Vamos ser realistas por um instante. Seja na vida pessoal ou nos negócios, a maioria de nós geralmente sabe que algo está falhando antes mesmo de perceber vários sinais óbvios que confirmam nosso medo original.
Aquela manchinha no teto depois de uma chuva torrencial de grandes proporções? Você sabe que isso significa que há um vazamento no seu telhado, mas, ao mesmo tempo, você realmente não quer que tenha um vazamento em seu telhado, então você ignora até o próximo temporal. Só que na próxima chuva, você agora precisa de um balde para coletar a água que veio do teto.
Dito isso, se há uma coisa que eu acho importante para você que está lendo esse blog, é que, se você estiver percebendo que seu pipeline de geração de leads não está tão saudável quanto costumava estar, aja agora. Porque seus sentidos, como profissional de marketing, provavelmente estão certos, logo precisa agir imediatamente.
Na verdade, vou corrigir isso – se há uma coisa que você deve aproveitar com este post é o nosso Kit de Geração de Leads GRÁTIS, que você pode baixar clicando na imagem abaixo. Sério, você nem precisa ler o resto do blog - baixe nosso Kit de Geração de Leads agora mesmo antes que seu problema piore!
Se você ainda não está convencido de que tem um problema, recomendo que continue lendo para ao menos conhecer algumas das principais dicas de como seus esforços de geração de leads podem estar falhando.
1. Está gerando menos Leads MoM e/ou YoY
Isso pode parecer óbvio... só que não será óbvio se você não estiver registrando e medindo suas atividades anteriores à geração de leads (o que é um problema e um post para outro dia!). Mas vamos supor que você tem os dados. Você deve sempre analisar e comparar seus índices de geração de leads com os dados do mês anterior (MoM) e com o mesmo mês do ano passado (YoY). Se um desses números, ou ambos, for menor do que seus dados históricos, é provável que haja algo preocupante acontecendo com suas ações de geração de leads. Esse deve ser o alarme de que você precisa para aprofundar sua análise dos seus resultados de geração de leads.
2. A receita está menor
Se você não tiver dados granulares sobre os leads gerados (novamente - um problema e podemos falar disso outro dia!), precisa analisar seus dados de receita para verificar se há algum problema sério acontecendo.
Se você estiver observando uma queda incomum na receita, não relacionada à sazonalidade normal ou a uma desaceleração econômica de larga escala, provavelmente é um sinal de que seu pipeline de geração de leads está estagnado.
Menos leads equivalem a menos receita, mesmo que tudo o mais permaneça o mesmo.
3. Seus representantes de vendas estão com tempo ocioso
Uma verdadeira dica de que suas atividades de geração de leads estejam diminuindo são os representantes de vendas com tempo ocioso. Se você perceber que seus representantes estão tendo almoços mais longos ou fazendo mais intervalos para um café do que o normal, pode ser um sinal de alerta de que você deve procurar imediatamente os números 1 e 2 desta lista.
Os vendedores adoram receber ligações e conversar com clientes em potencial porque, geralmente, mais vendas significam mais dinheiro para eles. Portanto, deixe-me esclarecer: se seus representantes de vendas estão tendo almoços mais longos, não é porque estão evitando o trabalho. É porque não há trabalho suficiente para preencher o seu dia – e isso é uma má notícia para quem está precisando aumentar suas atividades de geração de leads.
Se você percebeu que suas atividades de geração de leads estão piorando e está estressado sobre o que fazer, não tema; Você veio ao lugar certo.
Estamos distribuindo nosso Kit de Geração de Leads GRÁTIS para diretores de empresas e profissionais de marketing que precisam de ajuda para resolver seus problemas de geração de leads e recuperação do pipeline, de forma séria.
Aqui segue um resumo de apenas alguns dos recursos que incluímos no Kit de Geração de Leads da WSI:
- Como Criar Buyer Personas para o seu negócio [eBook]
- Calculadora de tráfego e leads de marketing digital [Modelo]
- Lista de verificação do perfil do LinkedIn — Como criar um perfil de Mestre no LinkedIn [eBook]
- Digital Minds Capítulo 4: Gerando demanda para seus produtos e serviços [White paper]
- Digital Minds Capítulo 6: Convertendo os visitantes do seu site em leads [White paper]
Nosso Kit de Geração de Leads GRÁTIS foi criado para ajudar as empresas a gerar mais leads. Este conjunto de recursos certamente ajudará você a melhorar sua atuação com as atividades de geração de leads. Mas se você ainda precisar de ajuda, a equipe de profissionais da WSI está a apenas um telefonema ou um e-mail de distância.
Obrigado por fazer o download do nosso Kit de Geração de Leads GRÁTIS. Espero que tire bom proveito!