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O Guia Supremo para Marketing nas Mídias Sociais

Escrito por Cheryl Baldwin | 01/09/2022 16:58:50

Agora que vivemos na era digital, estamos expostos às mídias sociais todos os dias. Por quê? Porque as mídias sociais permitem nos comunicar e compartilhar conteúdo de forma rápida, eficiente e em tempo real. Quando você olha para o marketing dentro de uma empresa, não importa quão grande ou pequena seja, as mídias sociais se tornaram um canal de marketing necessário que todas as empresas precisam explorar de alguma forma para terem sucesso. Além disso, se você tiver uma estratégia excepcional de mídias sociai, terão grandes resultados, e você verá os benefícios em primeira mão.

Isso parece fácil e exequível, certo? Não necessariamente. Sua empresa ou marca precisa ter uma estratégia de mídias sociais de sucesso para ter resultados tangíveis. Além disso, você também tem que focar com atenção no trabalho e investir recursos efetivos para alcançar bons resultados. Se você quer fazer seu negócio expandir on-line, você precisa começar a entender as mídias sociais. É importantíssimo se manter atualizado com as últimas tendências das mídias sociais e compreender os algoritmos que impactam nas diferentes plataformas.

Como o cenário de mídias sociais está evoluindo rapidamente, você deve se perguntar: "Como posso continuar usando as mídias sociais para obter os melhores resultados? Com mais de 3 bilhões de usuários ativos nas mídias sociais, ao redor do mundo, para que sua estratégia de mídias sociais seja eficaz você deve ter uma visão clara de como se envolver com os diferentes públicos que você está tentando atingir. 

Com tantas possibilidades, tudo isso pode parecer um pouco demais no início. É por isso que criamos este guia completo para o marketing nas mídias sociais. Acompanhe as seções que seguem, onde abordaremos vários tópicos relacionados com as mídias sociais.

 

Índice

  • Definições de Marketing nas Mídias Sociais

  • Marketing de Mídias Sociais para as Empresas

  • O que é Social Media Marketing (SMM) ou Marketing nas Mídias Sociais?

  • Como funciona o Social Media Marketing (SMM)

  • Estatísticas de Marketing nas Mídias Sociais

  • Tipos de Redes de Mídias Sociais

  • Tipos de conteúdo que você deve considerar 

  • Como engajar seu público, de forma eficaz, nas mídias sociais

  • Aumentando seu público nas plataformas de mídias sociais

  • Organizando seu conteúdo

  • Publicidade ou Mídia paga

  • Rastreamento de seu processo com ferramentas de análise das mídias sociais

  • Benefícios do Marketing nas Mídias Sociais

  • Criando e Curando Conteúdo Social que Atrai

  • Tornar a regularidade e pontualidade uma prioridade máxima nas mídias sociais

  • Perguntas frequentes sobre Marketing nas Mídias Sociais

  • Conclusão

 

Definições de Marketing nas Mídias Sociais

 

Analytics: Estudo de dados e tendências nos dados encontrados em websites e plataformas de mídias sociais.

Conteúdo: Tudo que seja postado nas mídias sociais, seja como um vídeo, um comentário ou uma imagem.

Comunidade: Grupo de pessoas nas mídias sociais que compartilham interesses similares e se comunicam em torno delas.

Segmentação de clientes: Agrupamento de clientes de acordo com como e por que eles compram.

Gestão de relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management - CRM): Sistemas de processos utilizados para medir e melhorar a interação de uma empresa com seus clientes.

Engajamento: Como as pessoas interagem com seu conteúdo nas mídias sociais, incluindo likes, reações, comentários ou ações.

Hashtags: Descrição do tópico precedida por um sinal # que permite aos usuários encontrar conteúdo facilmente.

Post: Compartilhar algo nas mídias sociais.

Shares: O número de vezes que as pessoas enviam seu conteúdo a outras pessoas.

 

Marketing de Mídias Sociais para Empresas

As mídias sociais estão em constante mudanças, mas não deixe que isto o impeça de aproveitar pelo menos uma plataforma de mídia social para comunicar e comercializar seus produtos. Entendemos que aprender coisas novas pode ser muito difícil, e a tendência das pessoas é fazerem isso parecer muito fácil, não é mesmo? Agora, quem tem tempo para preparar um plano de marketing nas mídias sociais, e criar todo o conteúdo necessário, enquanto ao mesmo tempo tem que administrar seu negócio?

Com tantas pessoas ativas nas mídias sociais, ao redor do mundo, toda empresa deve ter uma presença nas mídias sociais. É uma maneira poderosa para que empresas de todos os tamanhos possam alcançar seus clientes atuais e potenciais. Inicialmente, porém, até que você compreenda melhor as plataformas de mídias sociais escolhidas e seu público, será demorado e potencialmente frustrante. E sim, tempo é dinheiro. Mas quando você chega naquele ponto ideal onde você sabe que atingiu seu público-alvo - porque mais pessoas estão cientes de sua marca e as vendas estão aumentando -  o tempo dispendido terá valido a pena.

Descubra se o Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram ou YouTube é a plataforma de mídia social certa para o seu negócio. Talvez Pinterest, Snapchat, ou TikTok seja uma boa opção? Saiba como usar bem estas plataformas e que tipos de conteúdo deve criar. Se comunique com seu público-alvo e acompanhe sua evolução para entender e medir o retorno do investimento (ROI) feito para o seu negócio. Utilizar o marketing nas mídias sociais para gerar resultado no seu negócio vale a pena.

 

O que é Social Media Marketing (SMM) ou Marketing nas Mídias Sociais?

Você já ouviu falar em marketing nas mídias sociais? E o que é isso? Mídia social, como você sabe, é qualquer canal, ferramenta ou plataforma digital que permita às pessoas criar e compartilhar conteúdo com outras pessoas. Estes canais sociais digitais incluem websites e aplicativos (apps) onde você compartilha imagens, fotos, vídeos, informações, opiniões ou eventos. Atualmente, há menos restrições ao conteúdo compartilhado via as mídias sociais do que na mídia tradicional, como jornais, estações de rádio e canais de televisão. Mas as regras estão se tornando mais rígidas.

