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Como proteger seu negócio da Volatilidade da SERP

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Como proteger seu negócio da Volatilidade do SERP
Resumo: Seu conteúdo afeta seu posicionamento em termos de SERP. Quanto mais original for a sua busca, informação e análise, mais você pode melhorar esse ranking. Neste blog, você aprenderá algumas dicas de como navegar no digital e superar o impactos da volatilidade da SERP.

O Google se esforça ao máximo para melhorar o posicionamento das informações pesquisadas pelos usuários. E, ocasionalmente, o mecanismo de busca atualiza suas ferramentas para melhorar a página de resultados de busca (SERP). As atualizações do mecanismo de busca visam ajudar os usuários, no entanto, muitas vezes os analistas acham as atualizações do Google frustrantes. Isso porque, na maioria das vezes, é preciso alterar os métodos de SEO para se adequar às alterações introduzidas.

As alterações mais recentes da SERP incluíram o recente “Conteúdo de valor” e a atualização principal de maio de 2022. Ambas as atualizações devem melhorar a relevância dos resultados na SERP com listas de itens úteis e de valor.

À medida que a internet muda, o mesmo acontece com os requisitos dos mecanismos de busca que rastreiam essas páginas. E, como resultado, os criadores podem notar mudanças no desempenho do site, mas a diferença não se deve a ajustes de algoritmo.

A atualização principal do Google não violou nenhuma de suas diretrizes para webmasters nem alterou o algoritmo, portanto, os sites que se enquadram no SERP podem ter sido superclassificados antes das atualizações, e aqueles que subiram podem ter sido subclassificados. Por fim, as novas correções ajudam os usuários a encontrar conteúdo melhor quando pesquisam no Google.

Perguntas que você deve fazer sobre a qualidade do seu conteúdo

Antes de fazer alterações significativas no seu site, para não ser impactado pela volatilidade da SERP, você precisa observar o que já existe. Seu conteúdo afeta seu ranking na SERP. Quanto mais original for a sua busca, informação e análise, mais você melhorará seu posicionamento.

Como o Google se esforça para eliminar informações redundantes das SERPs, ele classifica melhor os sites se eles tiverem informações perspicazes que sejam únicas e impactantes.

Leve em consideração estas perguntas sobre a qualidade do conteúdo no seu site:

  • Você revisou cuidadosamente o conteúdo de suas páginas?

  • Seu site fornece conteúdo exclusivo que não é reescrito nem copiado?

  • Seu conteúdo original é de valor?

  • Um usuário achará o título ou heading útil e explícito?

  • Seu título é factual e informativo, e não alarmante - como uma isca?

  • Seu conteúdo é digno de ser compartilhado com amigos ou colegas?

  • Uma fonte útil poderia fazer referência ao seu conteúdo?

Perguntas sobre Experiência e Expertise

Além do conteúdo, o Google também está analisando atentamente a mensagem e a experiência do seu conteúdo. Analisa as fontes e evidências que tornam o conteúdo factual. Os administradores da Web precisam considerar sua autoridade ao criar conteúdo, pois a volatilidade da SERP está alterando as classificações com base na experiência e no histórico.

  • Seu conteúdo ou site tem uma página de autor que mostra a autoridade dos criadores de conteúdo?

  • Seu conteúdo é confiável e reconhecido por especialistas na área?

  • São especialistas que estão escrevendo o conteúdo do seu site?

  • Seu conteúdo tem erros factuais visíveis?

  • Você confiaria seus recursos ou sua vida às informações contidas no conteúdo?

Qualidade Profissional

As classificações (ratings) da SERP também dependem da apresentação do conteúdo. Por exemplo, sites com erros ortográficos ou de gramática importantes ficam posicionados abaixo dos sites perfeitos.

Sites com conteúdo bem estudado e cuidadosamente produzido terão um posicionamento mais alto do que um conteúdo simplesmente inventado e adicionado às plataformas online. Além disso, o conteúdo deve ser adaptado para dispositivos móveis e desktop.

Se você perceber que o posicionamento do seu site caiu após as atualizações mais recentes, observe com cuidado seu conteúdo. Primeiro, avalie os aspectos positivos do conteúdo que contribuíram para um bom posicionamento e, em seguida, observe o conteúdo que teve posicionamento pior. O Google prefere conteúdo que revela experiência, autoridade e confiabilidade. Então, onde está a falha nesse seu conteúdo?

