Nota da Editora: Este post foi originalmente publicado em agosto de 2017 e foi atualizado com novo conteúdo e detalhes em novembro de 2023.
Antes de discutirmos nossa estratégia de marketing para eBooks, vamos considerar os benefícios massivos de criar um eBook em primeiro lugar.
Graças à proliferação de smartphones, tablets e outros leitores eletrônicos, os eBooks são atualmente uma indústria de 8,69 bilhões de dólares - e ainda em crescimento.
Os eBooks oferecem um excelente retorno para marcas e empresas, pois são multifacetados:
Confiança. Desde o início, um eBook bem elaborado ajuda a cativar seu público ao responder a uma pergunta ou resolver um problema para eles. Esta é uma oportunidade para abordar um tópico complexo em profundidade. Ao comunicar algo complicado de uma maneira divertida e fácil de entender, sua empresa desenvolve uma reputação de ser uma fonte confiável.
Expertise e Autoridade. O uso de exemplos relacionáveis e explicações semelhantes a histórias impulsiona a conexão entre seus leitores e sua marca. Ao oferecer algo valioso aos seus clientes em potencial, eles ficarão impressionados com seu conhecimento na indústria, estabelecendo sua expertise e autoridade em seu nicho.
Publicidade. Destacar delicadamente como seu eBook pode ajudar sua empresa a superar desafios na indústria, incluindo estudos de caso próprios e entrelaçando feedback positivo dos clientes, é uma maneira não agressiva de comercializar seu eBook.
Tráfego para o Site. Promover um eBook por meio de plataformas sociais direciona os usuários para o seu site. Ao incluir um call-to-action claro em seu eBook, você direciona o tráfego para suas últimas ofertas, aplicativos, entre outros.
Leads Qualificados. Você pode usar seu eBook para gerar leads direcionados, solicitando detalhes de contato em troca da riqueza de conhecimento compartilhada em seu livro.
Concorrência. Destaque-se em meio à multidão em seu setor, mostrando a reputação, confiabilidade, autoridade e expertise de sua marca por meio da promoção do seu eBook.
Renda Passiva. A longo prazo, as vendas de eBooks se tornarão uma fonte de renda passiva para sua empresa.
Embora você possa reutilizar muitas de suas postagens ou artigos existentes para incluí-los em seu eBook, você descobrirá que criar e promover um eBook é bastante trabalhoso e consome tempo. Mantenha o ímpeto mantendo seu foco no prêmio.
Como Fazer o Marketing de um eBook
Em vez de uma estratégia com muitas táticas, pensamos em elaborar um guia para o marketing do seu eBook que estreitasse nosso foco e reduzisse a produção global. Depois de muita discussão, lançamos uma estratégia de marketing para eBooks - e veja a seguir como o fizemos.
O Objetivo da Nossa Estratégia de Marketing para eBooks
Para as nossas estratégias de marketing para eBooks, o objetivo principal é gerar leads qualificados. No caso, um lead é "qualificado" quando preenche um formulário de contato, essencialmente nos dizendo: "Ei, precisamos da sua ajuda!"
Simples, não é mesmo? Toda empresa precisa de leads qualificados. No entanto, ficamos constantemente surpresos com quantas empresas adotam uma abordagem indiferente ou despreocupada para preencher seu funil de marketing.
Dito isso, leva tempo e muita pesquisa para elaborar uma estratégia de marketing eficaz, mas vale muito a pena. Ao esboçar nossa estratégia de marketing para eBooks, esperamos fornecer um guia para empresas que se perguntam por onde começar.
Táticas de Estratégia Pré-Lançamento para Lançar um eBook
Além da edição do livro, do título (essencial para vender seu livro e para a otimização em mecanismos de busca) e da capa do livro, existem várias etapas promocionais para eBooks que você precisa seguir.
1. Crie um blog
Certifique-se de que seu site tenha um blog, pois isso lhe dá a chance de mostrar seu estilo, interagir com futuros leitores e direcionar tráfego para a página de destino do seu eBook. Lembre-se de permitir comentários e incluir botões de compartilhamento social em todas as suas postagens no blog para incentivar o envolvimento dos leitores.