O marketing nas mídias sociais permite que as empresas utilizem esses canais para comercializar produtos e serviços para clientes atuais e oportunidades ou novos clientes. Como você está se comunicando com seu público-alvo onde eles estão ativos e interagindo socialmente nas mídias sociais, é uma oportunidade de compartilhar sua marca com eles. Através da interação contínua nas mídias sociais, seus esforços de marketing vão criar eventualmente uma comunidade de pessoas interessadas em sua marca, produtos ou serviços.

As plataformas de mídias sociais existentes, sempre trazem novidades e novas plataformas surgem com frequência. Pode parecer atraente, mas não navegue em todas as plataformas de mídias sociais. Respeite sua estratégia de marketing nas mídias sociais e vai adaptando-a quando for necessário. O marketing nas mídias sociais ajuda muito na comunicação das empresas com seu público-alvo. Não necessariamente é essencial, mas cada plataforma de mídias sociais requer uma estratégia específica de conteúdo e de marketing de mídias sociais. Use as ferramentas de análise de dados disponíveis para se guiar nessa estratégia.

 

Como funciona o Social Media Marketing (SMM) ou Marketing nas Mídias Sociais

Os sites das mídias sociais oferecem a muitas empresas o contato com seu cliente ideal. Os usuários compartilham muitas informações quando utilizam as mídias sociais, incluindo detalhes geográficos, demográficos e pessoais. Isso permite às empresas direcionar sua estratégia de marketing de mídias sociais para um segmento específico de clientes.

Antes de discutir como o marketing de mídias sociais funciona, lembre-se que um dos segredos para o sucesso do marketing de mídias sociais é disponibilizar conteúdo relevante ao seu cliente. Se envolva com eles de uma maneira que os faça querer compartilhar seu post com outros. Você não apenas saberá de suas preferências e gostos, mas o marketing digital boca-a-boca poderá aumentar sua base de clientes. Então, como o marketing de mídias sociais funciona?

Elaborar um plano de ação ou estratégia de marketing nas mídias sociais

Elabore uma estratégia de marketing de mídias sociais direcionada que se alinhe com os objetivos do seu negócio. Conheça seus clientes e sua concorrência. Analise os sucessos e fracassos de sua atual estratégia de marketing de mídias sociais, se você a tiver. Crie um calendário que defina qual conteúdo é postado em qual plataforma e quando. Acompanhe seu desempenho e faça adaptações quando necessário.

Segmentar clientes

Como há tantos detalhes pessoais disponíveis nas mídias sociais, a segmentação dos clientes permite uma campanha muito direcionada.

Criar conteúdo compartilhado

Criar conteúdo de valor com o qual os clientes desejem se comunicar, resultando em compras de produtos e compartilhamento do conteúdo com outros.

Utilizar ferramentas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM)

Usar ferramentas de CRM para acompanhar as oportunidades e os clientes através de ofertas, compras (diretamente) e referências de produtos (indiretamente).

 

Estatísticas de Marketing nas Mídias Sociais

As estatísticas de marketing nas mídias sociais nos ajudam a entender nosso público-alvo e melhorar nosso perfil nas mídias sociais. Qual você acha que foi o vídeo mais visto no YouTube de todos os tempos?

  • Mais de  4.65 bilhões de pessoas em todo o mundo estão ativas nas mídias sociais.

  • Globalmente, os internautas gastam 2 horas e 27 minutos por dia nas mídias sociais.

  • 1,96 bilhões de usuários estão ativos diariamente no Facebook.

  • 31% dos usuários globais do Facebook têm entre 25 e 34 anos de idade.

  • 500 milhões de usuários estão ativos diariamente no Instagram Stories, e 90% das pessoas no Instagram seguem um negócio.

  • A empresa Meta é proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp.

  • O LinkedIn tem mais de 830 milhões de membros, e mais de 58 milhões de empresas estão listadas na plataforma.

  • 53% das pessoas no Twitter são provavelmente as primeiras a comprar novos produtos e 26% passam mais tempo vendo anúncios no Twitter do que em outras plataformas líderes.

  • A empresa Google é proprietária do YouTube.

  • 2,1 bilhões de pessoas assistem ao YouTube globalmente, e 694 mil horas são transmitidas no YouTube a cada minuto.

  • Curiosidade: o vídeo mais visto no YouTube de todos os tempos é o Baby Shark Dance.

  • 55% dos profissionais de marketing usaram o YouTube em 2021.

  • 433 milhões de pessoas usam o Pinterest todo mês.

  • 52,83% das pessoas que fazem vídeos TikTok têm entre 18 e 24 anos de idade.

  • A Índia é o país com o maior número de usuários de Snapchat em 2022.

 

Tipos de Redes de Mídias Sociais

As empresas podem escolher entre muitas redes de mídias sociais para ajudar a construir sua presença on-line. Estas redes conectam pessoas de todo o mundo, e com tantas para escolher, aqui estão as redes de mídias sociais mais utilizadas pelas empresas:

  • Facebook

  • Twitter

  • LinkedIn

  • Instagram

  • YouTube

Embora haja uma grande variedade de redes disponíveis para as empresas escolherem, pode não ser a melhor coisa tentar usar todas essas plataformas ao mesmo tempo. Em vez disso, as empresas precisam ser estratégicas na escolha das redes críticas que serão as mais benéficas para iniciar sua presença on-line e alcançar os melhores resultados. Tudo isso depende do tipo de conteúdo digital que sua empresa promove. Por exemplo, se sua marca ou negócio não tem muito conteúdo visual para compartilhar, plataformas como Instagram, Pinterest e YouTube podem não ser interessantes para sua estratégia de mídias sociais. 

Entretanto, as pesquisas mostram que as duas plataformas mais importantes e onde todas as empresas devem "estar" são o LinkedIn e o Facebook. Abaixo, você tem uma descrição sucinta de algumas plataformas de mídias sociais que sua empresa pode querer usar para construir e melhorar sua presença on-line.

