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Um Guia para ajudar os Profissionais de Marketing com Amazon Ads

Escrito por Cecilia Decima | 23/03/2022 13:00:28

O valor das soluções de marketing oferecidas pela Amazon é citado quando da divulgação dos seus resultados financeiros, feita recentemente. É a terceira maior plataforma de publicidade digital da América do Norte, depois do Google e do Facebook. E em 2021, no fim de semana de Black Friday até o Cyber Monday, a Amazon atingiu suas maiores vendas de todos os tempos, com roupas, materiais de beleza, de casa e brinquedos sendo as categorias mais vendidas.

De acordo com a Amazon, no período entre Black Friday e o Natal, em 2021, seus vendedores terceirizados nos EUA venderam uma média de 11.500 produtos por minuto. E a Amazon arrecadou US$ 31,16 bilhões em receita de publicidade gerada por esses vendedores, usando de sua plataforma digital.

Com todo esse potencial de negócios, o interesse em tirar proveito do Amazon Ads é grande. Mas o marketing digital na Amazon tem seus desafios. Por exemplo, a Amazon não compartilha informações de clientes com os profissionais de marketing que atuam na sua plataforma digital, o que dificulta poder vender mais para esses clientes no futuro. E anunciar em outras plataformas como Google ou Facebook pode ser difícil quando a Amazon é sua principal plataforma de comércio eletrônico.

Mas, apesar de tudo isso, o alcance e a abrangência da Amazon significam que, como este é o mercado onde os clientes estão, é onde os profissionais de marketing devem estar. Então, aqui segue o que você precisa saber sobre Amazon Ads e como você pode aproveitar isso.

Os três principais tipos de publicidade Amazon Ads

A Amazon tem três tipos de anúncios (ou formas de comercializar anúncios) que você pode adotar usando o Amazon Ads. São formas de patrocinar seus produtos, suas marcas ou usar display como meio de patrocínio. Esses anúncios estão todos disponíveis no Amazon PPC, que é um formato de promover mídia paga em função de Links Patrocinados ou custo por clique (CPC). Assim, você só paga quando os clientes clicarem em seu anúncio.

Assim como o Google, a Amazon usa um sistema similar de leilão que permite que os anunciantes façam lances para aparecer para os compradores. Aqui seguem algumas de nossas sugestões para que possam aproveitar ao máximo seus anúncios de Link Patrocinado na Amazon:

  • Saiba qual é seu custo de venda que pagará à Amazon: CVA = investimento pago à Amazon pela publicidade dividido pelas vendas

  • Use as palavras-chave e/ou estratégia de segmentação do seu mercado e público-alvo corretas, para promover seus produtos.

  • Monitore os resultados para saber o que você deve continuar fazendo ou o que deve parar.

  • Seja paciente. Obter bons resultados leva tempo.

  • Não fique inseguro de reavaliar e mudar sua estratégia.


Anúncios de Produtos Patrocinados na Amazon

Produtos patrocinados são anúncios da Amazon que promovem um único produto. Por ser apenas um produto, não são necessários desenhos ou gráficos. Em vez disso, a lista de produtos é usada para criar o anúncio que vai ser veiculado rapidamente. Os anunciantes, por sua vez, usam palavras-chave para segmentar os clientes-alvo.

A Amazon tem uma relação de categorias de produtos que podem ser usados para anúncios de Produtos Patrocinados. E, para serem visíveis como um produto patrocinado, além de terem que se enquadrar numa categoria relacionada, os produtos também devem ser elegíveis para o Buy Box, ou caixa de compras, que fica na seção do lado direito da página onde temos os detalhes do produto da Amazon.

Na lista das categorias de produtos que não têm permissão para usar Produtos Patrocinados estão incluídos produtos para adultos, produtos usados, produtos recondicionados e produtos em categorias limitadas/grupos segmentados/restritas. E esta última categoria requer aprovação explícita da Amazon para ser atendido.

