Agora que superou o choque do risco de perder uma versão da sua ferramenta de análise digital mais importante e decidiu abraçar o GA4, você já começou a configurar seus relatórios do Google Analytics 4 (GA4)?
O novo painel de relatórios que foi criado faz você se sentir como um alienígena em um mundo que antes era muito familiar para você? Não se preocupe: você não está sozinho.
E também - parabéns por estar um passo à frente de muitos ao adotar o GA4 antes de 1o de Julho de 2023, que é quando o Universal Analytics (UA) deixará de processar dados.
Para ajudar a tornar a transição do UA para o GA4 mais fácil, estamos compartilhando dicas sobre como acessar relatórios no GA4 e o que você precisa garantir que esteja analisando corretamente para medir o retorno sobre seu investimento (ROI) e outras métricas importantes do Google Analytics 4.
Apesar da importância desse comunicado não ser tão significativa quanto um anúncio de serviço público, ainda é bastante importante - você verificou se a mudança da sua conta o GA4 afetou sua(s) conta(s) do Google Ads? Se sua versão UA do Google Analytics e as contas do Google Ads estavam anteriormente vinculadas, você precisa migrar seu(s) Google Ads para vinculá-lo com o Google Analytics 4.
Em seguida, você vai querer importar suas conversões do Google Analytics 4 para lances e/ou adicionar públicos do Google Analytics às suas campanhas ou grupos de anúncios para fins de remarketing.
O painel de relatórios e os relatórios do Google Analytics 4 passaram por mudanças fundamentais. O GA4 oferece menos relatórios predefinidos, mas dá aos usuários mais oportunidades de criar seus próprios relatórios com base em suas necessidades individuais.
Não é mais necessário tentar inserir seus dados próprios em um relatório pré-definido - agora você pode elaborar relatórios que destacam exatamente o que você precisa. No GA4, os relatórios são categorizados como Relatórios de Life Cycle (Ciclo de Vida) e Relatórios de Usuários, e você navega pelos relatórios através da seção overview section e, em seguida, clica em um widget de relatório específico que deseja acessar.
Agora o Google Analytics 4 utiliza análise e modelagem de dados e machine learning para coletar informações que antes eram fornecidas por cookies de navegadores. Com isso você continua entendendo o desempenho das suas campanhas e seus sites, respeitando a privacidade dos consumidores. O GA4 unifica os dados do site e do aplicativo móvel em uma única visualização de relatórios que mede as jornadas e interações dos usuários nos aplicativos, dispositivos e sites durante toda a conversão. Métricas internas para avaliar conteúdo não-Google, como compartilhamentos e comentários, ainda precisam ser rastreadas em suas plataformas específicas. Mas o GA4 pode rastrear visitas desses canais, mapeando as jornadas do cliente em aplicativos e em sites.
Medir o retorno do investimento (ROI) é fundamental para comprovar o valor e a performance das campanhas de marketing. Existem várias maneiras de calcular o ROI, mas a forma mais fácil de fazê-lo no Google Analytics 4 (GA4) é configurar conversões e atribuir um valor a elas. O que é um valor de conversão? É um número monetário atribuído à conclusão de um evento no GA4, permitindo quantificar o impacto monetário de cada conversão e estimar o ROI.
Anteriormente, as conversões eram medidas configurando metas e transações de comércio eletrônico, mas com o GA4, todas as conversões são agora medidas por meio de eventos.
O que você precisa fazer para rastrear o ROI usando valores de conversão?
Embora o Google Analytics 4 seja uma ferramenta poderosa para medir a performance do seu marketing, existem alguns desafios na medição do ROI. O tempo médio de conversão de leads até o fechamento para empresas B2B é de 102 dias. Ao mesmo tempo, no GA4, a janela máxima de atribuição para eventos de conversão de compras é de 30 dias. Além disso, atualmente ele não rastreia transações offline e os valores de conversão não são dinâmicos.
Nossa expertise pode ajudá-lo a medir seu ROI e criar relatórios personalizados do GA4 com base em suas verdadeiras necessidades Entre em contato com a WSI hoje mesmo.
Tradução do texto original no blog: https://www.wsiworld.com/blog