O Metaverso está se tornando, rapidamente, um elemento essencial do marketing digital.
A Coca-Cola vendeu seus primeiros colecionáveis NFT (Non-Fungible Token) em 2021, com a arrecadação beneficiando a Special Olympics International - e o lance vencedor no leilão online chegou a $ 575.884 USD. E a Coca-Cola não está sozinha; outras grandes marcas que estão investindo em plataformas metaverso incluem marcas como Samsung, Nike, Adidas, Gucci, Louis Vuitton, Burberry e a casa de leilões Sotheby’s.
(Para mais informação, você pode saber como as marcas estão adotando o metaverso assistindo a apresentação do nosso cofundador em um evento recente da Springboard!)
Embora os videogames representem hoje as principais atividades do metaverso, outras não relacionadas com jogos populares em videogames incluem recriações virtuais de eventos sociais e de vivência. Segundo pesquisa, 28% dos adultos em todo o mundo estão interessados em assistir a shows musicais virtuais. Fortnite, Roblox, The Sandbox e Decentraland são onde os futuros clientes participarão de casamentos, aniversários, formaturas e shows.
Logo, embora definitivamente há uma forma de uso para o metaverso, você conhece o suficiente sobre seu público-alvo para saber se ele o está pesquisando por conta própria? Se sim, a publicidade do metaverso deve, sem dúvida, fazer parte de sua estratégia de marketing digital.
O que é marketing no metaverso
Para entender o que vem a ser marketing no metaverso, é preciso conhecer o metaverso e quem é seu público.
Então, o que é o metaverso? É uma realidade estendida onde os mundos físico e virtual se fundem para influenciar a maneira como as pessoas compram, socializam, aprendem, se divertem, trabalham e se comunicam umas com as outras. As pessoas são representadas no metaverso por seus avatares, uma versão digital de si mesmas. De acordo com uma pesquisa com empresas que já investiram no metaverso, o público-alvo principal é a geração milênio, a geração Z e homens.
Fonte: Porque você deve dar atenção à entrada do Facebook no metaverso?
Como você vende para um ambiente digital que está sempre ativo, aberto a qualquer pessoa e repleto de conteúdo gerado pelo usuário? De acordo com Dr. Louis B. Rosenberg, pioneiro em realidade aumentada e virtual e inteligência artificial, marketing no metaverso deve ser natural, pessoal e intuitivo. Esse tipo de marketing fará a transição da mídia plana, como texto, imagens e vídeo, para a mídia imersiva, onde experiências naturais e intuitivas são injetadas no ambiente do usuário. A publicidade pode assumir a forma de colocações de produtos virtuais (Virtual Product Placemente - VPPs) e porta-vozes virtuais (Virtual Spokespeople -VSPs).
Formas inovadoras de usar o metaverso
Segundo a McKinsey, os consumidores tendem a perceber as marcas presentes no metaverso como inovadoras, portanto, os padrões para oferecer experiências inovadoras são altos.
A comunicação do marketing no mundo virtual é diferente. Os usuários querem uma experiência imersiva envolvendo o conteúdo na primeira pessoa, uma experiência pessoal em vez do papel de terceira pessoa que desempenham no atual ambiente de marketing digital. Quais são algumas das formas inovadoras de navegar no metaverso?
Painéis virtuais. Coloque anúncios em outdoors virtuais e ofereça instalações e eventos de marcas com os quais os usuários possam interagir.
Disponibilize itens colecionáveis. No exemplo anterior, a Coca-Cola disponibilizou colecionáveis NFT. Como sabemos que as pessoas gostam de colecionar coisas no mundo real, ofereça ativos ou itens de edição limitada que eles só podem acessar e coletar no metaverso.
Faça colocações de produtos virtuais (VPPs). VPPs são produtos disponibilizados para um público-alvo em um horário ou local específico onde apenas eles podem acessá-lo, mesmo que haja pessoas ao seu redor no mundo virtual.
Use porta-vozes virtuais (VSPs). Os VSPs são avatares baseados em inteligência artificial que se envolvem com os usuários em uma conversa promocional.
Crie experiências com comunidades existentes. Como o metaverso é um espaço natural, pessoal e imersivo, co-crie experiências com comunidades existentes ativas em seu metaverso.
Quando uma marca pretende desempenhar um papel no metaverso, ela deve planejar proativamente os riscos estabelecendo regras básicas de engajamento desde o início. No metaverso, os eventos acontecem em tempo real e são mais imersivos, portanto, todos devem ter clareza sobre quais são as regras sobre segurança do usuário, desinformação, privacidade de dados, gerenciamento de propriedade intelectual e experiência do cliente.
Experimentar é chave
O rapper Snoop Dogg construiu seu próprio Snoopverse em The Sandbox, com uma coleção NFT chamada “The Doggies”, uma escolha de avatares, passes especiais, um jogo e até um videoclipe acontecendo no universo. O conteúdo promocional e as estratégias de marketing criadas para o metaverso devem ser únicas, e experimentar é a chave para descobrir o que funciona para sua marca.
Crie experiências que atraiam seu público-alvo, mas defina a melhor forma de equilibrar o marketing do mundo real com experiências imersivas e ações do mundo real que complementam o metaverso. Uma pesquisa do J.P. Morgan indica que anualmente US$54 bilhões são investidos em bens virtuais. Avalie diferentes oportunidades de metaverso para ver como o marketing digital pode gerar receita para sua marca, vendendo a versão digital de um produto, um NFT ou uma ação no mundo real.
O sucesso no marketing digital é medido por métricas como número de visitas, conversões, compartilhamentos, curtidas e muito mais. Essas métricas são irrelevantes no mundo virtual e as empresas devem repensar como o sucesso do marketing deve ser medido quando entram no metaverso.
Metaverso veio para ficar
O metaverso pode parecer pouco plausível e irreal para alguns. Mas os investimentos feitos por marcas conhecidas, os números de vendas de produtos virtuais, os quase três bilhões de jogadores de videogame e a mudança de marca feito pela empresa controladora do Facebook para Meta significam que o metaverso veio para ficar. O que esperamos que aconteça para justificar essa afirmação?
- A geração do milênio e a geração Z esperam fazer transações em mundos virtuais futuros como um grupo crescente de consumidores geradores de renda.
- Embora ainda haja muitas restrições técnicas a serem superadas antes que o metaverso fique totalmente popular, os avanços tecnológicos, como a computação em nuvem e a rápida adoção do 5G, estão melhorando esse acesso. O custo de produção de hardware de realidade aumentada e virtual, como os headsets Oculus Quest 2 da Meta, também está diminuindo.
- O crescimento do marketing de influenciadores por criadores de conteúdo individuais nas mídias sociais significa que o engajamento e o marketing da marca estão se tornando mais voltados para o consumidor. Esses influenciadores provavelmente irão para o metaverso para criar experiências envolventes lá também.
SEO e o Metaverso
O Google já está se adaptando às novas realidades de busca com seu Google Lens, onde uma imagem (em vez de palavras) é usada para encontrar um produto ou serviço. Agora você pode usar realidade aumentada (AR) para colocar objetos 3D em seu próprio espaço diretamente da busca online e usar a Live View no Google Maps, com direções sobrepostas na visualização que você vê. As imagens são o conteúdo principal no metaverso, e, no futuro próximo, a busca visual desempenhará um papel fundamental na otimização dos mecanismos de busca (SEO), portanto, os profissionais de marketing devem começar a incluir metaverso em seu planejamento de marketing digital.
Conclusão
A WSI é a maior e mais experiente rede de agências de marketing digital do mundo. Temos mais de 25 anos de experiência e apoiamos mais de 100.000 marcas em vários setores. Se você tiver dúvidas sobre o metaverso ou qualquer assunto relacionado ao marketing digital, não deixe de conversar com um dos profissionais da WSI. Fale conosco hoje.