 

Facebook

Com mais de 2 bilhões de usuários mensais ativos, o Facebook tem mais usuários do que qualquer outra rede social. Como um dos pioneiros das plataformas de mídias sociais, os usuários do Facebook representam uma ampla gama de diferentes dados demográficos, o que proporciona um meio extraordinário para que a sua empresa se conecte com seus potenciais clientes ao redor do mundo. O Facebook para empresas também disponibiliza uma variedade de ferramentas para os usuários, incluindo opções para chegar a diferentes públicos.

Veja a Starbucks, por exemplo. Sua página no Facebook  tem mais do que 37 milhões de likes e 35 milhões de seguidores. Como uma das principais páginas de negócios do Facebook, a Starbucks integra recursos adicionais como o mapa interativo de localização de lojas e o Pinterest para manter os usuários envolvidos. Confira algumas das outras melhores páginas de negócios do Facebook aqui.

 

Twitter

De fato, todos estamos familiarizados com a tradicional plataforma de mídia social de 140 (agora 280) caracteres, destinada aos usuários para compartilhar pequenas explosões de informação conhecidas como "tweets". Com mais de 330 milhões de usuários mensais ativos, o Twitter é uma das maiores plataformas de comunicação social. O Twitter permite às empresas aprender mais sobre seus clientes, e é também uma poderosa plataforma para se manter atualizado com as tendências atuais. O Twitter é uma plataforma para as empresas divulgarem produtos e serviços, fornecer atualizações e se engajar no atendimento ao cliente. 

Aqui estão três coisas para ter em mente ao usar o Twitter como comunicação on-line da sua empresa:

  • Descubra quem é seu público e do que eles estão falando

  • Foco em conversar em vez de vender 

  • Compartilhe conteúdo relevante e envolvente que outros irão retweetar/recompartilhar

Algumas das melhores marcas do Twitter se tornaram mestres na produção de conteúdo de valor para esta plataforma de 280 caracteres e assim aumentar a exposição das suas marcas.

Aprenda as cinco maneiras de usar hashtags no marketing de mídias sociais de forma eficaz. 

 

LinkedIn

O LinkedIn se tornou uma ferramenta eficaz para as empresas que se dedicam ao marketing B2B. Como uma plataforma geradora de leads, o LinkedIn facilita a conexão com clientes e consumidores em potencial no nível B2B. Você pode filtrar seu público-alvo por cargo, nome da empresa, localização, etc. 80% dos leads B2B vêm do LinkedIn, e 79% dos comerciantes B2B dizem que o LinkedIn é uma fonte significativa para gerar leads. Como um dos principais geradores de leads das empresas para construir relacionamentos e conectar-se com clientes potenciais no nível B2B, o LinkedIn é uma plataforma de mídia social que oferece oportunidades para direcionar leads potenciais, facilitando a construção de conexões em diferentes indústrias.

Aqui estão  oito razões pelas quais o LinkedIn é o novo super-herói das mídias sociais B2B:

 

  1. O LinkedIn fornece acesso a múltiplos influenciadores e tomadores de decisão da indústria

  2. O LinkedIn é uma ferramenta de construção de marca

  3. O LinkedIn permite que você se alinhe com as perspectivas sociais corretas

  4. O LinkedIn eliminou as técnicas de venda de antiguidades

  5. O LinkedIn mostra seus conjuntos de habilidades

  6. O LinkedIn fornece aos marqueteiros B2B conhecimentos vitais sobre prospectos

  7. O LinkedIn é uma avenida para a venda social

  8. O LinkedIn é uma plataforma para a construção de relações digitais.

 

Confira nosso post com dicas de marketing do LinkedIn para fazer sua marca crescer.

 

Instagram

Sua marca ou negócio tem uma forte identidade visual de marca? Você está procurando construir uma e não sabe por onde começar? Se você respondeu "sim" a qualquer uma das perguntas, a Instagram é a plataforma perfeita para que você o faça! 

O Instagram continuou a expandir-se rapidamente desde a introdução do Instagram stories, IGTV e das recentes oportunidades publicitárias. A Instagram continua a trazer novas e excitantes atualizações, e novos aplicativos para a Instagram continuam a dominar o mercado. Como resultado, as empresas e marcas devem permanecer ágeis para manter uma vantagem competitiva nesta plataforma.

Confira estas quatro razões pelas quais as empresas devem usar as Stories no Instagram.

 

YouTube

De acordo com a HubSpot, 81% das empresas utilizam o vídeo como ferramenta de marketing em 2020. Com o vídeo marketing em ascensão para as empresas, o YouTube é uma das principais plataformas de mídia social que ajudará a construir sua presença e marca online. 

Você pode ler mais sobre o marketing do YouTube em nosso post aqui.

E enquanto Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn são as plataformas de mídia social mais bem estabelecidas para o marketing empresarial, plataformas como TikTok, Pinterest e Snapchat também têm muito a oferecer à sua estratégia de marketing de mídia social.

 

TikTok

TikTok pode parecer a princípio pouco mais que um aplicativo de entretenimento para adolescentes, mas não se engane: usado corretamente, este aplicativo o ajudará a alcançar um novo e enorme público. Não é a plataforma correta para todos os negócios, mas se for adequada à sua marca e produtos, pode ajudá-lo a ter acesso a seus mais de 500 milhões de usuários.

 

Invista nesta plataforma se:

TikTok é a plataforma para você se você quiser atingir um público jovem, massivo e ativo. Se sua estratégia de marketing envolve atingir usuários entre 15 e 24 anos, então TikTok oferece uma maneira incrivelmente eficaz de fazer com que seu conteúdo de vídeo se torne viral. A faixa etária Gen Z é uma das maiores e de mais rápido crescimento demográfico do mundo, o TikTok oferece a você como um público cativo, mais fácil de alcançar do que em qualquer outra plataforma.

