Há mais de 25 anos, a WSI vem ajudando +100.000 empresas a navegar nesse mundo digital tão complexo. Atrair mais leads qualificados online é apenas um dos muitos temas que apresentamos nos nossos webinars. Esses webinars são onde compartilhamos as melhores práticas sobre as muitas soluções de marketing digital existentes.
Diretora Executiva de uma das agências WSI no Rio de Janeiro, Vanessa Parreira, tem mais de 20 anos de experiência em Marketing e Comunicação, com expertise tanto em mídias tradicionais quanto digitais. Ela possui fortes habilidades de planejamento estratégico e análise de concorrência, com MBA em Gestão na Coppead / UFRJ e certificados e diplomas pela NYU, Harvard Business School e PUC-RJ.
“Um lead é um indivíduo ou uma organização com interesse no que você está vendendo. O interesse é expresso pelo compartilhamento de informações de contato, como um e-mail, número de telefone ou identificador de mídia social.”
Os leads são classificados como frios, mornos ou quentes, dependendo de quão engajados estão com seus produtos ou serviços. Leads qualificados de marketing (MQL) estão interagindo com suas ações de marketing como, por exemplo, um webinar. Leads qualificados de vendas (SQL) são leads que se qualificaram para vendas por mostrarem uma intenção clara e por estarem aptas ou com capacidade de compra do seu produto ou serviço.
No fim das contas, você deseja aumentar a quantidade de leads qualificados para poder atingir seus objetivos de negócio ou vendas.
Para calcular o número de leads necessários para atingir seu objetivo de receita basta aplicar uma fórmula matemática, na qual definirá o preço médio de venda de seu produto e sua expectativa quanto a taxa média de fechamento desses leads. E aplicando, no final, o seu custo médio por lead você terá o retorno do seu investimento total.
Se você ainda não tiver esses números, por ser um novo negócio, ou possuir poucos dados, use as médias do setor que a internet deve disponibilizar.
“Uma buyer persona é uma representação semi-fictícia de seu cliente ideal, apurada com base em pesquisas de mercado e dados reais sobre seus clientes existentes.”
Para conhecer os interesses, dores e desafios dos seus clientes ideais, pode entrevistar clientes, estudar seu banco de dados de contatos, aproveitar formulários preenchidos nos sites ou obter feedback da sua equipe de vendas.
Em seguida, faça um brainstorm com sua equipe para criar os buyer personas a partir de todas as informações que você coletou. (Caso tenha interesse, pode solicitar o nosso e-book, Como criar um Buyer Persona, a um de nossos Consultores WSI.)
Detalhe as etapas do processo pelo qual os compradores passam ou navegam no mundo digital, para:
É importante avaliar cada um desses pontos de contato durante a jornada do consumidor e associá-los ao seu tipo de negócio (B2B vs B2C).
Uma estratégia eficaz que mantém ativa a interação com seu público-alvo tem que disponibilizar o tipo certo de conteúdo para cada buyer persona no momento certo da sua jornada.
Gere leads disponibilizando uma oferta que atraia seus clientes em potencial a tal ponto que queiram compartilhar suas informações de contato em troca. Ou seja, a oferta se torna um ímã de leads.
Seu Consultor WSI pode ajudá-lo com uma auditoria e plano de conteúdo.
Quais etapas de um processo digital precisam ser seguidas para vir a converter um contato anônimo, que visita seu site, em um cliente em potencial e que depois se torne um cliente efetivo?
Os quatro elementos básicos, ou etapas, desse processo são: uma landing page que oferece um item para download, um formulário de conversão a ser preenchido, uma página de agradecimento pelo preenchimento e, em troca, você recebe o e-mail de um lead qualificado.
Esta etapa só pode ocorrer após as etapas anteriores terem sido definidas. Agora você determina quais táticas de marketing digital contribuirão para o atingimento das suas metas de receita.
Cada canal digital (mídia paga ou orgânica, mídias sociais, display, e-mail) tem seu próprio benefício e é escolhido para atuar em cada uma das etapas da jornada do comprador.
Use dados e insights acumulados para fechar o ciclo entre as ações de atração de marketing e os resultados gerados de vendas. A obtenção de feedback com as informações e resultados gerados permite fazer alterações na sua campanha que possivelmente ajudarão a aumentar o número de leads qualificados
Para obter ajuda com a sua estratégia de geração de leads online ou qualquer outra solução de marketing digital, entre em contato com a WSI! Ou assista à gravação do nosso webinar completo abaixo: