Nota da editora: este post foi publicado originalmente em fevereiro de 2016 e foi atualizada com novos conteúdos e informações para 2021.
Você lembra de ter interagido no Facebook antes que os emojis foram adicionados para complementar o botão curtir? Os símbolos - amei, força, haha, uau, triste, Grr de raiva - ficam ao lado da figura de “curtir” em formato de dedão, para nos dar mais alternativas de expressar nossos sentimentos sobre posts, fotos e vídeos.
Introduzidos com o nome oficial Reações, o Facebook testou primeiro os emojis na Espanha e na Irlanda durante um período experimental de quatro meses. Pelo visto o ícone yay confundiu muito os usuários e acabou sendo descartado. No fim ficamos com os cinco com os quais nos acostumamos.
O que são Reações do Facebook?
Emojis estão por toda parte no mundo moderno. Estamos constantemente usando emojis para nos expressar e traduzir nossas emoções em um formato digital. As reações são a forma do Facebook facilitar essa conversa emocional online. Essas reações do Facebook são uma série de emojis que as pessoas podem usar para responder a um post de alguém. As opções incluem: Gosto (Like), Amei, Ha-ha, Uau, Grr (Zangado) e Triste. Essas reações são mais do que apenas ícones; eles ajudam a diferenciar o Facebook de outras plataformas sociais.
O que Representa as Reações para os Usuários do Facebook?
Quando você para e pensa na história do Facebook e no botão “curtir”, é inacreditável que eles tenham conseguido tudo isso e por tanto tempo adotando um único emoticon que marcou. Saiu um ótimo post no Bloomberg Business que fala sobre a decisão do Facebook de ampliar o seu botão de curtir. É muito mais sobre a história por trás de como esse tema de medir a reação surgiu, mas também sobre o porquê e como dessa mudança. Esse tema é uma leitura excelente e bastante aprofundada.
A decisão inicial, há vários anos, de atualizar o conjunto de ferramentas disponíveis para os usuários do Facebook interagirem de forma rápida e fácil com os posts surgiu do fato de ter apenas um botão “curtir”. Havia muitos casos em que gostar de um post era impróprio, enquanto escrever um comentário consumia muito tempo. O que você fez quando seu amigo postou uma foto de seu cachorro doente no dia em que ele tinha que levá-lo ao veterinário e se despedir, por exemplo? Você pode ter escrito uma ou duas palavras, mas é bastante provável que você teria pressionado o botão de curtir, mesmo que o que você realmente queria dizer - e o que seu amigo entenderia - fosse “Sinto muito que você esteja passando por isso hoje, e eu estou pensando em você e no seu cachorro.”
Que tal durante eventos catastróficos como a explosão mortal em Beirute em outubro passado? O que você diria às pessoas que moram em Beirute, estavam viajando por Beirute ou, pior, perderam alguém em Beirute? Se houver qualquer aparência de positividade, esperança ou unidade, então talvez um tipo de "Eu te apoio, estou triste" faça sentido. Acho que você está começando a entender o problema.
O botão de curtir não era também só insuficiente para posts sobre assuntos negativos. Digamos que seu amigo ganhasse a Copa Stanley e fizesse um post com uma foto dele segurando a taça apoiada sobre a sua cabeça; é uma imagem que te faz pensar: “Sim, gosto disso”? Ele provavelmente sabe que você quer dizer: "Santo $% ^ #, este é o melhor dia da sua vida!", mas somente o sinal de “Curtir” não parece muito certo. Felizmente, agora você pode usar a reação “Uau” para expressar sua admiração por essa vitória dele.
Parece incrível, realmente, mas esses exemplos são exatamente como usamos o Facebook. Agora, com essas novas opções de reações que mudaram a nossa forma de usar o Facebook, deram um passo importante para todos nós, chamado: progresso.
