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Dicas para introduzir Social Media Marketing

Escrito por Cheryl Baldwin | 27/10/2023 17:13:42

Nota da Editora: Este post foi publicado originalmente em julho de 2013 e atualizada com informações adicionais em outubro de 2023..

Se você é principiante no marketing de mídias sociais e se sente meio perdido, você não está sozinho. É provável que no início tenha tratado as mídias sociais como se fosse um vendedor batendo de porta em porta - e se você ignorar esse público por algum tempo, eles vão embora. 

Mas, ao contrário desse vendedor, as mídias sociais não vão a lugar algum. As mídias sociais também não dependem de você e continuarão a prosperar, quer você participe ou não. 

Se você deseja expandir seus negócios - ou mesmo fortalecer sua marca pessoal - na internet, é necessário começar a tentar entender as mídias sociais.

Com isso em mente, aqui estão algumas dicas de marketing de mídias sociais para ajudá-lo nesse começo:

 

Comece devagar

Não faz sentido se cansar antes de saber o que está fazendo. Portanto, quando decidir navegar nas mídias sociais, não se inscreva imediatamente em todas as plataformas de mídias sociais, começando pelo Pinterest. 

Comece pequeno. Molhe os pés para testar a temperatura da água antes de mergulhar. A maneira mais fácil de fazer isso é escolher uma plataforma e só expandir quando pegar o jeito. 

Não, você não precisa ter milhares de seguidores no Instagram antes de introduzir Facebook ou LinkedIn no seu cardápio. Mas pelo menos tenha certeza que está confortável com sua persona nas redes sociais antes de desenvolver uma segunda.

Dica: Use sua intuição e comece com a plataforma que mais faz sentido para você. Não precisa fazer muito sentido; escolha aquela que você acha que entende melhor (não importa se você realmente entende, isso ainda tornará as coisas psicologicamente mais fáceis).

 

Seja você mesmo

Não se preocupe; as mídias sociais não são tão complicadas. Não há ninguém especial que você precise impressionar. A coisa mais fácil de fazer é ser você mesmo. Se você é sério, seja sério; se você não é engraçado, não tente ser engraçado. A pior coisa que você pode fazer é não parecer sincero - seja genuíno e você se conectará com as mesmas pessoas com as quais se conectaria na vida real. Além disso, assim como na vida, as mídias sociais são uma via de mão dupla. Se você só falar sobre você e não interagir com outras pessoas, logo perceberá que a única pessoa que está ouvindo você é você mesmo.

Dica: Mídias Sociais são a vida real. É um grande ponto de encontro que está ativo constantemente. Se você tratar as mídias sociais como um lugar real, com pessoas reais, e agir como o verdadeiro você, terá sucesso.

 

Estratégias bem-sucedidas de marketing nas redes sociais dependem do conteúdo que você produz e da autenticidade deste conteúdo. Ao ser você mesmo, seus perfis nas redes sociais se comunicam com pessoas reais que se sentem conectadas e envolvidas com você e seu conteúdo nas redes sociais.

 

Faça Pesquisa

Entenda as preferências e comportamentos do seu público-alvo, bem como os melhores horários para postar conteúdo. Essa análise irá orientar sua estratégia de conteúdo e aumentar seu engajamento. Depois de compreender seu público-alvo, seus concorrentes e as plataformas de mídias sociais, você pode desenvolver uma estratégia de conteúdo personalizada para suas necessidades. 

Além disso, você pode criar uma estratégia de mídias sociais adaptada às suas necessidades e objetivos específicos por meio da busca online. Isso ajudará você a alcançar seu público-alvo e atingir seus objetivos de negócios.

Tip:  Não esqueça que a imitação é a forma mais sincera de elogio. Se você encontrar um concorrente ou empresa fazendo o tipo de marketing nas redes sociais que você gosta, veja como pode imitá-lo para o bem do seu negócio, mantendo ao mesmo tempo um tom e transmissão de marca consistentes.

 

Invista em Conteúdo Interativo

Conteúdo interativo incentiva os usuários a se envolverem de alguma forma. Isso pode ser através da votação em uma enquete, respondendo a perguntas em um quiz ou participando de um vídeo ao vivo. O conteúdo interativo tem um desempenho melhor do que o conteúdo estático porque chama mais atenção e é divertido de consumir. Além disso, ele estimula a comunicação bidirecional entre sua marca e seu público.

Ao criar conteúdo interativo, é essencial manter seu público-alvo em mente. Que tipo de conteúdo os interessa? Que tipo de conteúdo os incentivará a serem participativos? Garantir que seu conteúdo interativo seja de alta qualidade e acessível também é fundamental.

Investir em conteúdo interativo é uma ótima maneira de atrair seu público e aumentar sua presença nas redes sociais. Ao criar conteúdo interativo relevante e envolvente para seu público-alvo, você pode incentivá-los a interagir com sua marca e aprender mais sobre seus produtos ou serviços.

