Nota da editora: Este blog foi originalmente publicado em janeiro de 2019 e está atualizado com novos conteúdos e informações pertinentes a 2021.
Está na hora de reforçar suas campanhas de e-mail marketing para 2021. Com as caixas de entrada de e-mails das pessoas transbordando continuamente com incontáveis e-mails de empresas e marcas como a sua, você precisa pensar em maneiras de se destacar nessa multidão.
O e-mail marketing continua sendo uma solução extremamente poderosa para nutrir leads, promover engajamentos contínuos, construir relacionamentos com clientes e gerar conversões de leads. Uma estratégia bem elaborada é essencial para assegurar que você obtenha os resultados desejados. Como o seu mercado, bem como as soluções de marketing e tecnologias, vem mudando continuamente, suas estratégias terão que mudar a cada ano para acompanhar as novas tendências.
Aqui estão algumas recomendações e orientações que você pode levar em consideração na elaboração de suas estratégias de e-mail marketing em 2021:
1. Conheça seu Cliente e seus Interesses
Uma estratégia de e-mail marketing que gera resultado começa com o quão bem você conhece seu público-alvo. Para oferecer e-mail marketing que vai atrair seu público-alvo, em 2021, faça primeiro uma pesquisa. Se você ainda não estiver fazendo isso, é hora de começar a coletar os dados e criar perfis do seu público-alvo antes de criar e implementar sua estratégia de e-mail marketing.
Lembre-se de que você é o especialista - você deve saber tudo sobre o seu público-alvo; desde o comportamento do consumidor até aquilo que o atrai, para fazê-lo querer comprar seu produto ou serviço. A partir daí, você poderá avaliar diferentes táticas de atração para interagir com ele por meio de uma comunicação por e-mail mais coerente orientando-o ao longo da sua jornada.
2. Conheça as principais técnicas de Conteúdo
O envio de e-mail marketing que atrai seu público-alvo requer um bom conhecimento das principais técnicas de criação de conteúdo. Se você deseja enviar excelentes e-mails que vão ajudar a nutrir seus leads, aqui vão algumas orientações e sugestões a serem seguidas quando for escrever o conteúdo do seu e-mail, começando pela linha de assunto até o corpo do e-mail:
Título do Assunto
Um título de assunto eficaz é componente essencial para um e-mail atrair seu público. O título de assunto atua como o guardião e, se não chamar a atenção inicial do seu público, provavelmente não vão abrir nem ler o conteúdo do seu e-mail. Para descobrir quais títulos de assunto funcionam melhor para suas campanhas de e-mail, tem que analisar os resultados dos testes A / B. O teste A / B permite que você teste diferentes títulos de assunto para ver quais tem as melhores taxas de abertura. O teste é fundamental e garante que seus esforços de e-mail marketing não sejam desperdiçados.
Outra dica para escrever um título de assunto eficaz é personalizar sempre que possível. E-mails mais personalizados tendem a ter um resultado melhor do que aqueles que não são. E-mails personalizados e bem segmentados podem gerar taxas de abertura e cliques bem mais altos.
Visual
Incluir uma variedade de recursos visuais é uma forma eficaz de atrair e envolver seu público-alvo. Incorporar elementos visuais como imagens, GIFs, infográficos, memes e até vídeos pode ajudar a influenciar seu público. Os recursos visuais também ajudam a separar partes de muito texto em suas campanhas de e-mail marketing e são também uma ótima maneira de interagir com as pessoas (especialmente aqueles que adoram vídeos). Use os elementos visuais mais recomendados, para apresentar a sua marca, pois terão um papel importante no envio de e-mails que vão chamar atenção, em 2021.
Call-to-Actions
Não deixe de usar uma linguagem de ação e ser bem claro e conciso no corpo de seus e-mails. Pois, no final das contas, você deseja que seu público-alvo tome uma decisão depois de ler seu e-mail. Seu objetivo é conduzi-los para a próxima etapa da jornada do cliente.
No final do dia, certifique-se de que o texto do seu e-mail esteja alinhado com o título do assunto para garantir que os leitores clicarão no e-mail. Concentre a atenção no leitor com uma mentalidade de "o que você ganha com isso"; fale sobre como eles se beneficiarão de seu produto ou serviço e o que você pode oferecer a eles. Não se esqueça de adicionar seu próprio talento e personalidade para refletir sua marca nesse e-mail!
