Quer continuar acompanhando como as pessoas navegam no seu site? Para isso, recomendamos aprender as novidades do Google Analytics 4: o que é, como ele difere das outras versões do Google Analytics e por que você precisa mudar. Aprenda tudo o que você precisa saber neste blog.
O Google Analytics é uma plataforma de análise que fornece informações sobre o tráfego, o engajamento e a conversão do seu site. É usado pela maioria dos sites no mundo digital hoje e permite rastrear o comportamento dos usuários em todas as páginas do seu site.
Como qualquer software digital, o Google Analytics vem sendo atualizado à medida que as necessidades dos usuários evoluem, desde seu lançamento em 2005. Desde a era do primeiro Google Analytics (GA1), as atualizações acarretaram no GA2 e GA3; ambos referidos como Universal Analytics (UA). O GA4 é a quarta e mais nova versão, lançada em 2020. Mas não é apenas mais uma versão do Google Analytics; na verdade, é um produto inteiramente novo – destinado a resolver problemas dos usuários que surgiram desde que o UA foi lançado em 2020.
Uma das principais vantagens das novas propriedades do Google Analytics 4 é que ele pode rastrear a atividade das visitas em vários sites e aplicativos. Anteriormente, você precisava usar uma propriedade do UA para rastrear os dados do site e uma propriedade separada no Analytics, para Firebase, para medir o uso do seu aplicativo para mobile. Esta nova edição do Google Analytics poderia ser chamada "GA4 – anteriormente conhecida como Google App+Web", como era conhecida durante sua fase beta!
Como agora você pode monitorar os usuários em um site, aplicativos e software, você consegue ter uma visão holística de como seus clientes interagem com a sua empresa. Em outras palavras, rastrear os usuários em multiplataformas significa poder analisar seu público ao longo de todo o ciclo de vida do cliente.
Para ter uma visão melhor de como os usuários interagem com seu site e seu aplicativo, o GA4 fez as medições segmentando-as por "eventos". Agora, como esses “eventos” medem as interações do usuário que não podem ser identificadas como visualizações de página em uma sessão, isso oferece inúmeras maneiras de entender melhor o comportamento do seu usuário. Flexibilidade e análise de dados levam a decisões e estratégias mais bem fundadas.
GA4 não só oferece melhores ferramentas de análise focadas no usuário, mas também inclui métricas preditivas. Graças à experiência do Google com Machine Learning, você pode aplicar esses dados mais bem fundamentados ao Google Ads, remarketing, marketing de mídias sociais e, também, no seu site.
Usar a IA para analisar dados garante que você ainda se beneficie de informações valiosas – mesmo quando o mundo se afasta de cookies e outras formas de identificação. Como resultado, você pode atender a nova lei geral de proteção de dados no Brasil, ou outras internacionais (como GDPR e CCPA), enquanto ainda aprende mais informações sobre sua base de dados completa de clientes.
Com todas essas novas possibilidades, você provavelmente vai querer limitar as informações que você mede. O GA4 permite que você customize o seu dashboard para priorizar as métricas mais importantes para o seu negócio. Você também pode integrar com o Google Data Studio para ter visualizações personalizadas.
Para acomodar todas essas melhorias, o GA4 vem com um novo painel. Embora usar novas ferramentas seja sempre um pouco trabalhoso, as mudanças prometem valer a pena.
Algumas das mudanças no Google Analytics 4 vs. Universal Analytics incluem:
Em março deste ano, Google anunciou que o Universal Analytics seria descontinuado em 1º de julho de 2023. Além disso, todos os seus dados históricos do Universal Analytics serão eliminados em 2023.
Portanto, a melhor hora para mudar para o Google Analytics 4 é agora!
Recomendamos que você configure seu GA4 para que opere em paralelo com o UA, enquanto for possível. Primeiro, isso permitirá que você fique familiarizado com as funções e recursos da nova solução.
Em segundo lugar, você pode começar a atualizar sua conta com dados novos para obter insights de machine learning mais precisos e relevantes.
Para obter assistência especializada para configurar sua conta do Google Analytics 4, de maneira correta e rápida, entre em contato com a WSI hoje mesmo!