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Por que você precisa se preocupar com o SEO On-SERP

Escrito por Cheryl Baldwin | 14/02/2022 17:41:27

Nota da editora: Este artigo foi publicado originalmente em 8 de junho de 2018 e atualizado com conteúdo adicional em janeiro de 2022.É incontestável que o SEO  On-SERP é uma parte crucial de qualquer estratégia de marketing digital. A partir de 2022, os profissionais de marketing digital e as empresas que adotam estratégias de marketing digital precisam ser bem hábeis ​​em mudar aquilo que importa. Ah, e dar atenção a muitas coisas ao mesmo tempo é comum no mundo digital. Então, vamos olhar para a frente  com o objetivo de descobrir a próxima onda antes dos outros – e, para isso, precisamos agir logo.

Se tudo isso parece demais - nós entendemos! O marketing digital é muito dinâmico, e é fácil sentir como se estivessem jogando um jogo que não acaba nunca, batendo a cabeça com tantas novas ferramentas, informações e inovações.

É por isso que me conformei de que a otimização de SEO é e sempre será uma missão de longo prazo. Com todas as mudanças que o Google faz em SERPs (especialmente em SERPs para dispositivos móveis), sei que aquilo que funciona hoje para o SEO de um site não vai  necessariamente funcionar amanhã. Mas só porque o SEO virou uma maratona em vez de uma simples corridinha rápida, isso não significa que não podemos tentar chegar no final e até ganhar a medalha de ouro!

O que é SEO On-SERP ?

Antes de saber a resposta dos seus sonhos, primeiro você precisa saber o que é SEO On-SERP .
On-SERP SEO é a otimização de todo e qualquer conteúdo em SERPs que você pode controlar ou influenciar de alguma forma. Tradicionalmente, meta títulos e meta descrições eram o principal (e único!?) conteúdo que profissionais de SEO e de marketing de conteúdo podiam controlar em SERPs. Mas isso mudou quando o Google introduziu snippets em destaque.

Os snippets em destaque são resultados de pesquisa orgânica que o Google prepara para parecerem atraentes e, em seguida, os coloca na posição mais proeminente nas SERPs – sim, acima do resultado nº 1!

Aqui está o snippet em destaque na SERP para a consulta "O que é uma caixa de TV Android?":


Para este resultado específico (pelo menos aqui em São Paulo), a caixa de resposta escolhida é do site cm-santiago-do-cacem.pt. 

Comece a pesquisar coisas no Google e, se você ainda não notou, muitas SERPs incluirão um trecho em destaque no topo da página. Principalmente se suas consultas forem perguntas.

Se você quiser uma cartilha com um resumo dos diferentes tipos de snippets em destaque e outros tipos de conteúdo do SEO On-SERP, este é um ótimo resumo (em inglês).

Por que SEO On-SERP é Importante?

Existem várias razões pelas quais o SEO On-SERP é importante. Para esclarecer de forma simples, podemos usar o exemplo da caixa de TV Android acima para mostrar por que uma empresa se interessaria pelo snippet em destaque que a CBC possui atualmente.

O artigo que aparece em snippet em destaque, que vem do site cm-santiago-do-cacem.pt, explica o que é uma caixa de TV Android e como ela permite que os usuários assistam praticamente todos os programas de TV e filmes que desejam - de graça. Ele a compara com Smart TV e mostra várias opções no mercado com os respectivos links para compra. Para uma empresa que está promovendo esses aparelhos e outros anúncios diversos no seu site, atrair leitores, tráfego e conscientização sobre esses produtos são como o pão com manteiga do seu negócio. Portanto, quanto maior o número de  snippets em destaque eles conseguirem se posicionar, melhor. Nesse caso específico, eles provavelmente devem ganhar comissão de afiliados simplesmente por ter conseguido snippet em destaque para uma consulta que resultou em dezenas de milhares de buscas por mês, em função das palavras-chave procuradas. 