O Emoji desejando Força, do Facebook
O Facebook adicionou uma nova reação desejando Força como uma forma das pessoas compartilharem seu apoio umas com as outras durante este período sem precedentes. Você pode usá-lo para reagir a posts online, imagens, vídeos, comentários ou outro conteúdo no seu aplicativo e no Messenger. A nova reação para “força” - na forma de um coração pulsante ou um emoji de rosto sorridente abraçando um coração - aparece ao lado do botão “curtir”, junto ao coração básico (Amei) e os emojis de riso (Haha), surpresa (Uau), tristeza e raiva (Grr). Você pode ver o novo coração criando uma nova reação a uma conversa ou pressionando uma reação já existente para mudá-la.
Como analisar as reações do Facebook
Para aqueles interessados nas reações, o Facebook Insights oferece uma abordagem analítica bastante limitada. O sistema analisa métricas simples, como quantos de cada reação cada post recebe, bem como o número de cliques, comentários e compartilhamentos. Ferramentas de marketing de mídias sociais, como Sprout Social, podem oferecer interpretações mais detalhadas dos dados de engajamento no Facebook. Com insights mais profundos sobre seu público-alvo, você pode entender melhor o que os clientes sentem quando veem certos posts e quais emoções geram maior número de conversões. Quanto mais você sabe sobre o seu impacto nas emoções do seu público-alvo, mais eficazes serão as suas estratégias de marketing.
O que essas Reações representam para os Profissionais de Marketing?
Assim como o botão “curtir” aparece no algoritmo do Facebook, as reações também são vitais para as campanhas de mídias sociais. O Facebook mede todas as reações de forma igual ao avaliar os posts. O que isso significa para os profissionais de marketing é que as reações são apenas outra maneira de interagir com os clientes. Esses ícones são um centro de informações úteis. As reações são muito mais descritivas do que um simples "curtir" e permitem que os profissionais de marketing vejam como os clientes "se sentem" a respeito de suas postagens. O Facebook passou a dar às empresas acesso a uma imagem mais clara do que seus clientes gostam e do que eles amam. As reações adversas também ajudam as marcas a superar os problemas dos consumidores e proteger sua reputação. Com as reações, as marcas podem adaptar e refinar suas mensagens para transmitir as emoções que mais desejam ver.
No início, as reações foram uma dor de cabeça para os profissionais de marketing. Deixa-me explicar: a longo prazo, as reações são boas e serão ótimas para os profissionais de marketing. Mas, no início, tinha um acúmulo de novos dados e ninguém tinha certeza se a) esses dados eram válidos e b) como usá-los se forem válidos.
Por exemplo, dependendo de sua idade, das pessoas de quem você é amigo e das marcas que você segue, sua linha do tempo no Facebook será composta de posts de alguns temas comuns. Se você tiver cerca de 30 anos, terá muitas fotos de casamento, bebês e anúncios de marcas e produtos nos quais você demonstrou interesse. Um dia, depois de ver muitos retratos de casamento (desculpe, noivas e noivos) ou anúncios sobre venda de TVs (porque você pode estar pesquisando TVs), você pode decidir acertar o ícone “raiva”, desligar e se afastar do computador.
Você pode ter clicado no ícone “raiva”, como uma piada, mas isso pode ter gerado dúvidas sobre recém-casados aos profissionais de marketing. Ele não gosta dessa TV? Temos algum dado sobre qual TV ele gostaria de ver? Há algo de errado com meu vestido? Eu tenho uma mancha na minha gravata? Gente, foi só uma reação!
Eventualmente, a porcentagem de pessoas que aderiram às reações e as usaram de maneira adequada ficou mais clara, apesar de algumas surpresas no lançamento inicial.
Como usar as reações do Facebook em suas campanhas de marketing digital
As reações do Facebook representam uma métrica de engajamento única para as empresas, já que as emoções são o principal motivador por trás da maioria das decisões de compra. Para campanhas de marketing digital e mídias sociais, as reações do Facebook podem:
1. Mostrar quais emoções geram mais conversões
Existem inúmeras emoções envolvidas que impulsionam os clientes, tanto de forma positiva quanto negativa. A raiva pode ser um motivador poderoso, especialmente em certos setores e organizações sem fins lucrativos.