2. Inicie o marketing com páginas de destino pré-lançamento
Coletar e-mails é a maneira mais eficaz de criar empolgação em torno do seu eBook. Também é uma ótima maneira de desenvolver o interesse em seu livro com promoções de pré-lançamento. A melhor maneira de fazer isso é através de páginas de destino com pedido de e-mail (gated). As promoções de eBooks podem ajudar a gerar toda essa agitação importante antes da publicação. Quanto mais empolgação você puder gerar antes do lançamento, melhores serão as chances de sucesso do seu produto.
3. Use Facebook Ads com segmentação precisa
Os anúncios no Facebook podem ser um método extremamente eficaz para promover um eBook, aumentar a conscientização sobre o seu eBook e obter mais Likes para a sua página. A capacidade de segmentar precisamente suas campanhas de publicidade para atingir seu público-alvo desejado torna os anúncios no Facebook um gasto publicitário muito razoável. Use os anúncios no Facebook para obter curtidas na sua página e direcionar tráfego para as páginas de destino de pré-lançamento com solicitação de e-mail (gated).
4. Dispare campanhas de automação de marketing por e-mail
Quando você obtém informações de leads de pessoas interessadas no seu próximo livro, é a oportunidade perfeita para se manter em contato. Envie e-mails regulares para manter as pessoas informadas sobre o lançamento do seu eBook, dispare mais campanhas de pré-lançamento sobre o seu eBook, faça novas postagens no blog, e convide-as a se conectar com você também em suas redes sociais. Com campanhas de automação de marketing por e-mail, você pode preparar e-mails pré-escritos para serem acionados e entregues em intervalos programados. Quanto mais as pessoas te conhecem e conhecem seu trabalho, mais provavelmente elas vão querer comprar seu livro para apoiar seus esforços. As campanhas de automação de marketing por e-mail continuarão fazendo barulho em torno do lançamento do seu livro.
Promovendo um eBook Quando Você Não Tem Dinheiro para Publicidade
Aqui está como escrever um eBook, junto com todas as ferramentas que o mundo digital oferece, e usar diferentes plataformas e técnicas para tornar seu eBook popular.
1. Crie uma página de destino irresistível
A principal meta da sua técnica de marketing para eBooks é direcionar as pessoas para a página de destino do eBook para que elas possam baixá-lo. Dedique um tempo, faça um brainstorm, pesquise os pontos de pressão de seus prospects e escreva um texto convincente sobre isso. Se o seu eBook for pago, vincule a página de destino a um gateway de pagamento. Lembre-se de vincular ao seu eBook usando os botões de compartilhamento social essenciais em sua página de destino.
2. Promova dentro do seu site
Antes de promover intensamente seu eBook em diferentes plataformas, primeiro você precisa otimizar sua plataforma atual para incentivar os visitantes a baixar seu eBook.
- Adicione um banner pop-up do eBook ao seu blog.
- Coloque CTAs (chamadas para ação) para "Baixar o eBook" em suas postagens de melhor desempenho sempre que relevante.
- Crie um slide do eBook para a página inicial, se tiver uma, ou um destaque na barra lateral.
3. Utilize formatos de conteúdo de suporte
Após criar seu eBook, escreva alguns posts de blog que complementem ou estejam relacionados ao seu eBook. Você pode reutilizar parte do conteúdo para a sua audiência do eBook. Esses posts ajudarão a construir uma presença de marketing, estabelecendo você como um líder de pensamento sobre o assunto, conquistando a confiança de seus leitores e os incentivando ainda mais a baixar o eBook. Você também pode otimizar o conteúdo dos posts para palavras-chave a fim de converter mais tráfego para o site. Nem todos podem querer ir diretamente para a página de destino e baixar o principal recurso. No entanto, ao promover outros posts junto com seu eBook, você dará aos visitantes um motivo diferente para conferir seu site. Certifique-se de colocar CTAs do eBook no final de cada artigo.
