Marketing Strategy

O papel de uma agência digital para impulsionar seus esforços de marketing

| 7 Minutos Para Ler
agencia de marketing digital - como escolher
Resumo: A parceria entre os profissionais de marketing digital e empresários tem sido cada vez mais importante. Saiba mais por que a colaboração é vital para um relacionamento de sucesso e como você pode identificar uma boa agência digital para trabalhar.

Nota da Editora: Este post foi publicado originalmente em Janeiro 19, 2015, e foi atualizado com mais conteúdo em Março 30, 2023.

Há algum tempo atrás, criamos um infográfico destacando o WSI LIfecycle ou Ciclo de Vida da WSI™, metodologia que aplicamos para ajudar as empresas. O 'Ciclo de Vida da WSI™' é o processo que usamos para entregar os melhores resultados possíveis aos nossos clientes. Os benefícios do nosso processo bem fundamentado são que ele é comprovado e recorrente, o que significa que entregaremos soluções de marketing digital que funcionam (porque já fizemos isso antes e faremos novamente!). O Ciclo de Vida da WSI™ também nos permite educar as empresas e marcas com as quais trabalhamos para que todos os envolvidos saibam o que se espera e o que é necessário ao longo da duração de um projeto de marketing digital.

Com toda a agitação dos últimos meses, quisemos revisitar os princípios do WSI Lifecycle™, no que diz respeito à definição do papel de uma agência digital em impulsionar seus esforços de marketing. De fato, escrevemos tudo sobre isso em nosso post sobre os 8 fatores-chave que você precisa considerar ao decidir entre usar marketing próprio ou de agência terceirizada. Mas com tantas táticas de marketing disponíveis hoje e ainda mais agências de marketing digital para entregá-las, não é de admirar que as empresas - tanto grandes quanto pequenas - estejam sobrecarregadas e não sabem por onde começar. O mais engraçado sobre a escolha é que quanto mais opções você tiver, mais difícil é a tomada de decisão. Vamos tentar clarear um pouco esse ponto, pode ser?

O papel da agência digital é ajudar as empresas a melhorar seu design e a funcionalidade do seu site, melhorar seu posicionamento nos motores de busca, implementar o marketing de mídias sociais e criar conteúdo cativante e de valor. Elas trabalham com clientes para identificar seu público-alvo e criar conteúdo envolvente que atraia seu público-alvo. Ao firmar uma parceria com uma agência digital, as empresas podem alcançar seus objetivos de marketing e serem competitivas no seu ramo de negócios ou indústria.

 

A colaboração é vital para alcançar o sucesso com um parceiro de marketing digital

Antes de falarmos de qualquer outro assunto, é necessário discutir a importância da colaboração em qualquer relação entre uma empresa e sua agência de marketing digital. A colaboração é definida pelo Google como "a ação de trabalhar com alguém para produzir ou criar algo". Infelizmente, a expectativa e até mesmo a importância da colaboração são muitas vezes deixados de lado ou mal interpretadas no início de um projeto de marketing digital, e isso resulta em uma ruptura em algum momento ao longo do caminho.

Gostamos de relembrar o nosso infográfico chamado Expert's Guide to Flushing Your Website Budget Down The Toilet para alguns exemplos divertidos do que essas 'rupturas' podem causar. Ou nosso post sobre Redesign de Site que Deu Errado, se você quiser dar umas risadas. Basta dizer que não importa de qual lado ocorra a falta de colaboração, isso resulta em uma experiência ruim tanto para o cliente quanto para a agência digital.

Mas, sério, quem não adora (e conta com isso) colaborar em projetos de marketing digital? O cliente tem a expertise da indústria e as informações para definir seu mercado-alvo, e a agência tem o conhecimento de marketing digital, visão estratégica e os recursos para entregar resultado. É uma combinação perfeita e um relacionamento que nunca deve dar errado se ambas as partes entenderem e estiverem dispostas a colaborar.

Um parceiro de marketing digital trabalha em estreita colaboração com seus clientes para identificar suas necessidades e objetivos específicos e criar uma estratégia de marketing personalizada que atenda a essas necessidades. Ao se associar a um parceiro de marketing digital, as empresas podem se beneficiar de sua expertise e experiência no cenário de marketing digital e alcançar seus objetivos de marketing de maneira eficiente e efetiva.

Apesar dos aspectos positivos de abraçar a colaboração, a realidade é que é compreensível quando as relações colaborativas desmoronam. Afinal, estamos falando de duas empresas, e nos dias de hoje, as cargas de trabalho e os níveis de estresse são altíssimos na maioria dos locais de trabalho. É por isso que, no final do dia, é absolutamente fundamental para uma agência de marketing obter a adesão à colaboração antes que qualquer projeto tenha início. Acreditamos fortemente na colaboração, e quando você analisa o nosso WSI Lifecycle™, verá que as três primeiras fases de nossa abordagem exigem uma participação intensa do cliente. Totalmente transparente, como prometemos!

 

Uma boa agência de marketing digital lidera pelo exemplo

Pense nas decisões de compra mais rápidas que você já fez; espere, não queremos dizer decisões impulsivas (porque sabemos como elas geralmente terminam)! Em vez disso, pense nas compras com as quais você está mais satisfeito e considere as razões pelas quais fez essas compras. Alguns de nós aqui na WSI descobriram que ficamos mais satisfeitos com as compras que foram a) recomendadas ou b) aquelas que foram usadas, testadas ou presenciadas através de uma demonstração. Faz sentido dizer que as melhores compras são aquelas nas quais você recebe exatamente o que espera.  Esse é um conceito que se aplica ao nosso ponto sobre colaboração (defina expectativas primeiro!) e à noção de uma agência liderar pelo exemplo.

Quando se trata de marketing digital, a questão é como você pode usar ou testar previamente uma agência. Na realidade você não pode, mas o que você pode fazer é verificar o site, blog e outras propriedades digitais da agência para verificar se estão realmente fazendo as coisas que sugerem que você faça! Eles estão usando dados concretos para chegar às conclusões deles? Eles estão usando as ferramentas e estratégias de marketing digital que estão recomendando? Se uma empresa se comporta como um cliente, então você sabe que eles acreditam em seus produtos e serviços - e essa é a forma mais honesta de testar e demonstrar que você terá resultado (exceto receber um trabalho "grátis", que é algo que você deve analisar com cautela).

Usando a própria história recente da WSI como exemplo, publicamos 39 posts em nosso blog em 2019 (e estamos a caminho de fazer ainda mais em 2020 e depois!), criamos uma série de webinars para clientes chamado Ahead of the Curve durante o auge da pandemia COVID-19 para educar clientes e possíveis clientes sobre marketing digital e continuamos ativos no LinkedIn e Twitter. Não há dúvida de que na WSI, praticamos o que pregamos! Ah, e não para nos gabarmos, mas também lançamos nosso terceiro livro, Digital Minds: Uma abordagem estratégica para se conectar e interagir com seus clientes online. Nada mal.

 

Após um período de tempo apropriado, os resultados importam

Quando tudo está dito e feito, até mesmo as colaborações mais amigáveis e as compras mais satisfatórias são definidas por uma coisa: resultados. Se uma agência de marketing digital não está entregando resultados, então o cliente tem todos os motivos para ficar desapontado (confira o resumo do webinar Ahead of the Curve sobre como você pode definir metas SMART para o seu negócio com o Google Analytics).

Mais uma vez, as agências que se mantêm nos mais altos padrões de atendimento e de resultados são aquelas com as quais você deve trabalhar. Acreditamos que nesta indústria, sempre há espaço para rastrear, medir, ajustar e melhorar o que você está fazendo. Ao mesmo tempo, estamos orgulhosos dos resultados que obtivemos nos últimos anos, e esperamos que isso represente algo importante para nossos leitores e potenciais colaboradores. 

Ao avaliar os resultados do marketing digital, é importante lembrar das várias formas em que o tempo é um fator importante. Para táticas como Link patrocinado e mídias sociais, você obtém dados e resultados em tempo real ao longo de dias e semanas. Por outro lado, o marketing de conteúdo e SEO são estratégias de longo prazo e temporais que devem ser medidas e ajustadas ao longo de períodos mais longos. Levou meses para a nossa estratégia de SEO e conteúdo ganhar força, mas isso era esperado. A coisa mais importante para lembrar é que todo esse trabalho que você está fazendo para ajustar tipos de conteúdo, duração e métodos de promoção ajudará você a superar os momentos mais fracos rapidamente e fazer com que os momentos de bons resultados durem ainda mais. 

Não há dúvida de que concretizamos bons resultados para nossos clientes e podemos fazê-lo para você também!

Texto original em inglês: https://www.wsiworld.com/blog/defining-digital-agencys-role-boosting-marketing-efforts 

 

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