Nota da editora: este blog foi publicado originalmente em dezembro de 2018 e foi atualizado com conteúdo adicional em junho de 2021.
Enquanto você se prepara para o novo ano, este é o momento perfeito para dar uma olhada em alternativas para melhorar sua estratégia de marketing de conteúdo. Você está procurando formas para melhorar a qualidade do conteúdo no seu blog? Agora é a hora de começar a usar marketing de vídeos para aumentar a participação do seu público nos posts do seu blog.
Em primeiro lugar, existem muitas maneiras de usar o vídeo para alavancar suas campanhas de marketing. Uma dessas formas é com conteúdo de vídeo, que hoje já está em toda parte e há uma grande procura pelos consumidores de várias marcas e empresas.
Como profissional de marketing, você precisa entender como seus clientes ou público-alvo aproveitam seu conteúdo. Como eles leem seu blog? Eles leem palavra por palavra? Eles folheiam ou apenas escaneiam? Qual é o tempo médio que um leitor gasta em cada post do seu blog? Por mais diretas que essas perguntas possam parecer, entender o comportamento do consumidor e do seu público-alvo é essencial, especialmente quando se fala de criar conteúdo para aumentar a sua participação.
Agora vivemos em uma era digital onde momentos de atenção estão se tornando cada vez mais curtos e os primeiros 10 segundos são o tempo mais crítico para chamar a atenção do seu público-alvo online. Estes são os momentos em que o visitante toma a decisão de continuar navegando em seu site para obter mais informações ou sair e seguir outro caminho.
De acordo com um estudo de 2013 da Medium, a leitura do post ideal em um blog tem cerca de 7 minutos de duração, o que representa cerca de 1.600 palavras. Mais recentemente, porém, esse número foi aumentando. Uma pesquisa de 2020 com 1.279 blogueiros da Orbit Media descobriu que o conteúdo na web de 3.000 palavras ou mais têm maior probabilidade de produzir bons resultados. A pesquisa revelou que posts com mais de 1.500 palavras começam a ter desempenho acima da média.
Para ajudar a superar essa realidade inevitável de que leitores apenas escaneiam páginas de sites, artigos e posts de blogs, o uso de conteúdo visual, como vídeos, pode ajudar a segmentar o texto dos posts do seu blog. É hora de abolir aqueles parágrafos longos e passar a reduzir o texto. Use frases mais curtas, seja mais conciso e aplique recursos visuais. Por quê? Porque os vídeos se destacam e atraem leitores. Quando as pessoas estão escaneando uma grande quantidade de texto, é mais provável que parem nas imagens. Eles também são mais propensos a escanear o texto logo antes e o que segue o vídeo para absorverem os temas principais.
Este estudo da Oracle sugere que os vídeos podem aumentar o tempo despendido no seu site em mais de 100%. Quando você inclui vídeos em seus posts do blog, os leitores se sentem mais propensos a parar quando acessam um vídeo. Na maioria das vezes, os leitores acabam se interessando pelo conteúdo, clicando no vídeo porque ele se destaca em meio a todo o texto dos posts do blog.
Muito conteúdo online está sendo absorvido pela geração do milênio, uma das gerações mais experientes em tecnologia nessa nossa era digital. Mas a geração que supera todos eles quando se trata de capacitação e dependência digital é a Geração Z.
Esta geração nunca conheceu um mundo sem internet, pois nasceu em um mundo que já estava online e a base do ecossistema digital atual já estava presente. Por isso, esta geração vê a internet como ponto de partida e acessá-la é uma parte intrínseca do seu dia a dia. Dado este papel onipresente da tecnologia conectada, às expectativas da Geração Z, do cenário digital, excedem em muito as de qualquer geração que veio antes deles. Um membro da Geração Z médio tem um período de atenção online de oito segundos, o que é quatro segundos a menos do que a geração do milênio. Mas, embora a capacidade de atenção da Geração Z, com a navegação on-line, em geral possa ser bem curta, os vídeos longos que sejam interessantes para eles podem prender sua atenção - e mantê-la. Então eles são definitivamente um público-alvo a ter em mente quando se tratar de usar vídeos para aumentar a participação nos posts do seu blog. Os vídeos são um fator importante para o comportamento dos consumidores da Geração Y e da Geração Z, e muitas de suas decisões de compra acontecem assistindo a conteúdos de vídeos.
Nós já analisamos o "porquê", então agora vamos entender o "como". Existem várias maneiras de usar o conteúdo de vídeos para aumentar a participação do público nos posts do seu blog.
