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Olhando para o Futuro: Marketing e Web3

Escrito por Cheryl Baldwin | 28/05/2022 00:12:32

Você provavelmente já ouviu alguma versão desse ditado: sempre que há uma grande mudança no mercado ou na sociedade, surgem muitas oportunidades em termos de negócios e muitas novas riquezas são criadas.

A mudança no mundo digital denominada Web1 (agora, algo do passado) para a Web2 (onde estamos hoje) e, finalmente, para Web3 (direção em que estamos indo) é exatamente essa mudança no mercado e na sociedade, citada acima, que estamos vivendo

E o trabalho da WSI e nosso principal objetivo é ajudar as empresas a navegar nesse mundo que foi denominado Web3.


O que exatamente é Web3?

Este tópico poderia ter seu próprio post, mas, para simplificar, Web3 é essencialmente a próxima iteração da Internet ou do mundo digital.

A Web1 começou nos anos 90 e consistiu, basicamente, de “apenas leitura”. Os sites publicavam conteúdos e as pessoas usavam a Internet para absorver esse conteúdo. Era isso!

A Web2, hoje a nossa principal forma de atuar na internet, é por um mundo do conteúdo de conversação gerado pelo usuário, onde todos se comunicam e colaboram digitalmente com as empresas e entre si (Facebook, Wikipedia, Google).

A Web3 é para onde estamos indo, mas o conceito e tudo o que ela envolve ainda está no seu início, ou sua infância, e é difícil para os usuários e o público convencional digerirem.

O Web3 é o alvorecer de um novo mundo digital originário da tecnologia blockchain, destacado pela sua descentralização e amparado em uma economia baseada em tokens e que, nesses últimos dois anos, foi popularizado por criptomoedas, NFTs e o metaverso.

Porque Web3 é Importante?

No contexto de marketing, Web3 é importante pela mesma razão que muitas plataformas de mídias sociais e outros campos da Internet são importantes: porque é onde seu público-alvo e clientes vão navegar e interagir no futuro-próximo.

Ainda não ouviu falar de NFTs e acha que não precisa dar atenção a eles? Se você tem alguma intenção de atrair gerações mais jovens para conhecerem seus produtos e serviços, sugiro mudar de ideia rapidamente. Isso não quer dizer que você precisa negociar ou mesmo gostar de NFTs. Mas pelo menos você precisa entender por que seu mercado-alvo gosta de NFTs e também deve querer aprofundar nesse tema se for aplicável para atrair e se envolver com seu público-alvo.

Como que a Empresas e a Marcas farão seu Marketing na Web3?
 

Boa pergunta. Apesar de que nesse momento ainda não esteja muito claro quais são as melhores maneiras de comercializar seus produtos e serviços nesse mundo Web3, já existem várias formas possíveis pelas quais as marcas podem proceder.

Algumas marcas estão criando uma moeda digital ou “moeda” como forma de comercializar sua marca e engajar os usuários na Web3.

Outros pretendem lançar NFTs (token não fungível) para facilitar e incentivar a interação contínua com a sua empresa ou marca.

E talvez a melhor forma para vislumbrar como o marketing se encaixa na Web3 é o fato de que algumas marcas estarão lançando seus próprios metaversos ou jogos/mundos blockchain onde eles - ou mesmo usuários, como proprietários de imóveis digitais - poderiam vender propaganda e publicidade para outras marcas e empresas que querem pagar para alcançar o público que frequenta esses mundos.

OK....mas Web3 ainda é meio Confuso!

Falando francamente, Web3 ainda é um pouco confuso sim. E, certamente, tem uma curva de aprendizado que precisamos seguir, nesse mundo digital emergente.

E serem participativos é, sem dúvida, a coisa mais importante que as empresas e os profissionais de marketing podem fazer, nesse momento, para se prepararem para daqui a um ou dois anos, quando a Web3 for mais popular e ativa. Porque, não se engane - Web3 é para onde a Internet está indo.

Como você pode ser mais participativo? Existem várias maneiras, mas a melhor e mais eficaz sempre vai ser se tornando um usuário nesse mundo Web3.

Ler alguns artigos sobre criptomoedas e o metaverso é um ótimo começo, mas só o levará até certo ponto.

O que você pode fazer, por exemplo, é comprar um pouco de Ethereum (ETH), obter uma carteira digital ou comprar sua primeira NFT. Você não precisa usar toda sua economia (nem deve) mas, por enquanto, investir apenas dinheiro que não precisa - tudo isso pode ser feito por menos de US $ 100.

O objetivo não é tentar ganhar dinheiro (embora você certamente possa explorar isso quando estiver avançando na rota desse aprendizado), mas sim experimentar a tecnologia blockchain diretamente. Descubra como usar essa tecnologia e fique à vontade para pensar e falar sobre isso. Comece a olhar para isso como uma ferramenta e um espaço que sua empresa pode aproveitar e, em seguida, comece a pensar nas maneiras de fazer alguma dessas coisas.

Se você passar por tudo isso agora - a dor que sente nessa curva de aprendizado, a frustração de cometer um erro com uma transferência de criptomoeda ou a agonia de perder numa queda do NFTs, que pode atingir o valor de 10x em 24 horas - você estará muito melhor posicionado para liderar com habilidade seus negócios no mundo da Web3, quando ele realmente chegar.

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