A inteligência artificial está revolucionando o marketing digital. Essa tecnologia em constante desenvolvimento afeta todas as táticas de marketing, desde o conteúdo até a otimização para motores de busca (SEO). Uma vez que melhorar o ranking nos motores de busca é um dos objetivos mais importantes do marketing, vamos focar em como a IA e o SEO podem trabalhar juntos.
O SEO impulsionado por IA tem o poder de gerar excelentes resultados, trabalhando com precisão e eficiência que nenhuma equipe de marketing conseguiria alcançar sem uma ajuda tecnológica.
No entanto, os benefícios que a IA oferece aos profissionais de marketing vão além da análise e métricas. De acordo com uma pesquisa realizada pela HubSpot, os profissionais de marketing afirmam que a IA oferece pelo menos três vantagens:
Ao mesmo tempo, a IA também apresenta vários desafios para os profissionais de marketing. A questão não é apenas como usar ferramentas de IA para o marketing digital, mas também como criar e otimizar conteúdos de marketing para motores de busca que agora são impulsionados por IA.
O SEO impulsionado por IA é uma estratégia de otimização conduzida pela inteligência artificial. A IA é utilizada para otimizar páginas da web com o objetivo de alcançar classificações mais altas nos resultados dos motores de busca. Ferramentas de IA podem analisar páginas com considerável precisão, fornecendo recomendações para melhorar o ranking. Algoritmos avançados, machine learning e processamento de linguagem conseguem processar grandes volumes de páginas e o conteúdo que elas contêm, gerando resultados precisos em segundos. A velocidade e precisão desses processos significam que você pode otimizar suas páginas muito mais rapidamente e de maneira mais eficaz do que conseguiria de outra forma. Você pode usar ferramentas de IA para verificar suas páginas regularmente e ajustá-las conforme necessário.
Dessa forma, a IA pode otimizar consistentemente e de maneira repetitiva seu conteúdo, mantendo você à frente do mercado e da concorrência. Ela pode monitorar dados de busca, sugerir tópicos de conteúdo, encontrar oportunidades de construção de links e detectar e corrigir problemas técnicos. Além disso, pode agregar, resumir e organizar o conteúdo para obter resultados rápidos por meio de ferramentas tais como Visões Gerais de IA e buscas com zero-clicks.
Aproveitando o poder da IA, o Google introduziu duas ferramentas extremamente úteis que são um divisor de águas para os especialistas em SEO: Visões Gerais de IA e pesquisas com zero-cliques.
As visões gerais de IA (Overviews de IA) aparecem no topo das SERPs (páginas de resultados do Google) quando o sistema do mecanismo de busca determina que respostas generativas são apropriadas, como quando o usuário pode se beneficiar de resumos de informações de várias fontes.
As pesquisas zero-click são bastante semelhantes aos Overviews de IA. Também conhecidas como Quick Answers, Knowledge Boxes, Featured Snippets, or Top Stories, as pesquisas zero-click são consultas rápidas em que o usuário encontra a resposta para sua pergunta no topo da página de resultados do mecanismo de busca (SERP) sem precisar clicar em nenhum site.
Exemplos incluem responder a consultas como 'Que horas são em Tóquio agora?' ou 'Como estará o tempo amanhã?'. Também pode responder a perguntas sobre conversões de moeda ou problemas matemáticos, ou criar resumos de conteúdo, de forma semelhante aos Overviews de IA.
Essas funções dos mecanismos de busca são úteis para os usuários, mas como elas beneficiam os profissionais de marketing?
As Overviews de IA do Google são tanto um problema quanto uma bênção para os profissionais de marketing. Por um lado, podem ajudar seu público a encontrar seu conteúdo mais rapidamente. Em breve, os Overviews de IA podem até incluir anúncios, o que significa que, se seu anúncio de link patrocinado aparecer na Overview, ele estará em uma posição excepcionalmente competitiva. Você também pode usar o Overview para criar planos detalhados com base em informações geradas por IA, potencialmente melhorando o engajamento do usuário.
No entanto, também há algumas desvantagens potenciais. Atualmente, os anúncios são exibidos abaixo das Overviews, o que significa que podem passar despercebidos rapidamente. O tráfego orgânico de busca para o seu site também pode diminuir, já que os usuários encontram as informações de que precisam no Overview e não precisam clicar para acessar seu site. À medida que os usuários obtêm informações básicas e de fácil acesso nos Overviews, eles podem parar de interagir com as fontes reais dessas informações—como o seu site.
Embora os riscos de diminuição do tráfego orgânico sejam preocupantes, é possível trabalhar com eles. Os profissionais de marketing terão que repensar suas estratégias de otimização. Você pode tomar as seguintes ações com suas estratégias de SEO e conteúdo para se manter à frente dessas novas tendências:
A chave para aproveitar ao máximo o SEO impulsionado por IA é dominar a intenção do usuário e antecipar as necessidades de busca relevantes com conteúdo que atenda aos critérios de Experiência, Expertise, Autoridade e Confiabilidade (E.E.A.T). Antes de criar conteúdo útil, você precisa saber o que seus leitores estarão procurando. Para isso, você pode usar o Google Analytics, o Search Console e ferramentas de pesquisa de palavras-chave para descobrir as preferências do seu público. A Otimização para Intenção de Busca (SIO - Search Intent Optimization) é, portanto, tão importante quanto o SEO. Ao criar o conteúdo do seu site, seu objetivo deve ser oferecer uma experiência do usuário extremamente positiva. Seu público deve sentir que o conteúdo foi projetado exatamente pensando nele.
