Em agosto de 2022, Google Helpful Content Update (ou a atualização de conteúdo útil do Google) pediu aos profissionais de marketing digital que focassem na criação de conteúdo original que fosse útil para as pessoas, em vez de conteúdo focado exclusivamente em otimização dos mecanismos de busca (SEO). Essa atualização de conteúdo útil do Google diz que haverá recompensa pelo conteúdo e pelos sites nos quais os visitantes sentem que vivenciaram uma experiência satisfatória.
Você percebeu alguma mudança nos resultados de buscas ou no tráfego apontado no Google Analytics ou no seu Search Console? A atualização foi lançada oficialmente no início de setembro de 2022 e parece que, a menos que as categorias do seu site incluam páginas de letras de música ou sons, o impacto da atualização é limitado. No entanto, Google confirmou: "Nos próximos meses, continuaremos aprimorando a maneira como o classificador detecta conteúdo de pouca utilidade e lançaremos mais esforços para recompensar melhor o conteúdo de valor para o público".
Apesar do impacto aparentemente baixo quando do lançamento dessa primeira atualização de conteúdo útil, os profissionais de marketing digital e autores de conteúdo precisam levar a sério as informações disponibilizadas pelo Google. O que mais precisam saber?
Google tem muitas maneiras de classificar páginas e conteúdos na web. A atualização de conteúdo útil é uma nova forma de captar em todo site onde o algoritmo do Google identifica automaticamente conteúdo de pouca qualidade ou conteúdo sem valor, usando um modelo de aprendizado de máquina (machine learning). Como o sinal é ponderado, alguns sites podem sofrer um impacto maior do que outros. Curiosamente, o conteúdo disponibilizado pelo usuário (como avaliações e comentários do usuário) nos sites também será avaliado e medido com esta atualização. A atualização de conteúdo útil nesse momento abrange apenas as buscas em inglês, mas eventualmente incluirá outros idiomas também.
Agora, o que acontece se você tiver um conteúdo focado no público mas que foi classificado como de pouco valor? Como isso influenciará seu posicionamento e sua classificação? De acordo com o Google, você ainda pode ter um bom posicionamento se outras indicações apontarem que seu conteúdo prioriza seu público-alvo como algo relevante para a busca e, portanto, de valor. Nesse caso, remover o conteúdo de pouco valor o mais rápido possível é a melhor opção para que seu conteúdo de qualidade tenha uma melhor chance de um bom posicionamento no Google.
"Você está escrevendo para uma determinada seleção de palavras porque ouviu ou leu que Google estava priorizando essa determinada seleção de palavras preferidas? (Não, não temos)."
Esta é uma das perguntas que o Google fez (e respondeu!) na atualização de conteúdo útil de 18 de agosto. Na seção sobre como evitar conteúdo escrito priorizando o mecanismo de buscas.
Em última análise, o Google deseja que os autores de conteúdo criem conteúdo de qualidade que agregue valor aos buscadores e, ao mesmo tempo, utiliza as práticas recomendadas de SEO. Google também pede aos profissionais de marketing digital que evitem o uso de palavras-chave excessivas, pois o resultado geralmente é um conteúdo de pouco valor que resulta em buscas de má qualidade.
Então, o que o Google está pedindo? Ele quer que os autores de conteúdo revisem seu conteúdo e concluam se ele foi escrito para agradar primeiro os mecanismos de busca, em vez de oferecer ao público-alvo as informações de qualidade que realmente interessam.
Em seu relatório anual State of SEO, o Search Engine Journal (SEJ) recebeu feedback de mais de 3.600 profissionais de SEO, onde os resultados mostram que a pesquisa sobre seu público ocupa apenas 20,2% de seu tempo. Os profissionais de SEO não deveriam gastar mais tempo conhecendo seu público-alvo para que possam escrever um conteúdo melhor para as pessoas em vez de melhor para os mecanismos de busca?
Há mais de uma década, Google pediu aos editores que focassem em oferecer uma experiência de qualidade para o usuário, em vez de se preocupar com sinais e algoritmos de posicionamento. Alguns editores ouviram - você colheu os frutos por seguir este conselho na última década?
Se você está focado na criação de conteúdo atraindo clicks, que induz as pessoas a clicar, mas não fornece resultados - então você faz parte do problema que esta nova atualização de conteúdo está tentando resolver. Então, o que você deve fazer para melhorar a experiência do usuário? Comece confirmando o seguinte:
Se você disse "não" a qualquer uma das opções acima, tem trabalho a fazer.
Google quer conteúdo para demonstrar EAT: Expertise (experiência), Authoritativeness (Autoridade), and Trustworthiness (Confiabilidade). E embora EAT não seja um fator de classificação per se, mais atenção é dada ao conteúdo alinhado com EAT forte, especialmente para sites "Your Money or Your Life (YMYL)" que têm um impacto significativo no bem-estar da sociedade e saúde, estabilidade financeira e segurança das pessoas.
Agora, como você otimiza o conteúdo de acordo com essa atualização? Ao autoavaliar seu conteúdo em três categorias: conteúdo de qualidade, expertise, apresentação e produção. Quais são algumas das perguntas que o Google faz sobre essas categorias?
Conteúdo e qualidade. A informação é algo que você recomendaria a um amigo ou esperaria ver em uma revista ou livro? O conteúdo ilustra o tema de forma abrangente?
Expertise. O conteúdo tem fontes claras e foi escrito por um especialista ou pessoa que conhece bem o assunto? A informação é confiável?
Apresentação e produção. O conteúdo tem erros de ortografia ou muitos anúncios? O conteúdo é bem exibido em dispositivos móveis?
A relevância é um dos principais fatores que os algoritmos de busca do Google usam para determinar os resultados de pesquisa (ranking results). Os outros fatores são: sentido, qualidade, usabilidade e contexto.
O Google afirma que a classificação mais básica que indica se o conteúdo é aplicável é quando o conteúdo contém as mesmas palavras-chave da busca, seja no corpo ou nos títulos. Além de usar as palavras-chave corretas, o conteúdo deve ser relevante e útil para ser tido como de valor pelo Google.
A Content Science Review afirma que a relevância do conteúdo (content relevance) é "tudo a ver com a percepção do público quanto à pertinência do seu conteúdo em relação a tópicos, problemas, necessidades ou interesses". Com base em insights obtidos com feedback de conteúdo por mais de 100.000 usuários, eles sugerem quatro maneiras para melhorar a utilidade e a relevância do conteúdo:
Além de manter seu conteúdo aplicável, o Google reitera a importância de seguir todos os seus guidelines..
A WSI é uma empresa global de marketing digital que valoriza suas premiações. Fomos indicados e premiados 6 vezes, pela Web Marketing Association (WMA), com o título de Desenvolvedor de Sites Espetaculares, um recorde. Ganhamos ao todo mais de 145 WMA Web Awards desde 2007!
A WSI não acredita em estratégias de marketing digital padronizadas. Logo, nosso foco é direcionado totalmente aos diferenciais de todas as empresas que atendemos. Quer saber como o WSI pode ajudá-lo a lidar com Google´s Helpful Content (ou qualquer outra atualização de algoritmo)? Então entre em contato com a WSI hoje mesmo.