Há outro motivo menos óbvio pelo qual o SEO On-SERP está se tornando vital para o SEO  - se mais e mais buscas estão terminando nos SERPs reais do Google, o SEO On-SERP é fundamental pois, pelo menos agora, ainda é difícil saber qual seria o objetivo dos snippets em destaque, se não for para gerar cliques. Como geralmente acontece no mundo digital, os profissionais de marketing e as empresas que descobrem primeiro como resolver essas dúvidas são os grandes vencedores.

Como Optimizar o Conteúdo para  SERPs

Agora podemos responder à pergunta que todos querem saber: como otimizar o conteúdo para obter um snippet em destaque na página de resultados de busca do Google?
Aqui vai uma resposta sucinta de como ser premiado com um snippet em destaque nas páginas de resultados de buscas do Google:

  • Faça uma busca de palavras-chave para ter uma breve lista de perguntas específicas que
    a. você pode responder e,
    b. você pode ranquear para estas palavras-chave.

  • Apareça na primeira página para uma dessas perguntas de busca
     
Otimize o conteúdo da sua página para responder à pergunta de maneira muito clara e detalhada

Bom,  agora que temos uma melhor compreensão do 'como', vamos entrar em algumas táticas que você pode começar a colocar em prática hoje para alavancar o seu negócio.

7 táticas práticas ​​para otimizar seu site em SERPs competitivas

 

Várias ações podem ser tomadas para otimizar um site em páginas de busca (SERPs) competitivas. Aqui estão as sete táticas práticas:


1. Otimize as 10 principais palavras-chave ranqueadas para ganhar um
snippet de destaque

Um snippet em destaque é um breve trecho de uma página do site que aparece em uma SERP para responder à pergunta de um usuário, para que ele não precise pesquisar mais a fundo. As formas mais comuns de snippets em destaque são: tabelas, texto, listas e vídeos.

Para ser premiado com um snippet em destaque, veja quais palavras-chave são hoje exibidas em um snippet, e use as dez principais para otimizar seu site.

2. Otimize para Sitelinks do Google

Os sitelinks exibem as páginas mais importantes do seu site diretamente nos resultados de busca. Para otimizar os sitelinks do Google, crie uma estrutura de navegação clara com links internos fortes para as principais páginas.

3. Adicione Schema Markup quando for adequado

Schema Markup é um código que melhora a maneira como os mecanismos de busca leem e exibem uma página em SERPs. Isso ajuda os mecanismos de busca a entender o seu conteúdo. Use schema markup para Google, Bing, Yandex e Yahoo!. Adicione a marcação quando for apropriado.

4. Use e otimize o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é um diretório grátis que as empresas usam para aumentar sua presença on-line. É uma ótima ferramenta para pequenas empresas que desejam aumentar sua visibilidade em sua região.

Adicione todas as informações necessárias e verifique a lista com o Google. É útil adicionar informações, perguntas e respostas (Q&A) e avaliações. Por meio do Google Meu Negócio, uma empresa também aparecerá no Google Maps.

5. Ative anúncios PPC (Pay-per-click) para a sua marca


A sua marca é o seu negócio. Sempre use anúncios pay-per-click (PPC) para a sua marca de modo que qualquer pessoa que procure o nome da sua marca possa encontrá-lo. Melhora a chance de um aumento da taxa de cliques (CTR).

6. Otimize os canais de mídia social para aparecer nos painéis de conhecimento

Os painéis de conhecimento do Google exibem informações sobre uma empresa. Otimize os canais de mídia social e confira com o Google. Isso aumenta as chances de seus canais de mídia social aparecerem em um painel de conhecimento na SERP.

7. Otimize as imagens para aparecerem em SERPs e snippets em destaque

O Google quer que você proporcione uma ótima experiência ao usuário para aumentar a visibilidade do seu conteúdo em SERPs e snippets em destaque. 

Para otimizar imagens, faça o seguinte:

  • Torne o conteúdo visual relevante para o tópico da página.
  • Coloque imagens perto do texto relevante sempre que possível.
  • Não incorpore texto importante dentro de imagens.
  • Crie conteúdo informativo e de qualidade.
  • Crie sites compatíveis com todos os dispositivos.
  • Crie uma boa estrutura de URL para as imagens.

