Você está usando o Instagram da melhor forma no seu comércio eletrônico? Por exemplo, você usou a técnica de contagem regressiva para promover suas vendas (leia mais sobre isso a seguir)? O marketing para o comércio eletrônico que aplica os excelentes recursos oferecidos no Instagram Stories vai gerar mais vendas e vai maximizar a exposição da sua marca e seus negócios.
A qualidade é essencial no marketing das mídias sociais e é tão relevante quanto no Instagram Stories. Planejar e criar Stories é demorado. Mas é melhor publicar duas Stories de qualidade por semana de forma recorrente do que dez que não interagem com seu público.
Aqui vai uma lista de ideias para Instagram Stories que você pode usar para vender mais produtos pelo Instagram.
Inclua links e Shopping Stickers aos seus Instagram Stories
Adicionar links e Shopping Stickers aos seus Instagram Stories é uma maneira simples de fazer com que os clientes usem sua plataforma de comércio eletrônico.
O sticker chamado “Add Yours” (“Adicione o seu”, ou "Use a Sua" em português) permite que os usuários entrem numa corrente nos stories, em que compartilham uma foto ou vídeo próprios sobre um assunto sugerido no post original.
Anteriormente, apenas um pequeno grupo programadores de Instagram podia adicionar links aos Stories, mas agora está disponível para todos. É só tocar no sticker “link” para adicionar o link desejado e direcionar os clientes para o seu site.
Stickers de compras, conhecidos também como adesivos de produtos, podem ser marcados para produtos específicos nas Stories. Os seguidores clicam no adesivo para saber mais sobre o produto, incluindo nome, preço e descrição.
Inclua um link no Instagram Story e é quase certo que terá uma venda realizada.
Compartilhe o Processo de Preparação do Produto
Leve seus seguidores para os bastidores e compartilhe o seu processo de produção com eles. Os usuários de Instagram adoram esse tipo de conteúdo. Eles se sentem como se conhecessem a pessoa “real” por trás da marca, e isso faz uma grande diferença quando comparamos com o habitual fluxo de produtos no seu feed. E se algo acontecer que seja engraçado ou fofo, melhor ainda!
Uma grande vantagem de usar um vídeo dos bastidores do seu processo de produção é que ele não precisa ser tão perfeito quanto suas imagens padrão.
Use conteúdo dos Usuários em suas Stories
Usar conteúdo gerado pelo usuário (UGC) mostra que você está engajado com sua comunidade. Por exemplo, compartilhar Stories de seguidores que mencionam sua marca gera comprometimento e é uma maneira sutil de promover sua marca. Mas antes de postar qualquer conteúdo no seu feed, certifique se está em linha com a mensagem da sua marca e se é de boa qualidade.
Use stickers ou textos para mostrar seu comprometimento com os seguidores cujo conteúdo selecionou. Para obter mais conteúdo, informe aos seguidores o que você quer ver. Compartilhe uma hashtag anexando-a à imagem. Tenha consideração e peça permissão antes de compartilhar posts no seu perfil.
Adicione um Sticker com Contagem Regressiva para Criar Urgência
Adicione um sticker, ou adesivo, com contagem regressiva quando quiser fazer uma promoção de um produto ou serviço, ou quando houver um lançamento de produto ou evento. Esses stickers criam um senso de urgência e aguçam o interesse pelo seu produto. Os adesivos que geram uma contagem regressiva são incluídos da mesma maneira que outros stickers interativos. A diferença é que há uma contagem regressiva para uma data e hora que você define - e o sticker de contagem regressiva pode ter seus próprios seguidores.
Sim, os interessados pelo evento ou oferta de produto podem se inscrever na contagem regressiva! Eles podem solicitar um aviso quando a contagem regressiva terminar, para participar do evento ou comprar itens em promoção. Eles podem até compartilhá-lo novamente no seu próprio Instagram.
Deixe um influenciador tomar conta dos seus Stories
De acordo com um relatório da Linqia, uma empresa líder em marketing de influenciadores, o Instagram continua sendo a principal plataforma de marketing de influenciadores. Ao escolher um influenciador para assumir seus Stories, certifique-se de que ele se encaixa na personalidade da sua marca. Escolha um Influenciador do Instagram que já esteja falando sobre sua marca ou produtos.
O melhor influenciador não é necessariamente aquele com mais seguidores. Em vez do número de seguidores, olhe para um influenciador com seguidores genuinamente engajados. O engajamento genuíno resultará em seguidores fazendo perguntas e até marcando seus amigos nos comentários. Isso vai gerar um retorno sobre o investimento (ROI) melhor para o seu negócio de comércio eletrônico – e esse é o objetivo do marketing no Instagram.
Compartilhe Histórias “how-to”, ou “Como Fazer”
Compartilhar histórias de “como fazer” sobre maneiras de usar seus produtos vai manter os clientes em potencial interessados. Você pode até compartilhar histórias sobre maneiras novas e inovadoras de usar o produto.
“Como fazer” é perfeito na forma sequencial do Instagram Stories. Conteúdo educacional curto, desde como fazer um bolo até tutoriais de beleza, pode ser chamativo. Também é uma alternativa agradável para substituir um vídeo padrão ou um post de blog. Pode até transformar você em um especialista nesse ramo de negócios.
Poste Depoimentos de Clientes
Publicar depoimentos de clientes mostra que um produto funciona bem na “vida real”. Se houver um produto ou serviço que as pessoas hesitam em usar, os depoimentos podem motivá-las a comprar ou contratar o serviço. Também mostra aos clientes que você se importa o suficiente para ler seus comentários e valorizá-los.
Uma forma eficaz com posts de depoimentos é comentar o feedback do cliente e ao mesmo tempo incluir seus pensamentos e insights. Mas, novamente, o seu esforço mostra que você se importa com o que seus clientes pensam.
Teasers de Vendas
Teasers de vendas fornecem informações suficientes para deixar as pessoas curiosas. Todo mundo gosta de um mistério e quer estar por dentro. Eles são fisgados se você postar informações suficientes para gerar perguntas deles sobre a venda. Adicionar uma hashtag é uma maneira fácil de divulgar as notícias sobre a venda. E lembre-se daqueles stickers de contagem regressiva!
Concluindo
A WSI é uma agência de marketing digital. Nós dedicamos tempo para conhecer a sua empresa, seus clientes e seus concorrentes, para recomendar uma estratégia com base em suas necessidades comerciais próprias. Precisa de ajuda com serviços de mídias sociais ou marketing digital? Quer aumentar o marketing da sua empresa no Instagram? Entre em contato com a WSI World, agora!