Não importa o quanto você tente, seu site vai ter conteúdo desatualizado. Aqui na WSI, escrevemos e publicamos consistentemente novos conteúdos de blog, pois a criação de novos conteúdos é essencial para uma estratégia de marketing eficaz. Mas o mundo acelera, o tempo passa e logo temos uma lista de artigos desatualizados que precisam ser atualizados.
O que você deve fazer com o conteúdo desatualizado? Primeiro, você tem que examinar o conteúdo antigo e considerar renovar aqueles artigos que sejam relevantes para sua estratégia de conteúdo atual. Faça com que a atualização de conteúdo seja parte do seu calendário editorial - não apenas para gastar menos, mas porque faz sentido.
Mas e o resto do seu conteúdo desatualizado? Que outras razões existem para renovar o conteúdo antigo?
O SEO Pode Ser Melhorado
Assim como em outros buscadores, o algoritmo do Google visa retornar resultados relevantes e de qualidade para seus usuários. Possuindo mais de oitenta e três por cento da participação no mercado global de buscas, o Google atualiza continuamente seus algoritmos para oferecer a melhor experiência ao cliente. E, por fim, essas atualizações são o que pode fazer a classificação da sua página cair – o conteúdo perde seu valor com o tempo porque as necessidades do cliente mudam e as palavras-chave de destino que você usou para melhorar o ranking de pesquisa quando escreveu o conteúdo pela primeira vez podem não ser mais relevantes.
A atualização de conteúdo obsoleto permite que você melhore seu desempenho de SEO adicionando palavras-chave melhores, aumentando potencialmente o ranking novamente. Por que não aproveitar esta oportunidade para otimizar mais do que a mera otimização da página (SEO On Page)? A renovação pode incluir alterações no SEO Off Page e também no SEO técnico? O artigo sobre SEO técnico referenciado aqui é um exemplo perfeito de conteúdo que foi renovado, conforme afirma no topo: "Originally published Jan 29, 2016, updated Jan 13, 2022". Atualizar todo o SEO de um determinado conteúdo facilitará a classificação da página.
Pode Economizar Seu Tempo, Mas Ainda Dá Resultados
Embora seja demorado, o conteúdo novo é vital para a estratégia de conteúdo de qualquer empresa. Por outro lado, atualizar o conteúdo antigo e dar-lhe uma nova vida também deve fazer parte da estratégia. Assim, você pode economizar tempo e ainda obter bons resultados.
Como você pode identificar qual conteúdo atualizar? Faça uma auditoria de conteúdo em que você analisa o desempenho do seu conteúdo e percebe onde fazer melhorias. A maioria das auditorias de conteúdo se concentra apenas no desempenho de SEO, mas você também precisa auditar do ponto de vista de desempenho e utilidade para o negócio pelo menos uma vez por ano.
Quais fatores influenciam se uma página deve ser auditada?
- Se a página tiver menos de seis meses, não deve ser auditada, pois leva um tempo para ser classificada nos mecanismos de busca.
- O conteúdo está classificado entre os três primeiros para a palavra-chave de destino principal? Concentre sua atenção nos conteúdos com rankings inferiores.
- A classificação do conteúdo está entre as vinte primeiras posições? Talvez as palavras-chave não sejam o problema. Talvez você não tenha backlinks suficientes para competir nas páginas de resultados de pesquisa (SERPs).
Erros Potenciais de Gramática e Ortografia Podem Ser Corrigidos
Todo mundo conhece esse sentimento quando você escreve um novo conteúdo e, ao ler no dia seguinte, encontra erros de gramática ou ortografia dignos de constrangimento😱
Embora nos esforcemos por profissionalismo e excelência, erros acontecem. A renovação de conteúdo desatualizado oferece a você a oportunidade de corrigir erros de ortografia e gramática. E além dos erros linguísticos, o que mais você poderia atualizar? Considere por exemplo:
- O título ainda é chamativo o suficiente para atrair os leitores? E se alinha com a intenção do leitor quando eles pesquisam por um termo específico?
- A mensagem de conteúdo ainda é relevante para os leitores que você está buscando atingir?
- Verifique novamente todos os links internos e externos do artigo e atualize quando necessário. Nada condiz mais com conteúdo antigo do que referências desatualizadas.
