Nota da Editora: Esse blog foi publicado originalmente em setembro de 2018 e foi atualizado com novo conteúdo em Junho de 2023.
Nos mais de 15 anos em que trabalhei neste setor, conheci milhares de empresários que admitem sentir-se perplexos com uma decisão empresarial fundamental: "Devo contratar profissionais de marketing internos ou trabalhar com uma agência de marketing?"
E eu entendo. Seja você parte de uma startup com apenas duas pessoas ou gerenciando uma organização em crescimento com mais de 50 membros de equipe, não é uma pergunta simples de ser respondida.
Assim como existem vantagens em trabalhar com uma agência de marketing digital, sem dúvida existem também desvantagens. Portanto, correndo o risco de parecer clichê, sempre disse aos empresários que lutam com esse debate interno versus agência a mesma coisa: tamanho único não serve para todos! A chave está em definir os objetivos de marketing da sua organização e ponderá-los em relação aos pontos fortes e fracos da sua própria equipe.
Agora, percebo que avaliar honestamente suas próprias limitações não é diversão para ninguém, mas é um exercício vital para determinar se suas iniciativas de marketing devem permanecer internas ou se precisam da assistência de especialistas externos. Porque, sejamos sinceros, devo admitir que nós mesmos - na sede da WSI - fizemos as duas coisas. Temos uma equipe talentosa de profissionais internos de marketing (meu departamento!) e também uma rede de especialistas em determinadas áreas de equipes terceirizadas a quem contratamos os serviços sempre que precisamos de executar algumas atividades de marketing complementares.
Portanto, se você leu o título deste blog e achou que eu ia apenas convencê-lo de todas as razões pelas quais você precisa terceirizar seu marketing para uma agência local da WSI, você está enganado, meu amigo! O que vou fazer é apresentar todas as informações para que você possa tomar a decisão certa para o seu negócio.
8 principais fatores de negócios a considerar ao comparar agências de marketing internas com terceirizadas
Fator #1: A Cultura, Visão, e Valores da sua Empresa
Estou me arriscando ao assumir que você prefere trabalhar com profissionais de marketing que estejam alinhados com a cultura, visão e valores da sua empresa; a maioria das empresas prefere isso. E, de modo geral, é mais fácil alcançar esse alinhamento contratando internamente.
Naturalmente, um funcionário interno em tempo integral está muito mais envolvido com o sucesso e crescimento da empresa do que qualquer equipe externa de uma agência. Dada a responsabilidade que uma agência de marketing tem por seus diversos clientes, é mais difícil para esses profissionais terceirizados terem uma noção completa da cultura e valores internos de uma empresa.
O marketing interno está intimamente alinhado com a cultura, visão e valores da sua empresa, proporcionando uma vantagem competitiva que pode não estar disponível imediatamente ao terceirizar serviços para uma agência.
Fator #2: A necessidade de conjuntos abrangentes de habilidades
Dependendo das estratégias de marketing da sua empresa, sua equipe pode precisar ter acesso a diversos conjuntos de habilidades, como desenvolvimento web, expertise em vendas nas redes sociais, email marketing e mídia paga - você entendeu o meu ponto. E, acredite em mim, quando digo que montar uma equipe interna com todo esse talento não é tarefa fácil. Naturalmente, as agências já estão equipadas com profissionais experientes especializados em todas as áreas do marketing digital.
Em outras palavras, as equipes das agências podem ser a única solução para todas as necessidades de marketing. Ou espere dedicar muito tempo e bastante paciência se pensa em recrutar, avaliar e contratar uma equipe interna de marketing completa para todas essas atividades. A escolha entre equipes de marketing internas e de agências também é influenciada pela variedade das habilidades requeridas.
Montar uma equipe interna pode ser um desafio, enquanto as agências já possuem profissionais especializados em todas as soluções do marketing digital.