Existem quatro tipos gerais de intenção de busca:
Dependendo do seu negócio, você deve ser capaz de identificar qual dessas categorias se adapta melhor a você. Pode ser que você direcione cada uma delas em momentos diferentes e com diferentes tipos de conteúdo. Mais importante ainda, você saberá quais categorias são mais relevantes para o seu público.
Cada categoria pode ser detalhada para refletir as especificidades dos clientes ideais e das palavras-chave mais bem classificadas. Por um lado da cadeia de valor do SEO, a IA facilita o monitoramento e a compreensão da intenção do usuário, e você pode usar as métricas coletadas para orientar a criação de conteúdo e as estratégias de SEO. Por outro lado, os usuários da internet estão ficando cansados de conteúdo genérico gerado por IA, então você pode criar conteúdo fresco e único que se destaque.
Otimizar o conteúdo para Overviews de IA e pesquisas zero-click é um aspecto para garantir que seu SEO esteja preparado para o futuro. No entanto, existem outras abordagens além dessa, especialmente quando seu principal objetivo é atrair tráfego para o seu site. Nesse caso, você precisará desenvolver conteúdo que atenda a todos os critérios de E.E.A.T (Experiência, Expertise, Autoridade e Confiabilidade). Se o seu conteúdo tiver muita profundidade e autoidade, e engajar o público-alvo, mas for amplo e complexo demais para ser resumido pela IA do Google, ele ainda será bem classificado nas SERPs sem aparecer nas Overviews. Isso garantirá que os usuários sejam direcionados ao seu site, onde você precisa que eles estejam.
Esse tipo de conteúdo de alta qualidade é chamado de conteúdo “pull-through” (atrativo) e precisa se tornar uma parte central da sua estratégia de marketing, se já não for.
As Overviews de IA geralmente usam conteúdo conciso que responde diretamente a consultas de busca comuns. Para preservar sua taxa de cliques orgânica, você deve criar conteúdo otimizado para palavras-chave que têm menor probabilidade de acionar uma overview e que sejam densos demais em informações para aparecer em resultados de busca zero-click. Para criar conteúdo “pull-through” você precisa entender profundamente as necessidades dos seus clientes. Pode ser interessante considerar escrever menos blogs e optar por formatos alternativos, como visualizações de dados, infográficos, diagramas e conteúdo em vídeo.
A IA revolucionou a forma como podemos criar conteúdo interativo. Usando ferramentas de IA, você pode rapidamente construir calculadoras, configuradores e ferramentas de tomada de decisão que ajudam os clientes potenciais a avaliar suas opções. Esses elementos interativos melhoram as métricas de engajamento, são altamente compartilháveis nas redes sociais e podem aumentar significativamente as taxas de conversão. O melhor de tudo é que eles podem ser criados com prompts simples de IA, sem a necessidade de recursos extensivos de desenvolvimento.
O segredo para dominar o SEO impulsionado por IA é usar ferramentas de IA para ajudar você a entender e aproveitar as IAs que alimentam os mecanismos de busca. A IA do Google usa algoritmos sofisticados para analisar seu conteúdo e classificá-lo de acordo, então faz sentido usar a IA para ajudar você a criar conteúdo que passe em todos os testes do mecanismo de busca. Todos sabemos que a IA não é particularmente boa em gerar conteúdo único, mas é surpreendentemente boa em identificá-lo, o que ajuda você a melhorar o valor e o impacto das suas estratégias de marketing de conteúdo.
Você deve ter ferramentas como o Google Analytics à disposição para ajudar a testar a exclusividade do seu conteúdo. As características do conteúdo único são:
Para se manter à frente dos padrões de busca em evolução, monitore regularmente como seus clientes encontram sua empresa. Em vez de perguntar 'Como você nos encontrou?', aprofunde-se com perguntas sobre o processo de busca deles. Acompanhe as mudanças no comprimento das consultas de busca no Google Search Console, já que consultas mais longas e conversacionais podem indicar mudanças no comportamento de busca.
Além disso, teste a visibilidade da sua marca em ferramentas de busca baseadas em chat, como o ChatGPT, para entender onde melhorar sua presença.
AI tools can help you improve and future-proof your SEO strategies by processing data you could never work through. With AI-driven data analysis, you can refine your understanding of your target audience and develop optimization tactics based on hard facts. As mentioned, AI tools will help you get past the AI gatekeepers driving search engines.
As ferramentas de IA podem ajudar você a melhorar e preparar suas estratégias de SEO para o futuro, processando dados que você nunca conseguiria analisar sozinho. Com a análise de dados impulsionada por IA, você pode refinar seu entendimento sobre o público-alvo e desenvolver táticas de otimização baseadas em fatos concretos. Como mencionado, as ferramentas de IA ajudarão você a ultrapassar os controladores de IA. que impulsionam os mecanismos de busca.
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