4. Invista nas redes sociais
Promova seu eBook para audiências usando teasers sociais como parte crucial de sua campanha global de promoção do seu eBook em redes sociais. O conteúdo em suas redes sociais pode incluir dicas práticas, instruções rápidas e citações-chave do seu eBook trazendo insights. Promova seu eBook em várias plataformas sociais como Facebook, Twitter, LinkedIn, Pinterest, Instagram, YouTube, Slideshare, Quora e Reddit.
5. Explore outras plataformas de compartilhamento de conteúdo digital
As redes sociais não são o único lugar para capturar a atenção de seu público-alvo. Existem várias plataformas digitais onde você pode compartilhar ou enviar seus esforços de marketing de conteúdo e, posteriormente, direcionar uma quantidade considerável de tráfego de volta para a página de destino do seu novo eBook. Considere usar plataformas como Medium, Scoop.it e StumbleUpon. A melhor coisa sobre esses sites é que eles são gratuitos.
6. Use ferramentas gratuitas para tornar seu eBook viral
Viral Content Bee é uma excelente ferramenta gratuita de promoção em redes sociais, onde você ganha créditos ao compartilhar posts de outros, assim como eles ganham quando promovem suas campanhas de marketing. O incrível desta ferramenta é que ela permite selecionar em quais plataformas sociais você deseja que seu tipo de conteúdo seja compartilhado.
Pay With a Tweet é outra ferramenta útil para tornar seu eBook viral nas redes sociais. Essa ferramenta permite que as pessoas acessem o conteúdo do seu eBook gratuitamente em troca de uma postagem social no Facebook, Twitter, LinkedIn, Xing ou VK.
7. Experimente guest blogging em sites de autoridade
Guest blogging é um dos métodos mais populares usados por autores de todas as áreas para promover eBooks. Não apenas aumenta sua autoridade e alcance, mas também promove seus recursos para aqueles interessados e apaixonados pelo seu tema. Faça uma lista de todos os sites com boa autoridade online e, em seguida, envie propostas de guest posts relacionados ao seu marketing de conteúdo.
8. Invista tempo em abordagem de e-mail tradicional
E-mail marketing ainda está vivo e ativo. Se a geração de leads é seu principal objetivo, promover seu eBook em vez do seu produto principal faz com que você pareça menos voltado para as vendas e mais prestativo em suas campanhas de e-mail marketing.
Colocando Seu eBook no Topo da Amazon
A melhor maneira de se destacar na Amazon é classificar palavras-chave dentro de categorias específicas do Kindle. Ter uma boa classificação na Loja Kindle permite que seu conteúdo seja descoberto muito tempo após o esforço inicial de marketing. É por isso que otimizar para classificação de palavras-chave e categorias é o caminho a seguir. As campanhas de marketing para eBooks desempenham um papel fundamental. Confira essas táticas para promover seu eBook.
1. Atenda aos ávidos colecionadores de brindes em sites de distribuição gratuita
Existem muitos sites onde as pessoas passam o dia coletando coisas gratuitas para ocupar espaço em seus discos rígidos, tornando isso uma maneira inteligente de impulsionar os downloads, um fator crítico para uma classificação elevada. Encontre a seção mais popular em cada site para avaliar o que o público-alvo acha interessante e ajuste seu texto e posicionamento adequadamente para maximizar o engajamento.
2. Promova em sites com sistemas de mensagens
Muitas pessoas não têm um blog ou uma lista de e-mails, mas têm acesso a um sistema de mensagens no site, que basicamente faz o mesmo papel. De qualquer forma, todos os usuários do site recebem notificações push. As plataformas de mensagens no site podem ser consideradas como listas de e-mails 2.0.
3. Construa sua lista interna e pergunte diretamente a eles
Mantenha uma planilha contínua de familiares, amigos e leitores ávidos, e depois envie-lhes pessoalmente a promoção do eBook. Sempre que precisar do apoio de outras pessoas para um projeto, consulte esta lista interna para ver quem pode se beneficiar mutuamente ao obter acesso a algo em troca de um favor (como uma avaliação na Amazon).