O que é Conteúdo que prioriza a Pessoa em primeiro lugar (People-first Content)? 

Com as atualizações mais recentes de “Conteúdo de valor”, o conteúdo que oferece uma experiência satisfatória terá um posicionamento melhor do que o conteúdo que decepciona. Os resultados do mecanismo de busca devem fornecer valor aos usuários, possivelmente agregando valor adicional além da tag de busca original. Se o seu conteúdo atender primeiro às necessidades das pessoas, então seu conteúdo terá sucesso frente a volatilidade da SERP.

O conteúdo que prioriza as pessoas (People-first Content) se encaixa em um site com público que busca conteúdo semelhante. Por exemplo, se você tem uma concessionária de carros, seu conteúdo deve ser sobre carros e cuidados com o carro. Portanto, o conteúdo deve mostrar um conhecimento profundo do produto ou serviço.

Os sites melhor posicionados estão focados principalmente no conteúdo que ajuda seus clientes. O conteúdo deve oferecer uma boa experiência que faça com que os clientes sintam que aprenderam algo sobre o assunto.

Como o conteúdo para Pessoa em primeiro lugar (People first Content) difere do conteúdo para SEO em primeiro lugar (Search Engine first)?

Empresas e organizações geralmente criam seu conteúdo visando obter um posicionamento alto na SERP. No entanto, você pode melhorar o posicionamento do seu site melhorando o objetivo do seu conteúdo.

Seu conteúdo não deve se concentrar apenas em SEO, e sim o SEO deve ser focado nos clientes que você quer atrair. Os consumidores não querem ler conteúdo carregado com termos de SEO. Recomendamos seguir o guia de SEO do Google onde explica como os desenvolvedores podem criar conteúdo para SEO, sem exagerar e, assim, não afastar clientes.

Os criadores de conteúdo desenvolvem conteúdo que prioriza o mecanismo de busca, com o objetivo de impressionar o algoritmo do Google. Mas, com isso, muitas vezes, o conteúdo perde interesse ou não satisfaz os leitores que procuram conhecimento ou respostas. Sites que são focados somente no ranking, em vez do público-alvo ou pessoas, acabam criando vários conteúdos sobre assuntos não relacionados, esperando que algo “acerte” e se torne viral.

Quando bots ou aplicativos automatizados são usados para criar seu próprio conteúdo, o conteúdo inevitavelmente terá uma voz pouco autêntica que penalizará a sua classificação. Pessoas escrevem conteúdo para pessoas (people-first content) em primeiro lugar. O conteúdo que prioriza o mecanismo de busca tende a seguir tendências, em vez de se concentrar em perguntas reais para as quais seus clientes possam querer respostas.

Seu conteúdo também pode ter um posicionamento pior porque oferece uma resposta pouco precisa para uma pergunta real, como quando um novo filme chega aos cinemas, por exemplo.

Como tornar seu Site à prova de Atualizações

No final das contas, o Google atualiza suas ferramentas para auxiliar quem usa seu mecanismo de busca. As organizações podem ajudar a si mesmas (e evitar a volatilidade da SERP) sendo atenciosas e intencionais sobre o conteúdo de seus sites. O Google quer que os usuários encontrem informações precisas em sites confiáveis. Se você tiver desconectado ou for usar conteúdo do Search Engine-First escrito por um bot, seu site com certeza cairá no ranking.

Como o Google depende da inteligência artificial para aprender sobre conteúdo de valor e conteúdo inútil, o Google e suas ferramentas só serão mais eficientes na classificação de conteúdo direcionado a pessoas versus conteúdo direcionado a mecanismos de busca.

Conteúdo de valor resistirá à volatilidade da SERP em termos de conteúdo pelo conteúdo. Você pode contribuir para o posicionamento do seu site removendo o conteúdo inútil e melhorando as palavras-chave e adotando vídeos úteis.

Conclusão

Focar seu conteúdo em seu produto e serviço para ajudar seus clientes ajudará seu site a ter um posicionamento melhor no mecanismo de busca. Escreva conteúdo, mas contrate escritores que possam atrair seus leitores. Lembre-se de que os sites não precisam postar conteúdo diariamente para obter um bom posicionamento online. Eles devem ter publicações frequentes e regulares. Mas atenção deve ser dada para a qualidade e não a quantidade.

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