Email marketing é uma das soluções mais antigas de marketing digital (você sabia que o primeiro email foi enviado em 1971?) e ainda é muito utilizada pelas empresas porque funciona. E a beleza do e-mail é que você pode criar campanhas de email marketing bem focadas, aproveitando os dados coletados de seus contatos e das informações que você conhece sobre seus clientes e suas intenções.
Se você quer saber se sua campanha foi bem-sucedida, você precisa usar métricas de email marketing para medir os resultados. Você pode começar usando uma das muitas ferramentas grátis de email marketing disponíveis no mercado ou pedir ajuda a um consultor da WSI, especializado em marketing digital, onde você atua. Com essa assessoria você aprende a criar metodologias para aplicação de campanhas de email marketing, entender seu funcionamento e introduzir métricas para medir os resultados. E assim estar consciente da sua importância e tirar proveito dos resultados que oferece.
O que você deve considerar antes de adotar uma solução de email marketing para a sua empresa?
O futuro do marketing contextual
Marketing contextual é o processo de disponibilização de conteúdo de marketing, como e-mails, posts de blog, ofertas ou anúncios para clientes em uma etapa específica da jornada do comprador. Para que o marketing contextual funcione, o tempo e detalhes são importantes.
O que isso significa para uma campanha de email marketing bem focada? Antes de criar um email, você deve primeiro conhecer o contexto do seu público-alvo, clientes ou leads. Aproveita tudo o que você sabe sobre eles para criar os perfis desse público-alvo e as personas desses compradores. Com base nisso, você pode criar campanhas de email marketing personalizadas, direcionadas e relevantes.
Por que você deve usar o marketing contextual em sua estratégia de email marketing? Ele converte melhor e aumenta a retenção porque seu foco está no que o cliente precisa. Quando eles sentem que você está resolvendo especificamente o problema deles, é mais provável que abram o e-mail e cliquem ou convertam.
Meça a verdadeira intenção e não métricas que só medem vaidade
Os dados continuam sendo a melhor maneira para uma empresa que adota email marketing medir a intenção do seu cliente. Ao analisar o comportamento ao longo do tempo, você pode identificar tendências, como se seu conteúdo está gerando engajamento em seu site ou se consultas recorrentes nos mecanismos de busca estão gerando conversões, como inscrições para receberem seus boletins informativos, fazerem compras ou simplesmente visitar a sua loja. Então, sabendo de tudo isso, quais métricas de email marketing você pode usar para coletar esses dados importantes e, no final, também segmentar esses clientes em potencial?
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Click-Through Rate (CTR) ou taxa de cliques
Esta é a porcentagem dos destinatários de e-mail que acessaram um ou mais links em seu e-mail. Por que isso é importante rastrear? Porque fornece informações diretas sobre o número de pessoas na sua lista de contatos que absorveram seu conteúdo, que desejam saber mais sobre você, sua marca e o que você está oferecendo. -
Conversion Rate ou Taxa de Conversão
Isso mede a porcentagem de destinatários de e-mail que clicam em um link no seu e-mail e concluem a determinada ação solicitada (como preencher um formulário ou comprar um produto), convertendo assim na oferta proposta no e-mail. Sempre inclua uma frase para chamar a atenção (call-to-action) no seu e-mail que esteja relacionada com o objetivo principal ou meta dessa ação de email marketing. -
Bounce Rate ou taxa de rejeição
A taxa de rejeição indica a porcentagem de emails enviados que não puderam chegar na caixa de entrada (inbox) do destinatário final. Existem também dois tipos de taxas de rejeição – uma é a devolução suave, ou soft bounce, que significa que há um problema temporário com um endereço de e-mail válido; outra é uma devolução definitiva que sugere que o endereço de e-mail não existe, está encerrado ou é inválido. A exclusão desses endereços inválidos de sua relação de e-mails é fundamental para manter uma lista de contatos efetiva. -
List Growth Rate ou taxa de aumento da lista
Essa é a taxa que mede o aumento do número de contatos da sua lista de e-mails e, de preferência, isso será plotado como uma curva suave e ascendente. Você também deve trabalhar duro para aumentar regularmente sua lista com novos contatos, pois ela vai diminuir naturalmente a cada ano devido a vários fatores, como pessoas que trocam seu endereço de e-mail, pessoas que optam por não receber suas mensagens e outros motivos. -
