8 é o nosso número da sorte! 2023 é o oitavo ano consecutivo em que escrevemos nosso post com a nossa previsão do futuro para o marketing digital. Adoramos apresentar a nossa visão, e os dados que captamos sugerem que muitos gostam de ler nosso blog. Se continuar assim, continuaremos voltando todo mês de novembro ou início de dezembro!
Como dissemos no ano passado, esperamos sinceramente que todos que estão lendo este post estejam bem. Parece que saímos mais ou menos da pandemia, mas 2022 trouxe novas dificuldades geopolíticas e econômicas que estão impactando todos ao redor do mundo.
Se você só começou a ler o blog da WSI esse ano, todo final de ano publicamos cinco previsões do que seriam as principais tendências para o marketing digital do ano seguinte. Temos feito isso desde 2014 (acesse nossos posts de 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021).
Aqui segue a legenda de classificação que criamos para o post original em 2014:
Como de praxe, antes de avançarmos nas previsões para 2023, vamos dar uma olhada em como nos saímos nas previsões de 2022.
Muitos dados estatísticos publicados neste post indicam que estávamos certos sobre a tendência de vídeos com conteúdo curto continuar crescendo em 2022. Então, é justo ganharmos os dois pontos completos neste item.
Mas basta observar esta métrica, que mostra que o interesse em anúncios do TikTok (leia-se: anúncios em uma plataforma de vídeos com conteúdo curto) aumentou +99x nos últimos cinco anos, sem nenhum sinal de desaceleração em 2022.
Interesse nos anúncios do TikTok aumentou quase 99 vezes nos últimos 5 anos, conforme o número de buscas online (fonte).
Mais dois pontos para nós - assim como no ano passado, começamos de forma excepcional com 4/4 pontos logo na largada!
Se você acessar o Relatório Global State of Content Marketing da Semrush, verá que das 1.500 empresas pesquisadas, 97% disseram que o marketing de conteúdo fazia parte de sua estratégia de marketing. Mas não é só isso, à medida que começamos a sair da pandemia, 26% das empresas pesquisadas disseram que aumentariam seu orçamento de marketing de conteúdo e aumentariam sua equipe de marketing de conteúdo.
Precisamos falar mais alguma coisa?
Nosso primeiro erro foi interessante. Ainda acreditamos que o conceito do metaverso se tornará popular em algum momento no futuro, mas com certeza não aconteceu em 2022 e, com certeza, não acreditamos que acontecerá em 2023.
Agora, as razões pelas quais isso não se concretizou foram principalmente devido aos cenários econômicos e as consequentes taxas de inflação, que causaram impacto no mercado de ações e no de criptomoedas. O impacto desse último estava diretamente ligado ao conceito do metaverso.
Mais uma vez, acreditamos que o metaverso se revelará eventualmente, por isso continuamos recomendando que continuem aprendendo o máximo que puderem sobre o metaverso nesse mundo digital. Assim pode garantir que esteja totalmente preparado quando ele vier definitivamente.
Só pelo fato desse post ter sido escrito - The Best of Experiential 2022 - e por termos usado a expressão “podem" seria justo recebermos pelo menos um ponto nesse item.
É difícil explicar exatamente o quão forte tem sido a intensidade do digital oferecer experiencias pessoais em 2022. No entanto, o surgimento do Stranger Things, por exemplo, e muitos dos exemplos publicados no site Ad Ages, mostram que estamos nesse caminho.
De acordo com a Hootsuite, 30% dos usuários na internet entrevistados em 2022 disseram que assistiram a pelo menos um vídeo ao vivo por semana. E os dados do Vimeo sugerem que os vídeos ao vivo conseguem capturar a atenção entre 10 e 20 vezes mais do que o conteúdo gravados.
Essas estatísticas acima podem não significar que a procura por conteúdo de mídias sociais “explodiu” em 2022, mas com certeza, indicam que a demanda e a eficácia do conteúdo ao vivo nas mídias sociais cresceram em 2022. Logo, é justo colocar outro ponto na avaliação da nossa performance!
Bem, nossa nota final para o conjunto de previsões do ano passado caiu em relação a 2021. Tínhamos conseguido uma pontuação máxima naquele ano. Mas cinco pontos é o bastante para querermos continuar com essa tradição. Então, vejam nossa bola de cristal para o próximo ano!
Abaixo o que imaginamos ser o futuro do marketing digital para 2023:
Até o momento em que este blog foi escrito, o bilionário Elon Musk é dono do Twitter há apenas quatro semanas. E, nesse período, ele demitiu mais de 50% da força de trabalho do Twitter, viu uma boa parte dos funcionários remanescentes mais importantes sair por conta própria e experimentou um êxodo em massa de usuários.
