O que provavelmente estará no centro das estratégias de marca bem-sucedidas em 2025? À medida que a era da IA avança e as empresas se tornam cada vez mais familiarizadas com a tecnologia, praticamente todas as áreas de branding e marketing precisam se adaptar. Integrar esses elementos de alta tecnologia no relacionamento com seus clientes exige um foco especial em confiança e credibilidade.
Sempre que uma empresa é desafiada a incorporar uma tecnologia em desenvolvimento em qualquer aspecto de seus negócios, a confiança naturalmente se torna uma preocupação central. Seja qual for a estratégia de marca que você planejar para o próximo ano, é provável que ela envolva a IA de alguma forma. Essa estratégia também deve priorizar a confiança e a credibilidade. Este artigo explicará por que isso é importante e o que você pode fazer para aperfeiçoar uma estratégia bem-sucedida baseada em confiança.
Por que a Confiança Importa Mais do que Nunca na Era da IA
A confiança sempre foi a base para relacionamentos comerciais bem-sucedidos. Uma relação de confiança é estabelecida entre o vendedor e o comprador sempre que ocorre uma venda. No marketing digital, os clientes em potencial visitam seu site porque acreditam que você tem algo relevante e autoritário a dizer sobre um determinado assunto.
Uma de duas coisas acontece quando eles interagem com você e seu conteúdo. Ou a crença deles na sua autoridade e confiabilidade é confirmada, levando ao estabelecimento de uma relação baseada em confiança (com sorte seguida por uma venda!), ou os visitantes encontram motivos para duvidar, o que geralmente significa que vão procurar em outro lugar.
Com o advento da IA, os consumidores estão mais exigentes e céticos do que nunca. Eles sabem que conteúdos podem ser facilmente criados com ferramentas de IA e podem recorrer à IA para obter respostas. Caso você não consiga fornecer as respostas, informações ou produtos que eles precisam, eles rapidamente vão buscar alternativas. Portanto, se você deseja atrair e reter um público tão informado e cético, precisará se esforçar ainda mais para demonstrar que sua marca é confiável.
Adotando Transparência e Autenticidade
Marcus Sheridan, renomado palestrante e autor do livro They Ask, You Answer, descreve o processo de construção da confiança através destes quatro princípios fundamentais:
- Esteja disposto a discutir o que outros não querem discutir e esteja preparado para responder a todas as perguntas, incluindo as difíceis.
- Esteja disposto a mostrar o que outros não mostrarão. Isso exige um toque pessoal que vai muito além da criação de conteúdo tradicional—especialmente conteúdo criado com IA.
- Esteja disposto a vender de maneiras que outros não estão. Em outras palavras, não se limite a apresentar seus produtos; ofereça aos seus clientes uma história e esteja preparado para ensinar o que eles precisam saber.
- Esteja disposto a ser mais humano do que qualquer outra pessoa ou a mostrar sua humanidade mais do que outras empresas e vendedores gostariam.
Esses pontos podem ser resumidos em duas palavras: transparência e autenticidade. Quando os consumidores fazem perguntas sobre um produto específico, são imediatamente bombardeados com ofertas. E, sinceramente, eles poderiam escolher produtos concorrentes, então o que provavelmente vai influenciar sua decisão final?
Transparência e autenticidade—particularmente expressões humanamente genuínas—são a resposta. Quando o mercado está saturado com produtos semelhantes, o lado humano do vendedor fará a diferença. Os clientes que interagem com seu site e rapidamente percebem que há pessoas reais por trás são mais propensas a continuar interagindo. Quando veem que essas pessoas reais—você e sua equipe—estão preparadas para responder às suas perguntas de forma completa e honesta, logo começarão a confiar em você. Se você mostrar resultado concreto enquanto seus concorrentes estão apenas prometendo, você rapidamente aprofundará o relacionamento.
Isso significa que você não deve usar ferramentas de IA, como chatbots? De forma alguma. Essas são ferramentas extremamente úteis e podem ser muito eficazes em sua estratégia de marketing digital, desde que sejam usadas para promover transparência e autenticidade, e não para prejudicá-las.
Humanizando a IA: O Poder do Toque Humano
Um chatbot de IA pode atuar como um canal autêntico para sua marca e a voz humana genuína por trás dela. À medida que a tecnologia evolui, o foco está em tornar as interações entre chatbots e clientes cada vez mais realistas. Os bots estão se tornando mais humanos e responsivos em suas interações. A IA humanizada pode transformar interações com clientes em trocas autênticas entre consumidores e representantes da empresa.
A chave para isso é a análise preditiva—algoritmos que capacitam a IA a criar conversas genuínas e responsivas com seus clientes. Isso resulta em uma IA que demonstra empatia genuína e consegue responder a variações cada vez mais sutis de perguntas esperadas dos clientes.
Construindo Confiança por Meio de Storytelling
A palavra-chave é empatia. É esse impulso que estabelece e desenvolve relações entre as pessoas. Os chatbots de IA estão sendo projetados para ter mais empatia—mas você e sua equipe já a possuem naturalmente em abundância. A empatia constrói confiança, e a melhor forma de criar uma base empática com seus clientes é compartilhar histórias com eles.
Você tem uma história, sua empresa tem uma história, e sua marca é uma história. Sua estratégia de marketing é o conjunto de métodos e táticas que você usa para contar essas histórias. No final das contas, é a sua história com que seus clientes irão se envolver e acreditar.
Embora você possa pensar que a melhor maneira de vender seus produtos e serviços seja focar nos fatos e evitar a emoção, a realidade é o oposto. Claro, você nunca deve ignorar ou tentar ocultar os fatos—eles precisam ser compartilhados de forma aberta e transparente—mas a forma como você os apresenta deve ser empática e emocional.
Em um artigo da Psychology Today, os seguintes quatro princípios são destacados como fundamentais para construir uma boa relação com clientes e outros stakeholders:
- Mostre emoções. Seja vulnerável e tenha coragem de ser pessoal. Destaque seus objetivos e valores para que seus clientes saibam exatamente com quem estão lidando.
- Conecte-se às suas emoções e às de seus clientes contando uma história. A melhor maneira de acessar as emoções é por meio de uma narrativa. Temos a tendência de baixar nossas defesas quando ouvimos uma história (em contraste com um discurso de vendas).
- Demonstre emoções fortes, principalmente positivas, ao contar suas histórias. Sua marca e seus produtos devem inspirar e empolgar as pessoas; caso contrário, quem iria querer comprar? Conte histórias que destaquem as emoções positivas que você deseja associar à sua marca.
- Evite histórias exageradas. Uma história não precisa ser fictícia para ser empolgante e inspiradora. Embora construir confiança dependa de interação humana e emoções positivas, também depende da honestidade. Portanto, acima de tudo, seja sincero e transparente, ao criar uma história envolvente.
WSI: Seu Parceiro Confiável na Era da IA
Se você está buscando as melhores maneiras de navegar pelas estratégias de marca na era da IA, a WSI está aqui para ajudar. Nossos Consultores de IA podem ajudá-lo a entender e aproveitar essa tecnologia para obter o máximo benefício. Você também pode trabalhar com um dos nossos consultores de marketing digital para desenvolver uma estratégia de branding e marketing integrado que ajudará você a ter sucesso em um ano que certamente será emocionante.
Entre em contato conosco para mais informações ou para solicitar uma consulta.