4. Encontre pessoas com listas de e-mails e peça espaço no PS
Se você tem uma lista de e-mails, vai querer enviar um e-mail aos seus assinantes sobre a leitura do seu e-book. Para facilitar o esforço, tente encontrar pessoas com suas próprias listas de e-mails para compartilhar seu eBook. O desafio é que muitas pessoas hesitam em enviar e-mails para suas listas promovendo o produto de outra pessoa, especialmente quando não estão ganhando dinheiro como afiliados. Uma estratégia de marketing para você experimentar seria perguntar se eles podem promover seu produto na seção "PS" de um e-mail existente que enviarão.
5. Envolva rapidamente grupos relevantes no Facebook e handles no X/Twitter
Com promoções gratuitas do Kindle, muitos handles do Twitter e grupos no Facebook são dedicados a apresentar livros gratuitos ao seu público. Esses são os lugares perfeitos para promover seu livro.
6. Promova com sua resposta automática de férias
O elemento crucial da sua resposta automática é o título. Você deseja informar às pessoas que está "lançando um eBook" no título. Lançar um livro não acontece todos os dias, e as pessoas que enviam e-mails para você certamente abrirão seu e-mail para ver do que se trata essa notícia do eBook. É uma das melhores maneiras de notificá-los quando o eBook estiver disponível.
7. Recompense gentilezas para inspirar mais
Recompensar verbalmente as ações que você deseja que os outros tomem frequentemente faz com que as pessoas tomem essa ação. Compreender e aproveitar essa dinâmica social pode inspirar as pessoas em sua rede a deixar avaliações positivas para o seu eBook de sucesso. Agradeça publicamente a todos que baixaram seu livro e destaque individualmente aqueles que deixaram uma avaliação.
8. Destaque e cite outras pessoas, depois encoraje-as a ajudar na promoção e avaliação
Quanto mais pessoas você envolver no processo de criação, mais provável é que ajudem seu eBook a chamar a atenção que merece. Procure oportunidades para apresentar outras pessoas, produtos e serviços em seu eBook e, em seguida, avise que os incluiu. A esperança é que isso os inspire a ajudar na promoção.
9. Crie conteúdo adicional em torno do eBook durante a semana de promoção
O conteúdo que você cria para impulsionar os downloads e avaliações do seu livro não deve se limitar a um blog ou post nas redes sociais fazendo o anúncio de lançamento. Há muitos tópicos adicionais em torno do seu eBook que você pode liberar após o lançamento inicial para impulsionar downloads e avaliações. Vídeos no YouTube, apresentações no SlideShare e outras postagens no blog são um ótimo ponto de partida. As estratégias de marketing para eBooks incluem compartilhar informações exclusivas sobre o processo. Outro ponto útil de conteúdo que você pode usar são relatórios de progresso atualizados sobre o sucesso do livro.
Dê Vida ao Seu eBook com Marketing de Vídeo
Como você provavelmente já sabe, as pessoas estão assistindo a vídeos mais do que estão lendo, por isso, adicione histórias, entrevistas e vídeos instrutivos dentro do seu eBook para atrair ainda mais interesse. Não há ferramenta melhor que o vídeo para impulsionar seu negócio e multiplicar o impacto do vídeo do que a transmissão ao vivo. Como o marketing de vídeo domina quase todos os canais de comunicação online, é essencial considerar como você pode capturar a atenção do seu público para levá-los ao seu eBook sem gastar uma fortuna em anúncios. Você obterá resultados rápidos se transmitir ao vivo o conteúdo do seu eBook no YouTube, Facebook ou Instagram. Escolha uma plataforma onde seu público passe seu tempo.