Por mais difícil que seja acreditar, muitos especialistas da indústria acreditam que o colapso total do Twitter é iminente. Mas mesmo que isso não aconteça, temos certeza que o Twitter nunca, jamais, será a mesma plataforma social gigantesca que era quando no seu auge.
Eventualmente, algo (ouvimos falar muito do Mastodon recentemente) surgirá para preencher o vazio deixado pelo Twitter.
Supondo que o Twitter entre em colapso no final de 2022 ou início de 2023, ou mesmo que permaneça, mas seja uma casca do que era antes, prevemos que uma plataforma nova ou existente com recursos semelhantes ao Twitter, que permite aos usuários interagir uns com os outros de maneiras semelhantes ao Twitter vai emergir e se tornar o próximo grande gigante das mídias sociais.
Será algo que não existe hoje? Será Mastodon? Não temos certeza, mas será alguma coisa.
Web3 está definido para revolucionar a maneira como as empresas atuam em 2023 e promoverá mais segurança e confiança entre clientes e partes interessadas, dando-lhes acesso a redes mais seguras e descentralizadas. As tecnologias baseadas no Web3, como NFTs (tokens não fungíveis) e contratos inteligentes, abrirão novas possibilidades para empresas B2B e B2C, com automação de transações entre as partes até o armazenamento seguro de dados em um registro onde todos tem acesso. Com mais casos surgindo como os de Adidas, Starbucks, Gucci, e Nike, Web3 promete introduzir um novo comércio online que é mais eficiente, transparente e confiável do que nunca. As empresas que capitalizarem no Web3 estarão bem posicionadas para se beneficiar desse potencial nos próximos anos.
É um momento emocionante para essa nova tecnologia Web3, e estaremos acompanhando a rapidez com que as coisas avançam nessa frente no próximo ano.
Como vimos acima quando demos as notas nos temas de 2022, conteúdo ainda era tido como rei, e provavelmente ainda continuará em 2023. Mas um problema crescente com conteúdo é que a maioria dos profissionais de marketing deseja que o público consuma esse conteúdo no seu blog ou canal, e para isso quando eles escrevem o conteúdo, eles sempre focam no CTA, para que tenham um clique no link. Mas no mercado saturado de conteúdo que temos hoje, essa estratégia está falhando cada vez mais.
Oferecer conteúdo sem a condição de exigir um clique significa que quando você vai compartilhar seu post nas mídias sociais, você precisará oferecer algo - seja qual for o valor que você está oferecendo nesse conteúdo - logo no início do seu tweet ou post, sem qualquer certeza que seu público-alvo vá clicar no conteúdo mais extenso posteriormente.
Aqui tem um post fantástico sobre o assunto de conteúdo com clique zero que explica muito melhor o conceito que estamos detalhando neste post. Se você ler o post acima, acho que vai concordar que em 2023 todos nós vamos nos concentrar em melhorar nosso conteúdo com clique zero.
Embora este item seja bom para nós como empresa, não é por isso que o estamos prevendo. Não estamos só querendo que isso se torne realidade. Isso já é uma realidade.
No segundo semestre de 2022, muitas empresas – especialmente aquelas nos ramos de tecnologia e digital – foram forçadas a demitir funcionários diante de condições econômicas incertas de curto prazo. Nem mesmo gigantes como Meta ou Amazon passaram ilesos. Mas ainda são grandes empresas e, quando as grandes empresas ficam mais enxutas, inevitavelmente precisam terceirizar mais dos seus serviços. Nosso entendimento é que 2023 será o ano em que os serviços de marketing serão terceirizados com mais rigor.
O marketing de influenciadores está na moda hoje em dia e por um bom motivo. Um forte defensor pode ser poderoso para sua marca.
Em 2022, as empresas perceberam que têm exércitos inteiros de pessoas que podem ser fortes defensores da sua marca – seus funcionários. Pode ser uma coisa delicada, mas se uma empresa puder incentivar adequadamente seus funcionários a realmente divulgar a qualidade de seus produtos e experiências do cliente, isso poderá gerar grandes dividendos. Além de incentivos adequados, um manual claro e simples de orientação aos funcionários é a chave para o sucesso, especialmente se as marcas quiserem que eles deixem sua marca no mundo digital.
Resumo - nossas previsões de marketing digital para 2023 estão acima. Boa sorte para todos nós! Como sempre: Nós da WSI desejamos a todos vocês boas festas e um excelente início de ano!