 

Conteúdo que funciona

O TikTok é uma plataforma somente de vídeo que permite aos usuários comunicar mensagens simples através de mensagens curtas, pontuais, divertidas e compartilháveis em vídeo. O tipo de conteúdo que prospera no TikTok é material gerado pelo usuário, geralmente gravado nos celulares dos usuários e editado usando as ferramentas de edição embutidas no aplicativo. Brevidade, autenticidade e imediatismo são os atributos mais importantes dos posts bem sucedidos do TikTok. Desenvolver mensagens que sejam simples e possam ser comunicadas dentro de 30 segundos dos posts de vídeo relatáveis. Se você pode trabalhar crianças e animais em seus vídeos, e torná-los bem humorados, então você tem um conteúdo que é mais provável que se torne viral.

 

Com que freqüência postar

Para um efeito máximo, a maioria das marcas deve postar no TikTok cerca de três vezes ao dia. Algumas podem querer postar ainda mais, mas isso pode ser um pouco demais para a maioria das empresas.

 

Dicas de Bônus

Como em outras plataformas de mídia social, você precisa usar os hashtags corretos no TikTok e apontar quaisquer tendências à medida que elas surgirem. Sempre que possível, procure a ajuda de um influenciador TikTok. Para encontrar o influenciador certo para sua marca, junte-se ao TikTok Creator Marketplace, que lhe permitirá visualizar métricas conectadas a cada influenciador e ter uma idéia de quão bem sucedidos eles serão para sua marca. Se você quiser levar suas campanhas TikTok ainda mais longe, considere o uso de anúncios TikTok.

 

Pinterest

Pinterest é a quarta rede de mídia social mais popular nos Estados Unidos, ficando à frente do Twitter, LinkedIn, WhatsApp, e Snapchat. Também tem uma forte presença global, alcançando até 235 milhões de pessoas em todo o mundo. É um mecanismo de busca visual que envolve os usuários em um nível puramente visual e funciona efetivamente como uma ferramenta para oferecer inspiração e impulsionar a produtividade.

 

Invista nesta plataforma se:

Pinterest é uma plataforma pesada de imagem que fará maravilhas para sua estratégia de marketing, se você estiver procurando fazer o seguinte:

  • Atrair mais clientes do sexo feminino: A Pinterest é a plataforma de mídia social mais feminina do mundo social media platform. Cerca de 71% de seus usuários são mulheres.

  • Foco no engajamento, não apenas nos números: A Pinterest difere de outras plataformas de mídia social na medida em que a ênfase não é tanto na construção de um grande número de gostos e seguidores, mas no compartilhamento de conteúdo com o qual as pessoas certas querem se engajar - comportamento que é muito atraente para os marqueteiros.

  • Construir links visuais e tráfego: Um conteúdo visual forte é vital para ajudar seus posts a se destacarem, e esta é a força do Pinterest. Ele também permite que os marqueteiros construam links através das imagens.

  • Converta! Segundo a HubSpot, o Pinterest encurta o processo desde a descoberta até a conversão, e os visitantes da plataforma se convertem em vendas mais rapidamente do que em qualquer outra plataforma.

 

Conteúdo que funciona

O interesse tem tudo a ver com imagens, e há muito espaço para a criatividade e diversidade. Entre os postos mais bem sucedidos e comuns no Pinterest estão:

  • Fotos de produtos - a plataforma tem uma seção dedicada a pins de produto).

  • DIYs: Personalize seus pins de produto mostrando um projeto de DIY acabado para inspiração.

  • Alimentos: Fotos de alimentos e receitas também são muito populares no Pinterest, e isto tem sido alavancado com grande efeito por marcas de alimentos, serviços de entrega e restaurantes.

  • Infográficos.

  • Guias de como fazer e tutoriais fotográficos.

     

Com que freqüência postar

Os pins são bastante fáceis de criar e postar, assim você pode postar com uma freqüência relativamente alta. No entanto, o máximo aconselhável é de cerca de 10-25 pins por dia. Mais do que isso seria um exagero, a menos que você tenha muito conteúdo de alta qualidade.

 

Dicas de bônus

O Pinterest tem uma grande capacidade de busca. Tire o máximo proveito delas criando quadros com suas palavras-chave nos títulos. Ao criar suas imagens, faça-as longas e estreitas para ocupar mais espaço e ser notado mais facilmente - 735 x 1102 pixels é um bom tamanho. O Pinterest também funciona bem com seu blog ou outras plataformas de mídia social. Incorpore seus pinos nos posts de seu blog e compartilhe seus pinos e quadros em suas contas do Facebook e Twitter.

 

Snapchat

Outra grande plataforma para imagens e vídeo, Snapchat oferece simplicidade, imediatismo e a capacidade de alcançar um público massivo. Snapchatters estão assistindo um total cumulativo de até 10 bilhões de vídeos por dia globalmente - isso é um público gigantesco e uma grande oportunidade.

 

Invista nesta plataforma se:

Snapchat é para você se você quiser obter o seguinte de seu marketing de mídia social:

  • Atinja uma população mais jovem: napchat tem cerca de 100 milhões de usuários, a maioria dos quais com idade entre 16 e 24 anos. De fato, Snapchat é a plataforma mais utilizada entre esta demografia.

  • Construa o reconhecimento da marca em sua área: Usando geofiltros, você pode se conectar com usuários em sua área específica de negócios e fazer com que eles reconheçam sua marca.

  • Compartilhe atualizações importantes e conteúdo exclusivo: Você pode mostrar ao seu público coisas que ninguém mais tem acesso, dar a eles uma visão dos bastidores de seu negócio (se for relevante e interessante), ou apresentá-los ao rosto por trás do negócio.

  • Realizar concursos ou compartilhar cupons: O Snapchat permite criar cupons e criar concursos para atrair usuários para seus negócios e produtos.

