira rápida e eficiente para geração de leads e vendas para o seu negócio. Para ajudar você a entender melhor quais estratégias de mídias pagas usar – e quando usá-las – gravamos um vídeo sobre Como Aumentar Leads e Vendas com Publicidade Online:
1º Passo: Identifique os melhores métodos de buscas online
A principal vantagem que os profissionais de marketing têm é o acesso a uma quantidade gigantesca de dados sobre o público online (ou pelo menos aos grupos dos quais seus clientes participam). O segredo é usar esses dados para identificar os critérios de busca corretos para aplicar nas campanhas de publicidade online que você for fazer.
Detalhes como: localização, idade, interesses e atividades online (na Internet) são informações valiosas que as empresas podem usar não só para segmentar melhor seus anúncios, mas também para não ser invasivo. Muitos consumidores e público online desconfiam dos anúncios. Mas talvez seria justamente porque muitas vezes os anúncios são mal direcionados e/ou bastante invasivos? Enfim, como profissionais de marketing, podemos fazer melhor!
2º Passo: Faça Propaganda nas redes digitais mais indicadas
Quando falamos de publicidade em plataformas digitais, é impossível querer que uma única recomendação seja ideal para todas as empresas. A verdade é que a melhor plataforma onde seus anúncios devem aparecer é diferente para cada empresa. Se você tem uma ótima presença no Facebook e recebe bastante engajamento com seus posts, os anúncios do Facebook são sua melhor recomendação. Mas se você não tiver um público presente e bem ativo no Facebook, seus anúncios provavelmente não vão atrair muita gente.
Como acontece com muitas outras soluções de marketing digital, conhecer seu público-alvo é o primeiro passo e representa meio caminho andado para alcançar o sucesso.
3º Passo: Faça acompanhamento das suas campanhas
Fazendo o acompanhamento dos resultados das campanhas de publicidade digital, permitirá identificar quando determinadas palavras-chave, determinados horários ou determinado público-alvo selecionado não estiver dando certo. E quando estamos falando de uma estratégia de mídia paga, é essencial que possa interromper suas campanhas no momento em que estas deixem de gerar os resultados esperados – senão você só está desperdiçando seus recursos. Passe a acompanhar de perto os resultados das campanhas – esse trabalho adicional vai valer a pena!
4º Passo: Faça testes A/B
Da mesma forma que acompanhar os resultados das campanhas é importante, fazer teste A/B de palavras-chave, imagens e textos semelhantes é uma ótima maneira de maximizar o retorno das suas campanhas de mídia paga online. Se você tem duas palavras-chave que te atraem, não precisa adivinhar qual é a melhor – fazendo um teste A/B permitirá ver qual gera melhor resultado.
5º Passo: Desenvolva um Aplicativo
Desenvolver um aplicativo é uma maneira eficaz (e fácil) para aumentar o número de visitas para o site da sua empresa ou seus serviços. Peça um desenvolvedor de aplicativos para ajudá-lo a criar um que vai contribuir para o sucesso do seu negócio. Depois de configurá-lo, você precisa fazer com que os clientes queiram baixá-lo e depois contratem seus serviços. Você pode fazer isso com ofertas exclusivas, descontos ou algo mais que seus concorrentes não oferecem. Lembre-se que seu aplicativo precisa ser fácil de usar e ao mesmo tempo ser de valor para seus clientes ou possíveis clientes.
Dicas para atrair usuários a se interessarem pelo seu app:
-
Assegure que seu aplicativo gera uma boa experiência para o usuário (UE), pois as primeiras impressões são importantes, principalmente no mundo digital.
-
Seu aplicativo deve carregar rápido e não ter interrupções ou falhas.
-
Certifique-se que seu aplicativo é compatível com vários dispositivos móveis.
-
Certifique-se que o usuário tem acesso à área de suporte ou à opções de solucionem algum problema com o aplicativo ou seu site.
-
Faça sempre atualizações de rotina para manter o aplicativo atualizado e seguro.
6º Passo: Faça vídeos para YouTube e Vimeo
Vimeo e YouTube são plataformas online de vídeos com milhões de usuários e espectadores visitando-os diariamente. Você deve usar essas plataformas mais procuradas, pois podem contribuir para o seu negócio só aumentando as visualizações dos vídeos. Crie vídeos e os disponibilize para o seu público-alvo. Os vídeos podem ser feitos por você mesmo, sua equipe ou (para vídeos mais profissionais), um profissional especializado. Assegure que o conteúdo criado é de valor para o seu público-alvo ou crie vídeos relacionados diretamente com o seu negócio.
Exemplos de conteúdo de vídeo que pode criar:
-
Vídeos "Como fazer"
-
Tours virtuais do seu negócio ou empresa
-
Vídeos educadores
-
Vídeos de depoimentos ou dados sobre o negócio
-
Quaisquer eventos de desenvolvimento profissional da sua empresa
Não esqueça de direcionar o vídeo de volta para o site da sua empresa, incluindo a URL no seu vídeo ou na caixa de descrição, para aumentar os leads.