 

Elementos On-SERP para os quais otimizar


As SERPs estão mais competitivas do que nunca e agora existem recursos adicionais para otimizar os resultados orgânicos tradicionais.

 

1. Carrosséis de vídeo

O Google afirma que 80% das pessoas pesquisadas alternam entre pesquisa online e vídeos do YouTube ao pesquisar produtos para comprar. Um carrossel de vídeos é uma caixa interativa com vídeos relacionados a uma consulta de busca. Nos resultados de buscas para dispositivos móveis, o carrossel de vídeos preenche a maior parte da tela.


2. Resultados de imagens

Os resultados de imagens do Google são uma única linha de imagens extraídas dos resultados que ranqueiam bem, no topo, relacionados a uma consulta de busca. Para aparecer nos resultados de busca do Google, o Google aconselha o upload de imagens de alta qualidade e a inclusão de texto descritivo.

3. Carrosséis de receitas

Carrosséis de receitas são como carrosséis de vídeo, mas todo o conteúdo é de consultas relacionadas a alimentos. O Google exige dados estruturados, como tempo de cozimento e preparo, informações nutricionais e classificações de espectadores, para que uma receita apareça em um carrossel.


4. Pacotes locais

Os pacotes locais destacam empresas na redondeza quando buscas no Google são feitas para produtos e serviços em uma área específica. As informações dos pacotes locais são extraídas do Google Meu Negócio.


5. Achados interessantes

Achados interessantes é um recurso de busca orgânica mostrado nas páginas de resultados de busca móvel (SERPs).


6. Resultados do Google Shopping

Os resultados do Google Shopping aparecem na SERPS quando a pessoa afirma ou dá a entender que deseja comprar um produto ou serviço. O objetivo é tornar mais fácil para o usuário pesquisar sobre uma compra e se conectar com o vendedor.

Quais ferramentas podem ser usadas para estudar os recursos SERP ou seu posicionamento?

Com tantas informações a serem consideradas, é essencial usar uma ferramenta para estudar os resultados do mecanismo de busca (SERP) e seu posicionamento. Sugerimos algumas ferramentas para isso.

 

Semrush Position Tracking

A ferramenta Semrush Position Tracking ajuda a rastrear seus resultados de SEO e PPC, ver como os concorrentes ranqueiam nos resultados de busca e identificar oportunidades para alcançar seu público alvo com base nas tendências de mercado. O Semrush também pode rastrear sua posição e recomendar domínios e palavras-chave para monitorar.


Moz Keyword Explorer

O Moz Keyword Explorer fornece uma análise SERP de links e dados sociais em cada posição no ranking. Assim, você pode entender por que as páginas ranqueiam onde estão naquele momento. Você também pode descobrir, priorizar e criar listas de palavras-chave de alta qualidade.


Ahrefs Rank Tracker

O Ahrefs Rank Tracker permite monitorar os rankings do Google em computadores e dispositivos móveis em 170 países. Fornece dados sobre os seguintes recursos SERP: snippet em destaque, sitelinks, top stories, image packs, thumbnails, top ads, bottom ads, resultados de compras (shopping), cartão de conhecimento, painel de conhecimento, videos, caixa de tweet e "pessoas também perguntam".

 

Outras ferramentas de SEO

Existe uma ferramenta de SEO para cada nível de qualificação do usuário, desde iniciantes até mais experientes. O Search Engine Journal (SEJ) destaca algumas ferramentas pagas de SEO que vale a pena considerar. Elas incluem:

  • Majestic - permite que você veja a origem dos links. Compare links e qual é o peso total de cada backlink.

  • Spyfu - é uma ferramenta de análise de buscas para pesquisa de palavras-chave de SEO. Permite que você pesquise um domínio e veja todos os lugares em que ele apareceu no Google. Também tem um verificador SERP.

  • Mangools - tem um conjunto completo de ferramentas básicas para iniciantes e é fácil de usar.


