Você gostaria de saber como usar aplicativos de IA para elaborar a sua estratégia de marketing digital?
Você não está sozinho. Os aplicativos de inteligência artificial (IA) disponíveis e fáceis de usar surgiram em 2022 e essas soluções continuam crescendo rapidamente em 2023.
Com o lançamento do ChatGPT, em 30 de novembro de 2022, muitos profissionais de marketing começaram a adotá-lo. Essa solução de IA continua dominando as manchetes. Enquanto as pessoas debatem como usá-la, comentam sobre seu nível de precisão e discutem se ela vai mudar ou não a maneira como trabalhamos e usamos a Internet.
A tecnologia, embora ainda esteja na sua infância, já está bastante avançada.
Nesse nosso post não queremos ficar focados simplesmente nesses pontos existenciais. A verdade é que aplicativos como o ChatGPT podem ajudar os profissionais de marketing a serem melhores e mais eficientes em seus trabalhos.
Você pode querer saber como exatamente os aplicativos de IA podem ajudar as equipes de marketing a melhorar e otimizar suas estratégias digitais e seus processos de trabalho. Vamos descobrir mergulhando mais a fundo no mundo dos aplicativos de IA, como ChatGPT e Jasper.
Conteúdo de IA é qualquer tipo de conteúdo digital criado ou curado por um aplicativo de IA. Pode produzir o seguinte.
O valor da IA vem de sua capacidade de aprender por meio da experiência, ou aprendizado de máquina (“machine learning"). Um programa de computador usa um algoritmo para fazer o seguinte:
Ao contrário das tarefas de redação tradicionais, a produção de conteúdo gerado pela IA é mais rápida do que o trabalho manual. Treinar o programa com dados suficientes resultará em centenas de textos de conteúdo personalizados.
O texto gerado é uma das formas mais comuns de conteúdo de IA. Uma ferramenta de IA pode ser desenvolvida para produzir posts de mídias sociais, ou artigos e descrições de produtos. O algoritmo de IA analisa grandes conjuntos de dados (ou seja, posts publicados anteriormente nas mídias sociais ou blogs que você escreveu) para entender qual composição e estilo você precisa. Em seguida, ele usa essas informações para criar um texto exclusivo que corresponda ao estilo e à composição sem duplicar o conteúdo.
Você também pode usar IA para criar imagens e vídeos. Primeiro, faça o algoritmo de IA examinar várias fontes de vídeo ou imagens. Em seguida, ele criará conteúdo exclusivo para usar nas suas ações de marketing. Semelhante ao conteúdo escrito, a tecnologia de IA produz novas imagens e vídeos em estilo e conteúdo semelhantes, mas não idênticos a nenhuma das fontes pesquisadas.
Você precisa de ajuda com atendimento ao cliente ou talvez precise de conteúdo relacionado com imóveis? Considere o uso de IA para formas interativas de conteúdo. Você pode tentar usar chatbots ou soluções de realidade virtual.
Um tipo específico de programa de computador, os chatbots podem entender e responder aos humanos em tempo real. Você pode usá-los em seu site para compras on-line ou atendimento ao cliente. Use a tecnologia de realidade virtual quando precisar substituir experiências físicas. Isso pode funcionar, por exemplo, para um corretor de imóveis permitir um cliente em potencial a percorrer um imóvel.
A IA ajuda os profissionais de marketing nos seguintes aspectos:
.
A tecnologia usa o algoritmo para analisar as preferências do cliente, para que você possa criar uma cópia mais personalizada que atenda às suas necessidades. Com isso você deve atrair maior participação nas suas campanhas de marketing. Prospects e clientes se sentirão mais conectados com sua empresa, produtos e serviços.
