Google Analytics 4 (GA4) está funcionando da melhor maneira para o seu negócio? Quando você deseja obter insights sobre o comportamento dos usuários e clientes e, por fim, melhorar o resultado do seu negócio, certamente quer utilizar a plataforma GA4 para análise dos dados! E se você é novo em analytics e na plataforma GA4, não há nada a temer!
A WSI recentemente realizou um webinar intitulado "Desvendando o Google Analytics 4 para Melhores Insights de Negócios". Você pode assistir à gravação e fazer o download do nosso checklist para configuração do GA4 e assim facilitar a sua vida!
A boa notícia é que a WSI está trabalhando com o Google Analytics 4 desde o seu lançamento. E criamos este post no nosso blog para apontar os erros comuns que estamos observando as empresas cometerem com o GA4.
Uma das grandes vantagens do GA4 é a possibilidade de personalizar relatórios e métricas. Você sabe quais dados precisa para melhorar o desempenho das suas campanhas de marketing digital e medir o retorno sobre o investimento (ROI), então personalize o painel para priorizar as métricas importantes para o seu negócio. Sim, o GA4 oferece relatórios predefinidos, mas também lhe dá a oportunidade de personalizar relatórios com base nas necessidades específicas do seu negócio. Por que ser igual a todos os outros quando você pode ser melhor ainda? O mesmo vale para os relatórios do GA4.
Você conhece o período padrão em que os dados são retidos pelo Google Analytics 4? Dois meses. Apenas imagine quantos dados você pode perder se não ajustar esse período de retenção. Os controles de Retenção de Dados do Google Analytics permitem que você armazene dados de nível de usuário e de evento por catorze meses antes que sejam automaticamente excluídos. Lembre-se! Aumentar esse período de retenção afeta apenas os dados coletados a partir desse ponto em diante. Os dados coletados anteriormente ainda serão excluídos com base no cronograma inicial, então é melhor fazer a alteração logo e desde o início.
Você quer medir todo o tráfego, certo? Talvez não. Idealmente, você deve ter apenas os dados nos quais está interessado, e isso inclui as referências. O Google Analytics 4 considera as referências como tráfego que chega ao seu site por meio de outra fonte, como links de terceiros (motores de busca excluídos). Por que você precisa das informações de tráfego de referência? Além de aumentar o tráfego do seu site, isso mostra que outros sites estão se vinculando ao seu, impulsionando sua otimização para mecanismos de busca (SEO) e ajudando a melhorar seu ranking nos motores de busca.
Onde você encontrará as referências no GA4? Navegue para Relatórios - Aquisição - Aquisição de Tráfego. Confira a gravação do webinar! Nós comentamos um pouco sobre referências.
Seu site já está linkado ao Google Search Console? Todos os sites devem estar linkados, pois é uma ótima ferramenta para medir o tráfego orgânico de busca e o desempenho do seu site. O Google Analytics 4 facilita a conexão, pois todas as Ferramentas do Google estão em um só lugar. A partir daqui, você pode vincular sua plataforma GA4 ao Google Ads, ao Gerenciador de Anúncios e ao painel do Google Merchant Center, para citar apenas alguns. Precisa analisar terabytes de dados com o BigQuery? Com um clique, você pode conectar a plataforma GA4 da sua empresa ao BigQuery.
Você certamente deseja habilitar o rastreamento entre dispositivos e demográficos, mas para fazer isso, você precisa ativar os Sinais do Google. Características demográficas, como idioma do usuário, idade, gênero, interesses e localização das pessoas que usam seu site e aplicativo, não são coletadas automaticamente. Como as leis de privacidade estão se tornando muito rigorosas, as informações demográficas são obtidas apenas de usuários que fizeram login em suas contas do Google e ativaram a Personalização de Anúncios.
E quanto ao rastreamento entre dispositivos? Ative os Sinais do Google e você poderá organizar fontes de dados de vários dispositivos em relatórios de Rastreamento entre Dispositivos, independentemente se o cliente utiliza um celular, tablet ou laptop para acessar seu site.
Se você utiliza o Google Ads, sabe que o Google está incentivando as Conversões no GA4 como sendo a melhor prática. Ative isso no Google Analytics 4 e desative as conversões/metas do Google Ads (UA Goals), ou você estará contando as conversões duas vezes e gastando em excesso! Migre suas listas de remarketing do Google Ads para o GA4 o mais rápido possível e as desative nos Anúncios.
Deixe de lado qualquer receio que você tenha em relação ao Google Analytics 4! Nosso time de Consultores de Marketing Digital Certificados pela WSI irá ajudá-lo em cada etapa do caminho, seja configurando o Google Analytics 4 ou personalizando relatórios.
Entre em contato hoje mesmo e trabalharemos juntos para ajudá-lo a dominar o GA4.
Tradução do original em Inglês: ttps://www.wsiworld.com.br/blog