 

Conteúdo que funciona

O melhor tipo de conteúdo para Snapchat inclui:

  • Promoções exclusivas: Aumente suas vendas de eCommerce com promoções que seu público não encontrará em nenhuma outra plataforma. A capacidade de criar cupons e códigos de desconto é uma ótima ferramenta para ajudá-lo com isso.
  • Snaps diários relacionados ao produto ou à empresa: Estes não necessariamente impulsionarão as vendas instantâneas, mas alimentarão o engajamento da marca.
  • Imagens geofiltradas: Os geofiltros permitem que empresas ou indivíduos comprem e criem um filtro Snapchat disponível a todos os usuários dentro de uma determinada área por um determinado período de tempo.
  • Conteúdo de influenciadores: os influenciadores podem ser particularmente eficazes no Snapchat. Você pode fazer marketing influenciador de duas maneiras - patrocinando postos de influenciadores ou fazendo uma aquisição de Snapchat, onde um influenciador literalmente assume o controle de sua conta Snapchat por um período de tempo limitado.


Com que freqüência postar

Você deve postar no Snapchat três vezes ao dia, a cada quatro ou cinco horas. Mais do que isso é exagero, e menos não é suficiente para manter o engajamento.

 

Dicas de bônus

O importante com o Snapchat é manter tudo tão curto quanto possível. Não deixe que suas histórias continuem por muito tempo. Uma história deve consistir em 10 posts ou menos. Você também deve postar com uma freqüência menor e espalhar seus posts ao longo do dia. Seja criativo também: não poste apenas imagens simples; adicione adesivos, emojis, lentes e filtros.

 

Tipos de conteúdo que você deve considerar

Uma vez que você reduza as plataformas de mídia social que deseja utilizar para construir a estratégia de marketing de sua empresa, você precisará determinar o tipo de conteúdo que deseja compartilhar nessas plataformas. Diferentes tipos de conteúdo atraem e se envolvem de forma diferente com diferentes pessoas, portanto é essencial experimentar e ver o que funciona e o que não funciona. Eventualmente, você descobrirá que tipos de conteúdo tem melhor desempenho e se envolve com a maioria das pessoas. Você também descobrirá que tipos de conteúdo se alinham com as metas e objetivos de marketing de sua empresa.

 

O Valor do Conteúdo Visual no Marketing em Mídias Sociais

Segundo o Hubspot, em 2020, 74% dos marqueteiros de mídia social utilizam ativos visuais em seu marketing de mídia social. O crescimento que vemos no uso de conteúdo visual se deve principalmente à evolução em todas as principais plataformas de mídia social. 

De acordo com Buffer, os tipos recentes de conteúdo que se tornaram populares nas mídias sociais incluem GIFs, Snapchat Stories e Instagram Stories, conteúdo gerado pelo usuário, e infográficos. Os humanos anseiam por variedade, e estes exemplos de conteúdo que muitas marcas têm usado mantêm seu público atento.

 

Como engajar seu público de forma eficaz no marketing de mídia social

Após determinar o tipo de conteúdo que você planeja implementar em sua estratégia de mídia social, você precisará saber como se envolver efetivamente com seu público. O seu público está respondendo ao seu conteúdo? Os usuários estão compartilhando ou retwitando suas postagens? Seu conteúdo está provocando conversas entre os usuários nas mídias sociais? Se você não estiver continuamente criando oportunidades de engajamento, seus concorrentes estarão à sua frente. 

Quais são algumas formas de se engajar com seu público de forma eficaz nas mídias sociais?

Se você está continuamente criando e compartilhando conteúdo relevante e envolvente para seu público, isso abrirá portas de infinitas oportunidades e potencial para novos clientes. Isto exige que você seja proativo na escuta social e na identificação do conteúdo que mais ressoa com seu público-alvo.

Crie e compartilhe conteúdo para construir relacionamentos com clientes atuais e futuros, e você verá um crescimento significativo em termos de sua presença on-line e reconhecimento da marca. 

Aqui estão cinco idéias de conteúdo de mídia social para um excelente engajamento do cliente:

  • Eduque Seus Leitores

  • Faça perguntas

  • Reembalar conteúdo

  • Incorporar Visuais

  • Torná-lo compartilhável

 

O segredo para se envolver com seu público é manter-se atualizado com as últimas tendências da mídia social, identificar os tópicos quentes sobre os quais seu público está falando, utilizar hashtags e compartilhar consistentemente conteúdo empolgante e relevante. O ideal é que seu objetivo geral seja contar a história de sua empresa ou marca.

 

Crescendo seu público

Ao considerar sua estratégia de mídia social, um dos principais objetivos de sua empresa é o crescimento contínuo de seu público. O objetivo de construir uma presença social é não apenas compartilhar conteúdo, mas também ganhar mais seguidores, aumentar a fidelidade à marca e alcançar um público mais amplo que possa potencialmente se converter em clientes. 

Ao estabelecer táticas confiáveis para aumentar sua audiência e acompanhar as mídias sociais, você verá um crescimento significativo em seus seguidores.

 

Organizando seu conteúdo

Não importa quão grande ou pequena seja sua empresa ou marca, gerenciar as mídias sociais não é fácil. Um dos maiores desafios que surgem com a gestão da estratégia de mídia social de sua empresa é manter-se organizado.

 

Use um calendário de conteúdo para manter o controle de seus posts.

Uma das melhores maneiras de manter uma estratégia de mídia social organizada é usar um calendário de conteúdo. Um calendário de conteúdo fornece uma visão geral do que você está postando, quando você está postando e onde você está postando. 

Um calendário de conteúdo também pode ajudá-lo a planejar objetivos de curto e longo prazo para sua estratégia de marketing em mídia social. Por exemplo, você pode organizar e acompanhar várias campanhas, feriados e outros eventos significativos. 

Usar seu calendário de conteúdo efetivamente o ajudará a se manter no topo de todas as outras tarefas que você precisa realizar. Um ótimo ponto de partida é criar um para cada uma das plataformas de mídia social de sua empresa. Isso facilitará o planejamento de seu conteúdo à medida que seu negócio continua a crescer.

 

Programe o conteúdo antes do tempo usando uma ferramenta de programação.