Email Sharing/Forwarding Rate ou Compartilhamento de conteúdo de emails
Essa é a porcentagem de destinatários de e-mail que compartilham seu conteúdo com sua rede social ou encaminham seu e-mail para amigos. Por que você deve acompanhar essa métrica? Porque é uma forma de aumentar sua lista de e-mails com novos contatos! Facilite o compartilhamento de seus e-mails - seus leitores devem ser estimulados a compartilhar seus conteúdos. -
Overall ROI ou Retorno sobre Investimento
Medir o retorno sobre o investimento (ROI) para campanhas de e-mail vai mostrar como o seu canal gera resultados tangíveis. Para conseguir medir isso, estipule um acordo de nível de serviço (SLA) no qual são atribuidos valores a vários tipos de leads com base na probabilidade de geração de receita para o seu negócio. -
Open Rate ou Taxa de abertura
Determinar a porcentagem de destinatários de e-mail que abriram seu e-mail pode não ser muito preciso, pois só conta como “aberto” se o destinatário receber também as imagens incluídas no seu email e muitas pessoas bloqueiam essa opção. Mesmo assim, você ainda deve usar a taxa de abertura como métrica importante para analisar os resultados. -
Unsubscribe Rate ou Taxa de cancelamento
Medir a porcentagem de destinatários de e-mail que cancelaram a assinatura após abrir um e-mail seu ajuda no cálculo da taxa geral de crescimento da sua lista de e-mails.
Em setembro de 2021, a Apple anunciou alterações referente a privacidade de dados do iOS15. Essas alterações incluíram uma atualização que diminuí o acesso ao email analytics. As três principais mudanças introduzidas eliminaram a possibilidade de rastrear com precisão as taxas de abertura de emails, onde os endereços IP dos usuários passaram a ser ocultados durante a sua navegação na Internet. Com isso os usuários também puderam mascarar seu endereço de e-mail real com um falso.
Uma análise feita quase um ano depois destaca como os profissionais de email marketing se adaptaram a essa limitação. E, curiosamente, a maioria dos profissionais de email marketing pesquisados indicou que a mudança realmente não impactou de forma geral sua estratégia de email marketing.
Criatividade vai dominar
Uma maneira de melhorar a performance ou atuação do envio de e-mails é ser criativo – e um bom ponto de partida é trabalhar o título do e-mail. Diretamente relacionado com a métrica de taxa de abertura do seu email, o título do e-mail é a primeira impressão que o público terá de um e-mail e influencia diretamente sua decisão de clicar ou converter.
Vejamos algumas boas práticas ao escrever o título do seu email:
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Aprenda com outros exemplos
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Use números, emojis e pontuação interessantes
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Faz uma pergunta convincente
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Escreva algo que faz as pessoas se sentirem especiais
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Evite escrever a linha inteira em letras maiúsculas - parece GRITAR! 😆
Um título que chama a atenção deve ter alguns dos elementos básicos acima, mas deve também estar alinhado com a sua marca. Esses elementos incluem criar um senso de urgência para os leitores agirem, torná-los curiosos o suficiente para abrir o e-mail ou até oferecer algo de graça. Em linha com a importância do marketing contextual, quando você sabe do que o seu leitor gosta, o segredo é sempre enviar e-mails com conteúdo personalizados.
Um ótimo título de e-mail deve ser seguido por um banner de e-mail que se destaque visualmente. Felizmente, existem muitas ferramentas de design gráfico on-line grátis que podem ajudá-lo na criação de conteúdo visual para sua campanha de email marketing.
A WSI é uma agência de marketing digital na qual você pode confiar. Temos uma
ampla rede de profissionais oferecendo soluções ideais de marketing digital para nossos
clientes. A WSI tem conquistado prêmios nos últimos 14 anos e foi nomeada duas vezes como a Melhor Agência pela Web Marketing Association (WMA). Temos orgulho do nosso trabalho e experiência. Você gostaria de conversar conosco? Entre em contato com um profissional da WSI hoje.