Este será o sétimo ano consecutivo em que escrevemos este post. Logo, ele virou uma tradição. Toda a nossa equipe da WSI, ao redor do mundo, espera por esse post todo final de ano e imaginamos que vocês - nossos leitores, parceiros e clientes - também esperam por isso.
Esperamos que todos que lerem este post no final de 2021 estejam bem. Foram dois anos difíceis, mas, por termos passado por essa experiência juntos, temos certeza que sairemos dessa pandemia mais fortes. Desejamos sinceramente a você e a sua família um período de festas feliz e saudável.
Se você é novo no blog da WSI, publicamos nossas previsões de marketing digital para cada ano todo mês de dezembro. Temos feito isso desde 2014 (confira nossos posts de 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021).
Aqui vai a pontuação que criamos para o blog original em 2014:
- Oráculo (+2) - quando estamos tão certos, que é como se tivéssemos canalizado aquela senhora simpática do The Matrix.
- Oráculo em treinamento (+1) - não vimos exatamente o quadro todo, mas pelo menos conseguimos prever o futuro.
- Nada muito certo (0) - não estávamos certos, mas também não estávamos totalmente errados
- Erramos por pouco (-1) – erramos com uma bola fora, mas passou rente à trave.
- Erramos feio (-2) – erramos muito, com uma bola totalmente fora.
Como de praxe, antes de avançarmos nas previsões para 2022, vamos dar uma olhada em como nos saímos nas previsões de 2021.
#1:As vendas continuarão a ser direcionadas ainda mais para o comércio eletrônico
Nota: +2
Dissemos que nos sentimos um pouco envergonhados ao fazer essa previsão - e de certa forma ainda nos sentimos assim -, pois era óbvio! Mas não deixa de ser um acerto. Então vamos reconhece-lo e nos dar a pontuação merecida.
Após uma ligeira queda nas vendas globais de comércio eletrônico, que ocorreu no início da pandemia, na segunda metade de 2020 o crescimento do comércio eletrônico disparou para novos patamares. As vendas de comércio eletrônico aumentaram 25% (vendas internacionais) e 43% (vendas domésticas), e as vendas em todos os mercados superaram as altas da temporada de Natal anterior em +5% (vendas internacionais) e +18% (vendas domésticas).
#2:A força de trabalho continuará tão remota e digital quanto puder
Nota: +2
Mais 2 pontos para nós – começamos bem!
Agora, falando sério, este não foi difícil de prever. Imaginamos que, embora vacinas e outras ações tomadas facilitassem nossas vidas, um pouco mais do que em 2020, não havia muita chance de um retorno em massa ao trabalho presencial. E estávamos certos.
45% dos entrevistados, na pesquisa State of Remote Work in 2021 da Buffer, disseram que, por causa da COVID-19, ainda estavam trabalhando de forma remota. No entanto, na mesma pesquisa, só 16% disseram ter certeza de que sua empresa não está permitindo o trabalho de casa, de forma permanente, e, mais de 96% disseram que gostariam de trabalhar, pelo menos parte do tempo, de casa, pelo resto de sua carreira.
O trabalho remoto veio para ficar e, do ponto de vista d WSI, como empresa digital, estamos bem com isso!
#3: Comunicação - interna e externa - será mais importante do que nunca e vai melhorar
Nota: +1
Isso é um pouco mais difícil de avaliar, mas vamos nos dar uma Nota +1. Entenda porquê:
Definitivamente, achamos que a boa comunicação no local de trabalho foi mais importante do que nunca em 2021 (e continuará sendo extremamente importante nesta era de trabalho remoto). No entanto, com base em nossas descobertas, provavelmente fomos um pouco precipitados ao sugerir que a comunicação no trabalho melhoraria. Com todo o trabalho sendo remoto, fica claro que ainda há uma curva de aprendizado para a força de trabalho digital.
Na mesma pesquisa do Buffer, que citamos anteriormente, 20,5% dos entrevistados disseram que sua maior dificuldade em trabalhar de forma remota eram as dificuldades de colaboração e comunicação.
#4:Eventos virtuais aumentarão e evoluirão
Nota: +2
Este item é rápido e fácil de pontuar com Nota +2! Aliás, você certamente participou de algum evento online em 2021, não foi?
De qualquer forma, aqui está a prova: o G2, um site de pesquisas de softwares de negócios, criou uma nova categoria para plataformas de eventos digitais em meados de 2020. No segundo semestre de 2020, a categoria passou de 15 produtos para 67, com 500 avaliações. Nos primeiros quatro meses de 2021, esse número de soluções quase dobrou, para 119, e o número de avaliações quase quadruplicou (1860).