Fator #3: A temida política que predomina nos locais de trabalho
Raramente você ouvirá um profissional admitir que gosta de política de escritório. Mas é difícil evitar; conflitos surgem, distrações acontecem e, como seres humanos, a qualidade do trabalho pode sofrer quando o drama do escritório atrapalha muito. É algo natural, especialmente quando um grupo talentoso de pessoas trabalha em um espaço tão próximo uns dos outros, dia após dia. Porém, isso não é um problema difícil quando o seu marketing é gerenciado por uma agência externa.
Como profissionais terceirizados, a equipe de uma agência pode se concentrar em uma coisa e apenas uma: a estratégia de marketing da sua empresa.
A política do ambiente de trabalho ocasionalmente pode afetar a dinâmica do marketing interno. Isso geralmente não é um problema quando você terceiriza o seu departamento de marketing para uma agência.
Fator #4: Mantendo uma vantagem competitiva com as melhores práticas de mercado
Você nos ouviu falar repetidamente sobre o cenário em constante evolução no qual vivemos quando falamos do marketing digital. Táticas e ferramentas que funcionavam ontem não necessariamente serão eficazes amanhã. A concorrência digital é acirrada, as tecnologias mudam em um ritmo acelerado e, se você continuar cantando a mesma música antiga, seu negócio eventualmente ficará para trás.
Felizmente, ficar por dentro das melhores práticas mais recentes do marketing digital é o feijão com arroz de uma agência. As equipes de agências de marketing geralmente são as que têm a primeira oportunidade de experimentar as mais recentes e inovadoras tecnologias e participar de conferências de marketing - a maioria das quais simplesmente não está ao alcance das equipes de marketing internas. A vantagem no debate entre marketing interno versus agência pode depender de estar atualizado com as melhores práticas do setor.
As agências de marketing frequentemente têm acesso antecipado às últimas tecnologias e educação em marketing, benefícios nem sempre acessíveis às equipes internas.
Fator #5: Com que agilidade você precisa inovar o marketing?
Dependendo da sua situação, você pode precisar agir imediatamente em relação a alguma inovação nas suas soluções de marketing. Digamos, por exemplo, que você descubra que está perdendo vendas porque o seu concorrente mais próximo acaba de lançar um site de comércio eletrônico extremamente amigável para o usuário, enquanto o seu não está preparado para facilitar compras online.
Obviamente, o seu site precisa de uma reforma rápida para melhorar a experiência online dos seus clientes. E a maneira mais rápida de fazer isso NÃO é publicando uma vaga de emprego, analisando currículos, realizando três rodadas de entrevistas, entrando em contato com referências... você entendeu a ideia.
As agências de marketing são projetadas para entrar em ação de forma rápida e eficiente, para que sua equipe possa adaptar suas estratégias de marketing o mais rápido possível. Em última análise, emergências que afetam o seu resultado final são melhor resolvidas por equipes de agências. A sua necessidade de intensificar o marketing interno pode ditar se você deve optar por uma agência.
As agências podem agir rapidamente, enquanto a formação de uma equipe interna pode levar tempo.
Fator #6: Uma rede (muito) maior de inteligência
Isso é semelhante ao item #2 acima, mas vai muito além do conjunto de habilidades especializadas da sua equipe de marketing: você perceberá que os profissionais de marketing internos geralmente não têm uma rede de contatos tão ampla quanto uma agência de serviços completos de marketing .
Portanto, se você precisar de serviços de marketing complementares - pense em redação de roteiros para atendimento ao cliente, produção de vídeos e serviços de assessoria de imprensa tradicional - a melhor opção seria contar com uma agência. Simplesmente porque é mais provável que eles tenham todas essas fontes e recursos para complementar a atuação dos profissionais internos de marketing.
No debate entre marketing interno versus agência, uma vantagem das agências é ter uma rede maior de talentos. Elas podem oferecer recursos complementares que nem sempre estão disponíveis para equipes internas de marketing.