Criar conteúdo de vídeo original e autêntico e colocar esses vídeos no seu blog ajudará a aumentar a participação do seu público-alvo nos seus posts.
Tipos de conteúdo a considerar:
Um vídeo “Sobre Nós”
Tutoriais e Vídeos “Como Fazer”
Vídeos resumidos
Vlogs
Avaliações e depoimentos de clientes
Ao incluir conteúdo de vídeo original em posts de seu blog, os leitores provavelmente compartilharão e participarão mais dos seus posts. Vídeos originais contam uma história. Quando você se tornar um mestre em contar histórias sobre a sua empresa e criar conteúdo de valor, as pessoas ficarão mais propensas a curtir, comentar e compartilhar com sua rede.
Se você deseja usar vídeos para aumentar o compartilhamento dos posts do seu blog, certifique-se de que os vídeos sejam curtos e diretos ao ponto. Vídeos curtos ganham mais engajamento. De acordo com a HubSpot, o maior engajamento ocorre quando os vídeos têm cerca de 2 minutos de duração. Você pode estar pensando, “um vídeo de 2 minutos parece um pouco curto para todas as informações que quero incluir”. Não se preocupe em ter que explicar e ir muito a fundo para cobrir todos os aspectos do tópico do post no seu blog. O uso de vídeos em seus posts tem como objetivo complementar as informações do conteúdo e não repetir integralmente o conteúdo do post.
Normalmente, há duas formas de hospedar os seus vídeos online: em seu próprio site ou no YouTube. Pessoalmente, eu recomendaria hospedar vídeos no YouTube antes de incluí-los nos posts do seu blog. Isso porque o YouTube oferece uma ampla gama de ferramentas de SEO e analytics que ajudam a rastrear o engajamento do seu público.
Plataformas de blog, como o WordPress, tornam extremamente fácil incluir vídeos do YouTube nos posts do seu blog. Basta acessar o back-end do seu site e, quando desejar anexar alguma mídia digital, você só precisa copiar diretamente o URL do vídeo que queira anexar e ele aparece no seu post.
Quando bem feito, o YouTube pode chegar a atrair centenas, milhares ou até milhões de novos contatos e clientes para o seu negócio. Incorporar vídeos do YouTube em posts do seu blog pode ajudar a melhorar seu SEO e ajudar sua empresa a se posicionar melhor quando as pessoas estão procurando por conteúdo.
Se você já tiver um canal de YouTube ou um hub com conteúdo de vídeos já existentes, reaproveitar os vídeos é outra maneira excelente de aumentar a participação do seu público-alvo com os posts do seu blog. Uma coisa importante de avaliar é ter certeza de que o vídeo que você está incluindo é relevante para o tópico do post no seu blog.
Existem muitas ferramentas práticas online que ajudam a fazer os melhores vídeos para seu marketing de conteúdo. Algumas opções são:
Screencasting é quando você faz uma gravação de vídeo da tela do computador. Às vezes é apenas áudio, e às vezes você também pode ver seu rosto no vídeo. Uma ferramenta gratuita que é particularmente útil para isso é o Vidyard. Uma das muitas vantagens desta ferramenta é que ela permite uma maneira versátil de usar vídeo para compartilhar tutoriais como um screencast narrando criações digitais.
Lumen5 é uma maneira simples de fazer um vídeo do tipo apresentação de slides. Ele pode até transformar automaticamente um post do seu blog em um vídeo. O Lumen5 contém uma biblioteca de imagens e músicas Creative Commons Zero, então você também não precisa pesquisar o conteúdo. No entanto, para compartilhar o vídeo, você terá que publicá-lo nas redes sociais ou no YouTube primeiro e, em seguida, obter o código incorporado de lá. Ou você pode baixar o vídeo e carregá-lo diretamente em seu post
Criação de Vídeos Offline
Você também pode fazer vídeos da maneira tradicional e não precisa de nenhum equipamento sofisticado - um celular, tablet ou webcam podem funcionar perfeitamente! Aqui estão algumas ideias que podem ajudar nos posts do seu blog:
A ideia de ficar na frente de uma câmera pode dar medo e a maioria das pessoas prefere evitá-la ao máximo. Mas esta pode ser uma ótima maneira de se comunicar com seu cliente. Você pode até criar uma peça ocasional em vídeo para ocasiões especiais, como receber clientes no início de um novo ano / evento ou agradecer a seus clientes pelo apoio no final do ano e desejar-lhes boas festas.
Existem várias coisas que você pode fazer para melhorar a qualidade da sua filmagem:
Iluminação: sente-se perto de uma janela ou coloque lâmpadas, se possível.