3. Faça uma Segmentação da sua Lista de e-mails
A segmentação é mais importante do que nunca porque nem todo o seu público têm as mesmas necessidades e interesses. Enviar exatamente o mesmo e-mail para todos da sua lista de mala direta, não é eficaz, especialmente quando queremos alavancar a conversão de leads. Isso porque eles provavelmente estão em estágios diferentes do seu funil de marketing e vendas; alguns podem ter acabado de entrar no funil e alguns podem estar mais perto da tomada de decisão de compra final do seu produto ou serviço. No e-mail marketing também é importante compreender e compartilhar a experiência que seus futuros clientes esperam.
Como resultado, segmentar sua lista de e-mail ajudará a entregar um e-mail marketing bem mais atraente este ano. Pense em diferentes táticas de atração que ajudarão a direcionar seu público, segmentado com base em que etapa da jornada do cliente que eles se encontram. Para uma lista segmentada de pessoas que acabaram de entrar no funil de vendas, você provavelmente se comunicará com elas mudando suas mensagens para que sejam mais focadas na conscientização. Por outro lado, para uma lista segmentada de pessoas que estão mais perto do fim do funil de vendas, você provavelmente vai querer adaptar seus e-mails para serem mais orientados para a tomada de decisão, uma vez que estão se aproximando da decisão de compra. Elabore e adapte o e-mail para que seja relevante e direcionado ao seu público específico.
4. Otimize seus e-mails para mobile
Em 2020, 50% de todo o tráfego do site em todo o mundo foi gerado por meio de dispositivos móveis. Outra maneira de oferecer e-mail marketing, que mais atrai, em 2021, é otimizar seus e-mails para que seja compatível com dispositivos móveis. Agora, é sabido que o web design responsivo tem que ser parte integrante de uma estratégia de marketing mobile. De acordo com o Hubspot, 48% dos e-mails são abertos em dispositivos mobile.
Para assegurar que o e-mail marketing esteja otimizado para mobile, aqui estão alguns itens a serem considerados:
- Mantenha os títulos de assunto curtos
- Mantenha os e-mails concisos e evite textos longos demais
- Use recursos visuais para segmentar textos longos
- Use um tamanho de fonte fácil de ler
- Coloque CTAs e botões no meio da página
5. Automação de Marketing
Você já pensou em introduzir automação de marketing em sua estratégia de e-mail marketing? Você não só pode usar a automação de marketing para criar um fluxo contínuo de leads para a sua empresa, como também pode com automação diminuir o volume de trabalho manual para que você possa se concentrar em outros aspectos de sua estratégia de marketing.
A automação de marketing pode ajudar a converter seus potenciais clientes em clientes leais. Em vez de simplesmente enviar mensagens de vendas intermináveis para a sua mala-direta de contatos, a automação de marketing pode ajudá-lo a disponibilizar informações relevantes ao seu público-alvo. Dessa forma, eles têm mais chance de absorver as informações sobre o seu produto ou serviço, construindo um relacionamento mutuamente benéfico.
Um outro aspecto da automação de marketing é o uso de campanhas contínuas de e-mail marketing. Essas campanhas são, essencialmente, sequências programadas de e-mail marketing baseados em gatilhos. O que isso significa? As campanhas automatizadas ajudam a enviar as mensagens certas nas horas certas. Dependendo de certas ações ou comportamentos dos seus possíveis clientes, a automação de marketing permite a comunicação contínua, por e-mail, para levá-los ao longo da jornada do cliente, atraindo uma porcentagem maior de conversão de leads. Com certeza, vale a pena ver como criar uma campanha automatizada de e-mail marketing que atrai negócios efetivos. Há vários softwares de automação de marketing que podem ajudar você nesse início (por exemplo, Hubspot, Mailchimp, etc).
