Se você está avaliando como impulsionar as suas vendas usando vídeos nas suas ações de marketing, você está no lugar certo! O palestrante, autor e estrategista de marketing digital da WSI, Cormac Farrelly, da Irlanda, apresentou recentemente um webinar sobre como transmitir sua mensagem de marketing usando vídeos. Você pode assistir ao webinar aqui.
Porque Vídeo?
Conforme nossa pesquisa feita durante o webinar, apenas 5% dos entrevistados adotam efetivamente vídeos no seu negócio. Mas, considerando as estatísticas abaixo, o marketing de vídeo deve ser um elemento vital de sua estratégia de marketing digital.
- O YouTube representa quase um terço da Internet, com mais de 2 bilhões de usuários
- Visitas diárias ao YouTube, de acordo com a idade, variam de 77% para a Geração Z a 44% para os baby-boomers
- 70% dos usuários do Instagram assistem vídeos diariamente
- Os vídeos compartilhados nas redes sociais geram 12 vezes mais compartilhamentos do que conteúdo de texto e imagens, combinados
- A audiência do Facebook Live aumentou 50% no final de 2020 - chegando a 1,25 bilhão de usuários mensais
Nenhuma empresa - grande ou pequena - pode se dar ao luxo de ignorar esse comportamento do seu público-alvo.
Superando os desafios na implementação de uma estratégia de vídeo
Para superar os desafios em uma implementação de uma estratégia de vídeo, primeiro precisamos entender quais dificuldades você pode estar tendo:
- Falta de objetivos claros e um plano de ação que acompanhe a evolução digital.
- Muito esforço na beleza estética e pouco foco no impacto. O vídeo não é uma estratégia por si só - todo o estudo de marketing tradicional precisa ser aplicado para responder quem, como e por quê?
- Investimento insuficiente em uma estratégia de vídeos para assegurar que sejam vistos pelas pessoas certas.
- Desconhecimento da importância do uso de vídeos como forma de comunicação pela empresa. A implantação de uma cultura de vídeos precisa vir de cima.
- Não ter um script. Qualquer que seja a duração de um vídeo, o cronograma de engajamento de um vídeo (VET) tem que ter sempre cinco partes:
- Conte uma história
- Coloque um problema
- Expõe a solução
- Mostre exemplos
- Ofereça um Call to action
Outras barreiras para o vídeo incluem a percepção de que é muito demorado, muito complicado e muito caro. Mas, graças à tecnologia moderna, os dias em que eram necessárias grandes produções com cenários profissionais, iluminação, equipes de câmera e atores acabaram.
Aqui temos algumas ferramentas de vídeo que recomendamos sua avaliação:
- Promo para criação de anúncios em vídeo personalizados.
- O BIGVU possui um teleprompter integrado para mantê-lo no caminho certo para uma gravação profissional.
- Loom é ótimo para conteúdo mais longo, como explicar um contrato a um comprador.
- O Vidyard se integra ao LinkedIn para uma comunicação de vendas direta e transparente.
Alguns equipamentos básicos que você precisa para começar são:
- Webcam
- Tripé
- Lav mic
- Tela verde portátil
- Iluminação
- Adaptador para laptop
- Smartphone
Avaliando diferentes maneiras de usar vídeo na sua empresa
Existem diferentes tipos de vídeo para diferentes tipos de aplicação:
Atraia o público com anúncios em vídeo, vídeo em sua landing page e / ou um teaser em vídeo compartilhado nas redes sociais. No ano passado, o número de impressões em Smart TVs (em comparação com outros dispositivos) aumentou de 9% para 27%. Ao mesmo tempo, os espectadores de TV têm uma taxa de visualização mais alta porque é mais difícil pular o anúncio.
Existem três fatores importantes para ter sucesso em uma campanha de publicidade com vídeos:
- Relevância: independentemente de você utilizar os anúncios TrueView ou bumper do YouTube, o segredo é chamar a atenção do público e conseguir uma chamada da marca nos primeiros cinco segundos.
- Alcance: o YouTube tem uma audiência comparável à da televisão. A função de segmentação dos interesses no Facebook atinge um público muito específico.
- Repetição: para fazer sua marca crescer, você deve encontrar clientes em potencial, falar com eles com frequência e tornar mais fácil para eles se lembrarem de você.
Atraia os visitantes com blogs de vídeo, um vídeo com sua biografia, eventos como webinars e / ou um podcast.
Confirme leads efetivos com demonstrações, usando um vídeo de capa do LinkedIn e / ou vídeos explicativos.
Encante os clientes com vídeos detalhando instruções, perguntas frequentes e / ou depoimentos de clientes em vídeo. Isso os transformarão em promotores da sua marca.
Tendências do marketing de vídeo
Algumas tendências interessantes para 2022 e adiante incluem:
- Vídeos onde podem fazer compras com links diretos para comércio eletrônico
- Transmissões ao vivo, como Amazon Live
- Eventos para compras virtuais com influenciadores
- Aumento no volume de vídeos curtos, por exemplo Shorts TikTok e YouTube
- Cada vez mais publicidade em vídeo, sem perspectiva de desaceleração no futuro
Próximos Passos
Procure maneiras de fortalecer a sua marca online e melhorar o ROI nas suas ações de marketing. Se você está pronto para ampliar suas vendas com marketing de vídeo, entre em contato com um consultor de marketing digital da WSI! Você pode acompanhar a nossa gravação completa do webinar aqui: