Você tem avaliado Social Ecommerce para o seu negócio, mas precisa ter certeza de que é a melhor solução de marketing para a sua marca, seus produtos ou serviços? Todos nós sabemos a força das mídias sociais, com previsão de quase seis bilhões de pessoas usando as várias plataformas nos próximos anos.
Para te ajudar a começar, vamos analisar Social Ecommerce em mais detalhe para avaliar se é a opção certa.
O que vem a ser Social Ecommerce?
Social Ecommerce (também conhecido como Comércio Eletrônico nas Redes Sociais) é a prática de usar as redes sociais como canal de marketing para seu negócio de comércio eletrônico. Mais tradicionalmente falando, você pode usar plataformas de mídias sociais para interagir online com seus clientes, criar conscientização da sua marca e despertar interesse nos produtos ou serviços disponíveis na sua loja online. As vendas ocorrem quando consumidores interessados saem das mídias sociais para acessarem seu site de comércio eletrônico, onde as compras são efetivamente realizadas.
Aqui está a diferença. No Social Ecommerce, as empresas vendem produtos ou serviços diretamente pelas redes sociais, para que os clientes possam selecionar um produto e concluir a compra sem sair do aplicativo de mídias sociais. Portanto, se você está falando sobre seus produtos no Facebook, Social Ecommerce é a ação de vender esses produtos diretamente no Facebook.
Por outro lado, a venda pelas Mídias Sociais ocorrem quando as marcas identificam clientes em potencial e cultivam relacionamentos usando as redes sociais (agora, este é tema de uma postagem de blog totalmente diferente!).
Quando Social Ecommerce não é recomendado?
Embora o Social Ecommerce é uma ferramenta poderosa para muitas empresas, nem sempre é a melhor opção para todas. Aqui estão alguns exemplos em que Social Ecommerce pode não ser a melhor opção:
Empresas B2B: o Social Ecommerce é focado principalmente no mercado business-to-consumer (B2C), onde os consumidores são mais propensos a fazer compras espontâneas com base na sua navegação nas redes sociais. Por outro lado, as compras business-to-business (B2B) tendem a ser mais pré-definidas, com ciclos de vendas mais longos e processos de decisão que podem não se alinhar bem com a natureza rápida e impulsiva das compras nas mídias sociais.
Produtos ou Serviços Complexos: se seus produtos ou serviços exigem muitas informações ou educação antes da compra, o Social Ecommerce não é a melhor opção. A experiência de compras nas redes sociais geralmente é simplificada para compras rápidas e fáceis. Se os clientes precisarem entender recursos complexos, comparar especificações detalhadas ou visualizar muitas informações técnicas, um site de comércio eletrônico tradicional pode não ser o mais adequado.
Clientes Preocupados com Privacidade: se a sua base de clientes-alvo é muito preocupada com a privacidade de dados, eles não se sentirão confortáveis com o Social Ecommerce. Como as plataformas de mídias sociais solicitam muitos dados sobre os usuários, algumas pessoas podem preferir não fazer compras dessa maneira.
Sinais de que Social Ecommerce é a melhor opção para sua Marca, Produtos ou Serviços
A menos que o seu negócio tenha alguma das qualificações que o tornam inadequado para o Social Ecommerce, é possível que esta seja uma alternativa de vendas que você deva pelo menos explorar. Para te ajudar, aqui estão algumas indicações de que o Social Ecommerce pode ser aplicável para o seu negócio:
Produtos voltados para o consumidor: Social Ecommerce é muito eficaz para produtos voltados para o consumidor em segmentos tais como moda, beleza e artigos para o lar. Esses produtos tendem a ser visualmente atrativos e adequados às plataformas de mídias sociais com foco em imagens usadas no Social Ecommerce.
Presença ativa nas redes sociais: se o seu negócio já possui uma base de seguidores ativa e engajada nas redes sociais, Social Ecommerce pode ser uma excelente maneira de monetizar esse público. Ele oferece uma transição perfeita da navegação para a compra, aumentando a probabilidade de compras por impulso.
Parcerias com influenciadores: se você está trabalhando ativamente com influenciadores ou pensa em fazê-lo, Social Ecommerce pode ser uma ferramenta poderosa. Os influenciadores podem promover diretamente seus produtos e facilitar a compra pelos seus seguidores.
Público-alvo jovem: os consumidores mais jovens, especialmente os Millennials e a Geração Z, estão mais familiarizados com as redes sociais e mais propensos a fazer compras dessa forma. Se eles representam uma parte significativa do seu mercado-alvo, Social Ecommerce pode ser muito eficaz.
Produtos visualmente atrativos: as redes sociais são altamente visuais e produtos que ficam bem em fotos ou vídeos podem ter um bom desempenho. Se seus produtos são esteticamente agradáveis ou se o seu valor pode ser demonstrado visualmente, Social Ecommerce provavelmente é uma boa opção.
