Se você concentra sua estratégia de marketing digital apenas nas redes sociais, como no Instagram, está correndo o risco de ficar sem se comunicar com seus clientes.
Foi o que aconteceu no dia 04 de outubro: um apagão geral nas principais redes sociais. Durante pouco mais de 6 horas o “mundo parou”.
E você? E sua empresa? Seguiram quase que normalmente ou também perderam vendas?
Alguns dados do Sebrae apontam que as pequenas empresas foram as mais impactadas, pois 70% dos pequenos Negócios vendem online, e deste total 84% se comunicam via WhatsApp; 54% via Instagram; e 51% pelo Facebook.
A realidade é que independente do porte ou segmento da sua empresa é importante ter uma estratégia de marketing digital um pouco mais ampla do que usar exclusivamente as redes sociais, afinal, marketing digital vai muito além do Instagram.
Isso significa ter um plano B? Sempre é bom ter cartas na manga, mas fazer o básico e o simples já é o suficiente.
Dicas para o Marketing Digital da sua empresa
Partindo do básico: tenha um site, crie e mantenha atualizado o Google Meu Negócio, use as principais redes sociais, como Facebook e Instagram, tenha o whatsapp business e como backup o Telegram.
Site: Esta é a única propriedade que realmente é sua ou da sua empresa na internet. O site é o coração de toda estratégia de marketing digital, a melhor forma de se posicionar no Google e ser encontrado por quem procura os serviços e produtos que seu Negócio oferece.
Seja um site institucional ou um e-commerce, ele será a vitrine da sua empresa, lembre-se: o site fará sua empresa “estar aberta” 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Google Meu Negócio: esta é uma importante ferramenta e aliada para que sua empresa seja encontrada no Google. Aqui você pode trabalhar palavras-chaves, informações da sua empresa como: horário de funcionamento, telefones de contato, link para o site, localização (Google Maps) e fazer publicações, como no Facebook e Instagram.
E ainda se não puder investir em um site, o Google Meu Negócio lhe oferece a oportunidade de ter um gratuito.
Rede Sociais: Elas são imprescindíveis para toda empresa, além de gerar engajamento com o público, são fontes de tráfego para o site e importante plataforma para anúncios. Podemos considerar que a principal rede social hoje é o Instagram, mas avalie ter presença no Facebook (ainda temos a maior parte dos usuários de rede social cadastrados nesta plataforma), Pinterest, Youtube e até mesmo no Twitter.
Use as redes sociais para fazer comunicações rápidas, divulgar e educar o público a respeito dos seus produtos e serviços.
Whatsapp Business: Se o Whatsapp que você usa na sua empresa não é o Business, faça a alteração agora. Além de ser um aplicativo de mensagens, nele você pode inserir informações da empresa, como localização, descrição e horários de atendimento.
O Whatsapp Business permite deixar mensagens automáticas, o que facilita a comunicação, e agora você pode criar um catálogo de produtos e fazer a venda dentro da ferramenta de mensagens.
Telegram: Esta ferramenta de mensagem é muito utilizada por quem faz lançamento de produtos digitais. Tenha ela como um plano B de comunicação.
Mais básico do que isso, é manter seu telefone de contato ativo e atualizado em todas as plataformas digitais, e não se esqueça do bom e velho email.
Entrevista online:
Assista à entrevista da Thais Leonel, consultora de Marketing Digital da WSI Tecnologia Online, ao Jornal Câmara, em 14 de Outubro de 2021, quando falou sobre a queda das redes sociais e como as empresas precisam estar preparadas para eventuais erros.