- Revise a URL para garantir que ela reflita a data do conteúdo atualizado.
- Atualize os elementos visuais e gráficos que não se encaixam mais nas diretrizes de design da sua marca atual.
- Revise a meta descrição e o texto alternativo da imagem para atualizar os elementos de SEO da pesquisa na página.
O Google Consegue Ver que Seu Conteúdo é Novo
Você quer que o seu tráfego mensal aumente e que o Google veja que o seu conteúdo é novo? Com uma estimativa de 4,32 bilhões de pessoas usando seus telefones celulares para acessar a Internet, o Google fez a transição para a indexação mobile-first. Isso significa que o Google usa predominantemente a versão móvel do conteúdo para indexação e ranqueamento. Embora eles afirmem que não é necessário ter uma versão móvel do conteúdo para mostrar suas páginas em seus SERPs, é altamente recomendável.
Portanto, uma outra maneira de aumentar o ranking do seu conteúdo nos mecanismos de busca e atrair mais tráfego orgânico é adaptar seu conteúdo para uso Mobile. O Google tem uma lista de melhores práticas para indexação mobile, que inclui garantir que o conteúdo para desktop e celular seja o mesmo ou, caso contrário, haverá alguma perda de tráfego. Ao atualizar o conteúdo desatualizado adaptando-o para dispositivos móveis, mudanças sutis, como o uso de parágrafos mais curtos, podem fazer toda a diferença.
A Precisão do seu Conteúdo Pode ser Aumentada
A manutenção de conteúdo inclui aumentar a precisão do conteúdo, atualizando estatísticas e backlinks e revisando o conteúdo para ter as pesquisas ou descobertas mais recentes. Mas atualizar o conteúdo antigo também é uma oportunidade de criar uma nova experiência do usuário, tornando-a mais interessante com recursos visuais tais como:
- Fotos
- Vídeos
- Ilustrações
- Call-to-action's visuais (CTAs)
- Visualizações de dados (artes)
- Capturas de tela
- User-generated content (UGC)
- Realidade aumentada
O conteúdo preciso e atualizado não é apenas sobre recursos visuais e as informações mais recentes, mas também deve falar com todo o público. Seu público pode ser mais diversificado agora do que quando o artigo foi originalmente escrito, ou seu público-alvo pode ter mudado.
As alterações em conteúdo desatualizado não precisam ser extensas, mas simplesmente visualizadas com uma perspectiva diferente e mais atualizada de seu consumidor.
Mudanças de Comportamento de Quem Faz a Busca
Eventos globais, nacionais ou pessoais podem mudar o comportamento de quem faz buscas muito rapidamente. Foi publicado um relatório sobre as tendências do marketing de conteúdo que, entre outros pontos, destacou a necessidade de acompanhar as mudanças nas necessidades do público. Pouco tempo depois de o conteúdo se tornar público, estourou uma guerra que, embora específica de uma região, impactou o mundo inteiro. De repente, as necessidades do público mudaram, mesmo que fosse de curto prazo para muitos.
O que isso significa no sentido de renovar conteúdo desatualizado? Um artigo sobre percepções do consumidor e a maneira como as pessoas compram destaca que os compradores estão comprando mais cedo do que o normal, gostam de ver as vitrines on-line e fazer compras onde for mais conveniente, quer seja num aplicativo, na loja física ou on-line. O conteúdo antigo que você está adaptando pode ter que chegar ao consumidor em uma plataforma diferente da anterior e ser publicado antes do esperado.
Para Concluir
Então, é isso aí. Seis motivos convincentes para atualizar seu conteúdo antigo (mesmo que você ache que não precisa) e algumas dicas sobre como fazer exatamente isso. Claro, entendemos que atualizar todo o conteúdo do seu site pode ser uma tarefa assustadora, especialmente se você estiver com pouco tempo ou recursos. É aí que entramos!
Entre em contato conosco para uma consulta gratuita se precisar de ajuda para atualizar o conteúdo do seu site. Trabalharemos com você para desenvolver um plano adequado ao seu orçamento e cronograma, ao mesmo tempo que entregamos os resultados de que você precisa para se manter à frente da concorrência. Você atualizou o conteúdo do seu site recentemente?