Não importa o quanto você tente, seu site vai ter conteúdo desatualizado. Aqui na WSI, escrevemos e publicamos consistentemente novos conteúdos de blog, pois a criação de novos conteúdos é essencial para uma estratégia de marketing eficaz. Mas o mundo acelera, o tempo passa e logo temos uma lista de artigos desatualizados que precisam ser atualizados.
O que você deve fazer com o conteúdo desatualizado? Primeiro, você tem que examinar o conteúdo antigo e considerar renovar aqueles artigos que sejam relevantes para sua estratégia de conteúdo atual. Faça com que a atualização de conteúdo seja parte do seu calendário editorial - não apenas para gastar menos, mas porque faz sentido.
Mas e o resto do seu conteúdo desatualizado? Que outras razões existem para renovar o conteúdo antigo?
Assim como em outros buscadores, o algoritmo do Google visa retornar resultados relevantes e de qualidade para seus usuários. Possuindo mais de oitenta e três por cento da participação no mercado global de buscas, o Google atualiza continuamente seus algoritmos para oferecer a melhor experiência ao cliente. E, por fim, essas atualizações são o que pode fazer a classificação da sua página cair – o conteúdo perde seu valor com o tempo porque as necessidades do cliente mudam e as palavras-chave de destino que você usou para melhorar o ranking de pesquisa quando escreveu o conteúdo pela primeira vez podem não ser mais relevantes.
A atualização de conteúdo obsoleto permite que você melhore seu desempenho de SEO adicionando palavras-chave melhores, aumentando potencialmente o ranking novamente. Por que não aproveitar esta oportunidade para otimizar mais do que a mera otimização da página (SEO On Page)? A renovação pode incluir alterações no SEO Off Page e também no SEO técnico? O artigo sobre SEO técnico referenciado aqui é um exemplo perfeito de conteúdo que foi renovado, conforme afirma no topo: "Originally published Jan 29, 2016, updated Jan 13, 2022". Atualizar todo o SEO de um determinado conteúdo facilitará a classificação da página.
Embora seja demorado, o conteúdo novo é vital para a estratégia de conteúdo de qualquer empresa. Por outro lado, atualizar o conteúdo antigo e dar-lhe uma nova vida também deve fazer parte da estratégia. Assim, você pode economizar tempo e ainda obter bons resultados.
Como você pode identificar qual conteúdo atualizar? Faça uma auditoria de conteúdo em que você analisa o desempenho do seu conteúdo e percebe onde fazer melhorias. A maioria das auditorias de conteúdo se concentra apenas no desempenho de SEO, mas você também precisa auditar do ponto de vista de desempenho e utilidade para o negócio pelo menos uma vez por ano.
Quais fatores influenciam se uma página deve ser auditada?
Todo mundo conhece esse sentimento quando você escreve um novo conteúdo e, ao ler no dia seguinte, encontra erros de gramática ou ortografia dignos de constrangimento😱
Embora nos esforcemos por profissionalismo e excelência, erros acontecem. A renovação de conteúdo desatualizado oferece a você a oportunidade de corrigir erros de ortografia e gramática. E além dos erros linguísticos, o que mais você poderia atualizar? Considere por exemplo:
Você quer que o seu tráfego mensal aumente e que o Google veja que o seu conteúdo é novo? Com uma estimativa de 4,32 bilhões de pessoas usando seus telefones celulares para acessar a Internet, o Google fez a transição para a indexação mobile-first. Isso significa que o Google usa predominantemente a versão móvel do conteúdo para indexação e ranqueamento. Embora eles afirmem que não é necessário ter uma versão móvel do conteúdo para mostrar suas páginas em seus SERPs, é altamente recomendável.
Portanto, uma outra maneira de aumentar o ranking do seu conteúdo nos mecanismos de busca e atrair mais tráfego orgânico é adaptar seu conteúdo para uso Mobile. O Google tem uma lista de melhores práticas para indexação mobile, que inclui garantir que o conteúdo para desktop e celular seja o mesmo ou, caso contrário, haverá alguma perda de tráfego. Ao atualizar o conteúdo desatualizado adaptando-o para dispositivos móveis, mudanças sutis, como o uso de parágrafos mais curtos, podem fazer toda a diferença.
A manutenção de conteúdo inclui aumentar a precisão do conteúdo, atualizando estatísticas e backlinks e revisando o conteúdo para ter as pesquisas ou descobertas mais recentes. Mas atualizar o conteúdo antigo também é uma oportunidade de criar uma nova experiência do usuário, tornando-a mais interessante com recursos visuais tais como:
O conteúdo preciso e atualizado não é apenas sobre recursos visuais e as informações mais recentes, mas também deve falar com todo o público. Seu público pode ser mais diversificado agora do que quando o artigo foi originalmente escrito, ou seu público-alvo pode ter mudado.
As alterações em conteúdo desatualizado não precisam ser extensas, mas simplesmente visualizadas com uma perspectiva diferente e mais atualizada de seu consumidor.
Eventos globais, nacionais ou pessoais podem mudar o comportamento de quem faz buscas muito rapidamente. Foi publicado um relatório sobre as tendências do marketing de conteúdo que, entre outros pontos, destacou a necessidade de acompanhar as mudanças nas necessidades do público. Pouco tempo depois de o conteúdo se tornar público, estourou uma guerra que, embora específica de uma região, impactou o mundo inteiro. De repente, as necessidades do público mudaram, mesmo que fosse de curto prazo para muitos.
O que isso significa no sentido de renovar conteúdo desatualizado? Um artigo sobre percepções do consumidor e a maneira como as pessoas compram destaca que os compradores estão comprando mais cedo do que o normal, gostam de ver as vitrines on-line e fazer compras onde for mais conveniente, quer seja num aplicativo, na loja física ou on-line. O conteúdo antigo que você está adaptando pode ter que chegar ao consumidor em uma plataforma diferente da anterior e ser publicado antes do esperado.
Então, é isso aí. Seis motivos convincentes para atualizar seu conteúdo antigo (mesmo que você ache que não precisa) e algumas dicas sobre como fazer exatamente isso. Claro, entendemos que atualizar todo o conteúdo do seu site pode ser uma tarefa assustadora, especialmente se você estiver com pouco tempo ou recursos. É aí que entramos!
Entre em contato conosco para uma consulta gratuita se precisar de ajuda para atualizar o conteúdo do seu site. Trabalharemos com você para desenvolver um plano adequado ao seu orçamento e cronograma, ao mesmo tempo que entregamos os resultados de que você precisa para se manter à frente da concorrência. Você atualizou o conteúdo do seu site recentemente?