Apenas algumas empresas podem usar anúncios de Produtos Patrocinados. Isso inclui vendedores profissionais, fornecedores, editoras ou vendedores de livros, autores do Kindle Direct Publishing (KDP) e agências. Além disso, existem locais específicos onde os Produtos Patrocinados podem aparecer – na parte superior dos resultados de buscas, ao lado ou como os resultados de busca e nas páginas de produtos.

Anúncios de Marca patrocinados na Amazon

Os anúncios de marca patrocinados na Amazon são anúncios que a Amazon promove, incluindo até três produtos que são incluidos em uma loja da Amazon. Para atrair clientes são usadas palavras-chave selecionadas. Esses anúncios, promovendo as marcas selecionadas, ajudam a fortalecer essas marcas quando os clientes buscam suas opções de produtos, o que acarretará em vendas de produtos.

Esses anúncios são feitos em forma de banners na parte superior de uma página de busca da Amazon. Inclui um logotipo da marca, um dizer personalizado da empresa e vários exemplos de produtos que dizem respeito às palavras-chave selecionadas.

Como o anúncio é focado na marca, ele inclui um link que leva o cliente a uma landing page personalizada ou à respectiva página na própria loja online da Amazon (Amazon Store). Na loja online, os clientes podem navegar apenas pelos produtos de uma marca específica, e o dono da marca também escolhe o que deseja apresentar na sua página da loja online da Amazon. E o melhor de tudo – o cliente não vê produtos nem propagandas dos concorrentes.

Os produtos anunciados por meio dessas marcas patrocinadas precisam ser novos e não podem se enquadrar nas listas de categorias adulto, usado ou recondicionado. As empresas autorizadas a usar desse patrocínio de marcas são profissionais de vendas cadastrados no programa Amazon Brand Registry, vendedores, vendedores de livros e agências. Os Produtos Patrocinados aparecem na parte superior dos resultados de busca, ao lado ou no meio dos resultados de busca.

Anúncios de display patrocinados na Amazon

Display da Amazon promove um único produto e segmenta o público-alvo com base em suas ações de compras. O fato do produto ter sido visto, ou não, ou comprado, ou não, não tem influência nessa ação. Ele não aplica nenhuma palavras-chave para definir a busca mas aplica uma das duas opções de segmentação, que são: segmentação de produtos ou públicos-alvo. As vendas desses produtos são alavancadas com o uso de automação e de machine learning.

Segmentando os produtos, um produto pode ser exposto para públicos específicos que buscaram ativamente esses produtos, similares ou de categorias semelhantes. Esses anúncios patrocinados aparecerão nas páginas da Amazon onde os produtos são descritos e/ou nas páginas de resultados de busca.

Anúncios usando dessa segmentação por público-alvo aparecem na home page da Amazon, nas landing pages de produtos, nas páginas de resultados de busca de produtos e em sites e aplicativos de terceiros.

Uma lista extensa dos produtos que podem ser patrocinados está disponível no site da Amazon. Os produtos que não podem usar do Display Patrocinado incluem produtos para adultos, álcool, medicamentos controlados e dispositivos, além de armas como spray de pimenta, fogos de artifício e armas denominadas airsoft guns. O Display da Amazon está disponível apenas para aquelas empresas cadastradas no Amazon Brand Registry, fornecedores e agências com clientes que vendem produtos na Amazon.

Conclusão

Com a Amazon e as compras de comércio eletrônico crescendo ininterruptamente, ficar em dia com as oportunidades de mais negócios com novos tipos de anúncios online é importantíssimo para qualquer empresa. Esperamos que este resumo dos diferentes tipos de anúncios online na Amazon tenha sido de valor para você e seu negócio.

Não deixe de entrar em contato com a WSI. Podemos ajudar a sua empresa nas áreas de comércio eletrônico e marketing. Podemos também ajudá-lo com as técnicas de marketing online na Amazon - e muitas outras soluções de marketing digital!