Agendar o conteúdo com antecedência e em massa é outra forma de se manter organizado ao gerenciar sua estratégia de mídia social. A publicação constante nas mídias sociais é uma tarefa demorada. Às vezes, você pode se ver preso a outros trabalhos que você esquece de postar aquele tweet ou atualização no LinkedIn nas mídias sociais. Também é extremamente demorado quando você está postando um post de cada vez, exatamente quando esses posts precisam ser publicados. 

A programação de conteúdo em massa com antecedência permite que você alocar tempo para outras tarefas. Felizmente, há muitos recursos gratuitos e pagos para ajudá-lo a conseguir isso. Algumas das principais ferramentas a serem pesquisadas para agendar conteúdo para a mídia social incluem Hootsuite, Sprout Social, e Buffer.

 

Saiba onde procurar por conteúdo.

Saber onde procurar conteúdo é outra maneira de manter uma estratégia de mídia social organizada. Pode haver diferentes publicações que fornecem conteúdo que é relevante para seus canais de mídia social. Pode haver também outros recursos on-line que estejam atualizados com as últimas notícias, tendências e tópicos - criando pastas e marcadores separados para separar o conteúdo original de sua empresa/marca de outros conteúdos que você compartilha.

 

Faça uso de ferramentas e recursos pagos. 

Se você está procurando criar visuais poderosos ou gerenciar todo o conteúdo programado para uma próxima campanha, não se esqueça de fazer uso de ferramentas e recursos gratuitos e pagos. 

Não possui software de design? Confira o Canva para criar gráficos visualmente atraentes para o seu conteúdo. Você não tem conhecimentos de fotografia e não tem orçamento para contratar um fotógrafo? Encontre fotos de estoque sem royalties impressionantes para seu conteúdo. Procurando uma ferramenta de gerenciamento de projetos para organizar os resultados de uma campanha de mídia social? Experimente Trello! 

Dependendo do tamanho de seu orçamento de mídia social ou marketing, há várias ferramentas disponíveis para ajudar a manter uma estratégia de mídia social organizada.

 

Crie planilhas separadas para gerenciar as promoções de mídia social e outros canais de publicidade paga. 

Quando chegar a hora de revisar seu orçamento de marketing de mídia social, criar uma planilha ajudará você a acompanhar todas as despesas que vão para as ferramentas e softwares pagos, bem como seus esforços pagos em mídia social.

 

Publicidade paga

Com a mudança dos algoritmos das muitas plataformas de mídia social que usamos hoje, os dias de contar apenas com o alcance orgânico acabaram. Você deve ter percebido que algumas plataformas de mídia social, tais como Instagram e Facebook, não mostram mais conteúdo em ordem cronológica. Por quê? Porque seus algoritmos ditam que mostrar conteúdo relevante ou tipo de conteúdo "o que eles pensam que você quer ver" primeiro é mais importante. Portanto, se você espera que seus seguidores vejam tudo o que você publica nas mídias sociais, esses dias acabaram.

Suponha que você esteja pronto para dar esse próximo passo em sua estratégia de mídia social e ir além do alcance orgânico para garantir que seu conteúdo seja visto. Nesse caso, talvez seja um excelente momento para considerar a publicidade paga nas mídias sociais. Você pode usar a publicidade paga para atingir públicos específicos. Você pode visar faixas etárias específicas, pessoas com interesses específicos e pessoas de uma localização geográfica exata. 

Em primeiro lugar, elaborar um orçamento razoável a ser alocado para a publicidade nas mídias sociais. Gastar mais dinheiro não significa necessariamente que você terá o maior retorno sobre o investimento (ROI). Comece pequeno e teste sua estratégia. Uma vez que você se torne mais confiante e veja os resultados de sua publicidade em mídia social, você pode considerar gastar um pouco mais para impulsionar cargos específicos ou tipos específicos de conteúdo.

Em segundo lugar, estabeleça metas e objetivos para sua publicidade paga. Qual a demografia que você quer atingir? 

A publicidade paga é o próximo passo em sua estratégia de mídia social. Agora você está procurando maneiras novas e inovadoras de alcançar um público mais amplo. Talvez sua marca tenha crescido, e você tenha o orçamento para mergulhar e investir em social pago.

 

Rastreamento de seu processo com ferramentas de análise de mídia social

Qual de seus tweets tem melhor desempenho? Quais são os melhores momentos para postar no Instagram? A única maneira de responder a estas perguntas é acompanhar regularmente seu desempenho em mídia social.

O rastreamento de seu desempenho em mídia social é a chave para alcançar uma estratégia de sucesso em mídia social. A análise ajuda a medir seus esforços em mídia social ao longo do tempo. Isto se torna importante quando você está avaliando o desempenho de seu conteúdo. É também uma forte indicação de quando você está procurando maneiras de melhorar e refinar sua estratégia de mídia social. No final do dia, é crucial descobrir o que funciona e o que não funciona. 

Comece identificando as principais métricas que você gostaria de analisar. As métricas da mídia social são os dados e estatísticas que lhe dão insights sobre seu desempenho em marketing de mídia social. 

Algumas das principais métricas que todas as empresas devem medir incluem:

 

  • Engajamento: o número de pessoas únicas que gostaram, clicaram, comentaram ou compartilharam seu post ou página

  • Impressões: o número de vezes que seu conteúdo é exibido e se ele é clicado ou não

  • Alcance: o número de pessoas únicas que já viram seus postos

 

Muitas ferramentas podem ajudá-lo a reunir insights quando se trata de relatar suas análises ao longo de um período de tempo. A maioria das redes de mídia social tem suas próprias ferramentas analíticas integradas em suas plataformas individuais, inclusive:

  • Facebook Insights



  • Twitter Analytics



  • LinkedIn


A análise do desempenho das mídias sociais é essencial para qualquer negócio. Avaliar as principais estatísticas e métricas o ajudará a determinar quais redes de mídia social estão tendo o melhor desempenho, ajudando, em última instância, o resultado final de sua empresa.