Pense em maneiras de usar a IA para identificar as tendências do seu setor. Como você pode criar novas campanhas em torno dessas tendências de forma mais rápida do que seus concorrentes? Um ponto positivo da IA é sua capacidade de analisar recursos de dados extensos de uma só vez. Sua responsabilidade passa a ser de extrair dados e descobrir insights tomando por base os resultados da sua ferramenta de IA à medida que ela capta informações de várias mídias sociais, analisa os dados de clientes e os comentários obtidos de artigos publicados.
Você deve também tentar usar IA para melhorar as campanhas existentes. Use tecnologia avançada para analisar estratégias de marketing específicas. Acerte sua estratégia ao longo do tempo com ajustes tomando por base os dados coletados. Você provavelmente terá um crescimento no número de leads, vendas e receita de uma forma geral.
ChatGPT é um poderoso aplicativo de IA que pode ajudá-lo a criar estratégias digitais e de SEO bem-sucedidas. Mas lembre-se que o ChatGPT é tão bom quanto as informações que você disponibiliza para ele coletar. Você precisa usar comandos de forma eficaz para produzir os resultados desejados. É importante também saber que pode levar tempo até aprender como usar essas ferramentas da melhor maneira para ter sucesso.
Uma das formas mais comuns de usar o ChatGPT é na criação de conteúdo. Isso é muito importante para elaborar uma estratégia de marketing digital bem-sucedida. Use-o para criar posts de blog de forma rápida e fácil. Analise dados sobre temas relevantes para o seu público. Procure padrões na linguagem e no tom do conteúdo de sucesso.
Ao longo do tempo você vai poder dar ao ChatGPT comandos melhores para que ele identifique novos tópicos que contribuirão para gerar posts de qualidade para o seu blog. À medida que isso for melhorando, você vai poder economizar um bom tempo e esforço e não gastará mais tantas horas pesquisando e escrevendo cada post.
Outra vantagem do ChatGPT é que você pode criar mais alternativas de campanhas de marketing de conteúdo. Use conteúdo gerado com IA para criar títulos atraentes e metatags compatíveis para seu SEO. Isso ajudará a aumentar o tráfego orgânico.
Conteúdo de IA também inclui revisar conteúdo existente com novas formas, como vídeos ou infográficos. Veja ferramentas de IA para vídeos onde convertem posts de blog em vídeos gerados com IA para criar um canal no YouTube. Ou você pode usar seu conteúdo escrito para instruir as ferramentas de imagem de IA a criar arquivos de imagem relacionados com artigos de blog e posts de mídias sociais.
Outras ferramentas de IA podem ser usadas em conjunto com o ChatGPT. Uma ferramenta de conteúdo de IA a ser considerada é o Jasper. Ele oferece várias opções, como conteúdo baseado na estrutura de Atenção, Interesse, Desejo e Ação (AIDA) ou escrever parágrafos de conclusão do blog.
Jasper também oferece modelos para reunir descrições do YouTube e da Amazon, resumos de posts de blog, biografias de empresas, seções de perguntas frequentes (FAQ), cópia do Google Business Profile ou mini cartas de vendas com vídeos. Ou use Jasper para criar posts de blog completos.
Copy.ai pode ajudá-lo a escrever posts de blog de forma mais rápida, escrever e-mails atraentes ou criar posts de mídias sociais bastante engajados.
Aqui estão algumas outras ferramentas de IA para experimentar:
O que assusta um pouco é o receio de que ChatGPT substitua os trabalhos de marketing e criação de conteúdo. A verdade é que esta ferramenta (como qualquer outra!) é tão boa quanto a pessoa que a opera. Então, o que ChatGPT pode fazer? Essa IA para profissionais de marketing pode ajudar você e sua equipe de marketing a se tornarem mais rápidos e eficientes em cada campanha de marketing. Portanto, não se preocupe em ser substituído; se preocupe mais em como você pode aproveitar essas ferramentas de IA para tornar sua equipe de marketing enxuta e eficaz!
Entre em contato com nossa equipe de profissionais de marketing digital da WSI e obtenha mais informações sobre IA e sua estratégia de SEO.