2. Destacar potenciais defensores da sua marca
Pessoas que frequentemente reagem com “amei” podem ser ideais para ajudar a promover a sua marca e apoiar campanhas de influência.
3. Otimizar suporte aos clientes
Medir reações negativas ou de “raiva” permite que você identifique uma lista de tópicos e conteúdos a serem evitados. As reações do Facebook podem contribuir de forma poderosa na sua estratégia de gestão da sua reputação.
Ao ter adaptado uma métrica de engajamento comum, o “curtir”, em algo com mais nuance, o Facebook torna mais fácil para você analisar como seus clientes se sentem sobre sua marca. Com as reações do Facebook e as ferramentas certas de mídias sociais, as empresas podem aprofundar nos sucessos e fracassos de cada campanha.
À medida que as reações continuam a evoluir, a verdadeira questão para os profissionais de marketing será como usar melhor as novas sequências de dados coletados e até mesmo se eles devem ser separados. Todas essas reações são apenas curtidas que foram classificadas? Ou algumas dessas reações devem valer mais do que outras (como “amei” vs. “curtidas”)? Pessoalmente, acho que uma das oportunidades mais intrigantes que essas reações representarão aos profissionais de marketing é almejar emojis específicos para os seus posts e analisar se essas tentativas tiveram sucesso.
Investimento em marca direcionado para as reações do Facebook
As reações são um complemento do botão “Curtir”, que dá às pessoas maneiras rápidas e fáceis de compartilhar suas reações a um post. A lista de reações inclui: Gosto, Amei, Cuidado, Haha, Uau, Zangado e Triste. Para garantir o uso recorrente e certo, nunca altere, vire, embeleze ou tente recriar essas imagens de reações. Nunca mude a forma nem a proporção das reações (e IU ao redor) por algum motivo. As reações não são emojis ou ícones individuais e não podem ser usadas dessa forma. É importante mostrar essas reações da mesma forma como devem ser usadas no Facebook - como uma maneira rápida e fácil de expressar como você se sente. Use-as apenas como aparecem e exatamente como funcionam dentro da interface de usuários do Facebook. Essas reações não podem nem devem ser usadas para nenhum outro fim criativo. Use as reações apenas como um conjunto - não os use como ícones individuais nem como algum recurso mais importante do seu marketing.
Lista de Emoji do Facebook
Os emojis do Facebook aparecem para usuários do site do Facebook, do Web Messenger e do Messenger para Android. Agora, os aplicativos do Facebook para Android e iOS usam emojis nativos nas suas respectivas plataformas, em vez das imagens de emoji do Facebook. Desde março de 2019, o Facebook também oferece suporte ao emoji Transgender Pride Flag (bandeira de orgulho Transgênero).
Reações
O Facebook disponibiliza reações animadas de “emoji” para cada post. As reações não correspondem a emojis específicos no padrão Unicode, mas se aproximam dos seguintes caracteres:
👍 Curtir = Dedão para cima
❤️Amei = Coração batendo
😂 Haha = Rosto rindo
😯 Wow = Rosto surpreso
😢 Triste = Rosto chorando, mostrando uma lágrima caindo.
😡 Raiva = Rosto com face vermelha e franzindo, demonstrando a raiva
Novas reações para COVID-19
Em março de 2020, o Facebook adicionou uma nova reação emoji Força como uma opção adicional em resposta ao COVID-19. Ele é exibido de forma semelhante a um rosto que se abraça segurando um coração de em forma de amor, vermelho. Este emoji Força não está disponível como um emoji Unicode padronizado e só pode ser usado em reações a postagens no Facebook.
Emoticons e adesivos
O Facebook tem a implantação do emoticon que usa códigos específicos do Facebook para mostrar um emoticon de cor, bem como uma coleção extensa de adesivos.
Nós acostumamos tanto com os emojis como reações que é difícil lembrar como vivemos sem eles. Como usuário e / ou profissional de marketing, quais são suas experiências com as reações do Facebook? Entre em contato no Facebook, Twitter ou LinkedIn!