Perguntas frequentes sobre SERP

O que é SERP vs SEO?

Páginas de resultados de buscas (SERP) são as páginas que você vê quando usa mecanismos de buscas como Google, DuckDuckGo e outros.

Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de práticas usando palavras-chave, hiperlinks, conteúdo de alta qualidade, e muito mais, para melhorar o posicionamento de um site e seu conteúdo na SERP.

O que é uma posição SERP?

Uma posição SERP é definida por onde um site ou conteúdo aparece na primeira página de resultados de buscas. Um site bem otimizado estará no topo dos resultados de busca orgânica.

 

O que é marketing SERP?

O marketing SERP usa todas as ferramentas disponíveis para garantir que um site ou conteúdo seja otimamente visível em um SERP. Essas ferramentas incluem palavras-chave, sitelinks, conteúdo de qualidade, atividade de mídia social, títulos de imagem e vídeo precisos e descritivos, avaliações, páginas de perguntas e respostas, imagens de qualidade e muito mais.

 

Quais são os recursos SERP?

Os recursos SERP são quaisquer resultados em uma página de busca do Google (SERP) que não seja o resultado orgânico padrão (linha azul).

 

Quais são os recursos SERP mais comuns?

Os recursos de SERP mais comuns são snippets em destaque, "as pessoas também perguntam", carrosséis de imagens e de vídeos e pacotes locais.

  • Os snippets em destaque são sinopses retiradas diretamente dos resultados orgânicos para responder a uma pergunta ou esclarecer uma dúvida. Os trechos em destaque aparecem na parte superior da SERP.

  • "As pessoas também perguntam" - São perguntas relacionadas em destaque ou links para outras perguntas relacionadas a uma pesquisa específica. "As pessoas também perguntam" recebe alta visibilidade na SERP.

  • Carrosséis de imagens e de vídeos destacam os vídeos e imagens mais relevantes relacionados a uma busca.

  • Os pacotes locais ajudam os pesquisadores a encontrar empresas, locais, etc, em sua comunidade próxima. Geralmente inclui informações de listas do Google Meu Negócio e um mapa proveniente do Google Maps.


Qual recurso SERP foi usado primeiro no Google?

O primeiro recurso SERP usado no Google foi o AdWords, seu produto de publicidade pay-per-click lançado em 2000. Hoje o Google AdWords é conhecido como Google Ads.

Quantos recursos SERP existem hoje?

Os recursos SERP continuam a crescer à medida que as necessidades dos usuários desses mecanismos de busca são identificadas e atendidas. O grupo atual de recursos SERP inclui:

  • Snippets em destaque

  • Google Ads

  • Resultados do Google Shopping

  • Carrossel de imagens

  • Descobertas interessantes

  • Cartão de conhecimento

  • Painel de conhecimento

  • Pacotes locais

  • Teaser local

  • Notícias

  • As pessoas também perguntam / perguntas relacionadas

  • Pesquisas relacionadas

  • Carrosséis de receitas

  • Tweets

  • Carrosséis de vídeo.


Conclusão


Simples, certo? Quem dera!

Sabemos que não é fácil mesmo. O grande Dr. Pete tem escrito sobre este tópico há anos, e seus artigos mais antigos ainda são uns dos melhores conteúdos que existem sobre o assunto (comece com este artigo aqui, continue com este post aqui e termine com este artigo aqui). 

É claro que ferramentas como Moz ou SEMrush vão facilitar demais a sua vida se você quiser fazer SEO On-SERP por conta própria. Porém, sempre pode entrar em contato conosco – vamos ter o maior prazer em ajudá-lo a melhorar seu SEO On-SERP! No final das contas, acompanhar as tendências de SEO On-SERP e talvez tentar ser premiado com um ou dois snippets em destaque, provavelmente vai colocar o seu site muito à frente dos concorrentes. Se você se tornar um especialista em SEO On-SERP e obter snippets em destaque, com certeza estará colhendo grandes recompensas no futuro.