Decisões de compra rápidas: produtos que não exigem muita pesquisa ou deliberação para serem comprados tendem a ter um bom desempenho nas redes sociais. A conveniência das compras nas redes sociais é especialmente adequada para produtos de baixo risco e compras por impulso.
Social Ecommerce agrega valor à sua Estratégia de Marketing?
Social Ecommerce já é parte da sua estratégia de marketing mas você ainda não tomou nenhuma ação, ou você precisa de um especialista para ajudar na criação de uma estratégia de mídias sociais? As redes sociais são sobre construir relacionamentos. Você deve postar conteúdo continuamente, testar o que funciona e criar uma comunidade online que se torne apaixonada pela sua marca, seus produtos ou serviços.
O que as redes sociais podem oferecer para o seu negócio de comércio eletrônico? Elas permitem que você participe envolvido diretamente com prospects e clientes, promova seus produtos e serviços e, em última análise, direcione tráfego para o aplicativo da sua empresa ou seu site de comércio eletrônico. Você também pode fornecer suporte pré e pós-vendas para seus clientes e obter insights sobre seu mercado e indústria.
Existe alguma plataforma de mídias sociais que seja a melhor para o comércio eletrônico? Isso depende dos seus objetivos de vendas e marketing, do tipo do seu produto ou serviço e do seu público-alvo. Se o foco é a comunidade empresarial, você deve usar o LinkedIn; o Facebook e o Instagram são líderes em vendas diretas e social commerce, enquanto o Pinterest é o melhor para o marketing com estilo de vida. O TikTok continua sendo uma plataforma de mídia social em rápida expansão, logo, se o seu público-alvo estiver lá, você pode incluí-lo na sua estratégia de marketing em Social Ecommerce.
Independentemente de qual plataforma de mídia social você escolher, existem muitas oportunidades de vendas e marketing que podem atrair clientes para o seu site de comércio eletrônico e gerar receita para o seu negócio.
Seu público-alvo usa Mídias Sociais para compras?
Essa é a pergunta de um milhão de dólares. Quem é o seu público-alvo para os produtos ou serviços? São os Baby Boomers (55+), a Geração X (35-54), os Millennials (25-35) ou a Geração Z (18-24)? Sem esse conhecimento, não há como você saber em quais plataformas sociais deve direcionar seus esforços. Para alcançar seu público-alvo onde eles estão, você precisa saber em qual aplicativo de mídias sociais eles passam seu tempo e como eles gostam de fazer compras. Em pesquisa sobre os hábitos de compra das diferentes gerações, a HubSpot identificou quais plataformas de mídias sociais cada grupo prefere e onde eles procuram por produtos:
- Geração Z: Instagram, YouTube, TikTok - encontra produtos nas redes sociais, anúncios do YouTube e pesquisas na internet.
- Millennials: Facebook, YouTube, Instagram - encontra produtos nas redes sociais, pesquisas na internet e anúncios do YouTube.
- Geração X: Facebook, YouTube, Instagram - prefere pesquisas na internet, lojas de varejo e anúncios de televisão para encontrar produtos.
- Baby Boomers: Raramente encontram produtos nas redes sociais; preferem pesquisas na internet, lojas de varejo e anúncios de televisão.
Seu produto vende nas Mídias Sociais?
Há muitos fatores a serem considerados para determinar se o Social Ecommerce é adequado para o seu negócio. Além de ir para onde o seu público-alvo está dedicando tempo, você também precisa ter certeza de que seu produto terá comprador nas redes sociais e se possui recursos suficientes para investir nessas plataformas. As pessoas se envolvem mais com produtos que despertam interesse visual. Se o seu conteúdo visual for interessante, é mais provável que as pessoas sigam, comentem e curtam seus posts. E quando estão engajadas, os consumidores seguem os links para a sua plataforma de comércio eletrônico e fazem uma compra.
Conclusão
Social Ecommerce revolucionou a forma como as empresas se conectam com os consumidores, criando uma combinação perfeita de engajamento social e compras online. Ele oferece a oportunidade de transformar seguidores das redes sociais em clientes, aproveitando a natureza visual e interativa dessas plataformas. No entanto, não é uma solução única que serve para todos. Embora seja ideal para empresas B2C com produtos visualmente atrativos e um público mais jovem, pode não ser eficaz para empresas B2B, aquelas com produtos complexos ou negócios que atendem a um mercado de nicho.
No final das contas, decidir se adotar Social Ecommerce é adequado para o seu negócio deve ser baseado em uma avaliação cuidadosa do seu modelo de negócios, seus produtos, público-alvo e recursos. À medida que o mundo digital continua evoluindo, se manter informado e atualizado é fundamental para saber escolher as melhores estratégias para se conectar com seu público-alvo e fazer seu negócio crescer.
Se você deseja conversar conosco sobre a implementação de uma loja em Social Ecommerce ou se deseja apenas saber mais sobre o assunto ou outros aspectos do marketing digital, entre em contato conosco!
Texto original publicado em Inglês: https://www.wsiworld.com/blog