E-mail Marketing no meio da Recuperação do COVID-19, em forma de K
Além desses princípios básicos de e-mail marketing, em 2021 precisamos lembrar também que, como resultado do COVI|D-19, o mundo e a economia passaram por mudanças irreversíveis. Um ano após o início da pandemia, os economistas estão prevendo o que é conhecido como uma recuperação em forma de K, para a economia global. Uma recuperação em forma de K é aquela em que alguns setores começam a crescer novamente, enquanto outros ficam para trás ou mesmo continuam a recuar. As práticas de marketing, incluindo soluções de e-mail marketing, tiveram que ser adaptadas ao longo do ano passado para acompanhar as mudanças drásticas provocadas pela pandemia. Em 2021, o COVID-19 continua a impactar as estratégias de marketing e orçamentos das empresas. A doença e as diversas ações tomadas para combatê-la afetaram diferentes setores de negócios. Alguns prosperaram e outros foram forçados a fechar para sempre. Durante a recessão, o marketing acompanhou naturalmente os vários movimentos dessas indústrias, e continuará a fazê-lo durante a sua recuperação também.
Uma vez que não é muito claro nem previsível como que cada setor irá progredir no futuro próximo, com certeza não pode haver mais soluções de marketing "iguais para todos" - se é que alguma vez existiram. Cada negócio e setor terá que analisar seu conjunto especial de oportunidades e desafios e selecionar táticas que sejam particularmente adequadas a eles.
Tendências de E-mail Marketing para 2021
Considerando a curva de recuperação da economia, em formato de K, é óbvio que cada setor terá seu próprio conjunto de tendências em função do seu caminho de recuperação. Alguns estarão promovendo uma tendência de crescimento ascendente, enquanto outros terão que agir de forma cautelosa e tentarão reverter uma curva descendente. Isso torna difícil prever quais serão os padrões mais comuns de e-mail marketing para 2021, em todos os setores. Dito isso, há várias tendências crescendo que provavelmente impactarão as soluções de e-mail marketing em toda a economia.
1. Inteligência Artificial aplicada no E-mail Marketing
Muitas empresas e profissionais de marketing ainda não têm certeza de como a IA afetará o e-mail marketing. Há anos sabemos que o segredo de um marketing digital eficaz está na coleta e na interpretação dos dados. No entanto, uma vez que vivemos em uma era de 'big data' (a palavra 'big' não mede apenas a escala de quantos dados estão sendo criados, coletados e agrupados a cada segundo), nenhuma equipe de marketing tem capacidade de processar TODAS as informações disponíveis e usá-las para definir suas estratégias. No entanto, a IA tem capacidade de processar esses dados e fazer ajustes extremamente precisos e eficazes nas campanhas de e-mail marketing. A IA pode fazer segmentação de listas e análise de conteúdos muito melhor do que qualquer ser humano. Usar IA para otimizar o marketing será essencial em 2021 e depois.
2. Hiper Personalização de E-mail Marketing
Em seus esforços para usar o e-mail marketing para gerar mais leads e aumentar as vendas, os profissionais de marketing trabalham, há muito tempo, tentando tornar suas campanhas de mala direta mais personalizadas possível. Em 2021, com o uso de IA, essa personalização será aperfeiçoada. A redução do número de e-mails mal direcionados - e, portanto, ignorados ou excluídos - será uma prioridade para os profissionais de marketing. Isso vai acontecer criando e-mails que ao serem lidos o público-alvo vai sentir que foi direcionado especificamente a ele. Títulos de assunto personalizados, mensagens de aniversário, e-mails criados com base em comportamentos do consumidor ou sob medida de acordo com o segmento de mercado que busca atingir, são alguns dos métodos adotados para isso.
3. Automação de E-mail Marketing: A força das Campanhas
Uma campanha em fases ou etapas é uma estratégia de e-mail marketing que usa uma sequência de e-mails acionados com base no comportamento do público-alvo, em vez de e-mails únicos e genéricos. Essas campanhas impulsionadas por IA submetem e-mails em resposta ao comportamento do público-alvo, em vez de enviá-los sem nenhum motivo, como os antigos e-mails de spam que simplesmente não fazem nada além de irritar os consumidores. Os assinantes têm um melhor senso de comunicação direta com a marca, bem como também sentem que têm um melhor controle da sua caixa de entrada.
4. Conteúdo Gerado pelo Usuário
Mais e mais empresas estão aproveitando o conteúdo gerado pelo próprio usuário (User Generated Content - UGC), como avaliações e depoimentos. Cerca de 82% dos consumidores afirmam que esse tipo de conteúdo é muito útil e os ajuda a tomar decisões de compra. Ao usá-los em suas campanhas, você fomenta a confiança em sua marca, adiciona variedades ao conteúdo e melhora sua capacidade de geração de leads.