Fator #7: Comunicação fácil
Comunicação aberta e eficiente é fundamental para manter o plano de marketing de qualquer empresa funcionando sem problemas. E com qualquer equipe interna, isso será relativamente fácil. Sessões de brainstorming, aprovação de conteúdo e reuniões podem ser executadas ou agendadas sempre que necessário.
As agências, por outro lado, talvez não podem ser acessíveis tão rapidamente; a comunicação diária naturalmente será mais espaçada devido ao número de clientes e suas necessidades. Normalmente, as agências de marketing optam por comunicação por e-mail ou telefone, conforme necessário, enquanto também facilitam reuniões semanais ou mensais para discutir resultados, projeções, planos trimestrais, etc. Ambos os métodos funcionam - mas o sucesso depende inteiramente daquele método de sua preferência.
As equipes de marketing internas oferecem a vantagem de uma comunicação fácil, dada a proximidade no ambiente de trabalho. No entanto, as agências também priorizam a comunicação fluida, mesmo que seja principalmente digital.
Fator #8: Acesso à ferramentas e plataformas
Uma agência de marketing de qualidade já vem com todas as ferramentas essenciais do ramos quando se trata de tecnologias indispensáveis.
Muitas delas também testam e investem milhares de dólares em taxas anuais de assinatura para equipar os clientes com as melhores ferramentas. Esse é um processo demorado e caro que você nem precisa se preocupar se trabalhar com uma agência de qualidade. Claro, o preço já está incluso, mas você não precisa se preocupar com a dor de cabeça e a agonia de decidir quais ferramentas utilizar.
Um benefício de usar agências de publicidade internas ou terceirizar seu departamento de marketing é o acesso a ferramentas e plataformas avançadas. As agências investem em ferramentas premium que podem oferecer recursos superiores aos disponíveis internamente.
É preferível contratar uma empresa especializada em mídias sociais ou empregar um gerente de mídias sociais manager?
Inúmeras empresas optam por terceirizar algumas ou todas as suas atividades de marketing para agências de marketing digital. Essas agências estão totalmente preparadas com a equipe adequada, expertise e recursos para fornecer serviços terceirizados de marketing digital com soluções completas.
Se você não tem orçamento para contratar uma equipe de marketing completa, contratar uma agência de marketing digital pode ser uma opção mais econômica. Pelo custo de empregar um gerente de mídias sociais, você pode contar com uma empresa profissional especializada em soluções de mídias sociais e ter disponível uma variedade de especialistas em marketing digital.
Muitas empresas entendem que uma abordagem híbrida funciona melhor. A maioria delas já possui pelo menos um núcleo básico de profissionais de marketing internos; no entanto, sua gama de conhecimentos ou recursos pode ser limitada. Pode ser extremamente econômico auxiliar essa equipe interna terceirizando determinados serviços-chave de marketing para especialistas de agências qualificadas, como empresas profissionais de mídias sociais e marketing.
Ao decidir como estruturar sua equipe interna de marketing, é útil examinar seus pontos fortes. Geralmente, a equipe interna vive e respira a marca da empresa e tende a ter um entendimento muito mais aprofundado das propostas únicas de venda, do conjunto de produtos e das personas do comprador.
As equipes internas frequentemente são mais adequadas para criar conteúdo, escrever mensagens e desenvolver estratégias de comunicação. No entanto, as equipes internas podem ter dificuldades para implementar novo software ou acompanhar as melhores práticas de SEO e tendências de mida paga.
Para se manterem competitivas, as agências de marketing precisam se atualizar nas últimas tendências e pesquisas de marketing. Elas também trabalham com diversos clientes e setores, o que lhes dá exposição a novas tecnologias e táticas inovadoras. Onde a equipe interna enfrenta dificuldades, uma agência pode ajudar.
Por exemplo, a agência pode otimizar as páginas da web para palavras-chave-alvo, gerenciar campanhas de publicidade paga e criar materiais criativos, como folhetos, vídeos e anúncios.
As agências trazem uma perspectiva externa que pode ajudar as equipes internas de marketing a identificar oportunidades para inovar.
Porque temos a percepção que as equipes internas especializadas em design são menos criativas que as agências?
Uma das maiores desvantagens de um grupo criativo interno é que a criatividade pode começar a estagnar ao longo do tempo, tornando mais difícil injetar novas ideias no design de marketing.
Essa percepção muitas vezes decorre do equívoco de que todo o trabalho criativo é realizado dentro da bolha da empresa, sem visibilidade do que outras indústrias estão fazendo.
Às vezes, a liderança interna da empresa exerce uma influência muito forte e não dá espaço para a equipe criativa correr riscos e experimentar coisas novas. Também pode haver uma certa arrogância interna, pensando que ninguém de fora pode entender bem o suficiente a marca da empresa.
Uma agência de marketing externa pode trazer uma infusão de ideias novas tão necessária. Essas agências frequentemente trabalham com outras empresas do setor, então têm uma boa percepção do que já foi "feito" e do que é novo e empolgante. Embora possam não ter um entendimento completo e aprofundado da marca e história da empresa, isso também pode ser vantajoso, pois eles frequentemente conseguem identificar oportunidades que podem ter sido negligenciadas ou não tão prontamente visíveis internamente.
As empresas Fortune 500 terceirizam seu marketing para uma agência ou possuem profissionais de criação in-house?
As empresas Fortune 500 geralmente possuem equipes de criação de marketing internas; no entanto, elas também podem optar por terceirizar parte ou todas as suas necessidades criativas para parceiros externos, como agências de publicidade, empresas de design e empresas de marketing terceirizado, quando necessário.
Nesse caso, suas equipes internas de criação de marketing se concentram em direcionar a criatividade do ponto de vista do cliente e garantir que as necessidades dos stakeholders internos da empresa sejam atendidas.
Além da direção criativa estratégica, essas equipes também têm um aspecto de gerenciamento de contas internas e gerenciamento de projetos. Em alguns momentos, essas equipes também podem gerenciar o fluxo de trabalho de um parceiro externo para outro.
O que as agências de marketing terceirizadas podem fazer e as equipes internas das empresas não podem?
As agências dominam as melhores práticas de quase todas as táticas de marketing. São profissionais que já trabalharam em um número infinito de contas diferentes. As agências de publicidade conseguem trabalhar de forma muito mais eficiente do que uma equipe de marketing interna previamente montada. Por lidarem com tantos trabalhos, as agências de marketing terceirizadas possuem fluxos de trabalho e processos de última geração, projetados para qualidade, volume e eficiência. As agências geralmente conhecem os melhores talentos disponíveis.
Se você precisa encontrar a pessoa perfeita para criar ilustrações para uma campanha de marketing, elas serão capazes de encontrar o contato ideal em um piscar de olhos, enquanto a sua equipe de marketing interna pode levar dias para encontrar alguém competente o suficiente. As agências terão mais facilidade em apresentar ideias inovadoras, tanto em termos criativos quanto em táticas de marketing, do que uma equipe interna.
As agências de marketing terceirizadas podem ter acesso a ferramentas e softwares que equipes internas menores não conseguem arcar financeiramente.
Como as habilidades de uma agência se comparam às habilidades dos funcionários contratados?
Uma agência de marketing digital geralmente possui habilidades que equipes internas não conseguem igualar, especialmente equipes de marketing internas em pequenas e médias empresas. Essas capacidades podem variar desde o acesso a recursos beta no Google Ads até dados sobre táticas ou estratégias eficazes.
Se você só pode contratar um número limitado de funcionários para o seu grupo de criação interna, precisará escolher quais conjuntos de habilidades contratar. Por exemplo, talvez você contrate um designer gráfico, um gerente de projetos e um gerente de marketing direto. Se isso for tudo que você pode pagar internamente, você precisará descobrir como suprir habilidades como estratégia e posicionamento de marca, escrita e poesia, vídeo e animação, SEO e desenvolvimento web, para citar apenas algumas, seja por meio do treinamento desses mesmos membros da equipe ou da contratação de recursos terceirizados.
