Chegamos a época mais comercial do ano. Esta é a data sazonal mais esperada pelo varejo.
Com quase 60% de pessoas imunizadas, existe uma tendência de que os consumidores busquem as lojas físicas para as compras de Natal. Mas o online ainda estará em alta, já que muitos “perderam” o medo de comprar virtualmente devido a pandemia.
Para o consumidor é importante analisar estilo de vida, rotina e prazos.
Há quem goste de passear em shoppings, lojas de ruas e sentir o produto em suas mãos antes da compra. E é aí que começam as diferenças do mundo virtual e físico.
Além disso, não podemos negar que existe uma diferença entre as gerações e isso também pode determinar o estilo de compra.
Você já deve ter ouvido falar das gerações e que elas possuem perfis diferentes.
Depois de conhecer o perfil do seu consumidor, é bom entender e fortalecer a vantagem de cada tipo de loja.
Comprar e sair com o produto. Na loja física você escolhe e já leva o produto;
Provar, antes de levar. Tem a opção de experimentar, o que ajuda a ser mais assertivo na escolha;
Opções. As opções estão a sua disposição, sem precisar ficar buscando;
Ajuda do vendedor. O vendedor está ali para ajudá-lo com dúvidas, opções e sugestões;
Não tem custo de frete. O frete de alguns produtos pode tornar a compra inviável;
Segurança em poder voltar e fazer a troca. Seja um presente seu para alguém, ou vice-versa, você tem a opção de ir até o espaço físico caso precise efetuar a troca.
Praticidade na compra. Você acessa e com pouco cliques efetua a compra;
Acessibilidade, você pode comprar de qualquer lugar e entregar para qualquer pessoa;
Baixo custo. Como as lojas virtuais possuem poucos funcionários, não tem custos fixos como uma loja física, isso pode refletir no valor do produto;
Disponibilidade. Uma loja virtual fica aberta 7 dias por semana e 14 horas por dia.
Antes de efetuar uma compra online, certifique-se que a loja existe. Consulte o CNPJ, verifique se há alguma relação no site Reclame Aqui, faça um teste de contato no whatsapp ou telefone de contato.
Se o valor do produto for baixo demais, desconfie.
Mesmo que você não venda online aqui vão algumas dicas para usar o ambiente digital a favor da sua loja física.
As dicas valem para quem também tem loja online, mais acrescentaria algumas:
No mais o bom atendimento, preço justo e qualidade, continuam sendo excelentes estratégias, tanto no mundo físico quanto no online.
No mais, o bom atendimento, preço justo e qualidade, continuam sendo excelentes estratégias, tanto no mundo físico quanto no online.
Espero que você tenha gostado dessas dicas e sugestões.
Se quiser falar com um consultor WSI, sobre essa ou outras estratégias de marketing digital que podem ajudar a sua empresa, entre em contato!