5. E-mails Interativos
E-mails interativos não são novos, mas serão algo que veremos mais ainda no próximo ano. Eles são uma maneira excelente de aumentar o engajamento do leitor e gerar leads mais qualificados. Algumas das técnicas mais comuns incluem carrosséis de imagens interativas, botões animados e CTAs, pesquisas e UGC.
6. E-mail Re-design
A estética deve sempre seguir a função. O layout do e-mail deve ser projetado para facilitar a leitura e a interação. Visto que mais e mais pessoas estão lendo seus e-mails pelo celular, a otimização mobile não é mais uma opção para e-mail marketing no próximo ano. Layouts organizados e fáceis de ler são importantes, assim como o uso de cores brilhantes e fortes que atraem e retêm a atenção dos leitores.
7. Priorize a Privacidade
A atenção à privacidade dos dados é fundamental em 2021. Os consumidores têm um nível muito baixo de confiança na capacidade e disposição das marcas em manter seus dados seguros. Todos os profissionais de marketing devem se familiarizar com a legislação recente sobre privacidade de dados, bem como dar ao cliente o direito de cancelar uma assinatura da forma mais simples possível.
8. Atenção às Caixas de Entrada dos Destinatários
Além da importância de dar atenção à privacidade, é importante a atenção às caixas de entradas de e-mails de seus leitores. Existem poucas coisas menos propensas a afastar clientes em potencial do que envios contínuos de e-mail de spam. Se você enviar muitos, eles vão acabar excluindo e ignorando seus e-mails e, consequentemente, esquecerão a sua marca. O sucesso de uma campanha de e-mail vai depender de você estar ou não levando em consideração as caixas de entrada do seu público-alvo. Busque a qualidade em vez da quantidade e seja mais estratégico e focado na criação dos seus e-mails.
9. Consciência Social Renovada
Empresas que comprovadamente se dedicam a causas sociais certamente marcarão pontos com seu público-alvo. No entanto, essas causas não devem ser defendidas com o objetivo de apenas ganhar pontos - os consumidores vão detectar a falta de autenticidade a um quilômetro de distância. As empresas devem escolher as causas que são importantes para elas e depois compartilhá-las com seu público. Comunique seus esforços em suas campanhas de e-mail e as pessoas responderão.
10. Capacidade de envio de E-mail avançada para maximizar o engajamento
Os recursos para envio de e-mails não incluem apenas a capacidade de enviar seu conteúdo para mais e mais pessoas. Além da capacidade de envio em massa, os recursos avançados também devem permitir que você acompanhe os resultados de suas campanhas e aumente cada vez mais o engajamento do público-alvo. Em 2021, os profissionais de marketing usarão as soluções disponíveis para obter informações sobre seus e-mails, que você poderá usar mais ainda no próximo envio. Você pode coletar dados sobre coisas como:
- Razões pelas quais um e-mail não chegou ao destinatário
- Notificação quando uma mensagem é entregue
- Notificação se uma mensagem for aberta
- Quais dos links e CTAs em seu e-mail geraram resposta
- Notificação quando os destinatários cancelam a inscrição ou enviam o e-mail para a pasta de spam
11. Redescobrindo o valor do e-mail com texto mais simples
Acredite ou não, um e-mail com texto mais simples à moda antiga pode ser muito eficaz. Enviar e-mails com texto informativos e diretos e omitir imagens, hiperlinks, botões e assim por diante permite que você se concentre no conteúdo e na personalização, garanta a capacidade de entrega e torne seus e-mails acessíveis em todas as tecnologias, desde desktops até relógios inteligentes.
Conclusão
Se um de seus objetivos é criar campanhas de e-mail marketing mais atraentes e chamativas este ano, espero que essas dicas e diretrizes tenham lhe dado uma ideia geral de por onde começar. Não se esqueça de que também existem muitas ferramentas e recursos que podem ajudá-lo a atingir seus objetivos com e-mail marketing. Soluções de automação de marketing como Hubspot e Mailchimp é um bom ponto de partida se você estiver realmente procurando mergulhar de cabeça para atingir esses objetivos! Você também pode encontrar vários modelos de e-mail para elevar o aspecto visual de seu e-mail marketing para um outro nível. No final do dia, mantenha-se organizado e planeje com antecedência para se posicionar na frente nessa corrida do e-mail marketing em 2021!