Uma agência pode oferecer acesso a todas essas habilidades, mesmo aquelas de que você precisa apenas algumas horas por semana ou mês. O trabalho deles será mais coordenado do que se você contratasse apenas freelancers, com a agência realizando grande parte do gerenciamento de projetos e da comunicação em seu nome.
As vantagens de contratar uma agência em vez de contratar um funcionário efetivo
O amplo conhecimento e experiência que as agências profissionais trazem consigo é talvez a maior vantagem delas. Os funcionários das agências vivem e respiram mídias sociais e têm uma variedade de experiências em inúmeras indústrias. Eles têm um entendimento completo de quais redes sua empresa se beneficiaria mais e conhecem a abordagem ideal para a execução da sua campanha.
Por exemplo, a maioria das empresas geralmente utilizam o Twitter e o Facebook. No entanto, uma agência pode recomendar e saber como extrair valor de sites como Instagram, Pinterest e Tumblr, dependendo da sua indústria, produtos ou serviços.
Por ser uma parte externa, uma agência especializada em mídias sociais pode fazer uma avaliação objetiva do seu negócio e implementar uma estratégia que lhe dará a maior chance de sucesso.
Na maioria dos casos, eles também podem garantir resultados mais rápidos porque sabem o que funciona e o que não funciona. Devido à curva de aprendizado associada ao marketing de mídias sociais, fazer parceria com uma agência externa pode ajudar a evitar erros típicos de "iniciantes". Em vez de gastar tempo e esforço experimentando diferentes possibilidades, um plano concreto pode ser colocado em prática imediatamente para que você obtenha um retorno mais rápido sobre o investimento.
Conforme sua campanha de marketing avança, uma agência também pode usar análises e outras ferramentas para otimizar vários aspectos dessa campanha. Por exemplo, eles podem usar software como o Google Analytics, HootSuite ou Sprout Social para monitorar cada canal de mídia social.
Saber qual software usar e como usá-lo leva tempo para dominar. O conjunto de habilidades de uma agência ajudará a descobrir uma riqueza de informações ao longo do tempo, o que se traduzirá em mais compartilhamentos, mais seguidores e, em última análise, em aumento nas vendas.
Armadilhas em contratar uma equipe de marketing interna em vez de uma agência
Os profissionais de marketing internos podem não ter um conjunto de habilidades tão amplo e profundo quanto os funcionários de agências.
Se você precisar aumentar rapidamente seu programa de marketing, pode ser prejudicado pelo processo de encontrar e contratar mais funcionários competentes.
É altamente provável e muito comum que equipes de marketing internas fiquem presas em uma rotina com estilos criativos e estratégias de marketing.
Se um membro vital da sua equipe de marketing sair, todo o seu programa de marketing pode ficar paralisado até que você encontre um substituto adequado.
Conclusão
No final, a resposta para a pergunta sobre se você deve terceirizar sua equipe de marketing ou mantê-la interna depende inteiramente da sua situação. Ao analisar nossos 8 principais fatores empresariais do debate entre marketing interno versus agência de marketing terceirizada, você ou sua equipe estão tendendo para um dos lados?
Essa pode ser a sua resposta. Se a lista de prós e contras for igual nos dois lados, você pode agir como muitas empresas que fazem as duas coisas. Nunca é demais pedir ajuda, especialmente em áreas onde você não tem um especialista na equipe ou quando não tem acompanhado táticas novas e em circunstâncias onde esteja tentando obter vantagem competitiva.
Terceirizar seu marketing para uma agência ou seguir sozinho podem ser ambas decisões corretas e economicamente plausíveis para o seu negócio.
Agora, se estiver tendo dificuldade em decidir qual caminho seguir, adoraríamos ajudá-lo a avaliar suas necessidades de marketing digital!
Tradução do blog original em Inglês: https://www.wsiworld.com/blog