 

Benefícios do Marketing em Mídias Sociais

Seu negócio deveria estar nas mídias sociais? Absolutamente! Dependendo da estratégia de marketing de mídia social que você escolher usar, as mídias sociais podem ser incrivelmente valiosas e ajudar você a se conectar a um mercado diversificado de clientes para ajudar seu negócio a crescer. Se você não está utilizando a mídia social para seu marketing e publicidade, você está perdendo o vasto número de benefícios que ela pode proporcionar à sua empresa ou reputação. Veja abaixo alguns dos benefícios:

 

1. Aumentar o reconhecimento da marca

O reconhecimento de sua marca é aumentado através de cada plataforma que você escolhe utilizar. As mídias sociais fornecem a você um meio para compartilhar informações sobre sua marca com milhões de pessoas diariamente - aumentando a conscientização de sua marca através do engajamento em seus canais. O engajamento nas mídias sociais inclui o número de pessoas que gostam, comentam, compartilham e repassam seu conteúdo.

 

2. Gerar leads e impulsionar as conversões

A mídia social é uma ferramenta eficaz para gerar novos leads para seu site, vender mais produtos e aumentar suas taxas de conversão. Você pode gerar tráfego para seu site, incluindo links diretos para seu site em sua biografia ou posts. Existem inúmeras rotas adicionais para promover seu site ou marca, tais como a criação de concursos envolvendo usuários envolvidos com seus posts, compartilhamento de eventos ao vivo através de seu canal Youtube ou Instagram, ou a venda de seus produtos diretamente através da seção de compras do Facebook no recurso de compras da Instagram.

 

3. Promover relacionamentos com os clientes

O engajamento com seus clientes nas mídias sociais pode ajudá-lo a construir a confiança e o apoio de seus clientes. Você pode fazer isso respondendo aos comentários deles, compartilhando seus posts nos quais eles o marcam, realizando competições ou pedindo aos clientes seu feedback. Os clientes não apenas apreciarão a resposta, mas também promoverão seu canal para seus seguidores, ampliando o conhecimento da marca.

 

4. Aprenda com os concorrentes

Você pode aumentar a reputação de sua marca e garantir que sua marca se destaque através do estudo dos canais de marca da concorrência e do comportamento das mídias sociais. A mídia social lhe dá uma plataforma para observar o que seus concorrentes estão fazendo, como eles estão se envolvendo e o que impulsiona suas vendas e, posteriormente, para ajustar sua campanha de marca e estratégia de marketing para aumentar as vendas e garantir que sua marca seja única.

 

5. Organize um cronograma para seus cargos

Há muitas ferramentas disponíveis para agendar postagens e monitorar o engajamento nas mídias sociais. Estas ferramentas são maneiras eficazes de realizar suas campanhas de marketing de mídia social com facilidade e tempo, economizando despesas e recursos valiosos a longo prazo. Algumas dessas ferramentas incluem:

 

HubSpot
O Hubspot é um software de gerenciamento de mídia social que economiza seu tempo ajudando-o a compartilhar facilmente posts em blogs e páginas de destino e a construir suas campanhas de marketing através do uso de apenas uma ferramenta. Você pode compartilhar mensagens manualmente ou agendar mensagens para postar diretamente no LinkedIn, Facebook, Instagram, e Twitter. Também possui recursos extras como monitoramento de interações sociais, ferramentas de SEO e gerenciamento de leads para aumentar seu engajamento e visibilidade social.

Sprout Social
Sprout é uma plataforma de gerenciamento de mídia social que permite que toda sua equipe planeje, organize, programe e entregue conteúdo com publicação social entre redes. Ela também possui recursos para monitoramento e análise das mídias sociais.

Hootsuite
Hootsuite é uma ferramenta de gerenciamento de mídia social com recursos para ajudar no planejamento, agendamento e análise dos postos sociais. Ele permite publicar conteúdo nos canais certos no momento certo, rastrear a eficácia em tempo real, e enfatizar seu conteúdo de melhor desempenho.

 

6. Mostre o seu compromisso com o ótimo atendimento ao cliente

A mídia social lhe dá uma visão aprofundada do que seu público está dizendo e lhe permite resolver quaisquer problemas ou abordar quaisquer preocupações que possam surgir. Isto significa maior atendimento ao cliente e melhor publicidade para sua marca. As marcas podem levar à mídia social durante tempos difíceis para mostrar que apóiam e cuidam de seus clientes ou usar seu apoio a religiões ou grupos políticos com o uso de postes vibrantes em apoio a campanhas, tais como "Black Lives Matter" ou mensagens de "Feliz Natal".

 

7. Abrir Novas Avenidas para Promoção e Venda

A mídia social permite que sua empresa se conecte com clientes potenciais com os quais você não teria se conectado se tivesse utilizado técnicas de marketing regulares. A venda social permite que você chegue diretamente aos clientes em todo o mundo para persuadi-los a comprar um produto.

 

8. Atinja uma demografia específica

Com o uso de ferramentas de mídia social como o Facebook Analytics ou anúncios pagos, você pode visar demografias específicas e anunciar sua marca para atingir esses indivíduos. Você também pode verificar as páginas de seu público para entrar na mentalidade deles e obter uma idéia de seus gostos ou aversões e, conseqüentemente, adaptar suas postagens para se relacionar com a mentalidade deles.

 

9. Apoiar Campanhas Multi-canal

Você pode reforçar a mensagem de sua marca aplicando técnicas de marketing de mídia social em múltiplas plataformas. Isto levará à geração de uma comunidade de clientes potenciais e aumentará a receita de sua empresa ao longo do tempo.

 

Criando e Curando Conteúdo Social Envolvente

 

Mantendo-se fiel aos temas do conteúdo

Seu visual é importante quando se trata de comercializar seu conteúdo para as pessoas que você pretende alcançar. Um tema consistente e colorido o ajudará a atrair a atenção do cliente. As ferramentas de mídia social têm temas disponíveis (assim como a Instagram e os Correios), o que o ajuda a criar um tema de conteúdo específico para sua empresa ou marca. Você pode usar memes, fotos de produtos e repostar o conteúdo dos usuários de acordo com o esquema de cores escolhido.

