Em 2021, muitas coisas aconteceram - algumas boas e, infelizmente, algumas que eram tão inesperadas que pareciam estar nos fazendo dar uma volta ao redor do sol, e que nós, como sociedade, preferimos nem lembrar.
Mas um passo importante dado no final do ano passado pode ter um impacto enorme se considerarmos a atenção que isso teve desde o anúncio: Mark Zuckerberg renomeou a marca Facebook como Meta.
E Zuck tomou essa decisão no final de um ano que foi, sem dúvida, uma grande festa de lançamento das criptomoedas, NFTs (tokens não fungíveis) e o conceito de metaverso.
Aqui vão as respostas mais populares de negativistas sobre esses dois tópicos:
#1. Mark Zuckerberg é um vilão que parece um vampiro (não é uma opinião pessoal, só estou me referindo àquela famosa foto de paparazzi dele andando de wakeboard com um protetor solar horrível no rosto, que todo mundo já viu). Então, quem está se lixando com o Facebook e o que Mark Zuckerberg pensa?!
#2 Criptomoedas, NFTs e o metaverso são idiotices ou temas arriscados ou bobeira ou não vão durar ou são apenas uma moda passageira ou você pode colocar qualquer outro adjetivo negativo que achar conveniente aqui.
Como não há espaço suficiente neste blog post para aprofundar nas especificidades dos NFTs ou do metaverso, vou tentar fazer apenas uma coisa:
Se você é dono de uma empresa ou acionista e executivo de uma grande empresa, e concorda com o número #1 ou #2 acima, este post foi escrito para convencê-lo de que você precisa mudar de ideia rapidamente.
Vamos esclarecer uma coisa primeiro: é verdade que talvez Mark Zuckerberg use muito protetor solar mesmo.
Mas você sabe o que Mark Zuckerberg não costuma fazer com muita frequência? Ele não costuma apostar todo o seu negócio em coisas que podem não dar certo. Independentemente do que você pensa de Zuckerberg, em termos de tecnologia, ele costuma estar sempre certo.
Esta é a maior razão porque estou preocupado com você, se você não se importa com o que o Facebook ou o Mark Zuckerberg pensam. Porque se você não se importa com o que Zuck pensa ou com as apostas que o Facebook - desculpe, Meta - está fazendo, então você não poderá acompanhar a evolução digital do Facebook em benefício do seu negócio. O que quer dizer que sua empresa não se beneficiará muito.
Se você tem hoje uma opinião negativa sobre o Facebook e Mark Zuckerberg, veja o que sugiro fazer:
#1. Esqueça tudo o que você acha que sabe e tudo de negativo que você viu ou leu sobre Mark Zuckerberg, ou Facebook, nas redes sociais.
#2. Esteja ciente de que o Facebook tem sido uma dos poucas empresas que estão dominando o espaço tecnológico desde 2005 e que Mark Zuckerberg liderou o Facebook através de várias mudanças e iterações, sempre tendo sucesso e, muitas vezes, mudando o mundo de alguma forma.
#3. Pense como você pode vir a ser como Mark Zuckerberg. Leia tudo o que puder sobre como e por que ele está apostando no metaverso e descubra todas as maneiras possíveis de posicionar sua empresa para entrar nesse caminho do metaverso também.
Uma coisa que as pessoas mais brilhantes do mundo fazem é: elas olham as coisas com olhares ou lentes diferentes.
Por exemplo, a afirmação a seguir diz muitas coisas, mas fica claro que todas estão olhando com o mesmo olhar ou pela mesma lente (uma visão negativa):
Criptomoeda, NFTs e metaverso são uma bobagem e apenas uma moda passageira; nenhum deles vai durar muito.
Alguém que sabe olhar com olhares diferentes para conseguir filtrar as verdades conseguem ter dois pensamentos que podem parecer mutuamente exclusivos, quando lidos com lente única, mas não são:
Cripto, NFTs e o metaverso parece burrice para mim, MAS estão crescendo em popularidade a cada dia, e muitos jovens estão aderindo. Então, vou descobrir como usar esses produtos em benefício da minha empresa
Qualquer que seja a sua opinião pessoal sobre coisas como criptomoedas, NFTs e o metaverso, convido você a olhar para esses temas usando uma lente que permite que você veja possíveis impactos no seu negócio. Porque o seguinte é verdade:
Tal como acontece com as mídias sociais e muitas outras táticas de marketing digital - o sucesso é estar onde seus clientes estão, no momento certo, com a mensagem certa.
E sabendo que nos próximos anos, seus clientes vão estar no metaverso – você quer estar lá também?