Áudio: adicione um microfone externo, se possível.
Tripé: mantenha seu dispositivo-móvel firme.
Local: encontre um local tranquilo com um fundo simples.
Lente: limpe a lente suja antes de começar.
Horizontal: vire o celular de lado.
Altura: coloque o dispositivo no nível dos olhos.
Câmera: inverte a câmera para que você possa ver a si mesmo.
Contato com os olhos: Olhe para o pequeno orifício da câmera. Sorria!
Grave: Ofereça uma apresentação natural.
Entrevistas
Os vídeos de entrevista dão informações relevantes tanto para o seu público-alvo quanto para o público-alvo do seu convidado. Esses vídeos são também valiosos para a sua estratégia de mídias sociais. Essas entrevistas devem ser coloquiais, mas intrigantes.
Usar uma tela verde como pano de fundo pode servir muito bem para gravar vídeos instrutivos, pois você pode usar um software de edição para substituir a cor verde por panos de fundo diferentes. Este efeito permite que você coloque objetos atrás e na sua frente. Isso pode ajudar seus vídeos a serem elegantes e dar foco no seu conteúdo.
Embora nem sempre seja essencial, geralmente você vai querer fazer algumas edições básicas, como adicionar títulos de texto ou legendas, adicionar música, cortar certas partes do vídeo ou misturar vídeo com imagens. QuikStories (disponível em iOS e Android) e Splice são dois aplicativos gratuitos da GoPro que são ótimos para edição rápida de vídeos no seu celular. QuikStories reúne tudo para você com música, transições e outros efeitos legais, enquanto Splice é útil se você quiser fazer mais edições manuais e não quiser necessariamente muitos efeitos.
Marketing com vídeos não é tão complicado quanto parece. É só estar familiarizado com qual conteúdo de vídeo que as pessoas querem assistir - e oferecer bastante disso. Aqui estão oito tipos de conteúdo de vídeo interessantes que podem ajudar a divulgar a sua marca, cativar seu público-alvo e estimular os clientes a participarem.
Embora blogs sejam ótimos, os vlogs ou videoblogs são muito melhores. Os vlogs oferecem uma plataforma econômica para expor uma comunicação única da sua marca e imagem pessoal que atrairão seu público-alvo. É barato e fácil de gravar um vlog curto e improvisado, com apenas um celular ou webcam. Essa abordagem autêntica dá ao seu vídeo uma qualidade diferenciada e personalizada, em vez de uma produção corporativa superexigente.
Uma exposição de qualidade da sua marca pode diferenciar sua empresa de seus concorrentes, ao mesmo tempo motivando funcionários e cativando clientes em potencial. Por isso, um dos melhores tipos de vídeo que você pode usar é um vídeo que mostra os bastidores, revelando a cultura da sua empresa. Esse tipo de vídeo oferece uma experiência profunda, abrindo as cortinas de sua empresa para permitir que os clientes estabeleçam uma conexão com sua marca. Em essência, um vídeo dos bastidores da sua empresa permite que você dê vida à sua marca, humanizando-a para atrair os espectadores de forma mais pessoal.
Vídeos de entrevista são ideais para construir autoridade da marca, pois permitem que você alinhe sua marca com líderes de pensamento e figuras inspiradoras, ajudam a estabelecer autoridade com a opinião de vozes respeitadas e dão ao seu público uma experiência íntima individual, onde da sua empresa ou do mercado responde a perguntas contundentes.
Avaliações de produtos estão entre os tipos de conteúdo de vídeo mais valorizados, especialmente para consumidores na fase de consideração da sua jornada. Esses vídeos funcionam melhor quando você já estabeleceu alguma confiança com seu público-alvo. Ao avaliar produtos, você pode responder a perguntas comuns, dissipar dúvidas e mostrar ao público-alvo os benefícios exclusivos que seu produto oferece. Fornecem aos clientes em potencial todas as informações de que precisam para tomar sua decisão de compra. Um vídeo de avaliação de produtos pode ter apenas 30 segundos de duração e transmitir o recado da sua marca e os benefícios do seu produto em alto e bom som, sem usar uma única palavra.
Mesmo que sua empresa opere um modelo B2B com apenas um produto, como uma empresa SaaS, você ainda pode fazer análises de produtos ou serviços relacionados que não sejam concorrentes diretos. Ao recomendar produtos de qualidade compatíveis com os seus, você pode fortalecer a experiência do cliente com seus produtos e serviços, aumentando de forma efetiva a satisfação desse cliente.