#5:Novas ferramentas e serviços digitais surgirão
Nota: +1
Só vamos nos dar Nota +1 pois foi uma previsão bastante ampla. Mas, na verdade, acreditamos que todas as novas soluções para eventos virtuais sobre os quais falamos na previsão nº 4 também se qualificam como prova para este item (verificamos as regras e é permitido!).
Houve outro avanço substancial, no mundo digital, em 2021 que, embora não seja um produto ou serviço, sem dúvida afetará o futuro do mundo digital. Esse avanço foi o surgimento de NFTs (non-fungible token), ou tokens não fungíveis. A discussão maior sobre NFT é um post para outro dia, especialmente no que diz respeito a marketing e negócios. Mas o fato de um NFT ter sido vendido por US$ 69 milhões em março de 2021 é prova suficiente de que os NFTs não são uma moda boba e passageira.
Nota Final: +8
Uau! Mais uma pontuação alta... o que, é claro, nos dá forças para fazer previsões para mais um ano. Então aqui vamos nós!
Estas são algumas das coisas que acreditamos que estão reservadas para o futuro do marketing em 2022:
#1: A popularidade de vídeos com conteúdo curto vai aumentar
Escrevemos muito conteúdo sobre vídeo marketing em 2021, mas apenas arranhamos a superfície de quão eficaz o conteúdo de vídeos curtos podem representar.
Vídeo continua sendo um tema novo e tem muito que avançar. Em 2021 vídeos curtos, com menos de um minuto de duração, tem sido muito atrativos. Com as plataformas mais novas como TikTok, preferência tem sido dada a vídeos curtos. Assim entendemos que as empresas vão investir mais nesses vídeos em 2022.
#2: Conteúdo continua sendo Rei
Continuamos acreditando que conteúdo continuará tendo grande importância em 2022. Muitos pensam, inclusive nós, que chegará o dia em que conteúdo não terá mais tanto valor. Mas parece que esse dia não chega. Até o momento nenhuma grande solução chegou para substitui-lo. Todas as estratégias novas que surgem são formas diferentes de mostrar conteúdo (Tik-tok e vídeos curtos, por exemplo).
A busca por conteúdo de valor continua crescendo. Em um mundo cada vez mais digitalizado por essa pandemia prolongada e o surgimento do metaverso, entendemos que o conteúdo continuará sendo rei para profissionais de marketing e empresas em 2022.
#3: O conceito de “metaverso” se tornará popular
Por falar em metaverso....
Você pode achar graça no novo nome “Meta” que o Facebook escolheu para sua empresa, mas isso é um prenúncio do que está por vir. O conceito de metaverso - essencialmente um universo digital - entrou em cena em 2021 (graças também ao crescimento assustador do NFT´s - non-fungible token) e logo entrará no mundo dos negócios.
Geralmente, os primeiros a adotarem novas tecnologias (às vezes até confusas) são os maiores vencedores, e acreditamos que isso será verdade para empresas que descobrirem a melhor maneira de fazer o conceito de metaverso funcionar para eles em 2022.
#4: Estratégias de Marketing podem voltar a oferecer Experiências aos Clientes
Nesse tópico estamos nos arriscando pois isso depende inteiramente de como a pandemia global vai se desenrolar em 2022. Mas vamos ser otimistas. Esperamos que o mundo seja um lugar melhor e mais aberto em 2022 e, nesse cenário, o marketing onde o público pode usufruir de verdadeiras vivências pode retornar.
Poder conhecer, tocar e sentir um produto, serviço ou marca antes de comprá-lo é desejado por muitos. E do lado do marketing, é fácil ver por que oferecer aos clientes em potencial uma experiência inesquecível. Isso ajuda qualquer marca na atração do cliente.
Então, se a pandemia permitir, o marketing experimental estará de volta com força total em 2022.
#5: Conteúdos “ao vivo” nas Mídias Sociais vão se consolidar
Estar “ao vivo” nas redes sociais tornou-se realidade em 2021 e acreditamos que vai ganhar força nas estratégias de marketing digital das empresas em 2022. O Twitter Spaces (salas de bate-papo online no Twitter) se tornou popular em vários nichos de mercado.
Os casos onde isso será usado são óbvios. Imagina que o Google lança uma nova atualização de algoritmo que prejudicou uma grande porcentagem dos rankings de sites. Se você é um especialista em SEO e rapidamente inicia um Twitter Space para discutir as mudanças com qualquer pessoa que queira ouvi-lo falar, isso pode agregar muito valor a você, como autoridade, e/ou à sua marca.
Devemos ver esses tipos de conversas ad hoc ficarem mais populares nas empresas em 2022.
E, com isso, nossas previsões de marketing digital para 2022 estão prontas. Nos deseje sucesso nessas previsões!