Future of Marketing & AI

O que é Marketing na Web3?

| 6 Minutos Para Ler
Resumo: Conheça a força do marketing na Web3 e como você pode usá-lo para aumentar suas conversões, atingir mais clientes e ficar à frente em um mundo digital em constante evolução.

Para a maioria das pessoas, Web3 ainda é um conceito futurista. No entanto, a internet continua se renovando com tendências inovadoras, tais como ChatGPT e inteligência artificial, e, a cada segundo que passa, nos aproximamos mais dessa Web3, agora disponível universalmente e bem definida. Mas exatamente o que é marketing na Web3 e como isso melhora seu posicionamento atual em termos de marketing? Continue lendo para saber mais sobre o marketing na Web3.

O que é Web3?

Web3 é a próxima versão da World Wide Web que originou com a Web 1.0 e depois Web 2.0. A internet permite que as pessoas acessem a World Wide Web, uma rede de documentos interconectados.

A principal característica mais diferenciada da Web 1.0 foi o uso de sites estáticos e de conteúdo baseado em imagens. Ele chegou em uma versão “somente leitura”, o que significa que os usuários não podiam alterar o conteúdo. Somente o webmaster do site poderia alterar o conteúdo nessa era de páginas pessoais.

A Web 2.0, por sua vez, surgiu no início dos anos 2000, quando sites de redes sociais como Facebook e Twitter começaram a ganhar popularidade. A Web 2.0 permite que os usuários criem e editem o conteúdo do site, o que significa que a criação de conteúdo não é mais restrita a pessoas com conhecimento técnico em HTML e codificação. A Web 2.0 apresenta uma troca bidirecional em vez de uma troca unidirecional como a Web 1.0. Desde que foi liberada a publicação de conteúdo online, a Web 2.0 facilitou o surgimento de criadores de conteúdo.

A Web 1.0 funcionou da década de 1990 até o início dos anos 2000. A Web 2.0 existe desde o final dos anos 1990, e o mundo agora está encarando a Web3 como a mais nova e mais recente iteração digital. E embora a Web3 ainda não esteja claramente definida, os primeiros usuários a visualizam como uma web mais autônoma que permite aos usuários criar aplicativos que outros usuários podem usar.

Porque o Marketing na Web3 é importante 

Com a Web 2.0, as empresas que solicitam informações de clientes (pense em endereços de e-mail ou números de telefone) também mantêm sua propriedade porque tudo está em um único servidor. A Web3 procura mudar esse paradigma dando aos usuários, e não às empresas, controle sobre seus próprios dados e distribuindo o armazenamento desses dados entre vários servidores.

Os usuários serão os únicos a decidir o que acontece com seus dados. Eles escolhem as plataformas e métodos de divulgação. Eles podem controlar quem pode (e não pode!) se comunicar com eles. E, consequentemente, os profissionais de marketing terão um público maior para segmentar, interagir e manter satisfeito.

O advento da Web3 também trará uma nova era de promoção colaborativa. À medida que o escopo do público cresce, os profissionais de marketing terão que dedicar mais tempo e energia para descobrir o que é mais importante para seus consumidores e desenvolver estratégias relacionadas.

As táticas de marketing digital, como marketing de conteúdo e otimização de buscas (SEO), chegaram para ficar, e os profissionais de marketing precisam integrá-las às novas soluções Web3, como tokens e NFTs.  A experiência do usuário também mudará drasticamente, representando um desafio para os profissionais de marketing digital atenderem às crescentes expectativas dos clientes por meio dessas tecnologias emergentes.

Como preparar a sua empresa para a Web3

Os profissionais de marketing que dedicarem tempo se preparando para o futuro mundo da Web3 poderão tirar proveito de seus recursos, bem como superar seus muitos obstáculos. Veja o que você pode fazer para garantir que seus esforços de marketing estejam alinhados com a Web3:

Se mantenha atualizado com as novidades da Web3

Ficar atrasado pode sair caro. Embora sempre haja algum grau de imprevisibilidade quando se trata de prever o futuro da tecnologia, a evolução tem sido boa até agora. Ao tomar decisões de negócios, lembre-se de que o futuro já chegou e continuará avançando rapidamente.