Embora blogs, apresentações e análises de produtos sejam todos excelentes tipos de conteúdo para o seu vídeo, criar depoimentos em vídeo é uma maneira inteligente de elevar o nível dos seus vídeos. Ao colocar os holofotes nos clientes existentes, você pode mostrar aos espectadores como a sua marca (e seus produtos e serviços) deixa as pessoas satisfeitas. O fator chave aqui é conseguir novos clientes. Pesquise a sua base de clientes e grave depoimentos em vídeos. A melhor maneira de persuadir clientes em potencial a aceitar o que você oferece é pedir aos clientes atuais que os convençam.
Vídeos transmitidos ao vivo (Live-Streaming) são a norma em muitos canais. Quer se trate de notícias de última hora, esportes ou anúncios exclusivos de alguém influente, uma transmissão de vídeo ao vivo tem um fascínio. Mais uma vez, isso se resume ao Fear-of-Missing-out, ou FOMO. Vídeos ao vivo criam o suspense de não saber o que acontecerá a seguir para fazer os clientes sentirem que perderão algo se não sintonizarem. Outra vantagem exclusiva dessa forma de marketing de vídeo é que os vídeos ao vivo permitem a interação da comunidade em tempo real. Você pode usá-los para transmitir uma variedade de conteúdo de vídeo, incluindo lançamentos de novos produtos, sessões de perguntas e respostas ao vivo ou uma visão dos bastidores de um evento.
Convidar clientes para colaborar com vídeos é uma maneira inteligente de obter depoimentos de clientes. Mas não precisa ficar só nisso. O conteúdo gerado pelo usuário é valioso e você pode aproveitá-lo de várias maneiras para atrair seu público, gerar leads e fidelizar a sua marca. Uma excelente maneira de levar o CGU para o próximo nível é fazendo parceria com um influenciador.
Marketing costumava ocorrer para fazer a venda. Agora, tudo está focado no cliente. As empresas precisam mostrar que entendem seu público-alvo e se preocupam com suas necessidades e interesses. Para usar a personalização no marketing de vídeo, você precisa estabelecer uma conexão personalizando o vídeo para cada participante.
Equipamento de gravação adequado (microfone e câmera de vídeo de qualidade)
Software de edição de vídeo
Plataforma de mídias sociais adequada para distribuição de conteúdo de vídeo
Plugins WordPress
Serviço de hospedagem confiável
Conta YouTube
Você insere com a URL como segue:
Copia o URL do vídeo na barra de endereço do seu navegador quando estiver exibindo o vídeo. Para vídeos do YouTube, você pode usar o URL do vídeo em "Compartilhar este vídeo" na opção Compartilhar.
Vá para Posts> Adicionar novo.
Copie o URL em uma linha em seu editor de posts onde deseja que o vídeo apareça.
Você também pode incorporar vídeos usando o código, como segue:
Localize o vídeo que deseja inserir.
Copie o código para o vídeo.
Vá para Posts> Adicionar novo.
Posicione o cursor onde deseja que o vídeo apareça e clique no botão Adicionar mídia.
Na janela Adicionar mídia, clique na guia Inserir código de incorporação.
Cole o código de incorporação do vídeo no campo do código de incorporação.
Clique em Inserir no post.
A janela Adicionar mídia será fechada e o formulário aparecerá no editor visual.
Microblog é um meio de transmissão online que existe como uma forma específica de blog. Um microblog difere de um blog tradicional porque seu conteúdo é geralmente menor em tamanho de arquivo real e agregado. Microblogs permitem que os usuários troquem pequenos elementos de conteúdo, como frases curtas, imagens individuais ou links de vídeo, que podem ser o principal motivo de sua popularidade. Essas pequenas mensagens às vezes são chamadas de micro posts.
Microblog é uma maneira rápida de passar sua mensagem e se envolver com o maior número possível de públicos em tempo real. Ao contrário dos blogs regulares, os microblogs são projetados para atrair interações rápidas do público e são facilmente acessíveis no celular. O apelo do microblog é tanto sua rapidez quanto sua portabilidade. As postagens são breves (normalmente entre 140 e 200 caracteres) e podem ser escritas ou recebidas com vários dispositivos digitais, incluindo telefones celulares. Embora a maioria das transmissões de microblog seja postada como texto, alguns serviços de microblog permitem postagens de vídeo ou áudio.
A melhor maneira de ter resultados com vídeos é usá-lo para complementar seus outros esforços de marketing. Quando feito de forma estratégica, os vídeos podem ser usados para ajudar a aumentar a participação do público-alvo nos posts do seu blog. Como resultado, isso também melhora a forma como os leitores vão interagir com o seu conteúdo. Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco!