Sendo a maior e mais experiente rede de agências de marketing digital do mundo, a WSI sabe uma ou duas coisas sobre e-mail marketing. Neste blog, respondemos a algumas perguntas mais frequentes de profissionais sobre esse tema. Vamos começar!
Antes de entrar fundo na execução de uma campanha de e-mail marketing, assegure que está cumprindo com as leis de proteção de dados e anti-spam, mais relevantes:
Estados Unidos: CAN-SPAM Act
Canadá: CASL
União Europeia: GDPR
Brasil: LGPD
Austrália: Spam Act 2003
Prepare sua política de privacidade ou proteção de dados, explicando como os dados do cliente são coletados, usados, protegidos e divulgados. Inclua uma opção de decisão onde os assinantes devem clicar fisicamente para concordar com o uso dos seus dados.
Opt-in é uma ação positiva onde o usuário dá o seu consentimento.
A opção de exclusão, ou opt-out, permite que o usuário recuse ou retire o consentimento.
A forma mais correta de uso e mais recomendada é para as pessoas terem que aceitar; você não pode ativá-los automaticamente, como aprovados, e só depois pedir que eles solicitem a exclusão.
Um link para uma página de opção para cancelamento de sua inscrição que confirma se o usuário realmente quer cancelar sua inclusão na lista de distribuição também pode ser usado, caso queira tentar convencer o assinante para que ele aceite permanecer na sua lista de distribuição.
As opiniões se dividem quanto à obrigatoriedade ou não desta página. Mas, sendo feita corretamente, uma mensagem de cancelamento permite saber melhor o porque do cancelamento da assinatura, e ao mesmo tempo permite tentar encorajá-lo a se engajar novamente.
Há uma opção de "soft opt-in" em determinadas leis se:
Para manter a integridade da sua lista de contatos, inclua sempre uma opção de opt-in ou link para cancelamento. Se você não tiver certeza se pode usar o soft opt-in, entre em contato com seu Consultor WSI para obter mais conselhos sobre as regulamentações na sua região ou país.
Geradores de listas de e-mails usam robôs para obterem listas de endereços de e-mail que são depois usadas para disparos de e-mails em massa ou spam. Embora possa parecer ser a maneira mais rápida de criar sua lista de contatos, não é a mais recomendada.
Essa forma não apenas é ilegal em alguns países, mas também é uma prática arriscada que pode comprometer a reputação da sua empresa.
Como os requerimentos quanto à aceitação ou não da disponibilização dos dados variam de acordo com o país e a região, para responder a essas perguntas é melhor entrar em contato com seu Consultor WSI para ajudá-lo.
A combinação das mídias sociais com o e-mail marketing gera uma ótima integração no marketing digital. Como cada um foca em diferentes etapas da navegação digital do seu público-alvo, eles se complementam um aos outros e fornecem uma jornada do comprador bem personalizada para seus clientes:
Atrair uma lista de fãs nas mídias sociais é relativamente fácil. No entanto, elas são um pouco complicadas pois, quando as tendências mudam e você chega a ser penalizado pelo Facebook, corre o risco de perder seus seguidores, que atraiu ao longo do tempo com muito esforço. Então sugerimos usar as mídias sociais para aumentar sua lista de e-mails, da seguinte maneira:
Fato: a qualidade de sua lista de e-mails sempre vai superar a quantidade. Mas se um assinante se desligar não significa que sua lista é ruim. Muito diferente disso, 63% dos profissionais de marketing disseram que envio de e-mails para reengajamento dos contatos foram "muito eficazes":
Se você estiver usando um provedor de EMS (como HubSpot, Sharp Spring, RD Station), essas plataformas rastreiam automaticamente os contatos que optaram por exclusão (opt-out) e os removem da sua lista.
Entre em contato com um Consultor Digital WSI se quiser saber mais sobre a melhor opção para sua empresa.
Para manter sua reputação, melhorar a qualidade dos envios de e-mails e melhorar a quantidade de conversões, você precisa de uma lista de e-mails bem seletiva e direcionada apenas às pessoas que desejam receber seus e-mails.
A limpeza dos seus contatos de e-mails deve ser feita a cada seis meses:
Como anexos são usados muitas vezes para transferir vírus e malware, muitos filtros de spam bloqueiam esses envios. Um arquivo pesado pode ser rejeitado e / ou retardar o envio dos e-mails automatizados.
E se adicionar um vídeo ao seu e-mail?
O uso de Vídeos é uma forma bem atraente e divertida de comunicação com o seu público-alvo. E-mails que incluem vídeos podem:
O teste A / B compara diferentes versões de um único e-mail para medir o impacto de pequenas mudanças. Com isso você pode:
Um e-mail visto no painel de visualização pode distorcer a sua análise - mas não necessariamente sempre da mesma maneira. Depende do EMS, das configurações de visualização e da plataforma de e-mail.
Evite esse problema maximizando o impacto do conteúdo no painel de visualização:
Uma Drip Campaign é parte da automação de marketing. Ao enviar e-mails automaticamente que atraem e estimulam os clientes a responder ao seu envio ou de acordo com uma programação prévia, as mensagens são mais pessoais e relevantes para o público.
Para criar uma drip campaign, estabeleça:
Existem muitas plataformas de automação de marketing para escolher. Seu Consultor WSI pode orientá-lo de acordo com os recursos e estruturas de preços que forem melhores para você.
Trabalhamos com alguns provedores de EMS diferentes (HubSpot, Sharp Spring, RD Station), mas seu consultor WSI pode sugerir uma recomendação mais personalizada para o seu negócio.
Se você possui seu próprio domínio de e-mail, você vai poder vinculá-lo a plataformas como HubSpot, Sharp Spring ou RD Station, e enviar e-mails usando seu próprio domínio.
Os sistemas de CRM mais comuns que utilizamos com nossos clientes são Sharp Spring, HubSpot e RD Station.
Você tem uma visão para o seu negócio. Nós podemos ajudar a fazer isso acontecer. Entre em contato com seu consultor WSI para obter as melhores recomendações sobre e-mail marketing ou outras estratégias de marketing digital.