Adapte essas dicas ao seu negócio ou sua marca e avalie e ajuste frequentemente sua estratégia de mídias sociais para obter bons resultados.

 

Seja mais eficiente

Para ser mais eficiente no marketing nas mídias sociais siga os seguintes passos::

  • Estabeleça um Calendário de Publicações: Crie um cronograma consistente de publicações para manter seu conteúdo organizado e atrair de forma regular seu público-alvo. Isso ajuda a manter uma presença online mais coesa.
  • Crie uma Estratégia de Comunicação nas Mídias Sociais: Elabore uma estratégia bem definida com objetivos e metas claras. Sem uma estratégia, é difícil medir o sucesso e a eficácia.
  • Otimize o Fluxo de Trabalho: Simplifique seu fluxo de trabalho de mídias sociais, utilizando ferramentas e automação. Isso pode ajudar a economizar tempo e gerenciar sua presença nas redes sociais de forma mais eficiente.
  • Compartilhe Recursos na Empresa toda: Colabore dentro da sua empresa compartilhando recursos e ferramentas de mídias sociais, promovendo a eficiência da equipe.
  • Estratégias Específicas para Cada Plataforma: Adapte seu conteúdo e abordagem a cada plataforma de mídia social. A consistência é fundamental, mas sua estratégia deve se adaptar às características únicas de cada plataforma.

 

Conforme você se torna um especialista nas mídias sociais, rapidamente passará da sensação de intimidação na curva de aprendizado para se sentir sobrecarregado pelo tempo que está investindo. É aí que uma ferramenta como o PromoRepublic ou o Buffer entra em cena. Essas ferramentas permitem que você distribua suas atualizações em várias plataformas ao longo do dia a partir de um único local.

Dica: Existem outras alternativas ao PromoRepublic e ao Buffer, a maioria das quais é igualmente útil. Encontre algo que funcione para você e siga em frente; isso será um grande economizador de tempo e organizador.

Ser eficaz e eficiente são duas coisas diferentes, especialmente quando se trata de usar plataformas de mídias sociais. Estabelecer uma estratégia de marketing eficaz nas mídias sociais é o alicerce de suas campanhas. Se funciona, é eficaz. Ser eficiente com suas redes sociais significa minimizar o tempo gasto nas mídias sociais enquanto sua plataforma trabalha nos bastidores para você. Ela funciona sem sua constante intervenção, mas isso leva tempo. Começar o marketing nas mídias sociais para pequenas e médias empresas é uma coisa, mas se preparar para o sucesso a longo prazo requer um sistema eficiente. 

Configure e melhore seus objetivos de marketing nas mídias sociais tornando esses objetivos mensuráveis. Ao utilizar métricas de mídias sociais que são relevantes, você pode definir seu nicho de público nas mídias sociais e planejar de acordo.

 

Aproveite os 4C´s do Marketing nas Mídias Sociais

Os 4 Cs do marketing nas mídias sociais podem ser usados como um pilar para assegurar que a força de uma marca nas plataformas de mídias sociais seja eficiente e atraente para seu público-alvo. Os 4 C´s são:

  • Conteúdo: Diz respeito às informações e mensagens que as marcas compartilham nas plataformas de mídias sociais. O conteúdo de qualidade deve ser relevante, valioso e atraente para o público-alvo. Deve promover um produto ou serviço e educar, entreter ou inspirar seu público-alvo. Isso pode incluir posts de blog, vídeos, infográficos e muito mais.
  • Conversação: As redes sociais são um canal de comunicação bidirecional. As marcas devem interagir ativamente com seu público, respondendo a comentários, participando de discussões ou realizando sessões de perguntas e respostas. Isso estimula um senso de comunidade e pode levar a mais fidelidade à marca. 
  • Comunidade: Construir uma comunidade sólida e engajada em torno da sua marca pode ser um dos ativos mais valiosos no marketing das mídias sociais. Essa comunidade se transforma em um grupo de seguidores leais ou defensores de marca que podem ajudar a amplificar a mensagem da sua marca, fornecer feedback e até mesmo defender sua marca contra comentários negativos.
  • Conexão: Isso enfatiza a importância de estabelecer relacionamentos significativos com seguidores, outras marcas ou influenciadores em sua indústria. Ao se conectar e colaborar com outros, as marcas podem ampliar seu alcance, aumentar sua credibilidade e alcançar novos públicos.

Quando combinados de forma eficaz, esses 4 C's podem guiar uma marca em direção a uma estratégia de marketing de mídias sociais bem-sucedida e abrangente.

 

Siga em Frente Sendo Social

As redes sociais não são tão complicadas ou ineficazes como seus críticos gostam de pensar, e a única maneira de realmente saber é experimentá-las. O marketing nas mídias sociais é o que você faz dele! Mas aqui está a recomendação: comece devagar! Se você precisa de ajuda nesse início, os profissionais da WSI estão aqui para ajudar - entre em contato!

Tradução do Original em Inglês: wsiworld.com.br