Profissionais de marketing e empresários estão sempre procurando novas maneiras de atingir seu público-alvo e chegar até eles antes de seus concorrentes. E então, você provavelmente já ouviu falar de marketing boca-a-boca, mas o que vem a ser esse boca-a-boca digital?
Basicamente, é quando as pessoas usam a internet para falar da sua marca ou produto. Isso pode incluir comentários online, posts em redes sociais e até mesmo mensagens particulares entre amigos.
Esse boca-a-boca digital é uma ferramenta poderosa para ajudar você a atingir novos clientes e expandir seus negócios. Neste blog, conheceremos melhor esse boca-a-boca digital e como você pode usá-lo a seu favor.
Quem precisa de referências boca-a-boca?
Todas as empresas podem se beneficiar de referências boca-a-boca. Para as indústrias em que a confiança é um componente crítico no relacionamento com seu cliente, ela deve ser parte importante da sua estratégia de marketing. As empresas que fornecem serviços técnicos, jurídicos, financeiros e médicos precisam de uma forte estratégia de marketing boca-a-boca para atrair e atingir clientes em potencial.
Porque boca-a-boca é importante?
Nós, humanos, temos vieses psicológicos que nos dizem que uma ótima maneira de tomar uma decisão é olhar para as decisões dos outros. Pense em quando você estava comprando uma TV nova ou um carro; se você fez isso nos últimos dez anos, com certeza procurou no Google e no YouTube o que os outros estavam falando sobre os itens que você estava comprando.
Como criaturas sociais, nós humanos confiamos nos outros e seguimos suas recomendações. De acordo com a Semrush, 90% das pessoas têm maior probabilidade de confiar em uma marca recomendada – mesmo quando essa recomendação vem de um estranho! Além disso, o boca-a-boca é ainda mais eficaz do que os anúncios pagos, resultando em 5 vezes mais vendas. E o boca-a- boca vem antes do Facebook, Google ou Twitter.
O que conta no boca-a-boca?
Do ponto de vista comercial, referências boca-a-boca geram para você:
- Uma Referência Forte
- Uma Prova Social
- Um Lead quente
- Humano
Esta será uma referência forte para você, sua empresa e seus produtos/serviços para um cliente em potencial em seu nome. Ele fornece prova social para o seu negócio para aquele cliente em potencial de alguém em quem ele confia. O boca-a-boca gera um lead quente para o seu negócio, pois o prospect já está predisposto a ouvir o que você tem a dizer.
Acima de tudo, o boca-a-boca é humano – somos comunicadores. As pessoas gostam de compartilhar informações e ajudar umas às outras. O boca-a-boca tradicional comunica de um para um.
O que vem a ser boca-a-boca Digital?
O boca-a-boca digital é muito semelhante, mas traz um componente adicional que é bem impactante:
- Referência Forte
- Prova Social
- Lead quente
- Humano
- Digital = Alcance
O boca-a-boca digital contém os mesmos componentes essenciais do boca-a-boca tradicional. A principal diferença é o alcance.
Com o avanço da tecnologia e das plataformas digitais destinadas a compartilhar informações, o boca-a-boca digital pode ter um alcance muito maior do que o boca-a- boca tradicional, um a um. Por exemplo, se eu pinto minha casa e conto para o meu vizinho o ótimo trabalho que o pintor fez, isso é uma referência boca-a-boca individual. No entanto, se eu postar na página do Facebook do meu bairro, essa recomendação será muito mais ampla e se tornará uma recomendação boca-a-boca de um para muitos. O alcance agora se estendeu além do meu vizinho e atingiu toda a minha vizinhança.
O que você pode fazer para gerar mais marketing boca-a-boca para o seu negócio?
1. Peça (e peça de novo!)Estudos identificaram que 87% dos consumidores estão dispostos a recomendar uma empresa. Como executivo ou dono de uma empresa, crie o hábito de pedir referências e avaliações de seus clientes assim que concluírem uma compra com você. Se você não tiver resposta, pede novamente.
Seus clientes estão muito ocupados e podem esquecer esse seu pedido – mas não tenha medo de lembrá-los. Lembre-se de que seus clientes investiram em você e querem que você tenha sucesso. E eles são estatisticamente prováveis de te dar referências para ajudar você a expandir seu negócio.
2. Facilite ao solicitar uma referência
Torne mais fácil para seus clientes indicarem você para outras pessoas. A maneira número um de fazer isso é fazer um ótimo trabalho, criar um ótimo produto ou fornecer um serviço excelente. Se algo der errado ou um erro for cometido, reconheça e faça o possível para corrigi-lo. No pedido de referência talvez possa ajudar um cliente ocupado. Forneça algumas frases ou parágrafos que capturem o que seu cliente diria. Pergunte se eles usariam isso para postar uma avaliação sua ou se você poderia postá-lo no seu site.
Anotar o que seus clientes dizem sobre você quando você fala com eles permite que você os ajude a usar suas próprias palavras para ajudá-lo a expandir seus negócios.
3. Dê retorno – agradeça e faça follow-up
Isso é extremamente importante: sempre agradeça seus clientes por suas avaliações, referências e depoimentos. Seus clientes estão dedicando tempo e esforço para fazer algo por você. Então certifique-se de que eles sabem que você aprecia isso. Se uma indicação se transformar em negócio para você, comunique isso à pessoa que o indicou para você. Deixe-os saber que eles lhe deram uma boa referência. As pessoas querem ajudá-lo e ficarão satisfeitas em saber que conseguiram conectar duas pessoas que se encaixavam bem.
O fato de alguém que eles indicaram também fazer negócios com você valida a boa decisão deles de trabalhar com você.
Então, para recapitular, o ABC das referências boca-a-boca são:
- Pergunte (e pergunte novamente!)
- Seja fácil de indicar
- Faça follow-up - envie um agradecimento e faça acompanhamento do assunto
Finalizando
O boca-a-boca não mudou muito com a evolução do mundo digital. Como humanos, ainda estamos nos comunicando uns com os outros, só que agora isso envolve mais tecnologia e mídias sociais. No entanto, as empresas ainda dependem do boca-a-boca e, na era digital, o boca-a-boca positivo pode ser uma maneira poderosa de crescer.
E, claro, se você quiser ajuda na elaboração de um programa de marketing de referência eficaz (ou qualquer outra coisa relacionada ao marketing digital), nós da WSI estamos aqui para ajudar. Então, entre em contato conosco hoje mesmo!