Mais Maneiras de Turbinar Seu Marketing de eBook
Técnicas inteligentes de marketing para eBooks funcionarão como um encanto para preencher a lacuna entre os desejos não atendidos dos leitores e a capacidade do seu eBook de satisfazer esses desejos. Aqui estão algumas estratégias de marketing para eBooks eficazes que você deve implementar imediatamente, sem custo.
1. Comece com pré-vendas
Criar uma pré-venda é simplesmente listar seu eBook antecipadamente em grandes varejistas. Autores que utilizam pré-vendas vendem mais livros, ponto final. Pré-vendas possibilitam resultados de marketing avançados mais eficazes. Autores podem começar a divulgar seus eBooks até 12 meses antes do lançamento, mesmo antes de terminar de escrever, incluindo uma chamada à ação em sua mensagem. Provocar leitores nas redes sociais sobre o trabalho em andamento e incluir um link de pré-venda ajuda a capturar pedidos instantaneamente ao chamar a atenção e o interesse.
2. Crie uma Lista de E-mails Privada
Todos os autores devem manter uma lista de e-mails privada, proporcionando um canal de comunicação direto e sem filtros com os leitores. Adicionar alguém à lista requer permissão. Use uma ferramenta de gerenciamento de lista de e-mails para uma lista de qualidade, 100% opt-in. Respeite as caixas de entrada dos assinantes, trate-os muito bem. Ofereça notificações antecipadas de seus próximos lançamentos para pré-venda ou prévias exclusivas, como trechos do eBook. Use uma ferramenta de gerenciamento de e-mail para criar, gerenciar e rastrear inscrições de assinantes e criar e enviar e-mails com aparência profissional.
3. Atualize Sua Assinatura de E-mail
Você provavelmente escreve dezenas de e-mails pessoais todas as semanas, conversando com familiares, amigos e leitores. Cada um desses e-mails representa uma oportunidade de lembrar aos destinatários que você é um autor e tem um ótimo e-book que eles podem querer ler ou recomendar aos amigos - bem como canais de mídia social que eles desejam seguir, que é onde entra a assinatura do e-mail. Uma assinatura de e-mail é um pequeno bloco de texto que você pode configurar para anexar automaticamente ao final de cada mensagem que você redigir. É simples, educado e discreto.
4. Adicione conteúdo adicional aprimorado
Coloque-se no lugar dos seus leitores. Eles terminaram de ler seu texto pela primeira vez, e agora você é o novo autor favorito deles. Eles querem mais de você. Eles querem se conectar. Facilite para eles incluindo uma versão impressa da sua opção de eBook ou conectando-os à sua estratégia de marketing de conteúdo.
5. Considere oferecer gratuitamente
Promoções de curto prazo para títulos temporariamente gratuitos — ou promoções contínuas para textos gratuitos, eBooks curtos ou inícios de séries — podem ser uma ótima maneira de promover sua escrita. Oferecer um livro em troca de um e-mail ou de uma resenha elimina o risco financeiro para os leitores que estão pensando em dar uma chance a um novo autor. Uma vez que sua escrita conquista a confiança e a admiração dos leitores, eles vão querer comprar seus outros livros, com ou sem uma equipe de marketing.
Com qualquer estratégia, há o objetivo principal — no nosso caso, esses leads qualificados! — mas também existem metas intermediárias que avançam os potenciais clientes em direção à linha de chegada.
A primeira e maior dessas metas é fazer com que os usuários baixem nosso eBook "30 Melhores Dicas, Truques e Ideias para Geração de Leads". Este eBook é uma oferta excelente — às vezes chamada de "cenoura" — que fornece conselhos gratuitos e acionáveis para geração de leads para empresas e profissionais de marketing. É a nossa maneira de mostrar à nossa audiência que, em vez de apenas dizer, realmente sabemos do que estamos falando.
A esperança é que o valor gratuito do eBook seja suficiente para fazer com que os potenciais clientes o baixem, entrando assim no nosso funil de marketing. Uma vez lá, é um sonho realizado e partir direto para o marketing pré-lançamento ou preenchimento de um formulário de contato para entrar em contato diretamente conosco!