7º Passo: Crie um Blog
Criar um blog, ou guest post em outros blogs, pode ajudá-lo a publicar conteúdo mais representativo e interessante para o seu público. Os blogs relacionados a marketing digital podem fornecer informações úteis para as pessoas que procuram seus serviços de marketing, por exemplo. Juntamente com as informações fornecidas, os blogs também podem ajudá-lo a vender seus serviços e soluções, mostrando aos leitores por que eles devem entrar em contato com você e como você pode ajudá-los com marketing digital. Ao criar blogs em seu site, não se esqueça de adicionar palavras-chave relevantes para atrair clientes e vinculá-los ao seu site ou landing page.
Escreva um guest post
Bem, primeiro, você sabe o que são guest posts? São artigos de convidados, ou seja, quando uma pessoa obtém o aceite para escrever em um site ou blog do qual não é o dono, como convidado.
Escrever Guest post para outros blogs é uma estratégia de marketing popular que você pode usar para impulsionar seus negócios e aumentar as visitas ao seu site. Você precisa assegurar que o conteúdo que você oferece agrega valor ao site para o qual você está escrevendo e também seja relacionado com o seu negócio. Se você for criar um guest post, escolha um site ou blog que seja reconhecido - isso vai ajudar a promover sua marca, como sendo uma empresa confiável e bem-sucedida, o que, em troca, ajudará você a gerar leads de melhor qualidade.
8º Passo: Ofereça auditorias sem custo
Oferecer auditorias grátis para empresas ou potenciais clientes permite fazer com que vejam como os seus serviços de marketing digital são valiosos. Você é quem vai decidir se vale a pena ou se é conveniente fazer uma auditoria da performance digital de uma empresa, analisando você mesmo os dados ou adotando determinadas ferramentas disponíveis. De qualquer forma, realizar auditoria é essencial para qualquer negócio digital ter sucesso. Quando terminar de acumular todas as informações necessárias, prepare um relatório em PDF com suas descobertas. Essas descobertas devem incluir recomendações e principais mudanças a serem adotadas. E, finalizando, faça um resumo de como você pode ajudar a empresa a atingir suas metas de marketing digital.
Se for oportuno, você pode agendar uma videochamada ao vivo com clientes em potencial para discutir as principais áreas que precisam ser trabalhadas. Se reunir com clientes pessoalmente ou por videochamada pode contribuir para que forneçam mais informações para a sua auditoria enquanto ao mesmo tempo promove seu negócio, seus honorários, além de tirar qualquer dúvida que o cliente possa ter. Também vai ajudar a marcar reunião de follow-up e detalhar investimentos para serviços necessários quando o cliente estiver interessado em serviços adicionais.
9º Passo: Crie Acesso a Conteúdo Restrito
Acesso à conteúdo restrito é uma estratégia de marketing bastante eficaz para estimular visitas ao seu site a tomarem uma decisão. Para obter leads disponibilizando conteúdo restrito, você precisa criar conteúdo que atraia e que seja de qualidade para incentivar seus contatos a darem seus nomes e e-mails em troca desse material. Você também pode oferecer conteúdo restrito pedindo aos contatos que sigam seus canais nas mídias sociais ou que compartilhem seu conteúdo, em troca de acesso ao material.
Exemplos de Conteúdo Restrito:
- Download de links de acesso para um checklist
- Download de links de acesso para eBooks ou White Papers
- Links para webinars
- Links para cursos e tutoriais
- Links para demonstração de seus serviços personalizados
- Descontos ou vouchers para seus serviços
- Links no seu feed/stories nas mídias sociais
10º Passo: Disponibilize as Ferramentas que seu público-alvo precisa
Trabalhar em marketing digital pode ser difícil sem as ferramentas certas. As empresas estão sempre procurando ferramentas de marketing digital para ajudá-las a otimizar as suas campanhas de marketing. Para obter leads qualificados, você pode oferecer aos contatos ou possíveis clientes que visitam seu site ferramentas digitais para ajudar a ampliar seus negócios.
As ferramentas que você deve oferecer tem que ser o que público-alvo precisa. Um exemplo de uma ferramenta útil pode ser uma plataforma que ajuda nos motores de busca (SEO) para que as empresas possam acompanhar a evolução das campanhas nas mídias sociais. Criar blogs também pode vir a ser útil, pois você pode criar conteúdo relacionado a ferramentas alternativas de marketing e vincular esse conteúdo à uma terminada página do seu site.
11º Passo: Promova Eventos
Eventos online pode ajudá-lo a aumentar as oportunidades de leads para o seu negócio. Os eventos online não precisam ser grandes e, como a pandemia nos ensinou, o marketing online pode ter sucesso em um palco virtual. A ideia por trás do marketing de eventos online é atingir o público-alvo certo e, com isso, fortalecer a sua marca. Um exemplo de evento seria um webinar online grátis aplicando boas ferramentas de marketing digital. Nesse evento, você não apenas oferece informações úteis para as empresas participantes, mas também mostra como sua empresa pode ajudá-las.
12º Passo: Medir, Melhorar, Repetir
Existem muitas alternativas diferentes de publicidade online. Mas só existe uma maneira de descobrir se as ações de link patrocinado, mídias sociais ou vídeos são as melhores para sua empresa: experimente todas elas, meça os resultados e os avalie. Que vença a melhor solução adotada.
Se você deseja obter mais informações sobre marketing digital ou gostaria de uma ajuda profissional na implementação de campanhas de publicidade digital, entre em contato com um consultor de marketing digital WSI!