Em 9 de setembro de 2022, o Google anunciou que uma atualização do seu Conteúdo Útil (“Helpful Content”) foi concluída. Essa mudança de algoritmo do Google tem por fim melhorar a experiência do usuário, destacando sempre conteúdo de melhor qualidade. Este blog explica essa atualização de conteúdo útil, como é medido, qual o seu impacto no SEO e o que fazer se seu site for sinalizado pelo Google.
O que vem a ser Conteúdo Útil?
Conteúdo útil é aquele que cria uma ótima experiência para o usuário. A "atualização de conteúdo útil" do Google é uma mudança bem-vinda para aqueles que produzem conteúdo de qualidade com o intuito de ajudar os usuários. Esta atualização ajudará a melhorar a visibilidade dos artigos, tornando mais fácil para os usuários encontrarem as informações que precisam.
Por sua vez, isso também vai ajudar a melhorar a experiência do usuário no Google. Essa é uma mudança positiva tanto para usuários quanto para os criadores de conteúdo. Certamente, também podemos esperar ver mais desse tipo de conteúdo aparecendo nos resultados de buscas do Google, no futuro.
Como o Google determina Conteúdo Útil?
Essa recente 'Atualização de conteúdo útil' do Google teve por objetivo reprimir conteúdo de baixa qualidade que não oferece verdadeiro valor aos usuários. A atualização faz com que o Google faça um downgrade algorítmico de páginas que considere inúteis e, com isso, melhorar a qualidade dos resultados de busca.
Para determinar o que é considerado 'conteúdo útil', o Google usa IA para medir a qualidade do conteúdo avaliado. Esta atualização tem por fim ajudar a melhorar a qualidade das buscas para os usuários. Esta atualização é também boa para o SEO, pois ajuda a garantir que apenas o conteúdo mais relevante e de valor seja exibido nos resultados de busca feitos no Google.
Qual o efeito no SEO?
Qual o efeito dessa atualização do Google, de agosto de 2022, sobre o algoritmo de conteúdo útil, no SEO? Infelizmente, o Google forneceu poucas informações sobre o verdadeiro impacto ou escopo dessa atualização algorítmica. Mas se olharmos para os primeiros resultados, o que podemos esperar?
Acreditamos que esta atualização é um dos desenvolvimentos mais positivos para SEO dos últimos anos. Isso representa um impulso significativo para os esforços de SEO e uma grande vitória para os editores da web que produzem regularmente conteúdo útil e de alta qualidade.
Editores que escrevem com a intenção de priorizar seu público serão recompensados por seus esforços. Aqui estão algumas dicas:
Ao escrever conteúdo, é importante evitar algumas coisas se você quer que seu conteúdo seja de valor. Uma lista completa consta do Guia de SEO do Google, mas aqui seguem alguns itens que precisa saber:
O que você deve fazer se sua conta for sinalizada pelo Google?
Os sistemas do Google são projetados para identificar conteúdo que pode não ter valor ou não ser útil para o público. Como consequência, os algoritmos do Google podem apontar conteúdos de sites com grandes quantidades de conteúdo com essa classificação.
Se você tiver conteúdo de pouco valor em seu site, recomendamos removê-lo. Dedique um tempo para revisitar seu site e remover qualquer conteúdo que não seja útil ou relevante para seus visitantes. Isso ajudará a melhorar o seu SEO e te ajudará ter um posicionamento melhor nos resultados de busca. Aqui vão algumas dicas:
Por fim, a “Atualização de conteúdo útil” do Google é algo que pode ajudar de forma significativa a maneira como os mecanismos de busca avaliam seu site. Se você ainda não está otimizando seu site nesse aspecto de conteúdo útil, cuidado. Pois seu conteúdo pode não ser interpretado pelo Google como "útil" para seu público-alvo e com isso fazer seu site perder visitas (e clientes em potencial!). No entanto, ao garantir que seu conteúdo seja de alta qualidade e relevante, você consegue melhorar seu SEO e assim obter sucesso na internet.
Entre em contato com a WSI se precisar de ajuda para começar!