 

UGC e conteúdo interativo

Conteúdo gerado pelo usuário (UGC) é o conteúdo gerado por seus seguidores que você pode usar reposicionando, compartilhando ou capturando telas para interagir com os clientes. Estes também incluem hashtags relacionados à sua marca ou respostas a perguntas que você possa fazer, o que aumenta sua taxa de engajamento.

 

Stories e conteúdo sensível ao tempo

Os Stories são excelentes recursos nos canais de mídia social que permitem mostrar aos clientes os conteúdos dos bastidores e humanizar sua marca. Você também pode usar as histórias para comercializar conteúdos sensíveis ao tempo, como as ofertas de Black Friday, para captar sua atenção e permanecer fresco em suas mentes.

 

O vídeo como peça central de sua estratégia de marketing em mídia social

As maiores marcas ao redor do mundo fazem uso de vídeos diariamente para promover sua marca e para obter múltiplas visões através de seus canais de marketing. Estes vídeos podem ser postados em feeds de mídia social ou carregados como histórias de mídia social, dependendo da urgência ou objetivo do conteúdo.

 

Tornar a pontualidade uma prioridade máxima nas mídias sociais

 

Postar nos melhores momentos para engajar

Para atingir um amplo público, você precisa garantir que seus gerentes de mídia social ou de comunidade encontrem e se envolvam com os clientes no momento ideal. É por isso que é essencial aprender os melhores momentos para postar nas mídias sociais, bem como engajar-se com seu público depois de postar.

 

Responda às perguntas e aos gritos de seus clientes o mais rápido possível

Você deve responder aos clientes o mais rápido possível para garantir que sua reputação e sua marca sejam promovidas e protegidas. Através do uso de ferramentas de marketing de mídia social, você pode interagir, responder e avaliar os clientes ao longo do dia para aumentar o engajamento.

 

Avalie o que está funcionando, o que não está, e como você pode melhorar

As mídias sociais envolvem mudanças constantes, e sua empresa precisa se adaptar e melhorar para se manter atualizada. Você deve ser capaz de adaptar sua estratégia de marketing, avaliar o que está funcionando para sua marca (ou o que não está), e aprender e progredir continuamente. Isto significa uma análise de seu conteúdo com o melhor desempenho.

 

Comunique objetivos, desafios e vitórias com sua equipe

Estabelecer uma boa comunicação com sua equipe sobre suas realizações, objetivos e deficiências ajuda sua empresa a ser responsabilizada por seus esforços e destaca os resultados que sua estratégia social pode produzir.

 

Perguntas freqüentes sobre Marketing em Mídias Sociais

 

O que é um marqueteiro digital?

Os marqueteiros digitais utilizam a internet, dispositivos móveis, mídias sociais, mecanismos de busca, exibição de publicidade e outros canais para alcançar e atingir clientes. Eles são responsáveis por garantir que o website ou conteúdo de mídia social seja facilmente encontrado pelo público-alvo, e eles otimizam a estrutura e o conteúdo para a mídia social.

 

O que são ferramentas de marketing de mídia social?

Ferramentas de marketing de mídia social são plataformas de escuta, plataformas de publicação e plataformas de análise competitiva que abordam as mídias sociais de diferentes ângulos e ajudam sua marca a atingir todos os seus objetivos comerciais.

 

Como posso promover meu negócio nas mídias sociais de graça?

Você pode promover seu negócio nas mídias sociais gratuitamente usando o marketing orgânico de mídia social. Mídia social orgânica é qualquer atividade de mídia social que não tem uma promoção paga e faz uso de ferramentas de mídia social gratuitas para construir e se envolver com seguidores.

 

Qual é o melhor conteúdo para as mídias sociais?

Posts escritos, blogs, artigos, eBooks, guias, links para conteúdo externo ou websites, imagens vibrantes, vídeos publicitários e storiess em vídeo ao vivo.

 

O que faz um gerente de mídia social?

Um gerente de mídia social é responsável pelo monitoramento, publicação, criação e upload de conteúdo de mídia social para sua empresa ou marca. Eles são considerados como a voz da marca e fornecem orientação especializada para melhorar sua presença on-line.

 

Como os marqueteiros utilizam as mídias sociais?

Os marqueteiros fazem uso de plataformas de mídia social para conectar ou aumentar um público através da construção da consciência da marca e do aumento das vendas. Eles fazem uso de ferramentas e plataformas de mídia social que levam clientes e seguidores a seus sites ou lojas.

 

Por que as mídias sociais são boas para o marketing?

As mídias sociais são uma forma econômica e versátil de marketing na era digital atual. O uso de canais de mídia social levará a um aumento de tráfego, fidelidade à marca e satisfação do cliente, bem como uma oportunidade para você conquistar toda uma nova geração de clientes e ganhar uma vantagem sobre a concorrência.

 

Onde posso aprender marketing digital de graça?

O Google oferece um curso básico de marketing digital credenciado pelo Interactive Advertising Bureau em seu website. O curso tem mais de 26 módulos para explorar, todos criados por instrutores do Google, com exercícios práticos e exemplos do mundo real.

 

O que se entende por marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é a criação e compartilhamento de material online (como vídeos, blogs e posts em mídias sociais) que estimula o interesse em seus produtos ou serviços sem promover explicitamente uma marca.

 

Conclusão

As mídias sociais se tornaram um dos aspectos mais críticos do marketing digital. No mundo digital em que vivemos hoje, vivemos e respiramos as mídias sociais. As pessoas passam incontáveis horas acompanhando as últimas notícias, certificando-se de que estão atualizadas com as últimas tendências. 

Não importa quão grande ou pequena seja sua empresa ou marca, a construção de uma forte estratégia de mídia social ajudará a fazer seu negócio crescer. Aproveite todas as ferramentas e recursos à sua disposição e crie e compartilhe conteúdo que conte a história de sua marca. Estabeleça metas e objetivos, volte e refine sua estratégia e sempre busque novas maneiras de se envolver com seu público. Levará tempo, mas investir em sua estratégia de mídia social ajudará seu negócio a ter sucesso.

 

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