Quer continuar acompanhando como as pessoas navegam no seu site? Para isso, recomendamos aprender as novidades do Google Analytics 4: o que é, como ele difere das outras versões do Google Analytics e por que você precisa mudar. Aprenda tudo o que você precisa saber neste blog.
O que vem a ser o Google Analytics 4?
O Google Analytics é uma plataforma de análise que fornece informações sobre o tráfego, o engajamento e a conversão do seu site. É usado pela maioria dos sites no mundo digital hoje e permite rastrear o comportamento dos usuários em todas as páginas do seu site.
Como qualquer software digital, o Google Analytics vem sendo atualizado à medida que as necessidades dos usuários evoluem, desde seu lançamento em 2005. Desde a era do primeiro Google Analytics (GA1), as atualizações acarretaram no GA2 e GA3; ambos referidos como Universal Analytics (UA). O GA4 é a quarta e mais nova versão, lançada em 2020. Mas não é apenas mais uma versão do Google Analytics; na verdade, é um produto inteiramente novo – destinado a resolver problemas dos usuários que surgiram desde que o UA foi lançado em 2020.
Como Google Analytics 4 difere do Universal Analytics?
Acompanha o site e apps mobile ao mesmo tempo
Uma das principais vantagens das novas propriedades do Google Analytics 4 é que ele pode rastrear a atividade das visitas em vários sites e aplicativos. Anteriormente, você precisava usar uma propriedade do UA para rastrear os dados do site e uma propriedade separada no Analytics, para Firebase, para medir o uso do seu aplicativo para mobile. Esta nova edição do Google Analytics poderia ser chamada "GA4 – anteriormente conhecida como Google App+Web", como era conhecida durante sua fase beta!
Como agora você pode monitorar os usuários em um site, aplicativos e software, você consegue ter uma visão holística de como seus clientes interagem com a sua empresa. Em outras palavras, rastrear os usuários em multiplataformas significa poder analisar seu público ao longo de todo o ciclo de vida do cliente.
Poder acompanhar ao longo de toda a jornada do seu cliente
Para ter uma visão melhor de como os usuários interagem com seu site e seu aplicativo, o GA4 fez as medições segmentando-as por "eventos". Agora, como esses “eventos” medem as interações do usuário que não podem ser identificadas como visualizações de página em uma sessão, isso oferece inúmeras maneiras de entender melhor o comportamento do seu usuário. Flexibilidade e análise de dados levam a decisões e estratégias mais bem fundadas.
Machine Learning define Comportamentos
GA4 não só oferece melhores ferramentas de análise focadas no usuário, mas também inclui métricas preditivas. Graças à experiência do Google com Machine Learning, você pode aplicar esses dados mais bem fundamentados ao Google Ads, remarketing, marketing de mídias sociais e, também, no seu site.
Supera os desafios de Consent Management e de rastreamento Cookieless
Usar a IA para analisar dados garante que você ainda se beneficie de informações valiosas – mesmo quando o mundo se afasta de cookies e outras formas de identificação. Como resultado, você pode atender a nova lei geral de proteção de dados no Brasil, ou outras internacionais (como GDPR e CCPA), enquanto ainda aprende mais informações sobre sua base de dados completa de clientes.
Oferece mais Controle e Customização
Com todas essas novas possibilidades, você provavelmente vai querer limitar as informações que você mede. O GA4 permite que você customize o seu dashboard para priorizar as métricas mais importantes para o seu negócio. Você também pode integrar com o Google Data Studio para ter visualizações personalizadas.
Analisar Dados e Relatórios de maneira nova
Para acomodar todas essas melhorias, o GA4 vem com um novo painel. Embora usar novas ferramentas seja sempre um pouco trabalhoso, as mudanças prometem valer a pena.
Algumas das mudanças no Google Analytics 4 vs. Universal Analytics incluem:
- Permite juntar os relatórios desejados em um menu "Relatórios: Exibir dados personalizados".
- Os relatórios adicionais incluem não apenas "Aquisição" (“Acquisition”), mas agora também "Engajamento" (“Engajement”), "Monetização"("Monetization") e "Retenção"(“Retention”) – todos em “Ciclo de vida"(“Lifecycle”).
- A função de buscas fornece a ajuda mais valiosa – tanto em quanto estiver aprendendo o novo modelo como também para respostas rápidas a consultas. Use-o para um treinamento DIY do Google Analytics 4 – ou fale com uma agência de marketing digital WSI.
Quando devo mudar para Google Analytics 4?
Em março deste ano, Google anunciou que o Universal Analytics seria descontinuado em 1º de julho de 2023. Além disso, todos os seus dados históricos do Universal Analytics serão eliminados em 2023.
Portanto, a melhor hora para mudar para o Google Analytics 4 é agora!
Recomendamos que você configure seu GA4 para que opere em paralelo com o UA, enquanto for possível. Primeiro, isso permitirá que você fique familiarizado com as funções e recursos da nova solução.
Em segundo lugar, você pode começar a atualizar sua conta com dados novos para obter insights de machine learning mais precisos e relevantes.
Para obter assistência especializada para configurar sua conta do Google Analytics 4, de maneira correta e rápida, entre em contato com a WSI hoje mesmo!