Se essas novidades fazem sentido para o seu negócio, pense em investir nessas novidades de três dimensões, como realidade virtual e modelos 3D. Com uma compreensão mais profunda dos desenvolvimentos recentes das tendências da Web3, você estará em uma posição melhor para incorporá-los às suas estratégias de negócio já existentes.

Utilize Insights de dados sobre seus clientes de forma inteligente

Embora os usuários tenham mais controle sobre suas informações e sua privacidade usando o Web3, o gerenciamento de forma segura dos dados dos clientes ainda é muito importante no dia a dia dos negócios. Aprenda sobre seus clientes, analise seus dados e saiba como integrar essas informações com seus esforços de marketing para tomar decisões mais bem fundamentadas.

Aprimore a experiência do usuário

Os blogs e lojas online que terão sucesso no futuro serão bem dinâmicos e fáceis de usar (user-friendly). Por isso, é crucial que você aprimore rapidamente sua presença digital para atender aos padrões de experiência do usuário da Web3.

Inclua NFTs na sua criação de Conteudo

Embora atualmente não haja diretrizes definitivas para o desenvolvimento de material na Web3, já ficou claro que os NFTs desempenharão um papel importante. Se isso faz sentido para o seu negócio, invista seu tempo para conhecer NFTs melhor!

Um token não fungível (NFT) é um item de propriedade intelectual no blockchain e cria uma sensação de exclusividade digital. Para as empresas que começaram a criá-los e usá-los, entenderam que são úteis nos seguintes aspectos:

  • Aumentar a fidelidade à marca
  • Promover a conscientização

Produzir marketing de conteúdo de valor

Como no Metaverso, o conteúdo também é mais valioso do que nunca na Web3. Nos próximos anos, palavras-chave eficazes não serão tão cruciais quanto o conteúdo adaptado às necessidades do usuário e que forneça informações valiosas que atendam ao objetivo de buscas online.

Inclua memes na sua estratégia de comunicação

O público da Web3 adora memes porque eles servem como uma forma de linguagem online universal. Eles podem comunicar sentimentos e tem corelação. Eles são essenciais para ajudar o público a compreender suas criações.

Use automação

Monitorar tudo em um sistema descentralizado será difícil. Assim, as empresas devem considerar a automação de tarefas financeiras e administrativas repetitivas. Isso vai assegurar a conclusão pontual das tarefas sem perder nada.

Comece a formar relacionamentos genuínos com clientes nas mídias sociais

Embora passem por algumas transformações, as mídias sociais continuarão sendo um componente-chave da Web3. A lealdade e a vontade dos clientes de compartilhar informações pessoais com você dependerá dos seus primeiros esforços para estabelecer relacionamentos profundos com eles.

Os profissionais de marketing precisam mudar a forma como veem seus clientes. A formação de uma comunidade será essencial para lançamentos de produtos de sucesso. Existe até a possibilidade de alguns produtos serem originários dessa comunidade.

Analise eventuais desvantagens

As empresas devem considerar possíveis desvantagens da Web 3.0 e elaborar estratégias para limitá-las ao máximo. Você precisa entender que uma descentralização completa é difícil e muitas vezes também atrasa as coisas.

Não existe um contrato digital perfeito, e qualquer bug no código de programação pode custar caro tanto para você quanto seus clientes. Por serem novos, os sistemas descentralizados exigem cuidados extras para garantir sua segurança contra fraudes, por exemplo.

Concluindo

Apesar de estar evoluindo rapidamente, a Web3 ainda está na sua infância. Embora o marketing colaborativo tenha recebido muita atenção, ninguém pode afirmar com segurança como será o marketing na Web3.

Ainda há incertezas em relação aos tipos de abordagens de marketing que serão demandas conforme a Web3 for amadurecendo. No entanto, os profissionais de marketing bem-sucedidos são flexíveis o suficiente para se adaptarem às mudanças e explorarem novas oportunidades.

Se você precisar de ajuda na elaboração de sua estratégia de marketing online ou uma orientação sobre quais técnicas digitais empregar, nós da WSI teremos prazer em ajudar.

Texto original em inglês: https://www.wsiworld.com/blog/what-is-web3-marketing 

As melhores idéias e conselhos de marketing digital

O Blog de Marketing Digital da WSI é o seu local ideal para obter dicas, truques e práticas recomendadas em todos os aspectos relacionados ao marketing digital. Confira nossos posts mais recentes.