A Estratégia de Marketing para o eBook
Quando você tem um objetivo — um objetivo claro, bem definido e alcançável, não algum devaneio sem sentido — as táticas se encaixam para alcançar esse objetivo. Eu não quero dizer diretamente que um objetivo é uma estratégia, mas saber o que você quer que sua audiência realize, especialmente se esse objetivo é promover seu eBook, em vez de simplesmente esperar que eles façam algo em seu site, facilita o marketing.
Nossa estratégia de marketing para o eBook é direta. Utilizamos as táticas e os canais que interessam à nossa audiência e nos quais ela está ativa para levá-la a baixar nosso eBook. Em seguida, proporcionamos àqueles que baixaram o eBook uma maneira fácil de solicitar nossa ajuda, se e quando decidirem que precisam dela.
É isso aí.
É verdade que há uma tonelada de componentes para executar essas táticas e permanecer ativo nesses canais, mas chegaremos a isso em um minuto.
Por enquanto, aqui está um breve resumo das táticas que usamos para impulsionar nossa estratégia de marketing para eBook:
Como você pode ver, anúncios sociais, postagens de blog, remarketing, e-mail, mídias sociais e PPC trabalham juntos em harmonia para ajudar a conduzir o maior número possível de pessoas interessadas para o nosso funil de marketing. Essas táticas, juntamente com nosso objetivo principal, formam uma ótima estratégia de marketing.
Então, essas seis táticas no topo do funil de marketing - você acha que são demais? De jeito nenhum!
Discutimos o uso excessivo anteriormente, mas quando cada tática tem um propósito ativo e não sobrecarrega sua equipe (isso seria um grande não), então vá em frente! Na verdade, usamos ainda mais táticas durante o processo de reengajamento quando um lead não baixa o eBook (mas não podemos revelar todos os nossos segredos, então essa é uma história para outro dia).
A Execução
Ah, a parte mais importante de qualquer estratégia de marketing é a execução. Mais do que as fases de estratégia e táticas, é aqui que as coisas podem dar errado, principalmente porque envolve a ação.
Aquela imagem da nossa estratégia de marketing para o eBook desenhada no papel? Isso é fácil de fazer. Tecnicamente, você poderia fazer isso no MS Paint.
Executar essa estratégia, no entanto, é outra história.
Tivemos um designer, um coordenador de campanha, um redator e um especialista em mídias sociais trabalhando nos componentes iniciais da estratégia, como conteúdo de e-mail, layouts de design, postagens em redes sociais e planilhas com cronogramas e responsabilidades. Cada um desses membros da equipe continua a trabalhar na estratégia, escrevendo e agendando postagens de blog e nas redes sociais, executando campanhas de anúncios, ajustando páginas de destino, solucionando problemas pontuais e, o mais importante, lidando com leads qualificados conforme eles chegam.
Se isso parece ser muito trabalho, acredite, é. Mas quer saber? Vale a pena, e acreditamos que os resultados falarão por si mesmos.
O que Você Pode Fazer?
Para profissionais de marketing e equipes que nunca tentaram uma estratégia dessa magnitude, não é uma vergonha começar pequeno, especialmente se você tiver menos recursos disponíveis. Se você tiver os meios, no entanto, quanto mais pessoas você puder atrair e inserir no funil, melhor.
Para empresas sem tempo ou recursos para implementar qualquer tipo de estratégia de marketing dedicada, não deixe isso atrapalhar sua rota. Antes de se desesperar, considere isso: marketing digital é um investimento, não uma despesa. Na verdade, um eBook é um aspecto crucial para expandir seus negócios. Uma estratégia não precisa ser cara para ser eficaz, mas, de qualquer forma, a ideia principal é que você terá o retorno do seu investimento.
Em vez de assumir que não consegue pagar ou esperar até a próxima oportunidade, não custa nada descobrir o que podemos oferecer, já. Adoraríamos ajudar você a criar e implementar uma estratégia; tudo o que você precisa fazer é pedir!