Por sermos a maior rede de agências de marketing digital do mundo, vimos em primeira mão como COVID-19 afetou os negócios das empresas com as quais trabalhamos. Para ajudar muitas empresas a superarem esses desafios, e como uma forma de retribuir aos nossos clientes, há alguns meses, criamos esta série de webinars chamada “À Frente da Curva”. Aqui apresentamos um resumo de um desses webinars sobre como reimaginar as conversas de seus clientes usando a tecnologia mais recente, oferecido pelo Eric Cook, Consultor WSI de Michigan, EUA.
Marketing de conversação - o Cenário Atual
Mesmo se você tirar a tecnologia da equação, a melhor maneira de impulsionar suas vendas é conversar com os seus clientes em potencial para conhecê-los, aprender mais deles e sobre as empresas deles, seus pontos fracos e suas necessidades.
Em vez de criar conteúdo para ser distribuído para sua base de contatos (comunicação assíncrona, onde a transmissão de dados é feita de forma intermitente), o uso de IA e chatbots oferece comunicação síncrona, em tempo real, com seu público. Nomes como Siri e Alexa se tornaram uma parte importante da vida cotidiana, e naturalmente chegamos ao ponto onde 90% dos consumidores agora preferem usar mensagens para se comunicar com as empresas. A chegada do COVID-19, certamente, aumentou ainda mais esse número.
Tipos de chatbots e por onde começar
Existem três principais tipos de chatbots:
1. Informativo - Esta versão simples do chatbot usa os dados que você extraiu de FAQs e de seu pessoal de linha de frente para responder a perguntas de forma coloquial.
2. Transacional - Os chatbots transacionais, são mais interativos, conduzem os clientes ao longo do processo de compra até a autenticação da compra para pagamento, notificações de rastreamento etc. Isso pode até mesmo ser oferecido diretamente de um link em seu marketing nas mídias sociais, por exemplo, sem ter que transitar pelo seu site.
3. Consultivo - O tipo mais sofisticado que aprende com o tempo.
Nesse caso, recomendamos começar com a ajuda de seu consultor WSI, por meio da funcionalidade de pesquisa de dados do seu site. Junto com o Google Analytics, você pode descobrir o que os visitantes do seu site estão procurando. Fale com sua central de atendimento e representantes de vendas também e, em seguida, mapeie a sequência de conversa desejada - incluindo instruções sobre como fazer contato com um vendedor ou suporte.
Benefícios do Chatbots
Os três principais benefícios de usar chatbots como parte de sua estratégia de marketing digital são:
- Melhorar o engajamento e qualificação
- Taxas de conversão aprimoradas
- Custos reduzidos
O que não fazer
Evite o “contato misterioso”, onde você tenta passar que o bot é uma pessoa real. Isso faz mais mal do que bem.
É muito melhor deixar claro que você está usando a tecnologia do chatbot, mas deixa claro que sempre há suporte de pessoas quando necessário. Nunca ignore a importância do elemento humano!
WSI – aqui para ajudar de todas as formas possíveis para manter seu negócio prosperando
Para obter mais detalhes sobre todos os itens abordados acima, assista à gravação do nosso webinar, “Marketing de conversação: Como alimentar conversas com seus clientes usando a tecnologia de ponta” (abaixo).